ASS. DO PROF.:________ Nº DE PARTICIPANTES.:______ NOTA.

:______

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15

FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS - FACTHUS
FULANO DE TAL
11400000

TÍTULO DO PROJETO

UBERABA – MG
2014

.. UBERABA – MG 2014 ........RELATÓRIO DA PRÉ-MOSTRA 2014/2 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 FULANO DE TAL 11400000 TÍTULO DO PROJETO Relatório referente à Mostra de Talentos e entregue ao Prof. da Faculdade de Talentos Humanos........ Fulano de Tal do curso de Engenharia ...........

...........................RELATÓRIO DA PRÉ-MOSTRA 2014/2 SUMÁRIO 1.................................................................................................. OBJETIVOS...........5 3......................................4 2......................... METODOLOGIA..................................8 6................................................9 7.................... INTRODUÇÃO..............7 5................................................ CRONOGRAMA..................11 ANEXOS.......... REVISÃO TEÓRICA....................................................... JUSTIFICATIVA.........................................................12 .....................................6 4....................................................................... BIBLIOGRAFIA...............................................................................................................

RELATÓRIO DA PRÉ-MOSTRA 2014/2 1.  Desenvolver genericamente o tema  Anunciar a idéia básica  Delimitar o foco da pesquisa  Situar o tema dentro do contexto geral da sua área de trabalho  Descrever as motivações que levaram à escolha do tema Definir o objeto de análise: O QUÊ SERÁ ESTUDADO . INTRODUÇÃO (O QUE É O TEMA?) Na introdução o aluno deverá explicar o assunto que deseja desenvolver.

determinar)  Explicativos (analisar. avaliar. descrever. descritivos e explicativos. Podem ser: exploratórios. O objetivo geral define o que o pesquisador pretende atingir com sua investigação. Apresentam-se os objetivos de forma geral e específica. Utilizar verbos para iniciar os objetivos:  Exploratórios (conhecer. verificar. A apresentação dos objetivos varia em função da natureza do projeto. OBJETIVOS ( VAI BUSCAR O QUÊ?) Aqui o aluno deverá descrever o objetivo concreto da pesquisa que irá desenvolver: o que se vai procurar. Nos objetivos da pesquisa cabe identificar claramente o problema e apresentar sua delimitação. traçar. identificar. Os objetivos específicos definem etapas do trabalho a serem realizadas para que se alcance o objetivo geral. explicar) . levantar.RELATÓRIO DA PRÉ-MOSTRA 2014/2 2. descobrir)  Descritivos (caracterizar.

das razões de ordem teórica ou prática que justificam a realização da pesquisa ou o tema proposto para avaliação inicial. JUSTIFICATIVA (POR QUE FAZER?) Consiste na apresentação.  A possibilidade de sugerir modificações no âmbito da realidade proposta pelo tema. No caso de pesquisa de natureza científica ou acadêmica. a justificativa deve indicar:  A relevância social do problema a ser investigado. no sentido de proporcionar respostas aos problemas propostos ou ampliaras formulações teóricas a esse respeito.  O estágio de desenvolvimento dos conhecimentos referentes ao tema. de forma clara.  As contribuições que a pesquisa pode trazer.RELATÓRIO DA PRÉ-MOSTRA 2014/2 3. objetiva e rica em detalhes. .

de2002. indicando a obra consultada.  Citar literatura relevante e atual sobre o assunto a ser estudado. de avaliação de uma situação concreta desconhecida em um dado local. já deve ter feito pesquisas iguais ou semelhantes.  As citações literais deverão aparecer sempre entre aspas ou caracteres em itálico. alguém ou um grupo. ANO.  A literatura indicada deverá ser condizente com o problema em estudo. Uma procura de tais fontes. documentais ou bibliográficas.  Citações literais. A citação das principais conclusões a que outros autores chegaram permite salientar a contribuição da pesquisa realizada. utilizar fonte nº 11. REVISÃO TEÓRICA (O QUE JÁ FOI ESCRITO SOBRE O TEMA?) Pesquisa alguma parte hoje da estaca zero. PÁGINA)  As citações e paráfrases deverão ser feitas de acordo com as regras da ABNT 6023.RELATÓRIO DA PRÉ-MOSTRA 2014/2 4. em algum lugar. Mesmo que exploratória. demonstrar contradições ou reafirmar comportamentos e atitudes. ou mesmo complementares de certos aspectos da pesquisa pretendida. CUIDADO COM O PLÁGIO!  As citações devem especificar a fonte (AUTOR.  Apontar alguns dos autores que serão consultados. isto é.  Demonstrar entendimento da literatura existente sobre o tema. torna-se imprescindível para que não haja duplicação de esforços. .

de campo.  Listar bibliotecas visitadas até o momento do projeto e outras a serem visitadas durante a elaboração do trabalho final. questionário.  Indicar outros recursos: jornais. formulários. c) para a pesquisa descritiva: indicar o procedimento da observação: entrevista. documental. b) para pesquisa experimental. Internet. indicar o procedimento de testagem. . entre outros. analítica). etc. legislação doutrina. análise documental. jurisprudência. METODOLOGIA (COMO FAZER?)  Descrever sucintamente o tipo de pesquisa a ser abordada (bibliográfica. que deverá acompanhar o tipo de pesquisa selecionado. periódicos. )  Delimitação e descrição (se necessário) dos instrumentos e fontes escolhidos para a coleta de dados: entrevistas.  Indicar o procedimento para a coleta de dados. questionários. etc. crítica ou reflexiva. isto é: a) para pesquisa bibliográfica: indicar proposta de seleção das leituras (seletiva.RELATÓRIO DA PRÉ-MOSTRA 2014/2 5.

MÊS/ETAPAS Mês 1 Escolha do tema X Levantamento bibliográfico X Elaboração do anteprojeto Mês 2 Mês 3 Mês 4 X X X X X Apresentação do projeto Mês 5 Mês 6 X Coleta de dados X X X X Análise dos dados X X X X . Distribuir o tempo total disponível para a realização da pesquisa. CRONOGRAMA (EM QUANTO TEMPO FAZER?) A elaboração do cronograma responde à pergunta quando? A pesquisa deve ser dividida em partes. incluindo nesta divisão a sua apresentação gráfica. fazendo-se a previsão do tempo necessário para passar de uma fase a outra. Não esquecer que há determinadas partes que podem ser executadas simultaneamente enquanto outras dependem das fases anteriores.RELATÓRIO DA PRÉ-MOSTRA 2014/2 6.

RELATÓRIO DA PRÉ-MOSTRA 2014/2 Organização do roteiro/partes Redação e execução do trabalho Revisão e redação final Apresentação X X X X X X X X X .

a seguir. 1. Eva e Marconi.org. Metodologia do Trabalho Científico. (Estado). NET. p. RUIZ. monografias. SP: Atlas. Conjuntura Econômica. SP: Atlas. Antonio Carlos. artigos.L.1999. João Álvaro. Acesso em : 8 mar. Rio de Janeiro. v. n. set.38. . Como elaborar projetos de pesquisa.1998. DF. Brasília.com. M.1984. Marina. 18-23. BIBLIOGRAFIA (QUAL O MATERIAL BIBLIOGRÁFICO UTILIZADO?)  A bibliografia utilizada no desenvolvimento do projeto de pesquisa ( pode incluir aqueles que ainda serão consultados para sua pesquisa). 1992. 1996. etc. LAKATOS. TOURINHO NETO. Apenas a título de exemplo. F. Artigos de revistas: AS 500 maiores empresas do Brasil. 4. SILVA. v. In: Entendendo o meio ambiente. Tratados e organizações ambientais em matéria de meio ambiente. Consulex.br/sma/entendendo/atual. ed.  A bibliografia básica (todo material coletado sobre o tema: livros. 1991.)  As referências bibliográficas deverão ser feitas de acordo com as regras da ABNT NBR 6023/2002.htm> . ano 1. material da internet. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo. 1. Na bibliografia final listar em ordem alfabética todas as fontes consultadas.brasilnet. 9. Dano ambiental. fev.bdt.RELATÓRIO DA PRÉ-MOSTRA 2014/2 7. SP : Atlas. independente de serem de tipos diferentes. n.Seção Ponto de Vista. C. Secretaria do Meio Ambiente. Material da Internet SÃO PAULO. Crimes da era digital. 2.htm> Acesso em: 28 nov. Edição Especial. Rio de Janeiro. Disponível em http://www. Disponível em: <http://www. 1997.1998.br/contexts/brasilrevistas.M. veja como citar alguns dos tipos de fontes mais comuns :Livros: GIL. nov. ed. Atenção para a ordem alfabética.1999.

aqui serão dadas algumas indicações para apresentação gráfica de seu projeto. 2cm .  Cada capítulo deve começar em folha nova. da margem esquerda.  As margens das páginas devem ser: superior e esquerda de 3cm.  Notas de rodapé. em negrito e maiúsculas. estilo normal.5. fonte tamanho 10.  Todas as letras dos títulos dos capítulos devem ser escritas no canto esquerdo de cada página. tamanho 12. Não contar a capa para efeito de numeração. 3cm.RELATÓRIO DA PRÉ-MOSTRA 2014/2 3cm.  O número da página deve aparecer na borda superior direita.  Utilizar papel branco. lista de abreviações.  O espaçamento entre linhas deve ser 1. resultados de pesquisas. 10 ANEXOS 2cm Você pode anexar qualquer tipo de material ilustrativo. inferior e direita de 2cm. etc. documentos ou parte de documentos. espaçamento simples e recuo de 4cm da margem esquerda. A4. somente a partir da Introdução. embora todas sejam contadas a partir da folha de rosto. em algarismos arábicos. inclusive das Referências e Anexos.  Fonte ARIAL. fonte tamanho 11. tais como tabelas.  O início de cada parágrafo deve ser recuado de 2cm. Apenas como exemplo.  Citações com mais de três linhas.