RECEITA DE GRANOLA

Nutricionista dá a receita para preparar em casa

A Bikemagazine preparou para você uma receita de granola caseira que além de muito barata é bem equilibrada nos nutrientes. Seja você um atleta ou simplesmente um biker de fim de semana, a nutrição é muito importante para o seu bom desempenho.

Os cereais são ricos em fibras e carboidratos complexos. As fibras ajudam a controlar os níveis do colesterol além de colaborarem com a formação com o bom funcionamento do intestino. Os carboidratos fornecem a energia necessária que o ciclista necessita para seu exercício.

Veja como é fácil preparar sua granola caseira:

INGREDIENTES

Gérmen de trigo - 100g Farelo de trigo - 50g Flocos de milho sem açúcar - 350g Aveia em flocos - 200g Amêndoas - 50g Uva passa - 100g Semente de linhaça - 50g Mel - duas colheres de sopa

Rendimento de 900g

MODO DE PREPARO

Derreter em uma panela grande, com fogo baixo, uma colher de sobremesa de manteiga. Assim que derreter a manteiga, juntar a aveia e mexer em fogo baixo até que a aveia esteja dourada. Mexer sem parar.

Acrescentar todos os demais ingredientes - os flocos de milho por último - e mexer devagar, sempre em fogo baixo. Em seguida, acrescente o mel gradativamente, sempre mexendo. OBS.: O mel não pode esquentar muito para não perder suas propriedades. O mel tem apenas a função de formar uma liga e aderir os ingredientes pequenos (sementes, flocos de aveia, farelo). Não pode ficar muito molhado.

Retire da panela, deixe esfriar e armazene em
http://www.bikemagazine.com.br - Bikemagazine Powered by Mambo Generated: 3 June, 2009, 14:25

um vidro de boca larga. Manter bem fechado.

Servir com leite (desnatado ou integral), suco de fruta ou iogurte.

ENERGIA

O valor energético de cada porção - uma xícara de chá (80g) - é de 317 Kcal, distribuídos da seguinte forma:

69% de carboidratos 21% de gordura 10% de proteína

DICAS

- Ao ingerir granola tenha em mente que você necessitará consumir mais água. Procure se hidratar mais quando consumir esta mistura;

- A amêndoa pode ser substituída por avelã, castanha de caju e, em último caso, por amendoim (cujo sabor encobre todos os outros);

- A receita pode ser adaptada ao seu gosto pessoal. Você pode acrescentar banana chips (rodelas de banana seca e assada), trigo sarraceno, semente de gergelim, fruta cristalizada, damasco seco, ameixa seca. Todos ingredientes facilmente encontrados em supermercados, lojas de produtos naturais ou mercados municipais.

PROPRIEDADES

Gérmen de trigo - Rico em proteínas, potássio e vitamina B 6 Aveia - É energética. Rica em fibras solúveis, potássio e proteínas Amêndoa - Oleaginosa fica em gordura vegetal monossaturada Uva passa - Fonte de carboidrato e de potássio. Sabor agradável Semente de linhaça - Rica em ácidos graxos polinsaturados e Ômega 3

NUTRICIONISTA

Aline Arouca de Castro (foto) é nutricionista formada pela PUC de Campinas e
http://www.bikemagazine.com.br - Bikemagazine Powered by Mambo Generated: 3 June, 2009, 14:25

cursa pós-graduação na Unicamp.

Aline é a responsável pela Nutrielite - Consultoria em Nutrição, empresa que presta assessoria técnica para atletas e praticantes de atividades físicas. Elaboração de cardápios personalizados.

Avenida Orosimbo Maia, 2557 Cambuí - Campinas SP Fone: (19) 9112.3235

VEJA TAMBÉM:

RECEITA: Barra de cereais energético Faça você mesmo!

http://www.bikemagazine.com.br - Bikemagazine

Powered by Mambo

Generated: 3 June, 2009, 14:25