Curso de Pós Graduação em Gestão de Saúde Pública com ênfase em PSF

BIOESTATÍSTICA

Eduardo Arrudas Ornelas
Biólogo Mestre em Medicina Veterinária UFMG

É importante a fase de recolha da amostra? p

Sim, pois a amostra deve ser tão representativa quanto possível da População que se p pretende estudar, uma vez que vai ser a partir do estudo da amostra, que vamos tirar , q p ,q conclusões para a População.

Quando a amostra não representa corretamente a população diz‐se enviesada e a sua utilização pode dar origem a interpretações erradas!!!!!!!

Amostragem

Cuidados  na recolha da amostra

Pontos fundamentais Se uma amostra não é recolhida de forma apropriada, os dados podem ser tão inúteis, tal que, qualquer que seja a tortura a que sejam submetidos, não confessam seja o que for.

Tipicamente a aleatoriedade tem um papel importante na recolha de dados.

Dimensão da amostra Usar uma amostra com dimensão suficiente para conseguir captar as características dos dados e recolhida de forma apropriada, tal como baseada na aleatoriedade. b d l t i d d

Amostra Aleatória os membros da população são selecionados de tal forma que cada membro tem igual possibilidade de ser escolhido.

Amostra Aleatória Simples (de dimensão n) q p os indivíduos são selecionados de tal forma que cada possível amostra de dimensão n tem a mesma possibilidade de ser escolhida.

Amostragem Sistemática  Selecionar a partir de um ponto inicial e depois selecionar a cada elemento na população.

Amostragem por conveniência g p Usar os resultados que são fáceis de obter.

Não agüento  esse pessoal  que vive  fazendo  pesquisa

Ei !!!  Em quem  você vai votar  para Prefeito????

Amostragem Estratificada subdividir a população em, pelo menos, dois subgrupos distintos que partilham alguma característica e, em seguida, recolher uma amostra d cada um d l í i id lh de d dos subgrupos (ou estratos).

Mulheres

Homens

Amostragem por Cl t A t Clusters dividir a população em seções (ou clusters); selecionar aleatoriamente alguns desses clusters; escolher todos os membros dos clusters selecionados selecionados.

Métodos de Amostragem é d d

Aleatória Sistemática o co e ê c a Por conveniência Estratificada Por clusters

Associada a coleta de dados a tecnologia da amostragem desenvolveu um conjunto de técnicas para a obtenção de amostras representativas da população de interesse.

Recenseamento

Estudo científico de um universo de pessoas instituições ou objetos físicos com o pessoas, propósito de adquirir conhecimentos, observando todos os seus elementos, e fazer juízos quantitativos acerca de características importantes desse universo.

Sondagem S d
Estudo científico de uma parte de uma população com o objetivo de estudar atitudes, hábitos e preferências da população relativamente a acontecimentos, circunstâncias e assuntos de interesse comum.

Exemplo de aplicação da Estatística

Pesquisa de opinião pública

Exemplo de aplicação da Estatística Audiência televisiva

A pesquisa de audiência de TV aberta estuda mais de 3 500 3.500 domicílios no país, localizados nas principais regiões metropolitanas a partir de uma amostra montada com os dados do censo demográfico brasileiro, análise realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e dos estudos sóciodemográficos.

www.ibope.com.br www ibope com br

Exemplo de aplicação da Estatística

Exemplo de aplicação da Estatística

www.voxpopuli.com.br

Obrigado!!! Ob i d !!!

Eduardo Arrudas Ornelas ornelasea@hotmail.com