You are on page 1of 11

E. E. PROF.

ALICE CHUERY

COMO ORGANIZAR A SALA DE AULA


Controle e planejamento do ambiente fsico da sala de aula
Prof. Grace de C. Gonalves

13

E. E. PROF. ALICE CHUERY COMO ORGANIZAR A SALA DE AULA

CARO PROFESSOR,

Este guia fornece algumas informaes sobre a organizao da sala de aula pautada em experincias de controle e planejamento do espao fsico da sala de aula de professores exemplares de escola pblica e pesquisa bibliogrfica de estudos sobre o tema. Transcrevemos a tcnica FAA O MAPA, de Doug Lemov, e acrescemos a ela comentrios e ilustraes exemplificando as possibilidades de uso de acordo com os objetivos de aprendizagem planejados pelo professor para a aula. Fique vontade para empreg-la, enriquec-la, adapt-la, modific-la. E, caso voc tenha alguma sugesto, envie-nos para o endereo registrado no final desta publicao.

Prof. Grace de C. Gonalves

E. E. PROF. ALICE CHUERY COMO ORGANIZAR A SALA DE AULA

FAA O MAPA DOUG LEMOV diz que organizar o espao fsico da sala de aula a ltima parte do planejamento efetivo da aula e que quase todo professor j usa. O trecho a seguir descreve e comenta a organizao da sala de aula em grupos, cultura forte nas escolas pblicas americanas. O problema que, s vezes, os professores esquecem que a esto usando ou a usam uma vez por ano e depois esquecem completamente de ajust-la ou adpat-la. Estou me referindo ao controle e planejamento do ambiente fsico da sala de aula, que deveria apoiar o objetivo especfico de cada aula em vez de apoiar a mdia de todas as aulas ou, pior, apoiar as crenas ideolgicas sobre como a sala de aula deve ser. Eu chamo essa tlima etapa de Faa o Mapa. Em muitas salas de aula, os professores sentam seus alunos em grupos, um de frente para o outro, porque acreditam que os alunos devem socializar e interagir na escola. Esta uma crena geral (na verdade, excessivamente generalizada) sobre a natureza e a filosofia da escolaridade. Com exceo do fato de que alguns professores realinham as carteiras para as provas, esse desenho da sala de aula raramente muda, mesmo que muitos momentos importantes da aula envolvam, por exemplo, tomar notas sobre o que o professor escreve no quadro. Interagir importante, mas o melhor momento para isso certamente no aquele em que os alunos devem produzir um registro escrito de informaes chave. Com as carteiras agrupadas, boa parte dos alunos agora precisa olhr sobre os prprios ombros, para ver a informao que lhes ser cobrada em breve, e depois virar novamente para escrever no caderno sua frente. Nesse tipo de aula, os alunos tm de ignorar os colegas sentados diretamente sua frente para poder concentrar-se no professor, que, em muitos casos, est de costas. A disposio das carteiras criou um forte desistmulo e tornou muito mais difcil atingir o objetivo primrio da aula, em nome da teoria que valoriza a interao. Nas escolas pblicas brasileiras, a cultura da interao est travestida de deixar o aluno sentar-se como quer pautando-se no argumento de
Prof. Grace de C. Gonalves

E. E. PROF. ALICE CHUERY COMO ORGANIZAR A SALA DE AULA

Nossa escola do sculo passado, devemos abandonar a organizao em fileiras porque isso representa autoritarismo. E assim, ficamos engessados. No organizamos a sala em fileira por consider-la autoritria e controladora, e quando optamos pelo trabalho, em grupo em nome da interao, deixamos a cargo do aluno a responsabilidade de se amontarem em grupos. Para esta ltima organizao transferimos o controle da sala para os alunos, porque ficamos impedidos de circular pela classe e dar assistncia queles que precisam de ateno.

Para cada objetivo da aula, uma ao

Ao final do planejamento da aula, pergunte-se: De que modo posso organizar o espao da sala de aula para atingir o objetivo de aprendizagem? H momentos em que queremos apenas expor um contedo e por isso a disposio dos mveis da sala em fileiras parece a melhor escolha. H momentos em que queremos que os alunos troquem experincias, ou ensinem uns aos outros. De que modo posso arrumar o mveis da sala de modo que possa facilitar essa troca de experincia? Qual a melhor escolha? Nas pginas a seguir, sugerimos algumas disposies. Fique vontade para test-la, melhor-la ou ignor-la. Este documento apenas um guia que tem o propsito de auxili-lo no seu dia a dia em sala de aula.

Prof. Grace de C. Gonalves

E. E. PROF. ALICE CHUERY COMO ORGANIZAR A SALA DE AULA

Diposio em fileira Propsito: Usa-se essa disposio quando se quer que o aluno mantenha o foco no quadro, na apresentao, na exposio. Dica: preciso dar ateno aos espaos entre as carteiras para que o professor possa circular entre elas e dar assistncia e acompanhar se a tarefa est sendo executada conforme orientao.

Prof. Grace de C. Gonalves

E. E. PROF. ALICE CHUERY COMO ORGANIZAR A SALA DE AULA

Disposio em dupla Propsito: Usa-se essa disposio quando se quer que alunos troquem saberes. Para isso, o professor forma as duplas com alunos de nveis diferentes de aprendizagem. Falha: A disposio ter pouca ou nenhuma valia se permitir que os alunos escolham com quem eles querem sentar. Nem sempre o colega que escolhem o melhor parceiro para a aprendizagem.

Prof. Grace de C. Gonalves

E. E. PROF. ALICE CHUERY COMO ORGANIZAR A SALA DE AULA

Disposio em quartetos Propsito: Usa-se essa disposio quando se quer que o grupo troque e faa correes de redaes; faa leituras e discusso de textos; defina metas, funes e aes de trabalhos futuros. Falha: A disposio ter pouca utilidade caso os alunos no tenham clareza das aes e o tempo que tem para realiz-las. Evite a disperso escrevendo na lousa os comandos que devem obedecer. Dica: Circule pela classe. Isso lhe dar completo controle das aes.

Prof. Grace de C. Gonalves

E. E. PROF. ALICE CHUERY COMO ORGANIZAR A SALA DE AULA

Disposio em sexteto Propsito: Usa-se essa disposio para os mesmos propsitos da disposio em quartetos. Falhas: Use essa disposio somente se tiver controle da situao, pois quanto maior o nmero de aluno num grupo, maior a possibilidade de distraes. Dica: Circule pela classe para certificar-se que a atividade est ocorrendo conforme os comandos colocados na lousa. Isso evitar que o aluno saia da carteira para lhe pedir informao, distraindo-o e tirando-lhe o controle da sala.

Prof. Grace de C. Gonalves

E. E. PROF. ALICE CHUERY COMO ORGANIZAR A SALA DE AULA

Disposio em U I Propsito: Usa-se essa disposio quando se quer realizar um confronto de ideias. A fileira ao fundo, pode ficar reservada para os mediadores da discusso. Falha: A disposio ser intil caso os alunos escolham por si s os colegas partidrios. Caso as regras do debate no forem estabelecidas ANTES do debate e o tema no tenha sido estudado, voc ter perdido tempo em arrumar a classe. Dica: Coloque alunos que tem habilidade para oratria desenvolvida em grupos diferentes e evite que os mesmos monopolizem a discusso. Coloque tempo para a colocao da ideia. Encerre o debate quando notar que os temas e assuntos tornem-se repetitivos.

Prof. Grace de C. Gonalves

E. E. PROF. ALICE CHUERY COMO ORGANIZAR A SALA DE AULA

Disposio em U II Propsito: Esta variao da disposio em U os debatedores esto reduzidos a cinco membros e no a um grupo maior como na variao anterior. Serve para o debate de assuntos especficos que somente os grupos em destaque esto preparados. Falha: Pode acontecer que um dos grupos no tenha se preparado opara o debate. Dica: Caso isso acontea, realize o debate do mesmo modo. Dessa maneira, eles entendero que vencer o grupo que estiver melhor preparado. Ou seja, o objetivo ser alcanado do mesmo modo.

Prof. Grace de C. Gonalves

E. E. PROF. ALICE CHUERY COMO ORGANIZAR A SALA DE AULA

10

Referncia LEMOV, Doug. Aula Nota Dez. 49 tcnicas para ser um professor campeo de audincia ; traduo de Leda Beck; consultoria e reviso tcnica Guiomar Namo de Mello e Paula Louzano. So Paulo: Da Boa Prosa: Fundao Lemann, 2011.

Se voc quer fazer alguma sugesto, crtica ou elogio, escreva para: prodidatica@gmail.com

Prof. Grace de C. Gonalves

You might also like