PRÓ-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

DIRETORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO
NÚCLEO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES E ESTÁGIOS (NACE)

MACEPEX
MANUAL DAS ATIVIDADES
COMPLEMENTARES DE ENSINO,
PESQUISA E EXTENSÃO:
Procedimentos Gerais
5a edição

Goiânia / 2011

Prof. Joveny Sebastião Cândido de Oliveira J.M., J.D.
Reitor
Prof. M. Sc. Raymar Leite Santos
Vice-Reitor
Pró-Reitor Administrativo
Prof. M. Sc. Valdir Mendonça Alves
Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão
Prof. M. Sc. Kleber Branquinho Adorno
Pró-Reitor de Cultura
Profª. M. Sc. Maria Antonia Gomes
Pró-Reitora de Planejamento Pedagógico e Avaliação Institucional
Prof. M. Sc. Danilo Nogueira Magalhães
Pró-Reitor de Relações Institucionais
Diretor de Finanças
Prof. M. Sc. Geraldo Lucas
Pró-Reitor de Comunicação e Marketing
ELABORAÇÃO:

Profa Drª Maria José Del Peloso - Diretora NACE
Profª. Msc. Mayra Caiado Paranhos – Diretora NED
Prof. Esp. Antônio Leão Teixeira Júnior – Supervisor NACE
Profa Esp. Eliane Luzia de Moura- Supervisora NACE
Profa M. Sc. Karla Beatriz Nascimento Pires – Supervisora NACE
Prof. M. Sc. Donizeth Alves Vilela – Supervisor NACE
Profª. Esp. Karina Adorno de La Cruz – Coordenadora NED-ED
Prof. Esp. Luiz Felipe Cândido de Oliveira – Coordenador NED-EAD

...............................................1..................... 7 4......... 12 4.......... 6 3. Atividades Complementares de Extensão ......... Atividades Complementares de Ensino ................................................................................................................................................ Procedimentos junto ao Protocolo de Atividades Complementares (PAC) ............................................1. Participação nas atividades de Monitor/NED ................ 13 5..................... 5 2................................................................................................ 19 9............ 9 4............ Carga Horária em Atividades Complementares por Curso ........................2.............. 14 6...........1.. 16 7..... 20 3 ................ Regras Básicas ..............................................................................1..... 17 8.......................................... Objetivos ............. ........................................................................Sumário 1..... Extensão e Pesquisa .......................... 10 4................................... Participação nas atividades de Multiplicador Acadêmico NED ... Participação nas atividades semi-presenciais e não presenciais coordenadas pelo Núcleo de Estudos Dirigidos (NED) ................................ Natureza das Atividades Complementares ........................ Relação de Atividades Complementares por Categoria de Ensino........................................................ Atividades Complementares de Pesquisa ...............

DPE Diretora do Núcleo de Atividades Complementares e Estágios NACE 4 . Dra. ampliando o conhecimento teórico/prático com atividades extra-classe. A expectativa é de que o aluno se dedique de forma eficiente a essas atividades durante todo o curso.Apresentação Um dos compromissos do Uni-ANHANGUERA é a operacionalização das Atividades Complementares de Ensino. PESQUISA E EXTENSÃO: Procedimentos Gerais.MANUAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE ENSINO. Maria José Del Peloso Diretora de Pesquisa e Extensão . valorizando este aporte de conhecimento que lhe é compulsório. situado na sala 16 do Bloco “B”. encontra-se na homepage do Uni-ANHANGUERA. Pesquisa e Extensão. Sucesso a todos! Profª.NACE. que visam enriquecer o processo ensinoaprendizagem. O presente documento MACEPEX . tem por objetivo dar conhecimento e orientar a comunidade acadêmica quanto à necessidade de se cumprir as atividades complementares. que está sob a responsabilidade do Núcleo de Atividades Complementares e Estágio .

a extensão e a pesquisa usam as práticas acadêmicas para interligar os diversos segmentos do Centro Universitário.1. que disciplina a carga horária total de atividades complementares por categoria de ENSINO. que deverão ser cumpridas no decorrer do curso. transversais. especialmente nas relações com o mercado do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade. cada curso tem um regulamento próprio e específico. 5 . Para fortalecimento das relações Comunidade/Instituição. sob a perspectiva de conciliar a teoria e a prática. Dada a sua importância e as exigências dos parâmetros normativos educacionais. conhecimento e competência do aluno. EXTENSÃO e PESQUISA. desenvolvimento social e de responsabilidade social. por avaliação de habilidades. de igualdade. Elas possibilitam o reconhecimento. portanto. as atividades são vistas como formas de promoção e garantia dos valores democráticos. Considerando o compromisso social da Instituição com o aluno. contribuindo com o processo ensino-aprendizagem. O aluno deverá cumprir até um máximo de 50% de atividades complementares no mínimo em duas das categorias. incluindo a prática de estudos e atividades independentes. componentes curriculares enriquecedores e complementadores do perfil do acadêmico. opcionais. Neste contexto. conforme resolução nº 012/2010. as atividades complementares visam promover uma efetiva integração do currículo. de interdisciplinaridade. inclusive a ser adquirida fora do ambiente acadêmico. As atividades complementares são. como componente do histórico escolar e compreendem qualquer atividade relacionada ao ENSINO. Natureza das Atividades Complementares As atividades complementares estão implantadas na estrutura do currículo pedagógico de cada curso. EXTENSÃO e PESQUISA. o ensino.

ao mesmo tempo. que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade. Assim. a Extensão Universitária tem como propósito. integrando o aluno desde cedo com o meio em que atuará. envolvendo professores. prover o aluno de uma prática que confirme e reforce a aprendizagem em sala de aula. Visam a socialização do conhecimento acadêmico e também a sua popularização por meio da interação da comunidade acadêmica com a sociedade. Além disso. tecnológico e social. As atividades complementares de EXTENSÃO consistem em um processo educativo. despertando a iniciativa e o espírito empreendedor dos alunos. estudantes e comunidade. 6 . Elas permitem aumentar o conhecimento teórico-prático do aluno por meio de trabalhos entre grupos. proporcionam experiências diversificadas. teórica ou empírica. cultural. contribuindo para a formação humana e fortalece o perfil de futuro profissional. Objetivos As atividades complementares previstas nos cursos de graduação do Uni-ANHANGUERA objetivam atender as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação e a Lei de Diretrizes e Bases. a fim de que os alunos possam visualizar o conteúdo do curso em sua projeção social real. estimulando a produção de conhecimento pelo próprio corpo discente. realizando um processo social com múltiplas funções. podendo ser realizadas dentro e fora do Centro Universitário. opcionais e interdisciplinares. Tais atividades estão determinadas a incentivar a prática de estudos independentes. intervir nos problemas da sociedade e. As atividades complementares de ENSINO se dispõem a promover atividades extra-classe. articulados com as demais atividades acadêmicas. científico. artístico.2. As atividades complementares de PESQUISA pressupõem a realização de pesquisa.

auxiliando na formação educacional do discente. reunir os comprovantes das atividades realizadas.Assim a formação universitária não estará restrita apenas à aplicação e interpretação do conhecimento. os demais documentos comprobatórios. certificados. deverá se matricular e pagar as 6 mensalidades a cada semestre. interpretando e relatando o conteúdo adquirido e a contribuição para sua formação. mesmo que tenha sido aprovado em todas as disciplinas regulares da grade curricular de seu curso (resoluções 001/2006 e 002/2006). 3. Caso não as cumpra. atestados e relatórios redigidos de próprio punho em formulários próprios. no portal Uni-ANHANGUERA e em mural próprio do Núcleo de Atividades Complementares e Estágio . É dever do aluno. até que as conclua. Com exceção do relatório que deverá ser apresentado em uma única via. Regras Básicas As atividades complementares promovidas pela instituição são divulgadas.PAC. após conferida com o documento 7 .NACE. Toda e qualquer atividade complementar deve ter aderência ou correlação com o curso em que o aluno está matriculado. deverão ser apresentados ao Protocolo de Atividades Complementares-PAC. para ter direito ao diploma de graduação. O relatório deve apresentar um descritivo claro e consistente da atividade problematizando. disponibilizados no Protocolo de Atividades Complementares . acompanhados de uma fotocópia que. Todos os cursos possuem Supervisores de Atividades Complementares que estão lotados no Núcleo de Atividades Complementares e Estágios – NACE. O aluno deverá cumprir e comprovar o número de horas em atividades complementares especificado na grade do curso. tais como: declarações.

com cronograma de trabalho. como: material informativo do evento ou atividade. o aluno deve apresentar um projeto que sintetize os aspectos gerais da atividade. Ao final das atividades o aluno deverá apresentar um relatório digitado contendo descrição detalhada da entidade. As atividades de pesquisa deverão ser atestadas pelo professor coordenador da pesquisa. As tarefas desempenhadas em Estágio Curricular Supervisionado (obrigatório) não serão computadas como atividades complementares. comprovante de pagamento (se for o caso) e declaração de participação. 8 . cópia da ficha de inscrição (se for o caso). os horários das atividades e os dados da entidade filantrópica. deverão ser anexados o máximo de comprovantes. Para comprovação e garantia de autenticidade das atividades complementares realizadas fora do campus Uni-ANHANGUERA. ramo de atuação. será encaminhada ao Supervisor das atividades do Curso no NACE para validação e arquivamento.original. endereço e telefone da entidade. relação das atividades realizadas e um relato sobre sua experiência e a contribuição da atividade para sua formação profissional e pessoal. programação e carga horária. O aluno deverá apresentar também uma declaração ou certificado (em papel timbrado e assinado pelo declarante com autonomia e carimbo) emitido pela entidade filantrópica endossando as atividades desenvolvidas. No caso de voluntariado em atividades filantrópicas.

O monitor auxilia o docente em várias tarefas didático-pedagógicas. de livre escolha do aluno. nos moldes exigidos por esta Instituição. Cursos de Aperfeiçoamento.que tenham levado em consideração a participação em cursos de línguas e cursos que não tenham aderência com a graduação do aluno. trabalhos práticos em biblioteca. Participação nas atividades de Multiplicador Acadêmico-NED-ED e NED-EAD coordenadas pelo Núcleo de Educação a Distância. Disciplinas extracurriculares. trabalhos didáticos. 9 . elaboração de projetos e de pareceres. realização de atividades on-line. Atividades Complementares de Ensino Execução das Atividades de Estudo Dirigido coordenadas pelo NED Núcleo de Estudos Dirigidos. desde que tenham implicações ou correlação com o curso em que está matriculado.4. Somente poderão inscrever-se nos editais emitidos pelas coordenações dos cursos. e que não integrem a matriz curricular do curso. os alunos que comprovem a aprovação na disciplina em que pretendem atuar como Monitor e que disponibilizem horas para o exercício da atividade. como: preparação de aulas. estabelecidas no regulamento de cada curso. Participação das Atividades inerentes aos parceiros do NACE. atendimento a alunos. Monitoria: realizado durante o período de graduação no UniANHANGUERA. Participação em projetos de consultoria. são disciplinas ofertadas pelo UniANHANGUERA ou fora da Instituição. com devida orientação do professor da disciplina. Participação no curso de Libras (obrigatório para os cursos de licenciatura). assessoria.

ou seja.obrigatório. Participação como ouvinte em visita técnica e viagem de intercâmbio com apresentação de relatório.Núcleo de Estudos Dirigidos As atividades do NED-ED são as Atividades Complementares de Ensino . Estudo Dirigido. com metodologia.1 Participação nas atividades semi-presenciais e não presenciais coordenadas pelo NED que se divide em dois grupos distintos: I) NED-ED. Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado. previamente reconhecido pela Coordenação do Curso. não presenciais via Portal Educacional Universitário. adotaram-se os seguintes critérios: “A atribuição da carga de horas/ atividades correspondente ao estudo dirigido (ED) será efetivada conforme o seguinte critério de validação: I) Realização ¡   . a sua quantidade e período de realização.Estágio Extra-Curricular. Participação como ouvinte. com horas definidas pelo Projeto Pedagógico. oferecido por Instituição de Ensino Superior. Em 2006 e em conformidade com Resolução 004/2006 do Conselho Universitário para deferimento das horas de atividades relativas ao ED (Estudos Dirigidos). Participação como ouvinte em projeto de extensão institucionalizado. na defesa de Monografias. denominada de ED. se necessário. Com calendário específico com previsão e prazo de execução de cada Atividade NED. com recurso de internet e mídias interativas e de atividades presenciais. Nestas atividades o NED-ED se reserva o direito de definir a cada semestre. Participação como ouvinte em curso de extensão presencial. 4. Estas atividades estão previstas na grade curricular.

75% (setenta e cinco por cento) das atividades propostas pelo NED . do semestre respectivo. chamados exercícios “on-line”. realizados no Laboratório de Informática exclusivo para o desenvolvimento da EAD. Os demais critérios são os mesmos das disciplinas presenciais. com o resultado do referido semestre. o aluno tem publicado em data prevista pelo Calendário Acadêmico. e exercícios de fixação.de. Esta validação das Horas-Atividades/ NED relativas ao ED. sempre presenciais. pelo menos. em uma das Avaliações. Esta modalidade de ensino e aprendizagem é regulamentada e amparada por Legislação própria. II) aprovação. dos mais modernos recursos da Tecnologia da Informação. vídeos nos formatos Mp4/Mp3/flv. II) Núcleo de Educação a Distância – NED EAD O Núcleo de Educação à Distância – NED EAD atualmente ministra duas disciplinas na modalidade semi-presencial. e ao EXTRATO DE HORAS-NED.     . O NED EAD oferece aos alunos aulas no formato HTML. As atividades são realizadas três vezes no semestre. no período respectivo através de seu PEED. e a Portaria 4. relacionadas aos conteúdos das atividades propostas pelo NED. Psicologia e Metodologia Científica.059/2004 do Ministério da Educação e Cultura.0 (seis). Junto com as notas das avaliações das disciplinas. Plano de Estudo Dirigido. a Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB Lei 9394/1996. com nota mínima de 6. utilizando para tanto. é efetuada no início do semestre posterior à execução. através do Portal Educacional Universitário. São disponibilizados aos alunos a oportunidade de dois encontros semanais com o professor.

2. b) em relação às pesquisas. realização de tarefas. ¢   . em relação à mesma. quinze (15) minutos antes ou depois da aula para solucionar possíveis situações ou quando julgar conveniente e informando ao Supervisor de Área sobre cada atendimento prestado d) Manter contato diário/semanal com o Supervisor de Área/NED sempre que necessário. c) em marcar reuniões. quando solicitado. Requisitos: Deverá ser eleito pela turma. a Coordenação do NED reserva-se o direito de desempatar.1.1. esclarecendo qualquer dúvida e prestando informações seguras e responsáveis sobre o uso do Portal. no caso de empate entre a turma e o Supervisor. no mínimo. Apoiar o Supervisor de Área: a) em relação à turma que representa. quanto ao uso do Portal. Atribuições: Apoiar a turma e o NED. via internet ou via presencial. por mais um período. Participação ACADÊMICO-NED nas atividades de MULTIPLICADOR 1. sempre que possível com. podendo ou não ser o próprio representante de sala. Poderá ser conduzido. pela turma. verificando as fundamentações de ambas as partes e atendendo seu Regulamento Geral.4. para a participação como MULTIPLICADOR ACADÊMICO-NED desde que atenda a três requisitos: ratificação de sua pessoa. ratificação de seu nome pelo Supervisor da Área. e) Transformar-se em um multiplicador sempre com atitudes pró -ativas.

g) Apresentar relatório parcial e final. sempre que necessário. para computar as atividades desenvolvidas. 2. no prazo estabelecido ou quando for solicitado.1.Professor da disciplina. Colaborar com o professor-orientador esclarecendo o uso do Portal. Distribuidas em 2 classes: Multiplicador NED EAD – 05 horas extensão e 25 horas ensino. via internet. i) Desenvolver o projeto designado para atividade extensionista. Cômputo de horas. 4. conforme determinado pelo Supervisor de Área.NED. (até) 30 horas de Atividades Complementares. na conclusão do semestre. inclusive inserções de plano de ensino e de aula. £   . Multiplicador NED – ED – 05 ensino e 25 horas de extensão. Cômputo de horas. h) Apoiar o professor de cada disciplina da turma em que foi eleito para resolver as dúvidas em relação ao NED. com o Tutor da Área. 3. Participação nas atividades de MONITOR -NED 1. bem como auxiliá-lo no que for preciso. Atribuições: Dentre as atribuições designadas por cada professor-orientador.f) Comparecer às reuniões presenciais e não presenciais agendadas pelo Supervisor de Área/NED e/ou Coordenação do NED. Manter contato. As horas são validadas de acordo com a monitoria do NACE. mantendo o tripé acadêmico: Assessor. através da avaliação de desempenho das atividades atribuídas. deverá estabelecer uma ponte de apoio entre o mesmo e o NED.2.

esportivo. visando a reciclagem. Os cursos de extensão são direcionados aos acadêmicos da Instituição. artístico e cultural. workshops. reuniões. a atualização ou a produção de novos conhecimentos. 3. Elaborar relatório no final do semestre para as atividades desenvolvidas no NED e anexá-lo ao relatório principal da atividade. (até) 20 horas de Atividades Complementares (dentre estas horas. Esses cursos delimitam a área do ¤   . congressos. painéis. planejadas e organizadas de maneira sistemática. conferências. algumas serão destinadas para a ponte de apoio entre o Professor e o NED). encontros. que visam produzir. que são desenvolvidos sob a forma de seminários. científico. Essas atividades poderão ter horas de atividades complementares desde que estas atividades estejam diretamente ligadas à área de abrangência de seu curso. com carga horária definida e processo de avaliação formal. Atividades Complementares de Extensão Eventos de extensão como responsável: ações de interesse técnico. 5. Cursos de extensão/aperfeiçoamento como responsável: ministrados de forma presencial. Ser sempre um multiplicador positivo com atitudes pró -ativas. palestras. jornadas e outras dessa natureza. semi-presencial. social.Comparecer às reuniões presenciais marcadas pelo Supervisor ou pelo NED para repasse de informações relativas ao mesmo e de interesse do professor-orientador. sistematizar e divulgar conhecimentos e técnicas numa determinada área de estudo. debates. mesas redondas. Cômputo de horas. bem como para a comunidade em geral. simpósios. no prazo estabelecido. composto de um conjunto articulado de ações pedagógicas de caráter teórico e/ou prático.

composto de um conjunto articulado de ações pedagógicas de caráter teórico e/ou prático. como conseqüência. Atuação em representações estudantis Participação na organização. ¥   . científico e tecnológico. Cursos de extensão/aperfeiçoamento como responsável: ministrados de forma não presencial. são de curta duração. planejamento e execução de serviços em eventos Participação como jurado em seção em tribunal de júri Participação em atividades do TSE Participação em projetos culturais institucionalizados Participação em atividades de cunho cultural Premiação em concursos Participação como co-responsável por viagem de intercâmbio e visita técnica Projetos de extensão como responsável: conjunto de ações processuais contínuas. de caráter educativo. visando a reciclagem. bem como para a comunidade em geral. diretamente ligadas à abrangência o curso. Participação como voluntário em ações sociais. a atualização ou a produção de novos conhecimentos.conhecimento que será abordada e como consequência são de curta duração. sistematizar e divulgar conhecimentos e técnicas. filantrópicas e comunitárias. que visam produzir. numa determinada área de estudo. social. Esses cursos delimitam à área do conhecimento que será abordada e. legalmente instituídas. Os cursos de extensão são direcionados aos acadêmicos da Instituição. planejadas e organizadas de maneira sistemática. cultural. com carga horária definida e processo de avaliação formal.

com apresentação de relatório. Via de regra. Atividades Complementares de Pesquisa Participação em projetos de pesquisa institucionalizados junto à Diretoria de Pesquisa e Extensão do Uni-ANHANGUERA. feiras e mostras de trabalhos acadêmicos. desde de que seja em área de aderência ao curso. envolvendo professores e estudantes. há uma escolha da área temática teórica que será abordada pelos acadêmicos e. Participação em projetos de pesquisa acadêmica reconhecido pela coordenação do núcleo de atividades complementares. Participação em projetos de iniciação à pesquisa. Elaboração e apresentação de trabalhos em exposições. seminários e outros eventos organizados pelo Uni-ANHANGUERA ou outra instituição de ensino ou pesquisa. Participação em grupos de pesquisa sobre temas da área de conhecimento do curso ou afim. ¦   .desenvolvidos com a comunidade e ofertada pelas coordenações dos cursos. coordenado ou orientado por docentes do Uni-ANHANGUERA. a aplicação desse conhecimento na comunidade. em semanas ou congressos de iniciação científica. posteriormente.orientado por docente do Uni-ANHANGUERA ou de instituição de pesquisa. artigo ou ensaio originado de trabalho de pesquisa publicado na mídia escrita ou revista acadêmica impressa ou eletrônica. onde o aluno esteja cadastrado como participante colaborador. Apresentação de resumos ou artigos em eventos científicos. 6. onde há uma troca de conhecimentos de forma criativa e produtiva. Autoria ou co-autoria de capítulo em livro.

Recebimento de comprovantes originais. Recebimento dos documentos com a validação da carga horária autorizada pelos Supervisores. 5. Procedimentos efetuados junto ao Protocolo de Atividades Complementares . acompanhados de uma fotocópia das atividades complementares realizadas dentro e fora da Instituição. 4.7. O relatório deverá ser redigido de próprio punho em formulário original (entregue pelo responsável pela atividade complementar durante a sua realização). contendo carimbo e assinatura do responsável pelo Protocolo de Atividades Complementares.PAC 1. Encaminhamento de relatórios e comprovantes de atividades complementares para validação e deferimento de horas pelos Supervisores dos cursos lotados no Núcleo de Atividades Complementares e Estágios .NACE. 3. em formulário próprio. §   . até um dia antes da realização da atividade. Recebimento de relatório da atividade complementar até cinco dias úteis após a sua realização. Bloco B. que será lançada no histórico do aluno. 2. Sala 16. Inscrições de todas as formas de atividades complementares promovidas pela Instituição.

Habilitação em Publicidade e Propaganda Direito Engenharia da Computação Química Total de Horas a Cumprir 300 300 200 300 150 300 200 200 Total de Horas a Cumprir Cursos de Licenciatura Pedagogia Ciências Biológicas Química 100 200 200 Cursos Superiores de Tecnologia Tecnologia em Gestão Ambiental Tecnologia em Marketing Tecnologia em Desenvolvimento de Software para Internet Tecnologia em Gestão Comercial Tecnologia em Gestão de Pequenas e Médias Empresas Tecnologia em Processamento de Dados Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Tecnologia em Processos Gerenciais Tecnologia em Gestão de Segurança Pública Tecnologia em Gestão Órgãos Públicos Tecnologia em Negócios Imobiliários Tecnologia em Gestão da Tecnologia de Informação Cursos de Complementação de Estudos / Sequenciais Sequencial de Vendas Sequencial de Pequenas Empresas Sequencial de Telesserviços Sequencial de Educação Ambiental Sequencial em Marketing de Relacionamento Sequencial de Economia Familiar Sequencial em Comunicação Visual Sequencial de Regulamentação Ambiental Sequencial de Cálculo Trabalhista Previdenciário Sequencial de Gestão de Orgãos Públicos Sequencial Gestão de Segurança Pública Total de Horas a Cumprir 200 150 200 100 100 200 100 100 100 100 240 100 200 Total de Horas a Cumprir 40 40 40 40 40 40 40 40 40 240 220 ¨   .8. Cursos de Bacharelado Administração Agronomia Ciências Biológicas Ciências Contábeis Comunicação Social . Carga Horária de Atividades Complementares por Curso.

Participação em eventos acadêmicos e profissionais (palestra. EXTENSÃO E PESQUISA. workshop. com relatório Atividade de Multiplicador Acadêmico – NED Curso de Libras (obrigatório para licenciatura) Monitoria Participação em projetos de consultoria. TCC. com apresentação de relatório Participação em oficinas de complementação de estudos Participação como responsável em eventos acadêmicos e profissionais (palestra. feira. filantrópicas e comunitárias.ED Atividade Parceiro NACE. feira. dissertação de mestrado. simpósio. congresso. seminário. semana. workshop. campanha e jornada) Participação como responsável/tutor em cursos de extensão a distância Participação como responsável /tutor em cursos de extensão presencial Participação em projetos de extensão institucionalizados (oferecidos por IES) Participação como voluntário em ações sociais. CARGA HORÁRIA REQUERIDA PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES EM VIGOR A PARTIR DE AGOSTO DE 2010 Quantificação EN7 EN8 EN9 EN10 EN11 EN12 EN13 EN14 EN15 EX1 EX2 EX3 EX4 EX5 EX6 Atividade de Estudo Dirigido do NED.9. campanha e jornada) Participação em cursos de extensão Participação em visitas técnicas e viagens de intercâmbio. seminário de curso. assessoria. simpósio. legalmente instituídas Atuação em representações estudantis   EN1 EN2 EN3 EN4 EN5 EN6 Atividade © Grupo Horas de Equivalência Nº horas prédeterminado / Curso 1 semestre 1 semestre 1 semestre Todo o curso 1 semestre Nº horas prédeterminado / Curso Tabela no verso 30 horas 20 horas 30 horas 40 horas 1 hora 1 hora 1 semestre 1 semestre 1 semestre 30 horas 60 horas 40 horas Todo o curso 20 horas 1 hora 1 hora 1 hora 1 semestre 1 hora 30 horas 1 semestre 1 hora 15 horas 1 hora 1 hora 1 hora 1 hora 1 hora 1 hora 1 hora 1 hora 1 hora 1 semestre 1 semestre 20 horas 10 horas . treinamento. elaboração de projetos ou de pareceres Disciplinas extra curriculares não aproveitadas na grade do curso Curso de aperfeiçoamento Estágio extra curricular Participação em defesa de monografia. tese de doutorado com apresentação de relatório Participação em grupo de estudo formalizado na Instituição. treinamento. Relação de Atividades Complementares por Categoria de ENSINO. congresso. semana.

planejamento e execução de serviços em eventos Participação como jurado em sessão do tribunal de júri Participação em atividades do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Participação em projetos culturais institucionalizados Participação em atividades de cunho cultural Premiação em concursos Participação como co-responsável por viagem de intercâmbio e visita técnica Representação de acadêmicos no Conselho Discente Participação em projetos de pesquisa institucionalizados Participação em projetos de iniciação científica ¡ EX7 .EX9 EX10 EX11 EX12 EX13 EX14 PE1 PE2 PE3 PE4 PE5 PE6 1 hora 1 hora 1 dia 10 horas 1 Semestre 25 horas 1 hora 1 hora 1 Concurso 1 Semestre 1 hora 1 hora 10 horas 15 horas 1 Semestre 1 Projeto / semestre 1 Projeto / semestre Autoria e co-autoria em livros. 1 Trabalho / feiras e mostras de trabalhos acadêmicos semestre 20 horas 40 horas 30 horas 15 horas 10 horas 20 horas 10 horas Legenda: EN – Ensino – EX – Extensão – PE – Pesquisa ¢ EX8 Participação na organização. capítulos de livros e 1 Artigo / revistas Semestre Participação em grupo de pesquisa Grupo / semestre Elaboração e apresentação de resumos ou artigos em 1 Artigo ou anais de eventos científicos resumo / semestre Elaboração e apresentação de trabalhos em exposições.

Pró-Reitoria de Ensino Pesquisa e Extensão Diretoria de Estudos Dirigidos e de Educação a Distância Tabela de Horas Atividades NED-ED 2010.02 Diretoria do Núcleo de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Nome do Curso Administração Ciências Contábeis Ciências Econômicas Direito Pedagogia Publicidade e Propaganda Períodos 8 8 CH_NED_PERIODO 18 18 CH_NED 144 144 8 25 200 10 8 8 15 6 9 150 48 72 Diretoria do Núcleo de Ciências Exatas e do Núcleo de Ciências Biológicas e da Saúde Períodos 5 CH_NED_PERIODO 20 CH_NED 100 10 6 10 16 100 96 6 25 150 8 18 144 6 16 96 8 18 144   ¢ Nome do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Engenharia da Computação Superior em Tecnologia em DSI Internet Ciências Biológicas – Licenciatura Ciências Biológicas – Bacharelado Química – Licenciatura e Bacharelado Agronomia .

de Sistemas Regulamentação Ambiental Linux e Aplicativos Livre Desenvolvimento para Web em PHP com ProtgreSQL Programação Java com Banco de Dados Programação PHP com Banco de Dados Ciências Biológicas – Bacharelado Ciências Biologicas – Bacharelado Química – Bacharelado Ciências Biológicas – Licenciatura Química – Licenciatura 6 16 96 6 16 96 2 10 20 1 1 10 10 10 10 1 10 10 1 16 10 6 16 96 8 16 96 6 6 16 16 96 96 6 16 96 Diretoria do Núcleo de Tecnologia. Projetos e Cursos Especiais Períodos 5 CH_NED_PERIODO 10 CH_NED 100 5 10 50 5 10 50 ¢ ¢ Nome do Curso Superior de tecnologia em Marketing Superior de Tec. da Informação Superior de Tecnologia em Analise e Desen. em Gest.Superior de Tecnologia em Gestão da Tec. de P e M Empresas Superior de Tecnologia em Gestão de Vendas .

Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários Superior de Tecnologia em Gestão Comercial Superior de Tecnologia em Gestão de Recurso Humano Superior de Tecnologia em Processo Gerencial Calculo Trabalhista Previdenciário Gestão de Pequenas Empresas Gestão de Vendas 5 20 100 5 20 100 5 20 100 5 20 100 2 10 20 2 10 20 2 10 20 Gestão de Instituições de Educação Infantil Marketing em Relacionamento Gestão de Telesserviços 2 10 20 2 10 20 2 10 20 Gestão de Empresas de Moda Gestão de Empresas de Segurança Gestão de Segurança Pública Gestão da Comunicação Visual Gestão de Órgãos Públicos Gestão de Transportes Urbanos 2 10 20 2 10 20 2 55 110 2 10 20 2 60 120 2 60 120 £ ¢ .

¤ ¢ .