o Douro …

Fevereiro 2008

… e a minha cidade

O Douro ( I)
a geografia

O rio Douro atravessa o Noroeste da Península Ibérica, tendo a sua nascente no pico do monte Urbion, em Espanha e a foz na cidade onde nasci, o Porto, na costa atlântica de Portugal. O rio Douro é importante: desagua na minha cidade, é linha de fronteira entre Portugal e Espanha em parte do seu trajecto e tem um comprimento de 927 Km. Ainda é famoso pois nas suas margens existem as famosas vinhas que dão origem ao vinho do Porto que, antigamente, era transportado nos chamados barcos rabelos até às caves do vinho do Porto, em Gaia.

Porto

Valladolid

Rio Douro
PO RT UG AL

Madrid

o Douro e… a minha cidade 2

ES PA NH A

Lisboa

O D ou ro ( II)
as paisagens

O Douro em Espanha

O Douro na fronteir a entre os do is paíse s

Parque Natural das Arribas do Douro

Troço do Rio Douro entre Toro e Tordesilhas o Douro e… a minha cidade 3

O Douro nacional

O Do uro (I II )
a vinha e o vinho do Porto

Foi necessário ultrapassar os declives, quebrar a pedra, construir muros, degraus e caminhos, plantar as vinhas e as árvores, apanhar as uvas e trazê-las pelas encostas, lavrar o solo, fazer o vinho e carregar os barcos pelo rio abaixo.

o Douro e… a minha cidade 4

Assim, ao longo de quase dois milénios, construiu-se, nas encostas xistosas do vale do Douro uma paisagem vitícola especial a que muitos chamam "As Pirâmides do Douro".

O Douro ( IV)
curiosidades
As Quintas A Régua e o Pinhão Os barcos Rabelos As Caves de Gaia

Compostas por grandes superfícies de vinha, casa de habitação e edifícios ligados à vinha aqui se cultiva a vinha, se vindima e produz o vinho.

As povoações ribeirinhas da Régua e do Pinhão sempre foram o centro da actividade de produção de Vinho do Porto. Aqui se encontram os armazéns das grandes casas produtoras. Era aqui que no passado as pipas eram enviadas para Gaia, inicialmente por barco, mais tarde por comboio.

No passado, a única via de transporte era o próprio rio. Os barcos rabelos, que tinham o fundo chato e a vela quadrada, eram carregados com pipas, realizando então uma viagem longa e arriscada, através das águas que, quase sempre tumultuosas, só se deixavam navegar a muito custo.

O vinho envelhece em cascos de madeira, tradicionalmente em Gaia, na margem direita do Douro nas chamadas caves do Vinho do Porto. Antigamente achavam que o vinho devia respirar o ar de Gaia, mais fresco e húmido que o do Vale do Douro.

o Douro e… a minha cidade 5

O Douro (V)
desportos no rio

Este rio é agradável para passeios e prática de desporto. Em Setembro de 2007, assistiu-se nas duas margens do rio, do lado do Porto e do lado de Gaia à prova do Red Bull Air Race sobre o rio.

o Douro e… a minha cidade 6

O P orto ( I)
as duas margens

Capital do Norte de Portugal, o Porto está na foz do rio Douro. Tem origem num povoado préromano. Na época romana designava-se Cale ou Portus Cale, sendo a origem do nome de Portugal.

O centro histórico do Porto está classificado como património mundial. O velho burgo portuense, de tradição comerciante e marítima está integrado num Itinerário Cultural Europeu de Cidades e Sítios classificados como Patrimónios da Humanidade. Por outro lado Gaia, a cidade vizinha, fronteira ao Porto, a milenária Gaya Vetera que os Romanos e os Árabes disputaram e habitaram em muitos séculos da sua presença junto ao estuário do rio Douro, tem no seu centro histórico a maior adega do Mundo, as Caves do Vinho do Porto.
o Douro e… a minha cidade 7

O P orto (II)
património da minha cidade Património Centro Histórico

O Porto é uma cidade gira, interessante, moderna e, ao mesmo tempo, antiga e cultural.

Barco Rabelo

o Douro e… a minha cidade 8

Palácio do Freixo

O P orto ( III )
património da minha cidade Património Estação S. Bento Torre dos Clérigos

A parte antiga tem muitos monumentos, o que lhe dá uma cor cinzenta devido ao granito.

Sé Avenida da Liberdade Sé o Douro e… a minha cidade 9

O P orto ( IV)
uma cidade moderna

Estádio do Dragão

A cidade do Porto possui diversos espaços culturais e de lazer. Destaco a Casa da Música, edifício moderno inaugurado há poucos anos e o novo estádio do Dragão, do meu clube: o
o Douro e… a minha cidade 10

Futebol Clube do Porto.
Casa da Música

O P orto ( V)
espaços para disfrutar Cultura e lazer Foz

O Porto também tem espaços agradáveis e bonitos. Quando está sol podemos sempre passear pelas esplanadas à beira rio ou à beira-mar.
Rua Santa Catarina

Podemos andar de bicicleta, correr e passar belas manhãs de fim-de-semana. Os jardins de Serralves e do Palácio de Cristal são fantásticos. Na baixa do Porto ainda se

Fundação de Serralves

o Douro e… a minha cidade 11

Pavilhão Rosa Mota (Jardins do Palácio de Cristal)

encontra o comércio tradicional.

O P orto ( VI)
Porto , invicta cidade

A coragem com que o povo do Porto suportou o cerco das tropas miguelistas durante a guerra civil de 1832-34 e os feitos corajosos dos seus habitantes — durante o famoso Cerco do Porto — valeramlhe a atribuição, pela rainha D. Maria II, do título — único entre as demais cidades de Portugal — de Invicta Cidade do Porto.

o Douro e… a minha cidade 12 Vista aérea da Boavista

Adoro a minha cidade!!!!
Trabalho realizado por 4º Ano