You are on page 1of 15

O Fundamento da Igreja

A sua origem

Basta ler o Novo Testamento para perceber claramente a origem da Igreja.
Ela estava no coração de Jesus. Quando Jesus perguntou aos discípulos –
“Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”, Mt 16:13, as respostas
foram as mais variadas, mas quando perguntou diretamente a eles, Pedro
respondeu: “Tu és Cristo, o Filho do Deus vivo”, Mt 16:16. E no verso 18,
Jesus manifestou que tinha alguma coisa nova para revelar – a Fundação da
Igreja. E de fato, no dia de Pentecostes, inaugurou a Igreja, derramando do
seu Espírito e tornando-a poderosa para a sua missão evangelizadora:
“Portando ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do
Filho e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos
tenho mandado...”, Mt 28:19-20. E criou-a para distribuir com os pecadores o
tesouro da salvação. Incumbiu os apóstolos dessa tarefa, conforme o que
acima ficou dito.

A base da Igreja

A Igreja Católica Apostólica Romana ensina que Pedro é o fundador da
Igreja, mas, por mais que se indague, não há comprovação Bíblica. Se a Igreja
tivesse como fundamento qualquer ser humano, estaria fadada ao fracasso.
Em resposta a afirmação de Pedro – “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” – é
que Jesus revelou do coração do Pai, a existência da Igreja. Jesus disse – “A
MINHA IGREJA” E Paulo referendou – “A IGREJA DE DEUS”, Mt 16:18 e At
20:28.

Os componentes da Igreja

A palavra IGREJA é traduzida por reunião, assembléia, o que indica
ajuntamento para o culto – “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em
meu nome, aí estou eu no meio deles”, “Que fareis pois, irmãos? Quando vos
ajuntais, cada um de vós tem...”, Mt 18:20 e I Co 14:26. Então a Igreja é
composta de pessoas regeneradas que, unindo-se a Cristo pela fé, e aos
irmãos, lutam pelo crescimento de sua vida moral e espiritual. Os cristãos,
1

4:13-18). e os do caminho (Mt 22:16 e At 9:2). passado e do futuro. consiste na distribuição do pão e do vinho. A Ceia do Senhor. cristãos (At 11:26). As ordenanças da Igreja São duas as ordenanças instituídas por Jesus: o Batismo e a Ceia do Senhor. 4. estabelecem a diferença entre os que pertencem à Igreja e o resto do mundo. Jesus mesmo. Igreja terrena e divina A Igreja é uma Instituição Divina. TEMPLO DE DEUS (I Co 3:16. 56:7 e At 2:46. entregando o seu corpo (Lc 22:19) e o vinho é a representação de seu sangue derramado na cruz por nós (Lc 22:20): “Isto é o meu corpo. 2. Não existe outro meio de ingressar na Igreja de Jesus a não ser pelo Batismo (Mt 28:19.. O pão é a comemoração de modo especial da morte de Cristo que nos libertou do pecado. Mt 16:18. Mc 16:16. 17) e NOIVA DE CRISTO (Ap. 47). também. O Batismo nas águas é o rito de iniciação da igreja cristã. 27). O serviço da Igreja 1. que por vós é dado. simbolizando o começo da vida espiritual.membros da Igreja. Embora se manifeste como local.” e “Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue. diferente de qualquer instituição humana. oração e testemunho (Is. é indestrutível. com adoração. A Igreja está comissionada para explicar o plano da salvação e trazer almas a Jesus (Mt 28:19-20 e MC 16:15. 2 . At 2:38. engloba todos os crentes do presente. Ela é temporal porque realiza a sua obra na terra e é perpétua porque um dia será levada para o céu. A Igreja é ilustrada como o CORPO VIVO DE CRISTO (I Co 12:13. discípulos (Jo 6:66). É de seu dever convocar o mundo para cultuar a Deus. santos (Fp 4:21). eleitos (Cl 3:12). crentes (I Tm 5:16). 8:12. Está incumbida de proclamar os sinais (Mc 16:17 a 20). 3. pois são os salvos da Igreja visível e invisível. Proclamar que um dia Jesus virá buscar os salvos (I Ts.. . disse que “. e a promessa da presença permanente de Jesus (Mt 28:20). que é derramado por vós”. Essas ordenanças representam Cristo e os seus benefícios e. contudo. são chamados de irmãos (Gl 4:12). 38).. Portanto. 19:7 e 22:17).. Ela tem o dever de ensinar os homens como viver bem e a maneira de se preparar para a vida futura.as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. 5. instituída na véspera de sua morte expiatória.

o Sistema representativo de Governo. dependem da aprovação dos membros da igreja. O sistema de Governo Presbiteriano ou Representativo entende que os outros são defeituosos pelas seguintes razões: no governo episcopal uma só pessoa decide. O governo da Igreja local Os membros da Igreja elegem os Oficiais da Igreja – Presbíteros e Diáconos para um mandato de dois (2) anos. Os Presbíteros. os erros também são freqüentes. Ela está no mundo. inclusive Assembléia de Deus. forma o conselho da Igreja. e no sistema congregacional. Por exemplo. Anglicana. A Junta Diaconal funciona sob orientação do Conselho da Igreja Local. mas não é do mundo. com a participação de todos os membros. ou pelo Papa. que cuida do governo. que são os Oficiais Maiores. Alguns atos do Conselho. juntamente com o Pastor. como Instituição Eclesiástica. reunidos em assembléia. cuidarão do governo da Igreja. reunidos em assembléia. tendo uma compreenção limitada. que. aquisição ou alienação de imóveis de propriedade da igreja só poderá 3 . os membros da igreja local. Estes são chamados de Presbíteros. como nas Igrejas Católica Romana. são os mais qualificados. como segue: Governo A Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil. no governo congregacional. bem como da beneficência e ação social. se o Oficial. elegem os seus representantes. onde o governo é exercido pelo bispo. portanto. No sistema episcopal uma só pessoa decide por todos. da administração e da disciplina local. no entendimento geral. em sua administração temporal. após consagração e posse. ela pode ser vista com uma estrutura. maior ou não. as decisões são tomadas por todos. ficará em disponibilidade. No sistema presbiteriano. Congregacionais e a maioria das Pentecostais. como no caso da Igreja Presbiteriana Renovada. o mesmo sistema adotado pelas Igrejas Presbiterianas. isto é. E estes então. como nas Igrejas Batistas. que cuida da ordem da igreja e seus arredores. onde as decisões são tomadas em assembléias ou sessões. Os Diáconos formam a Junta Diaconal. para tal fim. portanto. não for reeleito. Expirado o prazo do mandato. não obstante. de acordo com as exigências Bíblicas e as habilidades naturais observadas por todos. O que na realidade é um meio termo entre a forma de governo episcopal.militante e triunfante. pela razão de que nem todos estão preparados para tomar decisões. adota. e a forma de governo congregacional. Luterana e Metodista. os erros são mais freqüentes.

Vice-Presidente. que é constituído pelos Pastores. Sociedades Internas e outros. e nos intervalos de suas reuniões ordinárias. Tendo a responsabilidade de assuntos doutrinários e de competência no âmbito nacional.ser feita mediante aprovação da assembléia. Os Diretores de Departamentos. bem como as igrejas. entretanto sem direito a voto. a Confissão de Fé de Westminster. pelos Presidentes Presbiteriais e pelos Presidente das Instituições Internas da Igreja. tais como Missão Priscila e Áquila-MISPA. O governo nacional O Governo da Igreja Presbiteriana Renovada. no início da reunião ordinária. Sistema doutrinário A Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil adota como exposição das doutrinas Bíblicas. são designados pelo Conselho. Primeiro Secretário. Tendo como única regra de fé e 4 . Obreiros Provisionados e pelos Presbíteros representantes das igrejas daquela região. a nível nacional. Secretário Executivo. no caso das Sociedades Internas. do batismo com o Espírito Santo e a atuação dos dons espirituais para os nossos dias. sempre em um número de dois (2) para cada Departamento. que são de três em três anos. Os pastores são membros do Presbitério. em cada reunião. Segundo Secretário. A Diretoria Administrativa é composta pela Diretoria Executiva Nacional. é exercido pela Assembléia Geral. Obreiros Licenciados. e daqueles constantes no Manual de Normas da IPRB. A Diretoria Executiva Nacional é composta de Presidente. Primeiro Tesoureiro e Segundo Tesoureiro. Além desses existem os líderes da Igreja – Departamentos. Os Presbíteros são nomeados pelos Conselhos. Gráfica ALELUIA. e exercem o governo daquele subordinados aos conselhos e Oficiais. que são eleitos pelos membros de cada segmento. para representa-los. incluindo os Evangelistas que tem assento no Presbitério para discussões das matérias. O governo regional ou presbiterial As igrejas de uma determinada região são supervisionadas pelo Presbitério. associação Evangélica Educacional Beneficente – AEEB. eleitos a cada três anos. etc. é administrada pela Diretoria Executiva Nacional e pela Diretoria Administrativa.

A Igreja Presbiteriana A reforma protestante A partir do ano de 1300. Essa assembléia foi convocada pelo Parlamento Inglês para elaborar os princípios de governo. historicamente. por isso. batistas e presbiterianos. A Confissão de Fé e os Catecismos são conhecidos. Abel A. João Huss (1373?-1415). porque não conseguiram superar o legalismo religioso – não descobriram a graça salvadora. Eles foram preparados por uma assembléia de clérigos anglicanos. Por ter sido estabelecida pela Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos da América. Aspiravam ver surgir uma igreja nacional. quando a Bíblia afirma: “Pela graça sois salvos. o mundo ocidental experimentou um sentimento crescente de nacionalismo. Queriam fazer alguma coisa para alcançar a salvação. na Inglaterra. é dom de Deus. A confissão de fé e os Catecismos foram aprovados pelo Parlamento Inglês em 1648. doutrina e culto que deveriam reger as atividades religiosas na Inglaterra. Professor da Universidade de Praga. A assembléia foi instalada no dia 01 de julho de 1643. Ef 2:8. Camargo.163 sessões. Escócia e Irlanda. O local da reunião foi a Abadia de Westminster e. Eram homens cultos. para que ninguém se glorie”. de vida exemplar. Professor na Universidade de Oxford. independentes. ficou conhecida como Assembléia de Westminster. que tinham prazer na leitura e na exposição da Bíblia Sagrada. A Igreja Presbiteriana da Escócia. São chamados precursores porque antecederam aos reformadores e. – Manual de Lições Bíblicas p/ Preparação de Batismo – ALELUIA. A maior presença consta de 96 membros. e isto não vem de vós. 1. A participação média variava entre 60 e 80 membros. (hoje República Techa).988. sem contar as reuniões de comissões e subcomissões. mediante a fé.9. a Igreja Presbiteriana do Brasil também fez o mesmo. não de obras. que foi queimado 5 . principalmente. Os principais precursores da Reforma foram: João Wyclif (1328?-1384). como Símbolos de Westminster.prática a Bíblia Sagrada. com a presença de 151 membros. Esse clima favoreceu o surgimento dos Precursores da Reforma. congregacionais. Os povos não queriam sujeitar-se a Roma. a da Inglaterra e a dos Estados Unidos da América adotaram a Confissão de Fé e os Catecismos como padrão doutrinário. Realizou 1.

de onde comandou a expansão do movimento de reforma. Mesmo assim é considerado o “pai do protestantismo reformado” (Presbiterianismo). Depois voltou para Wittenberg. antes de completar 22 anos de idade. Colombo descobrira a América. E Lutero foi o homem que Deus levantou para desencadear o movimento que resultou na Reforma Religiosa do Século XVI. Martinho Lutero afixou. Neste mesmo ano teve que se esconder durante 10 meses no castelo de Wartburgo. Mas sua situação interior só piorava. Entrou para o mosteiro agostiniano de Erfurt. No século XVI a situação era bastante propícia a uma refoma da igreja. E ao estudar a Epístola aos Romanos descobriu que “o justo viverá por fé”. Lutero tentou reformar a igreja. na Itália. Antes o perseguiu violentamente. e encontrou a paz e a segurança da salvação. ocorreram outras tentativas de reformar a igreja. e Girolando Savonarola (1452-1498). em Florença. pela fé. Tudo isso preparava o terreno para a reforma. Foi lá que Lutero dedicou-se ao estudo das Escrituras. No ano seguinte foi para Wittenberg preparar-se para ser professor na recém criada universidade daquela cidade. Contudo. pois morreu prematuramente no campo de batalha. Era o início da Reforma Protestante. mas Roma não quis se reformar. O Presbiterianismo Paralelo à Reforma de Lutero. No dia 31 de outubro de 1517. Além dos movimentos liderados pelos precursores da Reforma. Ele já havia feito tudo que a igreja indicava para alcançar a paz com Deus. Martinho Lutero nasceu no dia 10 de novembro de 1483. quando resolveu tornar-se monge. Em 1521 ele foi excomungado. E o descontentamento com a igreja persistia. as suas 95 teses. Rm 1:17. Gutemberg revolucionara o processo de impressão de livro. em 1505. para não ser morto. entregou-se a Jesus Cristo. Mas o homem responsável pela sistematização doutrinária e pela expansão 6 . Sua família era pobre e ele lutou com muita dificuldade para estudar. A Europa estava no limiar de uma nova era política e social. perto de Eisenach. Era mais novo do que Lutero apenas 50 dias. que foi enforcado e queimado por ordem do Papa Alexandre VI.por causa da sua fé. mas sem êxito.. Dois anos depois foi ordenado sacerdote. no dia 11 de outubro de 1531. mas tinha formação e idéias diferentes do reformador alemão. não pode ir muito longe em seu movimento de reforma. na porta da capela da Wittenberg. Preparava-se para ingressar no curso de Direito. monge dominicano. surgiu na Suíça um reformador chamado Úlrico Zwínglio.. Ao descobrir a graça redentora.

província da Picardia. Reformados. O Protestantismo Reformado foi levado para Escócia por George Wishart. As primeiras igrejas reformadas surgiram no final da decada seguinte. que passou alguns anos em Genebra estudando aos pés de Calvino. Ele nasceu em Noyon. na França. Neste ano um amigo de Calvino. Calvino passava por Genebra. Não se sabe com precisão o ano em que o jovem Calvino converteu-se a Jesus Cristo. E o seu discurso de posse falava em reforma. Sabendo da presença de Calvino. A Inglaterra passou a dominar a Escócia e a rainha Elizabete I ( 1558 à 1603 ) não apreciava os aspectos populares do sistema presbiteriano de governo. Puritanos. e se tornou conhecido como Calvinismo. numa linguagem que refletia idéias luteranas. chama Nicolas Cop. que estudara na Suiça e foi morto na fogueira da inquisição em 1546. No ano seguinte o parlamento aboliu o catolicismo e adotou a fé reformada ( Confissão Escocesa ). conhecida como Institutas. O rei Carlos I ( 1625 à 1649 ) queria impor o anglicanismo aos puritanos ingleses e aos presbiterianos escoceses. Estas foram as primeiras Igrejas Presbiterianas. Mas Calvino foi. Farel foi ao seu encontro e o persuadiu a ficar na cidade para ajuda-lo. E Guilherme Farel liderava o movimento protestante na cidade. Calvino e Nicolas Cop foram obrigados a fugir de Paris. Escreveu dezenas de livros. Sua principal obra é a INSTITUIÇÃO DA RELIGIÃO CRISTÃ. Presbiterianos. um grande teólogo. Em julho de 1536. na Escócia. na Inglaterra. tomou posse como Reitor da Universidade de Paris.Em dezembro de 1560 reuniu-se a primeira Assembléia Geral da Igreja Presbiteriana Escocesa que elaborou o Livro de Disciplina. Jeanne lê Franc Calvino. E o comentário geral era que o discurso tinha sido escrito por Calvino. Os eventos se precipitaram com o retorno do líder John Knox ( 1514 à 1572 ). Aos 14 anos. Alguns historiadores julgam que foi em 1533. Seu pai era advogado e se chamava Gerar Calvino. O rei Francisco I resolveu agir contra os “luteranos”. E Calvino fez de Genebra uma cidade modelo. e retornou ao seu país em 1559. morreu quando ele tinha apenas 3 anos de idade. A cidade havia se declarado oficialmente protestante no dia 21 de maio daquele ano. no dia 10 de julho de 1509. Sua mãe. O sistema doutrinário elaborado por Calvino é essencialmente Bíblico.do protestantismo reformado foi João Calvino. Os seguidores do movimento iniciado por Zwínglio e estruturado por Calvino se espalharam imediatamente por toda a Europa. Com 20 anos formou-se em Direito na Universidade de Orléans. Calvino entrou para a Universidade de Paris. na Suíça e Países Baixos (Holanda). acima de tudo. Na França eles eram chamados de Huguenotes. concluída em 1559. preferindo uma estrutura episcopal que deixava o controle ultimo da igreja nas mãos das autoridades civis. 7 .

mas por uma profunda espiritualidade. As igrejas escocesa ( Presbiterianas ). Esse Parlamento convocou a ”Assembléia de Westminster”( 1643 à 1649 ). Diante da recusa do Parlamento em ser novamente dissolvido. que produziu os padrões presbiterianos de culto. além de calamidades naturais como a seca. que concordou em ajudar sob uma condição: que todos os membros da Assembléia de Westminster e do Parlamento assinassem um pacto solene comprometendo-se a manter e defender a Igreja Presbiteriana da Escócia e a reforma da igreja na Inglaterra e na Irlanda em sua doutrina. pelo menos 250 mil destes cruzaram o Atlântico. Os presbiterianos escoceses também puderam enviar representantes à Assembléia de Westminster. o que só acontecia após muita discução e estudo. a maioria puritana tornou-se ainda mais expressiva. Feita nova eleição. adotaram os padrões de Westminster.Isso foi aceito. Logo que chegaram e foi assinado o pacto solene ( 1643 ). e até hoje estes permanecem a base da maioria das igrejas protestantes. Eles se erradicaram principalmente em Nova Jersey. O Parlamento buscou o auxílio da Escócia. Tão logo a Assembléia iniciou os seus trabalhos. 4 pastores e 2 presbíteros. Eles exerceram uma influência desproporcional ao seu número. com fundamento na teologia de Calvino. Desta forma tais documentos receberam a aprovação de teólogos de renome e pelos representantes do povo que compunham o Parlamento da Inglaterra. de acordo com a Palavra de Deus. Cada documento produzido era encaminhado ao Parlamento para aprovação. Para frustração do rei. Maryland. que foi prontamente dissolvido. houve uma mudança radical no trabalho da Assembléia.Porém estes ultimos se rebelaram e enfrentaram com êxito os exercitos reais. Agora passou-se a fazer uma reforma completa da igreja. e o resultado foi uma guerra civil. começaram a imigrar para os Estados Unidos. Gastava-se muito tempo em oração e tudo era feito em um espírito de reverência. A partir de 1715. muitos escoceses presbiterianos que habitavam no norte da Irlanda. governo. Pensilvânia. No oeste da Pensilvânia eles 8 . mas sem poder de voto. 20 membros da Casa dos Comuns e 10 membros da Casa dos Lordes. Até então a idéia era de revisar os Trinta e Nove Artigos da Igreja Anglicana. composta de 121 dos mais capazes pastores da Inglaterra. os ingleses elegeram um parlamento puritano. governo e doutrina ( Confissão de Fé e Catecismos ). Precisando de mais tropas. Até 1775. inglesa ( Puritana ) e irlandesa. Os documentos da Assembléia de Westminster caracterizaram-se não somente pela erudição teológica. culto e disciplina. as forças parlamentares começaram a sofrer reveses na guerra. Com isto. começaram a sofrer restrições religiosas impostas pelo governo inglês. A consequência desta foi a execução do rei. Carlos se viu forçado a promover a eleição de um Parlamento. Virgínia e nas Carolinas.

estado de São Paulo. a segunda foi no Estado de São Paulo. fundada em 23 de maio de 1869. Simonton dirigiu o primeiro trabalho em português. iniciou suas atividades em 14 de janeiro de 1867. Embora tivesse estudado Português em Nova Iorque. no Estado do Rio de Janeiro. pastores brasileiros. ao mesmo tempo. procurando conhecer o país e. Era formado pelo Seminário de Princeton e ordenado Pastor pelo Presbitério de Carlisle. naturalizado norte-americano. O terceiro missionário era um alemão. no estado 9 . e a Igreja Presbiteriana de Borda da Mara. Ele chegou no dia 7 de dezembro de 1861. faleceu em solo brasileiro. ele se dedicava ao trabalho de evangelização dos estrangeiros que ali residiam ou que por ali passavam. No dia 22 de abril de 1860. isto é. interior de Minas Gerais. As subsequentes foram: Igreja Presbiteriana de Brotas. chamado Francis Schneider. Dois anos depois. Ashbel G. O Rev. mas os missionários viajavam pelo Brasil todo. O segundo missionário presbiteriano a chegar ao Brasil foi Alexander Blackford. no interior paulista. Por isso. O primeiro pastor ordenado foi o ex-padre José Manoel da Conceição. fundada no dia 13 de novembro de 1865. Tinha apenas 26 anos de idade. fundada no dia 17 de maio de 1868. E o primeiro Seminário Presbiteriano a funcionar em solo brasileiro. a 5 de março de 1865. Simonton não tinha domínio de nossa língua suficiente para pregar aos brasileiros. A primeira Igreja Presbiteriana organizada no Brasil foi no Rio de Janeiro em 12 de janeiro de 1862. A assistência total somava cinco pessoas: três crianças e duas moças. Era uma Escola Dominical. que era casado com uma irmã de Simonton. divulgar o evangelho.fundaram Pittsburgh. Simonton recebeu os dois primeiros membros: um norte americano e um português. a cidade mais presbiteriana dos Estados Unidos. Ele e a esposa chegaram ao Rio de Janeiro no dia 25 de julho de 1860. chegou ao nosso país o primeiro missionário presbiteriano: Ashbel Green Simonton. no dia 22 de junho de 1862. Ele foi recebido por profissão de fé e batismo. enquanto aprendia melhor o português. pelo Presbitério do Rio de Janeiro. A missão estabeleceu sua sede no Rio de Janeiro. Simonton era descendente destes escoceses-irlandeses da Pensilvânia. O Presbiterianismo no Brasil No dia 12 de agosto de 1859. O primeiro brasileiro a se tornar membro da Igreja Presbiteriana se Chamava Serafim Pinto Ribeiro. fundado com o objetivo de preparar e treinar nacionais. a Igreja Presbiteriana de Lorena. O Reverendo Ashbel Green Simonton.

a IPB e a IPI cresceram muito. em 1865. Surgiu uma diferença sobre prioridades em relação ao Instituto Mackenzie em detrimento do evangelismo e estruturação do seminário. O Sínodo criou o Seminário Presbiteriano.650 congregados. os independentes organizaram o seu presbitério. O periodo mais conflitivo estendeu-se até 1906. 10 presbitérios. sendo seu primeiro diretor o Dr. desligando-se assim das igrejas-mães norte-americanas. elegeu seus dois primeiros professores e dividiu o presbitério Campinas-Oeste de Minas em dois. No início de agosto de 1903. O seminário começou a funcionar em Nova Friburgo-RJ. Igreja Presbiteriana Independente Infelizmente o progresso deste periodo foi ofuscado em parte pela grave crise que se abateu sobre a vida da igreja. 127 candidatos ao ministério. 41 Presbitérios. na reunião do Sínodo. e a IPI contava com 3 sínodos. São Paulo e Minas. até que em 1957 a IPB contava com 6 sínodos. John Rockwell Smith.500 membros. o Rev. Nesse periodo a denominação expandiu grandemente. Nas decadas posteriores. até que em 31 de julho de 1903. em 13 de janeiro de 1872. 189 10 . Eduardo Carlos Pereira e seus colegas desligaram-se deste e formaram a Igreja Presbiteriana Independente. no dia 8 de dezembro de 1867. O Sínodo compunha-se de três presbitérios ( Rio de Janeiro. luta pela posse de propriedades e litígios judiciais. 389 ministros. e os independentes tinham 56 igrejas e cerca de 4. doze pastores nacionais e cerca de sessenta igrejas. Campinas-Oeste de Minas e Pernambuco ). Paralelamente surgiram outras divergências doutrinárias entre pastores e os líderes do Mackenzie.200 membros. que assim tornou-se autônoma. O segundo a se organizar foi o Presbitério de São Paulo. Horace Manley Lane. com quinze presbíteros e sete pastores. pastores brasileiros e igrejas locais.de São Paulo. no ano de 1892 e no início de 1895 transferiu- se para São Paulo tendo à frente o Rev. com muitos novos missionários. A Igreja Presbiteriana do Brasil O Primeiro Presbitério a se organizar foi o do Rio de Janeiro. tinha vinte e três missionários. 489 igrejas. 883 congregações. Nesta época a Igreja Presbiteriana do Brasil contava com 77 igrejas e cerca de 6. O Instituto Presbiteriano Mackenzie foi criado em 1891.741 membros comungantes e 71. Seguiu-se um triste periodo de divisões de comunidades. Em setembro de 1888 foi organizado o primeiro Sínodo da Igreja Presbiteriana do Brasil. 89.

Drumond de Oliveira Caixeta. O então pastor desta igreja. após participar de um Encontro de Avivamento Espiritual em Belo Horizonte. no Brasil Central. A Comissão Unida do Centenário composta pela IPB. foram a fonte para expansão do avivamento na região. levando-as a buscar o batismo com o Espírito Santo e os dons espirituais. Nesse período surgiram lutas e o grupo dissidente organizou a Igreja Bom Pastor. Desde 1966. Nagep Morais Amim. Jonathan Ferreira dos Santos. Muitos tomaram conhecimento da obra e estes dois fatos ( a Equipe e os Encontros ). A IPB de Cianorte foi fundada em 1955. avivamento espiritual. Deus começou a despertar pessoas dentro da IPB. O movimento cresceu. Abel Pereira Cortes e Sebastião Rodrigues dos Santos. o presbitério Brasil Central arrolava 15 igrejas. em 1963. Logo o movimento passou a preocupar a direção da IPB. Jonathan foi 11 . O Pr. consolidação das instituições da igreja. afirmação da fé reformada e homenagem aos pioneiros.igrejas. Seus líderes eram os pastores Paulo de Oliveira Brasil. Nessa igreja surge a ”Equipe Jovens Livres”. que tomou medidas para evitar que o avivamento proliferasse. Avivamento espiritual na IPB Por volta de 1962. Cianorte era conhecida pelos grandes encontros de avivamento que promovia e que chamaram muito a atenção dos crentes que desejavam uma vida cristã mais abundante. tornou-se aberto às práticas pentecostais. juntamente com alguns presbíteros. 8 pastores e 8 evangelistas. reuniu-se em São Paulo entre os dias 27 de julho e 06 de agosto de 1959. O lema do centenário foi. Muitos se desligaram da IPB e formaram a Igreja Cristã Presbiteriana. A 18ªAssembléia da Aliança Presbiteriana Mundial. O centenário no Brasil A campanha do centenário da Igreja Preasbiteriana em solo brasileiro foi lançada em 1946 tendo como objetivos.000 membros comungantes. O Distrito Federal foi alcançado em 1970. 105 pastores e cerca de 30. IPI e Igreja Reformada Húngara. expansão numérica.”Um ano de gratidão por um século de bençãos”. Em 1974. Sua igreja começou a prosperar e havia ardente desejo de vida espiritual mais profunda. notadamente em Goiânia. ocorrendo a realização de vários encontros de avivamento. planejou uma grande campanha evangelística e estendeu-se por todo o país em 1952.

o Supremo Concílio abre a IPI para o avivamento. Possuia também um Instituto Bíblico. Entre seus líderes estavam o Pr. mocidade formando conjuntos e cantando com liberdade. E. em agosto de 1968.000 membros. o presbitério de Cianorte arrolava 16 pastores. cultos movimentados. mudança de vida e crescimento espiritual. Pb. alguns já cheios do Espírito Santo. começaram a buscar avivamento para suas igrejas. realizada em Londrina-PR. João Ceolin. Do outro lado. Havia esperança de que uma posição conciliadora fosse alcançada. Os primeiros grandes despertamentos ocorreram nas igrejas do estado de São Paulo. assim como na IPB. Avivamento espiritual na IPI No final da decada de 60. Mais tarde Cianorte ganhou novamente a projeção e isto gerou novos conflitos. ”pentecostalismo”. Francisco Lamônica Crespo. Mas. a que chamavam de ”fanatismo”. inclusive o de Cianorte. este mais tarde um dos líderes da IPRB. contrariamente às expectativas. de um lado crentes abertos à renovação. Desta data até o próximo Concílio. Em 1969. a santificação das vidas. Outros fizeram o mesmo. O Pr. vendo que não havia condições de trabalho. Pb. orientando e pedindo moderação. Dário José Caetano. pastores e membros da IPI. em 1968.etc. a resistência a essa situação inovadora no meio presbiteriano. Finalmente chega a época do Supremo Concílio. João Alves Veloso e Pb. Paraná. Pr. configurou-se um nítido quadro.transferido. quando muitos pastores tiveram uma experiência carismática. deixou a IPB. Celsino Marques de Azevedo. 40 congregações e cerca de 4. Em 1974. inclusive o pastor Ner de Moura e o pastor Palmiro Francisco de Andrade. que se realizaria em 1972. Jonathan. os dons espirituais para os dias atuais. um documento foi aprovado extirpando da igreja o avivamento. dessa forma. 28 igrejas. Pr. irmãos e irmãs com dons de profecia. janeiro de 1972. alegria. 14 missionários de tempo integral. o grupo dissidente se estruturou e surgiu o presbitério de Cianorte da Igreja Cristã Presbiteriana. Minas e Pernambuco. em Maringá. pregando cura divina. reunido em Brasilia. O sínodo dissolveu vários presbitérios. numa tenda armada ao lado da 1ª IPI e principalmente na reunião do Sínodo Meridional. Pela imprensa oficial da igreja. O Norte do Paraná começou a ser alcançado por este derramar do Espírito quando se realizou um Encontro de Avivamento. O movimento toma impulso. Os pastores avivados presentes sentiram 12 .Jonathan Ferreira dos Santos. havendo como resultado muitas conversões. o grupo pentecostal vinha sendo hostilizado sem oportunidade de defesa.

viram-se sem direitos. a reunião de 21 de abril de 1972. Movimentaram-se as lideranças. Abel Amaral de Camargo.que um debate seria inútil àquela altura. O Concílio proibiu a continuidade do movimento de renovação em seus limites. antes provocou novos processos e exclusões. de repente.não aconteceu. o hino ”Obra Santa”também oficial e a sede fixada em Arapongas-PR. Jonathan acompanhava atentamente a evolução dos acontecimentos na IPI e orientou os que foram sendo desligados dessa igreja a que não formassem uma nova denominação mas que se unissem à ICP. que encaminhou documento ao presidente da IPI. posicionaram- se contrariamente a ela. Mas as duas igrejas continuaram a manter estreitos laços à nível de liderança. realizou-se em Arapongas-PR. o Aleluia declarado seu órgão oficial. na definição do Pr. Por solidariedade à estes. E muitos foram punidos. pois buscavam o avivamento sem pensar em criar uma denominação. ao mesmo tempo reafirmando a posição dos avivados de não acatar as decisões do Supremo Concílio que limitavam a liberdade na igreja. não aceitaram ou não entraram nesta entusiástica arrancada de fé. e a IPIR foi organizada em julho de 1972. Mas. Sem voz. sem rebanho. os grupos avivados. muitos deles abatidos e entristecidos com o desfecho que esse processo provocou. numa convenção realizada em Assis-SP. 13 . Mas a reunião não surtiu os efeitos esperados. Um ”tempo difícil”para os avivados seguiu-se ao Concílio de 1972. presbíteros e pastores foram submetidos a julgamento pelos presbitérios. excluidos ou renunciaram a jurisdição”. que seria executada pelos presbitérios. diáconos. Nasce a Igreja Presbiteriana Independente Renovada O povo foi se colocando solidariamente ao lado de seus presbíteros e pastores. nasce a Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil O Pr. em 1972. e tendo seus processos arquivados. com a presença de 11 ministros e 40 presbíteros. um a um. O Pr. foi organizada a IPIR ( Igreja Presbiteriana Independente Renovada ). Após 78 dias. contando-se a partir da ”Reunião de Arapongas”. Eram pessoas religiosas e companheiros de valor. Outros pastores e grupos avivados se filiariam mais tarde e a obra foi crescendo. Ativaram-se os presbitérios. ”Os que não entenderam. Isto entretanto. A união. Palmiro Francisco de Andrade foi eleito o presidente. Estava aberta a porta de exclusão dos grupos avivados. tentando sensibiliza-lo quanto à situação de constrangimento a que estavam sendo submetidos pastores e presbíteros.

oficializou a união das duas igrejas em 10 de janeiro de 1975. Acertadas as ultimas providências e decidiu-se a favor da união. Doze pontos favoraveis foram listados. Houve um regozijo geral e o povo cantou “Obra Santa”. solidificou-se na fé e cresceu em todos os sentidos. Sentindo a necessidade de criar um órgão que se encarregasse de superintender toda atividade missionária no Brasil e no exterior. 97 templos e salões. Prof. Altair Batista Linhares. No mesmo ano. 26 casas pastorais. 7 campos missionários. Celsino Marques de Azevedo ( vice-presidente ). às reuniões de oração. presidente da IPRI. Joel Ribeiro de Camargo ( 1ºsecretário ). houve uma importante reunião entre a liderança da IPIR e ICP para discutir a viabilidade da união. A MISPA tem sua sede em Assis-SP. José F. Jonathan Ferreira dos Santos ( 2ºsecretário ) e Ir. entre eles. 34 terrenos e 60 alunos no Instituto Bíblico de Cianorte. a liberdade e o sentimento de comunhão com o Espírito Santo de Deus eram demonstrados pelo comparecimento constante aos cultos.497 alunos na Escola Bíblica Dominical. à nível de diretoria. em Arapongas-PR. 12. comunicou oficialmente a cerca de mil pessoas que particpavam de um Encontro de Avivamento que “a igreja estava unida”. Uma Assembléia Geral extraordinária. a igreja ampliou. 59 pastores.procurando com interesse uma união futura. Pr. Pr. a identidade de convicções doutrinárias. 14 . Jamil Josepetti ( secretário executivo ). 8 presbitérios. Seus cultos deram lugar a uma liturgia participativa. realizada em Maringá. Abel Amaral de Camargo ( presidente ). na cidade de Assis-SP. a MISPA ( Missão Priscila e Áquila ). as crises familiares. 257 presbíteros. Pedrosa ( tesoureiro ). Abel Amaral de Camargo. a pressão das drogas e vícios em geral sobre os jovens. em 1974. 8. a igreja encontrou espaço para trabalhar. Atenta aos problemas espirituais que envolvem o homem urbano. para nível nacional. A alegria. Dr. 89 evangelistas. A primeira diretoria da IPRB ficou assim constituida: Pr. Depois de vários encontros. numa calorosa alocução. a IPRB dedicou-se ardentemente à proclamação da Palavra. A IPRB nasceu com 84 igrejas. o Pr. após nova reunião com os dois grupos. aos encontros de estudos bíblicos e na atividade evangelística. o espiritismo ritualístico e o ocultismo. 278 diáconos. destacando-se. 94 congregações. julho de 1974. criada em 1976 pelo presbitério de Governador Valadares. Seu primeiro presidente foi o Pr. O desenvolvimento da IPRB Após a união.335 membros. pois tinham muita coisa em comum.

revezes e tudo o que foi conquistado a favor do Reino de Deus nestes séculos. José Maurício Pereira ( secretário executivo ).. Grandes são os benefícios que esta agência vem prestando à denominação. Estes dados pretendem trazer a memória da igreja e ao conhecimento dos novos membros e líderes. progressos. atualmente.Manual de Discipulado IPRJ de Anjo-2006. que abriu o trabalho de Almada. 631 congregações. Advanir Alves Ferreira ( presidente ). inaugurado em 1993. Acrescido a tudo isto desfrutamos hoje da renovação espiritual e da plenitude do Espírito Santo de Deus constatada pela atuação viva dos dons espirituais. seus passos.395 membros. A Igreja Presbiteriana tem uma grande história. A estatística de fevereiro de 2006 da IPRB aponta. 106 programas de rádio. desde o movimento da Reforma Protestante até o movimento de renovação espiritual destes ultimos dias. Marcos Pereira de Andrade ( 2ºsecretário ). José Fernandes Pedrosa ( 1ºtesoureiro ) e Pr.tradição. Pr. para cumprir a função da até então Junta de Publicações. Pr. as razões que moveram seus pioneiros. Esta igreja não está sozinha mas se insere no grande movimento pentecostal das ultimas decadas em nosso país e em todo mundo. Pr. Em 1989 este trabalho se tornou independente.825 alunos da Escola Bíblica Dominical. Yasumura. 10 programas de TV. 98. Esta. grandes líderes e um sólido fundamento teológico. Leopoldo Pereira da Mota. Seu atual presidente é o Pr. 52. criada para superintender toda produção literária da igreja. Em 1986 foi enviado para Portugal o Pr. notadamente nas regiões carentes do Norte-Nordeste. Pr. Em 1987 foi criada a Gráfica Aleluia Ltda. 442 grupos familiares. Luís Kendji G. funciona em prédio próprio. Altair do Carmo Mateus Nunes ( 1ºsecretário ). A partir de então outros campos no exterior começaram a ser abertos. 16 campos missionários no exterior. um em Cianorte-PR e outro em Anápolis- GO. interior do Mato Grosso e de São Paulo. Daniel Silveira. Pr. 321 casas pastorais. 244 terrenos vagos e 425 imóveis alugados. A atual diretoria executiva da IPRB está assim constituida: Pr. Roberto Bráz do Nacimento ( vice-presidente ). 638 pontos de pregação. A IPRB possui dois seminários. 15 . havendo inúmeras igrejas e três presbitérios formados como resultado do seu trabalho. 178 pastores auxiliares. 842 templos. 20 campos missionários no Brasil. 463 pastores. Elzi Gomes Fialho ( 2ºtesoureiro ). 358 igrejas. 41 presbitérios. 1718 presbíteros. 60 missionárias. 2073 diáconos.