You are on page 1of 14

9

CAPTULO 1
1.1 Fabricao do Papel
A palavra papel tem origem na planta de tipo gramnea papiro, que cresce nas margens do Rio Nilo, cuja folha era utilizada para a escrita pelos habitantes daquela regio desde 2500 anos antes de Cristo. A fabricao de papel a partir de trapos de linho foi inventada pelos chineses por volta de 100 anos depois de Cristo. O processo foi trazido para a Europa no Sculo XIV e teve aplicao industrial na Inglaterra no sculo XVII A madeira atualmente a principal fonte de bra de celulose para a fabricao do papel. A celulose um composto natural existente nos vegetais, de onde extrada, podendo ser encontrada nas razes, tronco, folhas, frutos e sementes. A celulose um dos principais componentes das clulas vegetais que, por terem forma alongada e de pequeno dimetro (nas), so frequentemente chamadas bras. A quase totalidade das pastas de celulose obtida a partir da madeira, sendo uma pequena parte derivada de outras fontes como sisal, linho, algodo, bambu, bagao da cana etc. Ela consiste da parte brosa da madeira, que obtida atravs de processos qumicos ou mecnicos em fbrica de celulose. A diferenciao dos tipos de papis est na formulao dos produtos qumicos utilizados e na matria-prima bsica. Podemos dividir a indstria de papel em trs fases distintas de produo: Indstria da polpa de celulose; Fabricao de papel; Fabricao de artefatos de papel como embalagens, sacos e caixas.

As fbricas de celulose, papel e artefatos existem atualmente em mais de 100 pases, empregando atualmente cerca de 3,5 milhes de pessoas. O Brasil encontra-se em oitavo lugar entre os principais pases produtores, que seguem esta ordem: EUA, Canad, Japo, China, Finlndia, Sucia, Alemanha, Brasil e Frana. No Brasil, 3.269 empresas produzem papel, papelo, artefatos de papel, celulose e cartonagem, totalizando 124.499 trabalhadores empregados no setor.

10

CAPTULO 2
2.1 Eucalipto

Originrio da Austrlia e da Indonsia, o eucalipto hoje uma das principais fontes de matria-prima para produzir papel. Pertence ao gnero Eucaliptos, que rene mais de 600 diferentes espcies. Em territrio brasileiro, o eucalipto encontrou timas condies de clima e solo para se desenvolver, com crescimento mais rpido que nos demais pases e alto ndice de produtividade. Por atender s necessidades de consumo humano, o plantio de eucalipto assim como o do pinus, espcie tambm usada no Brasil para produzir papel , ajuda a preservar as florestas nativas e a equilibrar o clima. E o mais importante em tempos de aquecimento global: com seu rpido crescimento, absorve CO 2 da atmosfera em taxas expressivas. No Brasil, o eucalipto leva aproximadamente de 5 a 7 anos at ser colhido e requer poucas aes do homem sobre o solo. Pode ser cultivado em terrenos de baixa fertilidade natural, embora no tolere solos rasos e excesso de gua. Alm disso, no exige muitos nutrientes e defensivos agrcolas em comparao com outras culturas. O processo de produo da celulose baseado na transformao da madeira em material fibroso (pasta, polpa ou celulose industrial), incluindo as seguintes etapas: Descascamento; Picagem; Classificao; Cozimento; Depurao, Branqueamento e Recuperao do licor.

2.1.1 Descascamento

11
As cascas possuem um teor de fibras relativamente pequeno e afetam negativamente as propriedades fsicas do produto, portanto, a etapa de descascamento, tem por finalidade: Reduzir a quantidade de reagentes no processamento de madeira Facilitar a etapa de lavagem e peneirao

2.1.1.1 Tipos de descascadores utilizados industrialmente Descascador a tambor; Descascador de bolsa, Descascador de anel, Descascador de corte, Descascador hidrulico, Descascador de faca,

O resduo industrial, as cascas, constituem de 10 a 20% da madeira total processada, podendo ser utilizado, como combustvel para gerao de vapor necessrio ao processo.

2.2 Picagem
O objetivo desta etapa reduzir as toras fragmentos, cujo tamanho facilite a penetrao do licor de cozimento, utilizados nos processos qumicos.

Adicionalmente, os cavacos de madeira, constituem um material de fcil transporte (por correias ou pneumaticamente). Variveis da etapa de picagem, que afetam a qualidade dos cavacos: Direo e velocidade de alimentao do picador ngulos de corte das facas Velocidade de corte Troca constante de facas

2.2.1 Equipamentos Picadores de disco com mltiplas facas (mais utilizado) Picadores de tambor

12

2.3 Classificao
Aps a picagem, os cavacos so classificados com o objetivo de separar os cavacos com as dimenses padres para o processamento (os aceites), dos cavacos superdimensionados, que retornam ao picador e dos finos, que podem ser processados separadamente, ou ento queimados na caldeira.

2.4 Cozimento
Cozimento ou digesto da madeira se processa em vasos de presso, conhecidos como cozedor ou digestor, podendo ser efetuado, em regime de batelada (descontnuo) ou contnuo. No processo de cozimento descontnuo, o aquecimento realizado de acordo, com um programa pr-determinado, no qual, a temperatura elevada gradualmente, durante 50 a 90 min, at atingir um determinado valor (geralmente 170 C), sendo mantido durante um certo perodo de tempo. No processo contnuo, os cavacos e o licor so alimentados continuamente no digestor e atravessam zonas de temperaturas crescentes, at atingir a zona de cozimento, onde a temperatura mantida constante. O perodo de tempo determinado pelo tempo que os cavacos atravessam a zona, at serem descarregados continuamente do digestor. No processo os produtos qumicos utilizados so: licor branco e licor negro Licor Branco: Hidrxido de sdio + sulfeto de sdio + outros tipos de sais de sdio em pequenas quantidades. Licor Negro: Licor do cozimento anterior, contendo constituintes de madeiras dissolvidos, bem como reagentes no consumidos. Este licor usado como diluente para assegurar uma boa circulao da carga, sem introduzir uma quantidade extra de gua.

13
2.4.1 Variveis da etapa de cozimento associadas a madeira Espcie Densidade Tempo de estocagem Dimenso do cavaco

Em funo dessas variveis, so estipuladas as condies do cozimento, em relao: Tempo de cozimento Temperatura de cozimento Sulfidez do licor Relao dos produtos qumicos com a madeira Concentrao do reagente de cozimento no licor

2.4.2 Controle do cozimento O grau de cozimento controlado por meio de amostragens do material e anlise em laboratrio, para estimativa da quantidade de lignina presente na polpa de celulose. Existem diversos procedimentos, para executar este tipo de determinao, entretanto, o nmero de permanganato (Nmero K), o mais utilizado pelas indstrias.

2.5 Depurao
A massa cozida transferida para o sistema de depurao, que por processo mecnico, separa os materiais estranhos s fibras (nos de madeira, pequenos palitos). O material de aceite transferido para os filtros lavadores, que tem por finalidades lavar a massa, separando todos os solveis das fibras de celulose. A celulose ento encaminhada para o branqueamento ou ento, para fabricao de papel.

2.6 Branqueamento
a purificao da celulose, pois dependendo do grau de cozimento efetuado a pasta pode conter at 5% de lignina. O teor de lignina presente responsvel pela

14
tonalidade da polpa, que pode variar do marrom ao cinza. A remoo da lignina necessria no s para se obter uma celulose pura, mas tambm para dar um aspecto de alvura elevado, caracterstica fundamental para proporcionar alta qualidade ao produto final. Branquear a celulose levar a fibra ao seu estado natural de alvura que branco. Em funo do grau de alvura desejado, a eliminao da lignina se faz em vrios estgios, tanto por razes tcnicas como econmicas. Um maior grau de alvura com menor degradao da fibra, pode ser alcanado, ao se aplicar quantidades menores de reagentes de branqueamento em etapas sucessivas, com lavagens intermedirias. O branqueamento pode ser definido como um tratamento fsico-qumico, que tem por objetivo melhorar as propriedades da pasta celulsica. Algumas propriedades relacionadas com este processo so: alvura, limpeza e pureza qumica. Os parmetros usuais que medem a eficincia do branqueamento so as propriedades pticas da pasta (alvura, brancura, opacidade e estabilidade de alvura), relacionadas com a absoro ou reflexo da luz. As sequncias de branqueamento variam em funo da disponibilidade de produtos alvejantes e do grau de alvura desejado, podendo variar de simples sequncias como a convencional CEH at sequncias mais complexas como CEHDED.

2.6.1 Variaes de combinaes de branqueamento 2.6.1.1 - 3 Estgios CEH, significa: 1 estgio de clorao 1 estgio de extrao alcalina 1 estgio de hipoclorito

2.6.1.2 - 4 Estgios CEDD, significa: 1 estgio de clorao 1 estgio de extrao alcalina 1 estgio de dixido de cloro 1 estgio de dixido de cloro

Cada estgio de branqueamento conduzido em torres apropriadas, seguido de uma operao de lavagem. O monitoramento do nmero Kappa durante os diversos estgios de branqueamento revela uma pasta de celulose contendo teores decrescentes de lignina, consequentemente, pasta de celulose cada vez mais purificada.

15

2.7 Secagem
Na seo de secagem, a gua remanescente da folha de papel "evapora" atravs do fornecimento de energia de calor. A folha de papel conduzida atravs de rolos de secagem que so aquecidos por vapor. No fim do processo de secagem, o papel apresenta, de acordo com o tipo, uma umidade residual de aprox. 2 a 9 %. Os requisitos essenciais para a parte seca so um alto desempenho especfico de evaporao com consumo mnimo de energia, um transporte da folha de papel sem quebras a alta velocidade e a garantia da qualidade do papel exigida, especialmente em termos de perfis de umidade e planicidade.

2.8 Enroladeira
No enrolamento, a folha de papel envolvida em estangas que so trocadas automaticamente, aps atingir o dimetro total do rolo de papel a cada 60 a 90 minutos. As camadas internas do tambor so expostas a cargas mais elevadas e so, portanto, sensveis a danos. Os danos tpicos so rugas e estouros, mas tambm locais brilhosos em papel fosco podem ocorrer. Nosso sistema de enrolamento controla a estrutura e dureza do rolo de papel enrolado da primeira a ltima camada.

2.9 Rebobinadeira

Rolos devem estar prontos com perfeita estrutura de enrolamento. As rebobinadeiras so usadas para transformar os rolos jumbos que vm da mquina de papel ou de carto cortando longitudinalmente a folha em bobinas mais estreitas e adaptadas tambm em dimetro para o processo posterior. Conforme o tipo de construo da estao de enrolamento da rebobinadeira, distingue-se entre rebobinadeiras com 1 ou 2 rolos suportes.

Rolos jumbos devem estar livres de defeitos, ter faces laterais retas e apresentar uma boa estrutura de enrolamento. A dureza do enrolamento deve ser to

16
constante quanto possvel ou ligeiramente decrescente a partir de dentro para fora.

2.10 Embalagem
Os rolos de papel devem ser protegidos contra danos durante o transporte da fbrica ao cliente. Para este fim, os rolos de papel so envoltos em papel de embalagem e providos de tampas laterais . Assim embalados, eles resistem tambm s condies severas do transporte e mantm o seu teor de umidade original mesmo em condies climticas desfavorveis.

17

CAPTULO 3
3.1 Equipamento

3.1.1 Tanques de Massa


Descrio do equipamento Sistema de tanques interligados para armazenar, tratar (depurar, renar, etc.) e agitar a massa que ser encaminhada para o circuito de aproximao. A capacidade de cada tanque varia de 10 a 700 m3, sendo que a massa transferida atravs de bombas centrfugas, por meio de tubulaes. Os tanques so providos de agitadores, normalmente em forma de hlice ou ps, com dimetro variando de 0,50 a 1,70 m, que so acionados por motores eltricos. Quanto forma, podem ser horizontais ou verticais.

3.1.2 Riscos
3.1.2.1 Riscos de acidentes de trabalho

18
Queda no acesso e circulao nas plataformas superiores dos tanques, na circulao em volta das bocas, na realizao das operaes de coleta de amostras, manobras de vlvulas e adio de produtos qumicos.

3.1.2.2 Risco de contato com produtos qumicos Quando da adio manual dos mesmos diretamente no tanque.

3.1.2.3 Riscos de acidentes na manuteno/limpeza: Traumas/esmagamento por acionamento involuntrio ou acidental do equipamento, durante a operao de limpeza dos tanques, na substituio de correias, eixos, componentes e reparos na estrutura (pintura, vedao, soldagem, etc.).

3.1.2.4 Risco de queda No acesso e na movimentao dos trabalhadores, tanto fora quanto dentro dos tanques.

3.1.2.5 Risco de esmagamento Por queda de rotor no momento da elevao do mesmo, por sistema de talha manual.

3.1.2.6 Risco de corte


Por contato acidental com as hlices/ps do rotor, quando gastas.

3.1.2.7 Risco de queimadura Queimaduras, por contato com produtos qumicos custicos durante manuseio e aplicao no interior dos tanques.

3.1.3 Medidas de preveno Para se evitarem quedas no interior e/ou exterior dos tanques, de- vero ser
instalados guarda-corpos com as dimenses preconizadas. No caso da necessidade de abertura das tampas, na operao de retirada de amostras

19
ou adio de produtos, dever estar instalado sistema que evite a queda do trabalhador, seja por guarda-corpo ou cinto de segurana do tipo paraquedista; Na manipulao dos produtos qumicos, devero ser utilizados equipamentos de proteo individual especcos, tais como proteo respiratria adequada, luvas, protetores faciais, aventais e botas de borracha. No caso de lavagem qumica, usar macaco impermevel, com luvas e botas de PVC, e proteo facial adequada; Devero ser instalados dispositivos de parada de emergncia, com a devida sinalizao de segurana, no painel de comando geral e prximo aos postos de trabalho com fcil acesso pelo trabalhador.

3.2 Mesa Plana


3.2.1 Descrio do equipamento Conjunto de elementos desaguadores (telas, rolos, foils, caixas vcuo, etc.), dispostos em sequncia, sob uma tela mvel, que tem a nalidade de drenagem inicial para transformar a poupa em folha de papel. A alimentao do sistema feita pela caixa de entrada, que distribui a massa na mesa plana, propriamente dita, e atravs de seus elementos desaguadores, inicia o processo de formao e retirada da gua da poupa e a transforma em folha de papel.

3.2.2 Riscos
3.2.2.1 Riscos de acidentes de trabalho Queda no acesso e circulao dos trabalhadores nas passarelas sobre a mesa plana, durante as operaes de regulagem da gramatura do papel, limpeza da tela com jato de gua de alta presso, etc.

3.2.2.2 Riscos de acidentes na manuteno

Traumas/esmagamento por acionamento involuntrio ou acidental do


equipamento, durante a operao de troca de tela, rolos, roletes, rguas, na substituio de correias, eixos, componentes e reparos na estrutura.

20
3.2.2.3 Risco de queda De mesmo nvel por piso mido/escorregadio.

3.2.2.4 Riscos de cortes Nas mos durante a retirada ou colocao dos Foils (rguas)

3.2.2.5 Riscos de queimaduras Por produtos qumicos espelidos nas reas de circulao em torno do sistema de lavagem automtica de telas.

3.2.3 Medidas de Preveno


Instalao de guarda-corpos nas passarelas para se evitarem quedas, com altura de 1,20 m do piso, barra intermediria de 0,70 m e rodap de 0,20; Tomar medidas para se evitarem acionamentos involuntrios dos

equipamentos; Controlar os derramamentos de gua e instalar piso com caracterstica antiderrapante; Utilizar luvas anticorte para a manipulao dos equipamentos; Na manipulao dos produtos qumicos, devero ser utilizados equipamentos de proteo individual especcos, tais como proteo respiratria adequada, luvas, protetores faciais, aventais e botas de borracha; As medidas de preveno de acidentes para a manuteno dos

equipamentos com especial ateno ao isolamento e sinalizao de rea durante a operao de manuteno.

3.3 Rolos Prensa / Rolos Desaguadores

3.3.1 Descrio do Equipamento

21
Conjunto de rolos convergentes, chamados rolos prensas, que com- primem a folha de papel na sada da mesa plana com a nalidade de transferir a umidade do papel para um feltro (segunda fase de desaguamento).

3.3.2 Riscos
3.3.2.1 Riscos de Acidentes de Trabalho De queda no acesso e circulao dos trabalhadores nas passa- relas junto prensa, durante as operaes de limpeza; acidentes no acesso s partes mveis do equipamento, tais como: pontos convergentes entre cilindros, esteiras, roletes e rolo-guia; lavagem dos feltros com uso de produtos qumicos irritantes/custicos.

3.3.2.2 Riscos de acidentes na manuteno Traumas/esmagamento por acionamento involuntrio ou acidental do equipamento, durante a operao de troca de feltro, rolos, roletes, pistes, rguas, na substituio de correias, eixos, componentes e reparos na estrutura.

3.3.2.3 Risco de queda De mesmo nvel por piso mido/escorregadio e de altura na operao de troca de pistes e/ou outros equipamentos; Lavagem dos feltros com uso de produtos qumicos irritantes/custicos.

3.3.3 Medidas de Preveno

Instalao de guarda-corpos nas passarelas para se evitarem que- das, com altura de 1,20 m do piso, barra intermediria de 0,70 m e rodap de 0,20 m;

22
Na troca de pistes e/ou outros equipamentos devero ser adotadas medidas de preveno para trabalhos em altura superior a 2,00 m, tais como: linha da vida para prender o cinto de segurana (tipo paraquedista).

You might also like