30/09/2009

Requisitos do sistema da gestão ambiental

ISO14001
Environmental Policy Legal Requirements and Others Environmental Mapping Objectives, Targets and Programs Communication

Environmental Management System

Management Review

Resources, functions, responsib, and Authorities
Operational Control

Documentation

Document Control
Emergency preparedness and preventive actions

Monitoring and Measurement

Assessment of compliance with legal and other req.

NonNonconformities, Correc. and Prev. Actions

Record Management

Internal Audit

Presentation title

2007

1

30/09/2009

4.1. Requisitos Gerais
• A organização deve estabelecer,documentar, implementar, manter e melhorar continuamente um sistema de gestão ambiental em conformidade com os requisitos desta Norma e determinar como ela irá atender a esses requisitos. • A organização deve definir e documentar o escopo do seu sistema de gestão ambiental.

4.2. Política Ambiental
• A alta administração deve definir a política ambiental da a organização e assegurar que, dentro do escopo definido de seu sistema de gestão ambiental, a política:

2

30/09/2009

a)

seja apropriada à natureza, escala e impactos ambientais de suas atividades, produtos ou serviços;

b) inclua um comprometimento com a melhoria contínua e com a prevenção de poluição; c) inclua o comprometimento em atender aos requisitos legais aplicáveis e outros requisitos subscritos pela organização que se relacionem a seus aspectos ambientais;

d) forneça uma estrutura para o estabelecimento e revisão dos objetivos e metas ambientais; e) seja documentada, implementada, mantida; f) seja comunicada a todos que trabalhem na organização ou que atuem em seu nome; e g) esteja disponível para o público.

3

30/09/2009

A Política Ambiental é a força motriz para a implantação e aprimoramento do sistema de gestão ambiental de uma organização, permitindo que seu desempenho ambiental seja mantido e potencialmente aperfeiçoado.

• Para evitar problemas diversos, quando da elaboração da Política Ambiental, deve-se considerar os seguintes aspectos:
– A PA deverá estar declarada e registrada em um documento assinado pela alta administração e também, desejavelmente, pelo gestor ambiental; – Ela deve ser o ponto inicial, a fundação;
– Deve-se tomar cuidado com frases afirmativas contidas na política, pois o auditor irá certamente solicitar as evidências objetivas dessas afirmações;

4

30/09/2009

– Ela deve conter informações sobre os conceitos “Melhoria Contínua”, “Controle de Poluição” e “Atendimento a Legislações e outros Requisitos”; – Ela deve ser simples e clara, para que todos os funcionários da organização possam entendê-la e possam responder sobre ela quando de uma auditoria. Deve-se planejar sua forma de divulgação, para que seu entendimento seja eficaz e duradouro e que fique disponível ao público.

– Na elaboração da PA, devem estar envolvidas todas as pessoas-chave que poderão auxiliar, mas a definição final tem de ser da alta administração. – Geralmente, a PA é definida pelo grupo do SGA, e a alta administração aprova. Na auditoria, a mensagem é: “A PA foi definida pela alta administração”.

5

30/09/2009

• Para melhor entender a Política Ambiental é interessante que sejam respondidas 3 questões fundamentais: ONDE ESTAMOS?
– A realização de uma primeira avaliação ambiental inicial permitirá que a empresa responda a questão; – Identificar os pontos fortes e fracos; – Avaliar o desempenho ambiental da empresa com padrões, normas, legislação já estabelecidos.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?
– A Política de meio ambiente da empresa e o seu “termo de compromisso”. Este compromisso está condicionado as metas globais da empresa, de acordo com seu porte e natureza de suas atividades.

COMO CHEGAR LÁ?
– A implantação de plano de ação e de programas de gestão específicos.

6

30/09/2009

7

30/09/2009

4.3. Planejamento 4.3.1. Aspectos Ambientais
A organização deve estabelecer,implementar e manter procedimentos para: a) identificar os aspectos ambientais de suas atividades, produtos e serviços dentro do escopo definido do seu sistema de gestão ambiental,que a organização possa controlar e aqueles que ela possa influenciar, levando em consideração os desenvolvimentos novos ou planejados, as atividades, produtos e serviços novos ou modificados;

8

30/09/2009

b) determinar os aspectos que tenham ou possam ter impactos significativo sobre meio ambiente, isto é aspectos ambientais significativos. • A organização deve documentar essas informações e mantê-las atualizadas. • A organização deve assegurar que os aspectos ambientais significativos sejam cobertos no estabelecimento, implementação e manutenção do sistema de gestão ambiental.

• Aspectos: elemento das atividades, produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente. • Impacto: Qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais da organização.

9

30/09/2009

Objetivo de identificar os Aspectos Ambientais: Evidenciar quais são as atividades e quais são os produtos que possuem riscos de provocar acidentes ambientais.

Os Aspectos Ambientais, são portanto, materiais, produtos ou formas de energia (térmica, nuclear, elétrica, etc) e suas interações, disposições e envolvimentos relacionados com processos, produtos ou atividades e que dessa forma possam resultar em impactos (benefícios ou adversos) ao meio ambiente, ao homem.

10

30/09/2009

• Alguns exemplos típicos de Aspecto Ambiental: – (Consumo de) Matérias-primas; – Odor provocado pelo processo; – Ruído provocado pelo maquinário; – Resíduos industriais; – Efluente líquido industrial; – Produtos químicos; – Realização de manutenção em equipamentos. – Outros

• Auxilio na Identificação dos Aspectos: – Avaliar toda a documentação existente, tal como as Licenças, Relatórios de Auditorias, Planilhas de Controle Ambientais, dentre outros; – O que continuamente entra (matérias-primas e insumos)? no processo

– O que sai continuamente (os produtos acabados e os resíduos)?

11

30/09/2009

Atividade
Estocagem de materiais

Entrada
Inflamáveis (gasolina, diesel, óleos lubrificante s e outros)

Saída
Inflamáveis (gasolina, diesel, óleos lubrificantes e outros)

Tarefas
Efetuar a descarga de inflamáveis Abastecer veículos Conferir estoque

Aspecto Ambiental
Inflamáveis Efetuar a descarga de inflamáveis, Abastecer veículos, Conferir estoque

Lavagem de veículos

Água, desengraxantes, sujeira de veículos, energia elétrica

Efluente liquido com contaminação diversas, Resíduos sólidos

Lavar veículos Limpar área ao final do expediente

Água, desengraxantes e sujeiras diversas, Efluente liquido com contaminação, Resíduos sólidos

• Depois de identificados os aspectos ambientais, deve-se correlacioná-los com os impactos ambientais que deles se possam originar. – Aspecto Ambiental – Impacto Ambiental Causa Efeito

12

30/09/2009

• Na identificação dos impactos, devem ser considerados aqueles em função tempo (os atuais, os do passado e os futuros), os que podem ter influencia direta ou indireta e os que são normais, anormais ou emergenciais. • Temporalidade: se o impacto identificado está localizado no passado, designado por (P), se existe um passivo ambiental por uma área que possa estar degradada, ou um estoque de material – presente ou atual (A), ou se o impacto está em plano (futuro) pela empresa (F)

• Incidência: serve para verificar se o aspecto está associado a uma atividade executada por controle direto (I), quando o aspecto está associado às atividades de terceiros, em local onde a organização não possua domínio, mas sobre o qual ela possa exercer influência (produtos químicos que necessitam de transporte – esse transporte pode ser controlado, monitorado ou melhorado).

13

30/09/2009

Relação Aspecto e Impacto Ambiental

Aspecto
Lavar veículos

Impacto
Contaminação dos aqüíferos superficiais decorrentes da descarga contínua de efluente liquido contaminado com óleos e graxas.

Inflamáveis

Contaminação do aqüífero subterrâneo em decorrência de avarias (dano) no tanque. Contaminação dos aqüíferos em decorrência de derramamentos.

Executar tarefa de descarregar inflamáveis

Relação Aspecto e Impacto Ambiental

Aspecto
Descarga de gases tóxicos Descarga de efluentes Disposição de resíduos em aterro Queima de combustível

Impacto
Contaminação/poluição atmosférica

Contaminação da água

Contaminação das águas superficiais e subterrâneas Emissão de dióxido de carbono, contribuição para o aquecimento da terra e mudança climática.

14

30/09/2009

Exemplos:

Filme: Efeito Dominó

15

30/09/2009

4.3.2. Requisitos Legais e Outros
• A organização deve estabelecer, implementar e manter procedimento(s) para: a) identificar e ter acesso a requisitos legais aplicáveis e a outros requisitos subscritos pela organização, relacionados aos seus aspectos ambientais, e b) determinar como esses requisitos se aplicam aos aspectos ambientais.

A organização deve:
• assegurar que esses requisitos legais aplicáveis e outros requisitos subscritos pela organização sejam levados em consideração no estabelecimento, implementação e manutenção de seu sistema de gestão ambiental.

16

30/09/2009

Os requisitos podem ser: a) Leis federais, estaduais e municipais (leis, decretos, resoluções, definições na licença ambiental); b) Norma técnicas; c) Norma ou diretrizes internas da empresa; d) Definições de Associações de Classe (CREA, ONGs); e) Acordo/exigências de clientes.

A equipe responsável pelo projeto de implantação do SGA deve, deve realizar um inventário das leis, regulamentos e licenças que se aplicam à organização e registrá-los. solicitando copias de

a) Órgãos oficiais, regulamentos;

b) Contratar um profissional: advogado; a) Registrar toda a informação obtida e convertê-la em documentos do SGA.

17

30/09/2009

4.3.3. Objetivos, Metas e PGAs
A Organização deve: estabelecer, implementar e manter objetivos e metas ambientais documentados nas funções e níveis relevantes dentro na organização. Os objetivos e metas devem ser mensuráveis, quando exeqüível, e coerentes com a política ambiental, incluindo-se os comprometimentos com a prevenção de poluição, com o atendimento aos requisitos legais e outros requisitos subscritos pela organização e com a melhoria contínua.

Deve Também
• Considerar suas opções tecnológicas, seus requisitos financeiros, operacionais, comerciais e a visão das partes interessadas. • Ao estabelecer e analisar seus objetivos e metas, uma organização deve considerar os requisitos legais e outros requisitos por ela subscritos, e seus aspectos ambientais significativos.

18

30/09/2009

Os Programas devem Incluir:
• a) atribuição de responsabilidade para atingir os objetivos e metas em níveis em cada função e nível pertinente da organização, e • b) os meios e o prazo no qual eles devem ser atingidos.

– OBJETIVO AMBIENTAL: Propósito ambiental geral, decorrente da Política Ambiental, que uma organização se propõe a atingir; – META AMBIENTAL: Resultados que se intenciona atingir nas ações individuais e derivativas dos objetivos ambientais; – PROGRAMAS DE GESTÃO AMBIENTAL: São as ações detalhadas que serão realizadas, estabelecendo atribuições, responsabilidades, indicadores e recursos para o alcance de metas e objetivos ambientais.

19

30/09/2009

– Relação de objetivos e correspondentes metas ambientais (EXEMPLO).

– Plano de Ações para Objetivos e Metas (EXEMPLO).

Ações
Treinamento das equipes de turno de produção Elaborar e implantar sistema de manutenções preventivas Instalar filtros nas lavadoras

RESP.
Gerente de Produção

Prazo
Contínuo

Resultados esperado
Redução de 5% do nº de NCs ambientais Redução de 5% no volume de descarga atmosférica Redução de 3% na emissão de efluentes

Supervisor de planejamento de manutenção Supervisor de produção

Jun. 2010

Jun. 2010

20

30/09/2009

– Relação de interdependência para a definição dos objetivos e metas ambientais.

4.4. Implementação e Operação
4.4.1. Recursos, funções, responsabilidades e autoridades. • A administração deve assegurar: a disponibilidade de recursos essenciais para estabelecer, implementar, manter e melhorar o sistema de gestão ambiental. • Esses recursos incluem recursos humanos e habilidades especializadas, infra-estrutura organizacional, tecnologia e recursos financeiros.

21

30/09/2009

• Funções, responsabilidades e autoridades devem ser definidas, documentadas e comunicadas visando facilitar uma gestão ambiental eficaz.

A alta Administração da Organização deve
• indicar representante(s) específico(s) da administração, o(s) qual(is), independente de outras responsabilidades, deve(m) ter função, responsabilidade e autoridade definidas para:

22

30/09/2009

a) assegurar que um sistema de gestão ambiental seja estabelecido, implementado e mantido com os requisitos desta Norma; b) relatar à alta administração o desempenho do sistema de gestão ambiental, para análise,incluindo recomendações para melhoria.

Podcast: Época Negócios Revolução Verde

23

30/09/2009

4.4.2. Competência, Treinamento e Conscientização
A organização deve: • Assegurar que qualquer pessoa(s) que para ela ou em seu nome, realize tarefas que tenham o potencial de causar impactos ambientais significativos identificados pela organização, seja competente com base em formação apropriada, treinamento ou experiência, devendo reter os registros associados.

• Identificar as necessidades de treinamento associadas com seus aspectos ambientais e seu sistema de gestão ambiental. • Prover treinamento ou tomar alguma ação para atender a essas necessidades, devendo manter os registros associados. • Estabelecer, implementar e manter procedimento(s) para fazer com que as pessoas que trabalham para ela ou em seu nome estejam conscientes:

24

30/09/2009

• a) da importância de estar em conformidade com a política ambiental, procedimentos e requisitos do sistema de gestão ambiental; • b) dos aspectos ambientais significativos e respectivos impactos reais ou potenciais, associados com seu trabalho e dos benefícios ambientais provenientes da melhoria do seu desempenho pessoal;

c) de suas funções e responsabilidades em atingir a conformidade com os requisitos do sistema de gestão ambiental; d) das potenciais conseqüências da inobservância de procedimento(s) especificado(s).

25

30/09/2009

Treinamento de Integração em Meio Ambiente

Involvement Strategies
S t a k e h o l d e r

Third Partners Employees Internal External Community

Environment Education*
S tr a t e g y

Proj. Vida aos Montes Proj. NovoArtes
Booklet + Integrated Training**

Meeting with Managers/Owners

City Environment Week Site MOC Environment week ISOTrain R/U Formal letter Sponsorship to City projects NN Reports

Support from managers is essential

26

30/09/2009

4.4.3. Comunicação
• Com relação aos seus aspectos ambientais e sistema de gestão ambiental, a organização deve estabelecer, implementar e manter procedimento(s) para: a) comunicação interna entre os vários níveis e funções da organização; b) recebimento, documentação e resposta a comunicações pertinentes oriundas de partes interessadas externas.

• A organização deve decidir se realizará comunicação externa sobre seus aspectos ambientais significativos, devendo documentar sua decisão e estabelecer e implementar método(s) para esta comunicação externa.

27

30/09/2009

Filme: NN e o Meio Ambiente

4.4.4. Documentação
A documentação do sistema de gestão ambiental deve incluir: a) Política, objetivos e metas ambientais; b) descrição do escopo do sistema de gestão ambiental; c) descrição dos principais elementos do sistema de gestão ambiental e sua interação e referência aos documentos associados;

28

30/09/2009

d) documentos, incluindo registros, requeridos por esta Norma, e e) documentos, incluindo registros, determinados pela organização como sendo necessários para assegurar o planejamento, operação e controle eficazes dos processos que sejam associados com seus aspectos ambientais significativos.

Manual de Gestão Ambiental

29

30/09/2009

4.4.5. Controle de documentos
• Os documentos requeridos pelo sistema de gestão ambiental e por esta Norma devem ser controlados. • Registros são um tipo especial de documento e devem ser controlados de acordo com os requisitos estabelecidos em 4.5.4.

A organização deve estabelecer,implementar e manter procedimentos para:

30

30/09/2009

a) aprovar documentos quanto à sua adequação antes do uso; b) analisar e atualizar, conforme necessário, e reaprovar documentos; c)assegurar que as alterações e a situação atual da revisão de documentos sejam identificadas; d) assegurar que as versões relevantes de documentos aplicáveis estejam disponíveis em seu ponto de uso;

e) assegurar que os documentos permaneçam legíveis e prontamente identificáveis; f) assegurar que os documentos de origem externa determinados pela organização como sendo necessários ao planejamento e operação do sistema de gestão ambiental sejam identificados e que sua distribuição seja controlada, e g) prevenir a utilização não intencional de documentos obsoletos e utilizar identificação adequada nestes, se forem retidos para quaisquer fins.

31

30/09/2009

Aula de Ortografia

4.4.6 Controle operacional
• A organização deve identificar e planejar aquelas operações que estejam associadas com os aspectos ambientais significativos, identificados de acordo com sua política, objetivos e metas ambientais para assegurar que elas sejam realizadas sob condições especificadas por meio de:

32

30/09/2009

a) estabelecimento, implementação e manutenção de procedimentos documentados para controlar situações onde sua ausência possa acarretar desvios em relação à sua política e aos objetivos e metas ambientais; b) determinação de critérios operacionais nos procedimentos; e

c) estabelecimento, implementação e
manutenção de procedimento(s) associado(s) aos aspectos ambientais significativos, identificados, de produtos e serviços utilizados pela organização e a comunicação de procedimentos e requisitos pertinentes a fornecedores, incluindo-se prestadores de serviço.

33

30/09/2009

Exemplos:

Exemplos:

34

30/09/2009

4.4.7 Preparação e resposta à emergência
• A organização deve estabelecer,implementar e manter procedimento(s) para identificar potenciais situações de emergência e potenciais acidentes e possam ter impacto sobre o meio ambiente e sobre como a organização responderá a estes. • A organização deve responder às situações reais de emergência reais e acidentes e prevenir ou mitigar os impactos ambientais adversos associados.

A Organização deve
• periodicamente analisar e, quando necessário, revisar seus procedimentos de preparação e resposta à emergência, em particular após a ocorrência de acidentes ou situações emergenciais. • periodicamente, testar tais procedimentos, quando exeqüível.

35

30/09/2009

PAE: Incêndio Simulado de Incêndio

Filme: Vamo Falar de Coisa Boa

36

30/09/2009

4.5 Verificação e ação corretiva
• 4.5.1. Monitoramento e medição A Organização deve estabelecer, implementar e manter procedimento(s) para monitorar e medir regularmente as características principais de suas operações que possam ter um impacto ambiental significativo.

• Os procedimentos devem incluir a documentação de informações para monitorar o desempenho, os controles operacionais pertinentes e a conformidade com os objetivos e metas ambientais da organização. • A organização deve assegurar que equipamentos de monitoramento e edição sejam calibrados ou verificados, sejam utilizados e mantidos, devendo-se reter os registros associados.

37

30/09/2009

Filme: O Sal da Terra

4.5.2 Avaliação do atendimento a requisitos legais e outros
4.5.2.1 De maneira coerente com o seu comprometimento de atendimento a requisitos, a Organização deve estabelecer, implementar, e manter procedimento para avaliar periodicamente o atendimento aos requisitos legais aplicáveis. • A Organização deve manter registros dos resultados das avaliações periódicas.

38

30/09/2009

• 4.5.2.2 A organização deve avaliar o atendimento a outros requisitos por ela subscritos. • A organização pode combinar esta avaliação com a avaliação referida em 4.5.2.1 ou estabelecer um procedimento em separado. • A organização deve manter registros dos resultados das avaliações periódicas.

4.5.3 Não conformidade, ação corretiva e ação preventiva
• A organização deve estabelecer, implementar e manter procedimentos para tratar as não conformidades real e potencial, e para executar ações corretivas e preventivas. O procedimento deve definir requisitos para:

39

30/09/2009

• a) identificar e corrigir não conformidades e executar ações para mitigar seus impactos ambientais; b) investigar não conformidades, determinando suas causas e executar ações para evitar sua repetição; • c) avaliar a necessidade de ações para prevenir não-conformidades e implementar ações apropriadas para evitar a ocorrência;

d) registrar os resultados das ações e preventivas executadas; e

corretivas

e) analisar a eficácia das ações corretivas e preventivas executadas. • As ações executadas devem ser adequadas à magnitude dos problemas e aos impactos ambientais encontrados. • A organização deve assegurar que sejam feitas as mudanças necessárias na documentação do sistema de gestão ambiental.

40

30/09/2009

Ação Corretiva e Preventiva

4.5.4 Controle de registros
• A organização deve estabelecer e manter registros, conforme necessário, para demonstrar conformidade com os requisitos de seu sistema da gestão ambiental e desta Norma, bem como os resultados obtidos. • A organização deve estabelecer, implementar e manter procedimento(s) para identificação, armazenagem, proteção, recuperação, retenção e descarte de registros. • Os registros devem permanecer legíveis, identificáveis e rastreáveis.

41

30/09/2009

4.5.5. Auditoria Interna
• A organização deve assegurar que as auditorias internas do sistema de gestão ambiental sejam conduzidas em intervalos planejados para:

a) determinar se o sistema de gestão ambiental: 1) está em conformidade com os arranjos planejados para a gestão ambiental, incluindo-se os requisitos desta Norma, e 2) foi adequadamente implementado e é mantido, e b) fornecer informações à administração sobre os resultados das auditorias.

42

30/09/2009

• Programas de auditoria devem ser planejados, estabelecidos, implementados e mantidos pela organização levando-se em consideração a importância ambiental das operações pertinentes e os resultados de auditorias anteriores. • Procedimentos de auditoria devem ser planejados, estabelecidos, implementados e mantidos pela organização, levando-se em consideração a importância ambiental das operações pertinentes e os resultados das auditorias anteriores.

• Procedimentos de auditoria devem ser estabelecidos, implementados e mantidos para tratar: — das responsabilidades e requisitos para se planejar e conduzir as auditorias, para relatar os resultados e manter registros associados; — da determinação dos critérios de auditoria, escopo, freqüência e métodos. • A seleção de auditores e a condução de auditorias devem assegurar objetividade e imparcialidade do processo de auditoria.

43

30/09/2009

Auditoria Interna

4.6. Análise crítica pela administração
• A alta administração da organização deve analisar o sistema de gestão ambiental, em intervalos planejados para assegurar sua continuada pertinência e eficácia. • Análises devem incluir a avaliação de oportunidades de melhoria e a necessidade de alterações no sistema de gestão ambiental, inclusive da política ambiental e dos objetivos e metas ambientais. • Os registros das análises pela administração devem ser mantidos.

44

30/09/2009

As entradas para análise pela administração devem incluir:
a) Resultados de auditorias internas e das avaliações do atendimento aos requisitos legais e outros subscritos pela organização; b) Comunicações provenientes de partes interessadas externas, incluindo reclamações; c) O desempenho ambiental da organização;

d) Extensão na qual foram atendidos os objetivos e metas; e) Situação das ações corretivas e preventivas f) Ações de acompanhamento das análises anteriores; g) Mudança de circunstâncias, incluindo desenvolvimentos em requisitos legais e outros relacionados aos aspectos ambientais, e h) Recomendações para melhoria.

45

30/09/2009

Reunião de Análise Crítica

As saídas da análise pela administração devem:
• incluir quaisquer decisões e ações relacionadas a possíveis mudanças na política ambiental, nos objetivos, metas e em outros elementos do sistema de gestão ambiental, consistentes com o comprometimento com a melhoria contínua.

46

30/09/2009

Filme: Vamo Falar de Coisa Boa

Requisitos do sistema da gestão ambiental

47

Master your semester with Scribd & The New York Times

Special offer for students: Only $4.99/month.

Master your semester with Scribd & The New York Times

Cancel anytime.