Milagre virtual

Esconda imperfeições e melhore a aparência de suas fotos com a ajuda do computador

A

s modelos e pessoas fotografadas em revistas de moda (e outros tipos de publicações) são sempre sensacionais, não é mesmo? Bom, na verdade, você deve ter ouvido falar, desde os tempos da escola, que as coisas não são bem assim e que lentes fotográficas e os sistemas de revelação de fotos especiais davam um empurrãozinho para que as moças se tornassem mais

perfeitas, fazendo desaparecer rugas, olheiras e celulite e aparecer curvas em um piscar de olhos – só para dar um exemplo – que antes não existiam. É claro que atualmente um simples PC pode substituir todo o equipamento analógico que antes era necessário para criar estes efeitos. Se você tem um computador e um editor de imagens, confira a seguir como produzir tais efeitos.

Caixa de Ferramentas
Suspensa na tela, a caixa de ferramentas oferece uma série de recursos importantes, como as ferramentas de seleção e as de texto.

Menus Principais
Na barra superior dos menus principais pode-se encontrar, de maneira detalhada, opções para salvar, editar, selecionar e aplicar efeitos. Na barra inferior estão as ferramentas específicas de cada comando.

Menus Flutuantes
Os menus flutuantes oferecem opções de edição e filtragem divididas em abas, bastando utilizar o mouse para escolher uma opção e realizar modificações em alta velocidade.

Prévias
Existem certas particularidades de uma foto que não dependem da edição, mas que podem ser determinadas no momento em que a foto for realizada. Fotos feitas em espaços decorados em excesso e com objetos das mais diversas cores costumam desvalorizar o elemento central da foto, principalmente se for uma pessoa. Por exemplo: uma mulher fotografada em uma sala apinhada de móveis, tapetes e cortinas, acabará por não se destacar no ambiente – muito pelo contrário: seus defeitos serão realçados pelo acúmulo de cores e objetos em torno dela. Repetindo: estes detalhes devem ser vistos antes de se tirar uma foto, como uma espécie de pré-produção. Como nem sempre isso é possível, principalmente em viagens e fotos tiradas de surpresa durante festas e passeios, o ideal é pedir uma ajuda aos programas de tratamento de imagens – nossos verdadeiros maquiadores e cirurgiões plásticos eletrônicos. Vamos às dicas.

1ª. Parte – Suavizando marcas e traços naturais
As marcas na pele causadas por algum acidente, pelo sol ou mesmo pela idade, tendem a aparecer muito nítidas em fotos. Felizmente, são os defeitos mais simples de consertar utilizando o Photoshop. Veja como: Abra a foto que deseja retocar, clicando no menu File, Open, Local da foto. Se, ao abrir a foto, surgir uma tela com três opções, intitulada Embedded Profile Mismatch, escolha a primeira opção listada – ela permite que você utilize todas as cores da foto. Feito isso, podemos iniciar o tratamento da imagem. Para isso, clique no trecho da figura (pele, roupa, etc.) que deseja editar. Em seguida, vá ao menu Filter, Sharpen, opção Unsharp Mask e utilize os três seletores disponíveis até conseguir o resultado desejado.

1

3

Se for necessário, é possível suavizar ou realçar determinadas tonalidades da foto. Para fazer isso, vá ao menu Image, Adjust, Levels. Ali é possível escolher entre RGB (mudar todo o conjunto de cores da foto de forma uniforme), Red (realçar ou suavizar só tons vermelhos), Green (só verde) ou Blue (só azul). Uma barra de seleção permite o controle da tonalidade.

2

Se, em um escorregão do mouse, a imagem for danificada, basta clicar em Cancel para que ela volte ao normal. Se, ao contrário, a foto está sem foco e você quer realçá-la, mesmo que seja para editar algum trecho dela logo depois, aumente gradativamente a quantidade do comando Amount até chegar a uma melhor resolução de nitidez.

4

2ª. Parte – Usando partes de uma imagem para editar falhas
Assim que você detectar os pontos mais críticos (manchas, riscos, rugas), você pode consertá-los com um truque muito simples: o Rubber Stamp (ferramenta de clonagem), um botão com este símbolo , localizado na Barra de Ferramentas Padrão. Selecione o botão Clone Stamp Tool.

Após selecionar a ferramenta, vá ao menu popup Layers e copie a imagem para um novo layer, clicando sobre o original e empurrando-o em direção ao bloquinho de notas no canto da janela .

1

4

No menu Edit, selecione Take Snapshot. Em seguida, torne o layer invisível clicando no "olho" ao lado dele.

No menu Filter, escolha Noise, Dust & Scratches. Mantenha o Treshold em 0 e escolha um valor para Radius suficiente para eliminar os riscos, manchas e elementos indesejados.

2 3

Selecione o background clicando sobre o mesmo. Escolha novamente a ferramenta de clonagem (Rubber stamp), desta vez optando por Darken e From Snapshot. Mantenha a opacidade em 100%.

5 6

Se a imagem, após esta operação, permanecer borrada, acrescente um pouco de textura a ela. É fácil: utilize Filter, Noise, Add noise. Escolha Uniform e Monochromatic (este é um detalhe importante, uma vez que evita a adição de cores indesejadas, principalmente se a sua imagem for colorida). Escolha um amount suficiente para criar granulação próxima do original. Clique em OK.

O efeito final: escolha um pincel apropriado através da ferramenta Brush e vá eliminando os riscos e manchas claros. O Photoshop compara as tonalidades das duas imagens e identifica os pontos (pixels) mais escuros da figura original, substitui-os pelos mais claros da outra (snapshot). Para eliminar os riscos e manchas escuros, mude para a opção para Lighten.

3ª. Parte – Corrigindo pele muito branca ou com sardas
Pessoas com pele muito branca costumam aparecer nas fotos com tons avermelhados, principalmente no rosto e nos braços. No caso de sardas, a pele branca e os reflexos vermelhos farão com que as manchas se tornem mais destacadas.

Abra a imagem que você quer editar, e, logo em seguida, clique no menu Image, opção Mode, clicando então em RGB Color. Você pode agora diminuir o Hue (uma matiz), a Saturation (saturação de determinada cor) e Lightness (luminosidade)

1 3

Em seguida, selecione o Menu Image, opção Adjust. Depois, vá ao comando Hue/ Saturation. O atalho via teclado pode ser feito utilizando as teclas Ctrl + U. Após as modificações, você notará que o rosto original, um pouco avermelhado como o da foto abaixo, terá as cores bem mais suavizadas.

2 4

Uma foto na qual as cores do rosto estão bem pronunciadas...

... e a imagem, com a tonalidade de pele já bem suavizada.