You are on page 1of 5

III Mostra de Pesquisa da Ps-Graduao PUCRS

A crtica analtico-lingstica de E. Tugendhat noo de comportamento consigo mesmo de Heidegger

Marcos Fanton, Ernildo Stein (orientador)


Programa de Ps-Graduao em Filosofia, Faculdade de Filosofia e Cincias Humans, PUCRS,

Resumo O presente estudo tem por intuito investigar a aplicao do mtodo analticolingstico a determinado problema filosfico, qual seja, o problema da autoconscincia e da autodeterminao. Nesse sentido, ele est estruturado em trs partes: (1) uma introduo filosofia analtica da linguagem de Ernst Tugendhat, esclarecendo seu mtodo e suas perguntas fundamentais; (2) uma introduo ao tema da autoconscincia e da autodeterminao, tal como vista por Tugendhat; e, finalmente, (3) avaliar quais as vantagens e desvantagens de uma leitura analtica dos textos de Martin Heidegger, a partir desta temtica. Introduo Em seu livro, Lies introdutrias filosofia analtica da linguagem1, Ernst Tugendhat procurar elaborar o projeto de uma semntica formal como disciplina fundamental sucessora da ontologia. Para isso, o autor requer, em um primeiro passo, um movimento crtico e destrutivo da abordagem tradicional, objetivstica, de determinadas teorias filosficas, para, ento, tentar criar um conjunto de conceitos (meios categorias) to amplo quanto o da ontologia. Este segundo passo est conectado necessidade de estabelecermos uma posio filosfica, obtida a partir de: (1) uma motivao no-arbitrria, isto , precisamos do engajamento de uma forma determinada de questionamento; (2) uma justificao dessa posio, na medida em que todas as sentenas, ao levarem uma pretenso de verdade, referem-se a um contexto de justificao, isto , exigem razes e contra-razes; e (3) uma

TUGENDHAT, Ernst. Lies introdutrias filosofia analtica da linguagem. Trad.: Ronai Rocha Iju: Uniju, 2006.

III Mostra de Pesquisa da Ps-Graduao PUCRS, 2008

universalidade, ou seja, o alcance de um mbito supremo no qual todas as outras posies filosficas seriam admitidas como menos abrangentes. Tugendhat esclarece, contudo, no prefcio de seu livro, Autoconscincia e autodeterminao, que as tarefas descritas anteriormente tomam parte de uma concepcin sistemtica de uma disciplina fundamental lingstico-analtica2, o que difere, em certa medida, de uma concepo metodolgica desta filosofia. Esta, por sua vez, considera, como nico modo de explicao de conceitos a tarefa primordial do filsofo analtico-lingstico , a indicacin de las reglas de uso de las palabras correspondientes3. Assim, Tugendhat submete as possibilidades construtivas e no apenas destrutivas desta ltima concepo prova, submetendo-a anlise de um tema especfico da filosofia, qual seja, a autoconscincia e a autodeterminao. O objetivo geral do trabalho, ento, perceber o modo especfico com que a filosofia analtica da linguagem de E. Tugendhat opera, ou seja, o seu modo de filosofar e avaliar quais as suas contribuies para leitura de outros autores da histria da filosofia. Entre estes, escolhemos Heidegger, tendo em vista a relevncia das crticas realizadas por Tugendhat, como, por exemplo, aos conceitos heideggerianos de verdade, de altheia, de realidade, de ser, etc. Outro objetivo fundamental da pesquisa a refletir acerca da viabilidade da diferenciao entre filosofia prtica e filosofia terica, tal como realizada por Tugendhat, a partir da diferena entre razo prtica (a pergunta pela vida boa) e razo terica (a pergunta pelo modo como compreendemos uma sentena), e quais as suas conseqncias para a sua concepo de filosofia como tal.

Metodologia O proceder metodolgico deu-se a partir da leitura de textos filosficos submetidos a uma anlise crtico-descritiva. Resultados (ou Resultados e Discusso) Um resultado imediato que poderamos, de antemo, apresentar a necessidade de realizarmos um exame lingstico-analtico dos textos de Heidegger, uma vez que, apesar de suas intuies relevantes, faltou-lhe um critrio de prova para seu mtodo descritivo. Alm
2

TUGENDHAT, Ernst. Autoconsciencia y autodeterminacin. Trad.: Rosa Helena Santos-Ihlau. Mxico: FCE, 1993. p. 7. 3 Ibidem.

III Mostra de Pesquisa da Ps-Graduao PUCRS, 2008

disso, a anlise lingstica torna-se extremamente importante, tendo em vista os dois aspectos dos textos heideggerianos, vistos por Tugendhat: (1) a incontrolabilidade de sentido; e (2) o tom evocativo das palavras. Tendo conscincia disso, -nos exigida uma traduo dos conceitos de Heidegger para uma comunicao controlvel e intersubjetiva. Porm, o que se pode discutir so as vantagens e desvantagens de uma posio filosfica que se baseia nica e exclusivamente no modo como utilizamos os conceitos. Trazendo esta questo para um debate contemporneo, poderamos perguntar: quais as diferenas entre a filosofia analtico-lingistica de Tugendhat e a filosofia fenomenolgicohermenutica de Heidegger?

Concluso Como concluses provisrias do debate que queremos desenvolver entre Heidegger e Tugendhat, temos: (1) a enorme influncia que Heidegger tem sobre Tugendhat, apesar de este desenvolver uma filosofia analtica da linguagem, que no aceita a maioria dos pressupostos da escola fenomenolgica; (2) a necessidade de discutir os autores da histria da filosofia a partir de uma linguagem filosfica coerente e possvel de ser trazida a uma comunicao intersubjetiva; (3) a incapacidade de a filosofia analtica perceber uma dimenso prtica, tal como expressa no conceito de ser-no-mundo, na obra Ser e tempo, de Heidegger; (4) a necessidade de um maior aprofundamento no debate atual entre filsofos analticos e filsofos continentais.

Referncias APEL, Karl-Otto. Transformao da filosofia. So Paulo: Loyola, 2000. 2v. HEIDEGGER, Martin. El concepto de tiempo. 4. ed. Madrid: Trotta, 2006. _______. Ontologia: hermenutica de la facticidad. Versin: Jaime Aspiunza. Madrid: Alianza, 2000. _______. Conceitos fundamentais da metafsica: mundo, finitude e solido. Trad.: Marcos Casanova. So Paulo: Forense Universitria, 2003. _______. Ser y tiempo. 2 ed. Trad. Jorge Eduardo Rivera Cruchaga. Chile: Universitaria, 1998. _______. Sein und Zeit. In: Gesamtausgabe. Frankfut: Vittorio Klostermann, 1977. Bd 2.

III Mostra de Pesquisa da Ps-Graduao PUCRS, 2008

_______. Conferncias e escritos filosficos. Trad. Ernildo Stein. So Paulo: Abril Cultural, 1979. (Os Pensadores). _______. The basic problems of phenomenology. Trad. Albert Hofstadter. Indiana: Indiana University Press, 1988. SAFRANSKI, Rdiger. Heidegger: um mestre da Alemanha entre o bem e o mal. So Paulo: Gerao, 2000. STEIN, Ernildo J. A caminho de uma fundamentao ps-metafsica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1997. (Coleo Filosofia; 57) _______. Compreenso e finitude: estrutura e movimento da interrogao heideggeriana. Iju: Uniju, 2001. _______. Diferena e metafsica: ensaios sobre a desconstruo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000. (Coleo Filosofia; 114). _______. Exerccios de fenomenologia: limites de um paradigma. Iju: Uniju, 2004a. (Coleo Filosofia; 8) _______. Nas proximidades da antropologia: ensaios e conferncias filosficas. Iju: Uniju, 2003. _______. Pensar pensar a diferena: filosofia e conhecimento emprico. Iju: Uniju, 2002a. (Coleo Filosofia; 2) _______. A questo do mtodo na filosofia: um estudo do modelo heideggeriano. 3. ed. Porto Alegre: Movimento, 1983. _______. Racionalidade e existncia: uma introduo filosofia. Porto Alegre: L&PM, 1988. _______. Seis estudos sobre Ser e Tempo. 3. ed. Petrpolis: Vozes, 2005. _______. Tarefas da construo: anamorfose e profundidade As iluses da interpretao na obra de Heidegger. In: SOUZA, Ricardo Timm de; OLIVEIRA, Nythamar Fernandes de. Fenomenologia Hoje II: Significado e Linguagem. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002. (Coleo Filosofia; 149). TUGENDHAT, Ernst. Autoconsciencia y autodeterminacin. Trad.: Rosa Helena SantosIhlau. Mxico: FCE, 1993 _______. Egocentricidad y mstica: un estudio antropolgico. Barcelona: Gedisa, 2004. _______. Antropologa en vez de metafsica. Barcelona: Gedisa, 2008. _______. Lies introdutrias filosofia analtica da linguagem. Trad.: Ronai Rocha Iju: Uniju, 2006.

III Mostra de Pesquisa da Ps-Graduao PUCRS, 2008

TUGENDHAT, Ernst; WOLF, Ursula. Propedutica lgico-semntica. Trad. Fernando Augusto da Rocha Rodrigues. RJ: Vozes, 1996.

III Mostra de Pesquisa da Ps-Graduao PUCRS, 2008

You might also like