Língua Portuguesa – 7 º ano FICHA DE AVALIAÇÃO Competências a avaliar: compreensão e expressão escritas.

Lê atentamente o texto que se segue:

I Responde ao que te é pedido de forma completa e cuidada: 1. Aquando da passagem do Cavaleiro por Veneza, o seu anfitrião vai contar-lhe uma história de amor. 1.1. Identifica os protagonistas desta história. 1.2. Caracteriza fisicamente a personagem feminina. 1.3. Clarifica a relação existente entre Vanina e Jacob Orso. 1.4. Descreve física e psicologicamente Arrigo. 1.5. Que comportamento adopta o tutor perante a recusa de Vanina em casar-se com Arrigo? 1.6. Na tua opinião, como pensas que se sentiria Vanina perante esta atitude? Justifica a tua resposta. 1.7. Como passava Vanina os seus dias? 1.7.1. E as noites? 2. Mas um dia, tudo mudou... 2.1. Que acontecimento contribuiu para essa mudança? 2.2. Traça o retrato físico do jovem capitão. 2.3. Que reacção tem Guidobaldo quando vê, pela primeira vez, Vanina? 3. «E daí em diante a rapariga mais bela de Veneza passou a ter um namorado.» (II. 42-43) 3.1. Que atitude tomaram os amigos de Guidobaldo face ao sucedido? 3.2. Que gesto corajoso teve o apaixonado de Vanina? 3.3. Refere o comportamento de Jacob Orso. 3.4. Descreve o plano arquitectado pelos dois enamorados. Ilustra a tua resposta com elementos textuais.

4. Quando o tutor se apercebeu da fuga dos amantes, era já demasiado tarde. 4.1. Quem lhe deu a terrível notícia? 4.2. O que fez ele? 4.2.1. Conseguiu Jacob Orso atingir os seus objectivos? Justifica tua resposta. 5. O texto narrativo - história de Vanina e Guidobaldo constitui uma acção secundária de O Cavaleiro da Dinamarca. 5.1. Como se designa esta técnica de organização das sequências narrativas? 6. Faz a correspondência entre as figuras de estilo que se seguem e os respectivos exemplos. 1. Dupla adjectivação 2. Hipérbole 3. Anáfora 4. Comparação 5. Tripla adjectivação a) «O seu cabelo preto era azulado como a asa dum corvo (…) (II. 24-25) b) «(…)outro que navegou para Oriente, outro navegou para o Sul, outro que navegou para Ocidente.» (II. 89-90) c) «(…)o achava velho, feio e maçador» ( . I0) d) «(…)flutuavam leves e brilhantes [. . .].» (II. 1 6- 1 7) e) «E eram tão perfumados que de longe se sentia na brisa o seu aroma.» (II, 1 7- 1 8) Bom Trabalho!

Cenários de resposta Responde ao que te é pedido de forma completa e cuidada: 1. Aquando da passagem do Cavaleiro por Veneza, o seu anfitrião vai contar-lhe uma história de amor. 1.1. Identifica os protagonistas desta história. Os protagonistas dessa história são Vanina e Guidobaldo. 1.2. Caracteriza fisicamente a personagem feminina. Vanina era considerada a rapariga mais bela de Veneza. Tinha 18 anos. Os seus cabelos eram loiros, compridos e perfumados. 1.3. Clarifica a relação existente entre Vanina e Jacob Orso. Jacob Orso era o tutor de Vanina. 1.4. Descreve física e psicologicamente Arrigo. Arrigo era velho, feio e maçador. 1.5. Que comportamento adopta o tutor perante a recusa de Vanina em casar-se com Arrigo? Perante a recusa de Vanina em casar-se com Arrigo, o tutor, Jacob Orso, fechou a rapariga em casa, não a deixando sair senão ao Domingo, em sua companhia, para ir à missa. 1.6. Na tua opinião, como pensas que se sentiria Vanina perante esta atitude? Justifica a tua resposta. Perante esta atitude, Vanina sentia-se prisioneira e muito infeliz. O texto diz-nos que ela suspirava (cf. linhas 12 e 22). 1.7. Como passava Vanina os seus dias? Vanina passava os seus dias a bordar, enquanto suspirava. 1.7.1. E as noites?

Durante a noite, Vanina continuava a suspirar e penteava os seus cabelos à varanda. 2. Mas um dia, tudo mudou... LP – 7º ano – Ficha Formativa nº 4 pag. 2 2.1. Que acontecimento contribuiu para essa mudança? O acontecimento que contribuiu para essa mudança foi a chegada a Veneza de um homem, Guidobaldo, que não temia Jacob Orso e que se apaixonou por Vanina. 2.2. Traça o retrato físico do jovem capitão. O jovem capitão tinha cabelo preto azulado como a asa de um corvo. A sua pele estava queimada pelo sol e pelo sal. Era belo. 2.3. Que reacção tem Guidobaldo quando vê, pela primeira vez, Vanina? Quando vê, pela primeira vez, Vanina, Guidobaldo aproximou o seu barco da varanda e falou com ela elogiando-lhe a beleza e perfume dos cabelos. 2.4. Por palavras tuas, expõe a estratégia utilizada por Guidobaldo para cativar Vanina. Para cativar Vanina, Guidobaldo escolheu uma estratégia que consistia em elogiá-la e conquistá-la com presentes (um pente de ouro). 3. «E daí em diante a rapariga mais bela de Veneza passou a ter um namorado.» (II. 42-43) 3.1. Que atitude tomaram os amigos de Guidobaldo face ao sucedido? Face ao sucedido, os amigos de Guidobaldo preveniram-no de que estava a arriscar a sua própria vida pois o tutor de Vanina não lhe perdoaria. 3.2. Que gesto corajoso teve o apaixonado de Vanina? O apaixonado de Vanina teve a coragem de se dirigir a Jacob Orso pedindo-lhe a mão de Vanina. Como este não aceitou, decidiu raptar a jovem. 3.3. Refere o comportamento de Jacob Orso. Jacob Orso, além de negar o pedido de Guidobaldo, pediu-lhe que abandonasse a cidade, ameaçando-o de morte se não o fizesse. 3.4. Descreve o plano arquitectado pelos dois enamorados. Ilustra a tua resposta com elementos textuais.

Os dois namorados decidiram fugir. Vanina foi à varanda como de costume e lançou um cesto para receber uma escada de seda; desceu por ela e, coberta pela capa escura do namorado, fugiu de gôndola e depois no navio do capitão. Podemos verificar nas seguintes passagens do texto: “No silêncio da noite a sua gôndola parou junto da varanda da casa de Orso. (…) sumiu-se no nevoeiro de Outubro.” 4. Quando o tutor se apercebeu da fuga dos amantes, era já demasiado tarde. 4.1. Quem lhe deu a terrível notícia? Quem deu a Jacob Orso a terrível notícia da fuga de Vanina foram as aias. 4.2. O que fez ele? Ele chamou Arrigo e os seus esbirros e dirigiram-se para o cais em busca dos amantes. Depois queixou-se à Senhoria de Veneza e ao Doge, enviando quatro navios em busca dos fugitivos. 4.2.1. Conseguiu Jacob Orso atingir os seus objectivos? Justifica tua resposta. Jacob Orso não atingiu os seus objectivos pois Vanina e Guidobaldo nunca mais foram encontrados. 5. O texto narrativo - história de Vanina e Guidobaldo constitui uma acção secundária de O Cavaleiro da Dinamarca. 5.1. Como se designa esta técnica de organização das sequências narrativas? Trata-se de narrativas encaixadas. 6. Faz a correspondência entre as figuras de estilo que se seguem e os respectivos exemplos.
1. Dupla adjectivação _d 2. Hipérbole _e 3. Anáfora _b 4. Comparação _a 5. Tripla adjectivação _c

a) «O seu cabelo preto era azulado como a asa dum corvo (…) (II. 24-25) – 4

b) «(…)outro que navegou para Oriente, outro navegou para o Sul, outro que navegou para Ocidente.» (II. 89-90) – 3 c) «(…)o achava velho, feio e maçador» ( . 10) – 5 d) «(…)flutuavam leves e brilhantes [. . .].» (II. 1 6- 1 7) – 1 e) «E eram tão perfumados que de longe se sentia na brisa o seu aroma.» (II, 17- 18) – 2