You are on page 1of 16

O QUE É SOFTWARE?

Nome pelo qual se designa todos os programas utilizado em um computador, desde o Sistema Operacional (Windows, Linux, Leopard, etc.), até ao mais comum dos utilitários como: Internet Explorer, Mozilla Thunderbird, BR Office Writer,etc.

SOFTWARE
USUÁRIO

SISTEMA OPERACIONAL

INTERFACE

HARDWARE

SOFTWARE

SISTEMAS OPERACIONAIS

SOFTWARE BÁSICO WINDOWS

SOFTWARE APLICATIVO

SOFTWARE APLICATIVO

Um Sistema Operacional é um software básico cuja função é a de gerenciar os recursos do hardware, facilitando sua operação pelo usuário. Assinale a alternativa que apresenta exclusivamente sistemas operacionais: a) b) c) d) e) Windows XP, Linux, Word. Windows 95, Prompt, Linux. Word, DOS, Windows 2000. Windows Update, Prompt, MSDOS. Linux, DOS, Windows 98.
Agente.Administrativo.MPE.MT.2004

SOFTWARE LIVRE – OPEN SOURCE
Segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. A maneira usual de distribuição de um software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.

GENERAL PUBLIC LICENSE
GPL General Public License (Licença Pública Geral), é a designação da licença para software livre idealizada por Richard Stallman no final da década de 1980, no âmbito do projeto GNU da Free Software Foundation (FSF).

GNU LINUX

Curiosidades:

Curiosidades:

GNU is Not Unix

Stallman x Linus

Richard Stallman decide criar um S.O. livre

S.O. pronto, faltava o kernel

Linus tinha um kernel compatível com GNU, Linux

Stallman une-se a Linus gerando GNU/Linux

CONTEÚDO GPL
1. A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito 2. A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades. O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade. 3. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo. 4. A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles. O acesso ao códigofonte é um pré-requisito para esta liberdade.

FREEWARE São programas de computador de domínio público, ou seja, são gratuitos e podem ser usados à vontade pelos internautas.

SHAREWARE
Programas de computador, que têm um tempo limitado de experiência. São distribuídos gratuitamente para os usuários experimentarem, ficando completamente operacional depois de pagar a taxa de registro.

DEMO
qualquer material promocional que é uma fração de um produto maior, lançado com a intenção de dar a oportunidade de o produto ser avaliado por possíveis clientes. O termo é bastante usado nos contextos da música e dos games.
DEMO = DEMONSTRAÇÃO

TRIAL
Trial é um programa semelhante aos programas demo com a diferença de ter as funcionalidades disponíveis por determinado período de tempo.

SOFTWARE PROPRIETÁRIO
Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são proibidos pelo seu criador ou distribuidor. Oposto ao conceito de software livre. Para sua utilização é necessário adquirir uma licença, tradicionalmente onerosa, para cada uma destas ações.