CPIP

Coordenação Pedagógica de Intervenção Prioritária

Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto
Jantar do CEF de Empregados de Mesa dia 7 de Dezembro a favor da campanha Um Mundo a Sorrir

Newsletter nº 01/2007 Novembro/Dezembro

No dia 7 de Dezembro, vai realizar-se um jantar de angariação de fundos para a CAMPANHA POR UM SORRISO que já intervencionou, no ano lectivo passado, dezenas de alunos que necessitavam de tratamento dentário. O Mundo a Sorrir, o Jornal de Notícias, entre outras entidades, foram determinantes no apoio que nos deram. Este ano será igual e já contamos com algumas solidariedades que desde já agradecemos antecipadamente. Assim, o CEF de Empregados de Mesa do Agrupamento vai organizar um jantar volante onde estarão presentes todos os que quiserem associar-se a esta campanha. Haverá um leilão de fotografias do Porto tiradas pelos alunos do 12ºB e pelos CEF. A quantia será de 5 sorrisos e podem inscrever-se por este email desde já. Lá os esperaremos a todos.
1º Festival de Frestas, Cais de Gaia. O Agrupamento de Escolas do Cerco presente

Correio electrónico do contacto:

cpipscerco@gmail.com

Foi dia 1 e dia 10 de Novembro que o nosso Agrupamento esteve presente no que foi o 1º Festival de Frestas, no cais de Gaia, e organizado pela Cargotopia que se preocupa pelo estado do ambiente do Mundo e particularmente do Mar. Foi assim que no dia 1 de Novembro alguns alunos dos 8º e 9º Os nossos Blogs e uma anos navegaram, à vela, do cais de Gaia ideia de Agrupamento até à Foz, comandados pelo holandês, Comandante Bart! No dia 10, entrou pelas 16h, para esmagar qualquer veleidade de con- O blog da Escola do Falcão corrência, a nossa equipa campeã nacional de ginástica acrobática que, de um modo O blog da Escola da Corujeira excelente, deixaram o professor Sérgio Silva O blog do 12B completamente embevecido com os nossos ginastas. A propósito: foi a última sessão O blog do 10 D pública desta coreografia. Também o Hip Hop e os Jovens Artistas do Pular a Cerca O blog do 10 H deram um ar da sua graça. Óptimos dias 0 blog do 8 F aqueles. Agora, até ao 2º Festival.
O blog do T2

Cerco(m)navegações: um Projecto de Empreendedorismo no Agrupamento

CPIPS

O Agrupamento concorreu ao rprojec-

to Educação pelo Empreendedorismo, projecto que tem o apoio da DREN e da DGIDC e que se inscreve numa estratégia que queremos cultivar nos alunos e que se traduz, genericamente, numa forma de levar os alunos a gostar de pensar e, de pois de pensar, agir e actuar, mas empreendendo sempre.É assim que surge o Projecto Navegar é Preciso que vai tentar fazer um jogo interactivo sobre os Descobrimentos, em CDRom; o projecto Arquitectura em Papel (objectos feitos com a técnica do Origami para venda);, o Clube de bodyboard (criação do clube) , a Helpwrite (desenvolvimento do projecto), Jardins de Fusões (preservar e melhorar os espaços) e o Painel de Fusões.

A construção e actualização de um blogue é uma forma de promover o desenvolvimento de competências transversais (com recurso à utilização das novas tecnologias), a diversidade de estratégias e metodologias de aprendizagem. Se necessitar de ajuda para construir um blogue, estamos à disposição. Contacte-nos.

Plano Nacional de Leitura — Do 1º Ciclo ao Secundário: um projecto agregador do Agrupamento

O projecto Ler é preciso! pretende juntar o Agrupamento em torno de uma dinâmica devidamente enquadrada no TEIP 2 e transversal a todos os ciclos de aprendizagem Este projecto procura, pois, conjugar o desenvolvimento da competência de leitor com o aprender a viver em comunidade. Assim, na sua implementação importa ter em conta que esta aprendizagem passa pela integração dos conceitos essenciais para a sociabilização do ser humano, tais como, justiça, igualdade e solidariedade, para além da apropriação dos valores fundamentais da vida em sociedade como, por exemplo, o respeito pelos outros e pelos seus direitos, o aceitar das diferenças e o assumir das responsabilidades. A obra escolhida como agregadora de vontades é O Aquário de João Pedro Mésseder. No aquário, vivem pouco harmoniosamente um brilhante peixe vermelho, três peixes azuis, que o invejavam, e um enorme peixe negro. No final, após algumas peripécias, o habitante vermelho deste microcosmos age, desinteressadamente, em favor do bem comum, repondo a ordem inicial no espaço e mostrando que é possível viver em comunidade, caso as diferenças sejam respeitadas.
O Agrupamento aderiu ao «Artes na Escola»: Luísa Costa Gomes a 11 de Dezembro; O poeta Paulo Teixeira a 18 de Janeiro na Secundária

No âmbito do Projecto «Artes na Escola» (DREN / DGIDC), a escritora Luísa Costa Gomes e o poeta Paulo Teixeira irão colaborar de perto com duas turmas do Ensino Secundário, em oficinas de leitura e escrita. A primeira visita da autora de A Pirata está agendada para o dia 11 de Dezembro.

Vamos ao «Projecto Rock in Rio Solar» com os nossos alunos

Numa iniciativa da Prof. Marina Castro e do Prof. Óscar, a nossa escola já está a preparar o Rock in Rio. Para o efeito, foi desenhado um projecto que visa a eficiência energética e a redução de emissões de gases com efeito de estufa. Vamos esperar por mais pormenores e acompanhar com o carinho que este projecto merece os seus desenvolvimentos. Força!

Para remover o seu nome da nossa lista de correio, clique aqui. Perguntas ou comentários? Envie-nos uma mensagem de correio electrónico para cpipscerco@gmail.com