Câmara Municipal de Viçosa - A voz do cidadão!

Página 1 de 2

Seja Bem-Vindo! - Viçosa-MG, 03 de Agosto de 2007

Página Inicial Histórico Mesa Diretora Vereadores Estrutura Comissões Atas da Câmara Notícias Conheça Viçosa Links Importantes Fale Conosco Leis Municipais Banco de Imagens Expediente Clique aqui para cadastrar ou remover o seu e-mail.

Câmara realiza Sessão Solene em comemoração aos 100 anos de escotismo no mundo
Publicada em [31/07/2007 - 16:39:06]

Sobre o site da Câmara Municipal de Viçosa, você...

j k l m n Estou satisfeito com as informações encontradas no site. j k l m n Não estou satisfeito com as informações encontradas no site. j k l m n Tanto faz.
votar | parciais

A Câmara Municipal de Viçosa, através de Requerimento da Vereadora Lúcia Duque Reis, realizou Sessão Solene nessa quarta-feira, 1° de agosto, data em que se comemorou a passagem de 100 anos do escotismo no mundo. A Solenidade contou com a presença de grande público, sobretudo escoteiros e familiares. Compuseram a Mesa Diretora da Solenidade, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador José Antônio Gouveia, o Prefeito Municipal, Raimundo Nonato Cardoso, o Reitor da Universidade Federal de Viçosa, prof. Carlos Sedyiama, o Diretor-Presidente do Grupo Escoteiro Viçosa, Cristiano Cabral, e o prof. Roberto da Silva Ramalho, um dos fundadores do movimento escotista em Viçosa.

http://www.camaravicosa.mg.gov.br/?area=noticias&acao=ler&article=328

3/8/2007

Câmara Municipal de Viçosa - A voz do cidadão!

Página 2 de 2

No dia 1° de agosto de 1907, Robert Stephenson Smyth Baden-Powell foi com um grupo de 20 rapazes para a ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, para realizar o primeiro acampamento escoteiro que o mundo presenciou. Desde então, o escotismo se desenvolveu pelo mundo. Hoje são mais de 25 milhões de Escoteiros, jovens e adultos, homens e mulheres, em 216 países e territórios. Com o princípio maior de desenvolver o caráter do jovem, o escotismo completa 100 anos de trabalho em prol da juventude. No Brasil, o escotismo foi introduzido em 1910, por intermédio de marinheiros e oficiais de nossa Marinha, que trouxeram consigo uniformes escoteiros e o interesse de semear o movimento escoteiro no Brasil. No dia 14 de junho de 1910 foi oficialmente fundado no Rio de Janeiro, o Centro de Boys Scouts do Brasil. No início dos anos 70, dois ex-escoteiros, Kleper Euclydes Sant’Ana, o “Maninho”, e professor Daison Olzany Silva se encontraram em reuniões do Lions Club de Viçosa. Ali, eles começaram a semear a idéia de se trazer o escotismo para nossa cidade. E com o ato n° 24, de 17 de abril de 1973, o professor Daison foi nomeado para chefiar o Departamento de Escotismo do Centro Mineiro de Conservação da Natureza - CMCN. Nascia, assim, o “Grupo Escoteiro Centro Mineiro para a Conservação da Natureza” – GECON. No dia 29 de junho de 1973 foi realizada uma reunião para a formação da primeira comissão executiva do grupo escoteiro — sendo a ata desta reunião registrada no cartório como a ata de criação do grupo. Em 1996, o Grupo de Escoteiros firmou um convênio com a Universidade Federal de Viçosa, por meio do CMCN, o que permitiu que o grupo se instalasse na sua atual sede, Casa 27 da Vila Gianetti. O grupo continua crescendo e conta com mais 230 membros, além de possuir uma lista de espera com cerca de 150 crianças. O GECON adquiriu personalidade jurídica própria, e no dia 14 de março de 2006, alterou seu nome para “Grupo Escoteiro Viçosa”. Durante todo esse período, o Grupo Escoteiro Viçosa vem promovendo e participando de campanhas em benefício da comunidade viçosense, como, por exemplo, educação no trânsito; doação de agasalho, e arrecadação de alimentos para os mais carentes. Essas atividades, aliadas ao constante trabalho de conscientização dos jovens, possibilita a formação de cidadãos mais comprometidos com a coletividade e o bem-estar social.

Página Inicial :: Fórum :: Fale Conosco :: Expediente
©Copyright 2004-2005 - Câmara Municipal de Viçosa-MG - Praça do Rosário nº 05 - Centro - Viçosa-MG CEP: 36570 000 - Tel: (31)3891 3003

produzido por

http://www.camaravicosa.mg.gov.br/?area=noticias&acao=ler&article=328

3/8/2007