Sistema de Comércio Eletrônico para Livraria Documento de Requisitos Outubro de 2004

A - Visão Geral do Sistema

O sistema de Comércio eletrônico para Livraria visa o gerenciamento de venda de livros pela Internet, como também a otimização de todo o processo de pesquisa de livros por parte dos clientes. O sistema deve possiblitar a geração de diferentes tipos de relatório. Os clientes do sistema são usuários que podem efetuar suas compras de

qualquer parte do Brasil, e os administradores, que são os responsáveis pela gestão geral do sistema.

B - Requisitos Funcionais

B1 – Preparação e Manutenção (Editoras, Autores, Categorias, Livros, Clientes e Usuários)

1.O sistema deve permitir a inclusão, alteração e remoção de editoras, com os seguintes intes de informação: código da editora, nome, e-mail, telefone(s), fax, endereço, bairro, cidade e estado.

2.O sistema deve, no caso de uma tentativa de inserção de editora já existente, comunicar ao usuário interno sobre a existência do cadastro e a impossibilidade de inserção.

3. O sistema deve permitir a inclusão, alteração e remoção de autores, com os seguintes itens de informação: código do autor, nome e descrição.

1

4. O sistema deve, no caso de uma tentativa de inserção de um autor já existente, comunicar ao usuário interno sobre a existência do cadastro e a impossibilidade de inserção

5. O sistema deve permitir a inclusão, alteração e remoção de categorias para classificação dos livros do acervo. Cada categoria possui os seguintes itens de informação: código da categoria, nome e descrição.

6. O sistema deve, no caso de uma tentativa de inserção de uma categoria já existente, comunicar ao usuário interno sobre a existência do cadastro e a impossibilidade de inserção.

7. O sistema deve permitir a inclusão, alteração e remoção dos livros do acervo da livraria. Cada livro possui os seguintes itens de informação: código ISBN (International Standard Book Number), título, edição, ano da edição, código da editora, código do autor , código da categoria, preço de custo, preço unitário de venda, quantidade no estoque, estoque mínimo, número de páginas, sinopse e tipo do livro (nacional, importado ou raro).

8. O sistema deve, no caso de uma tentativa de inserção de livro já existente, comunicar ao usuário interno sobre a existência do cadastro e a impossibilidade de inserção

9. O sistema deve permitir a inclusão, alteração e remoção de clientes da livraria com os seguintes itens de informação: número do CPF, nome, data de nascimento, telefone, endereço, bairro, cidade, estado, e-mail, senha e situação de crédito para compra.

10. O sistema deve, no caso de uma tentativa de inserção de cliente já existente, comunicar ao cliente sobre a existência do cadastro e a impossibilidade de inserção.

2

11. O sistema deve fornecer mensagens quando clientes com itens de informação incompletos forem inseridos. Tais mensagens devem solicitar ao cliente, o preenchimento dos items nulos.

12. O sistema deve permitir a inclusão, alteração e remoção dos usuários internos da livraria que são os responsáveis pela administracação do sistema. Cada usuário possui os seguintes itens de informação: usuário de acesso, senha e nome.

13. O sistema deve, no caso de uma tentativa de inserção de um usuário interno já existente, comunicá-lo sobre a existência do cadastro e a impossibilidade de inserção

B2 – Pesquisa de Livros

14. O sistema deve permitir a pesquisa a livros existentes no acervo. A pesquisa dos livros pode ser realizada a partir dos seguintes itens de informação ou combinação destes: título, autor, editora , ISBN ou categoria. Assim, o sistema apresenta ao cliente todos os livros que satisfazem o critério de busca.

15. O sistema deve informar ao cliente o resultado da pesquisa contendo as seguintes informações: título, autor, editora, edição, número de páginas, quantidade no estoque, preço unitário e sinopse.

16. O sistema deve ordenar a pesquisa de acordo com as preferências do cliente, utilizando as seguintes opções: por preço, título ou autor.

B3 – Inclusão na lista de compras

17. O sistema deve permitir a inclusão de livros na lista de compras, com os seguintes itens de informação: título, autor, edição, quantidade desejada, preço unitário. O

3

sistema deve, automaticamente, calcular e apresentar na tela o valor total da lista até o último livro incluído. A inclusão só é permitida se houver estoque disponível.

18. O sistema deve permitir a remoção de livros, a qualquer momento durante o processo de compra. O sistema deve solicitar, confirmação para a remoção, ou cancelamento.

19. O sistema deve permitir a alteração de qualquer itens de informação contida na lista de compra, se necessário.

B4 – Fechamento da compra

20. O sistema deve permitir o processamento do fechamento da compra por um cliente. O sistema deve verificar se o cliente foi cadastrado previamente, com os seguintes itens de informação: e-mail e senha. Caso seja a primeira compra do cliente o sistema deve comunicar a necessidade de cadastro prévio.

21. O sistema deve verificar a situação de crédito do cliente para compra. O fechamento só deve ser permitido se a situação for boa. Caso contrário, o sistema deve emitir mensagem de advertência e o fechamento não pode prosseguir.

22. O sistema deve, automaticamente, recuperar e apresentar na tela o endereço para entrega da compra, com os seguintes itens de informação: endereço, bairro, cidade, estado, código postal, telefone e e-mail. O cliente pode alterar os dados, se necessário.

23. O sistema deve, automaticamente, baseado no endereço de entrega, calcular e apresentar na tela o valor do custo do serviço de entrega e valor total da compra.

4

24. O sistema deve permitir as seguintes opções de pagamento da compra: 1) cartão de crédito; débito em conta; transferência eletrônica.

B5 – Consultas Gerais e Emissão de Relatórios

25. O sistema deve permitir a impressão do comprovante de compra, contendo o número da compra, data e hora, discriminação dos títulos, autores, quantidades, preços unitários, valor total do serviço de entrega, valor total da compra, nome do cliente, endereço, bairro, cidade, estado, telefone e e-mail.

26. O sistema deve permitir a consulta das compras realizadas por um cliente num certo período. Contendo data da compra, número da compra, situação (aberta ou fechada), título, quantidade, preço unitário e valor total da compra.

27. O sistema deve permitir a impressão de um relatório analítico de vendas num período, contendo os títulos, quantidades, preço unitário e valor total .

28. O sistema deve permitir a impressão de um relatório de estoque mínimo, contendo titulo, autor, edição, ano da edição, ISBN, preço de custo e venda.

29. O sistema deve permitir a impressão de um relatório de estoque sintético agrupado por categoria, contendo categoria, quantidade e valor do custo total.

C – Requisitos de Qualidade

Confiabilidade

30. O sistema deve ter a capacidade de desfazer todas as alterações realizadas no banco de dados em caso de falha, para evitar transações salvas de forma incompleta.

5

31. O sistema deve ser acessado por clientes e usuarios internos previamente cadastrados, com identificação e senha.

32. O sistema deve fornecer facilidades para a realização de backups dos arquivos do sistema.

Eficiência

33. O tempo de resposta de uma operação de pesquisa não deve exceder 5 segundos para uma quantidade inferior a 30 livros.

34. O tempo de resposta para as operações de inserção, alteração e exclusão não deve exceder a 2 segundos.

Portabilidade

35. O sistema deve rodar em microcomputadores de qualquer linha que possuam microprocessador 486 DX ou superior, ou qualquer outro compatível, memória RAM de 16Mbytes e rodam sobre qualquer sistema operacional.

36. O sistema deve ser capaz de armazenar os dados em base dados MySQL.

6

Glossário

Termo Livro

Descrição Livro que faz parte do acervo da livraria disponível ou não para venda.

Editora

Empresas responsáveis pela comercialização de um ou vários livros, utilizado para facilitar a pesquisas.

Autor

Pessoa responsável por pela elaboração dos livros, utilizado para facilitar a pesquisas.

Categoria

Classificação nas quais os livros são divididos para facilitar as pesquisas e controle do acervo da livraria.

Usuário Interno Administrador Acervo Estoque

Pessoas responsáveis pela administração geral do sistema. Pessoa responsável pela criação de usuários internos do sistema. São todos os livros que fazem parte da livraria Sinônimo de acervo, no entanto, refere-se ao controle físico de inventário.

Cliente Usuário de acesso

Pessoa que compra livros da livraria. Identificação única ao sistema.

7

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful