You are on page 1of 9

Av.

Antônio Sales, 2371 loja 113 – Dionísio Torres – Fortaleza, CE
www.epossivelsim.com.br – 3224.4940/3088.6161

vem a ação. é necessário planejarmos com cuidado em que direção pretendemos focar nossos esforços.INTRODUÇÃO Em nossa vida. Desta forma. é fundamental conhecermos os caminhos que podem ser trilhados para que possamos identificar qual deles melhor se adapta ao nosso perfil profissional. Após o planejamento. OS 4 QUADRANTES DA GERAÇÃO DE RENDA I FUNCIONÁRIO II PROFISSIONAL LIBERAL Corpo Conhecimento III EMPRESÁRIO/EMPREENDEDOR IV INVESTIDOR Funcionários Capital EMPREENDEDORISMO O QUE É? _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ Enxergar oportunidades onde ninguém mais vê Transformar ideias em negócios: Construir algo a partir do nada Gerar riqueza para você e sociedade PERFIL DO EMPREENDEDOR 1-__________________________________________________________________________________________ 2-__________________________________________________________________________________________ 3-__________________________________________________________________________________________ 4-__________________________________________________________________________________________ 5-__________________________________________________________________________________________ 6-__________________________________________________________________________________________ 7-__________________________________________________________________________________________ 8-__________________________________________________________________________________________ 9-__________________________________________________________________________________________ 10-_________________________________________________________________________________________ 11-_________________________________________________________________________________________ 12-_________________________________________________________________________________________ 13-_________________________________________________________________________________________ 14-_________________________________________________________________________________________ .

COMO PENSA O EMPREENDEDOR? Ele identifica oportunidades de negócios onde a maioria das pessoas não percebe.Como posso melhorar este serviço? (buscar diferencial) __________________________________________ _____________________________________________________________________________________ . transformando a mesma em um serviço ou produto. usa seu potencial realizador para mobilizar pessoas em torno da sua ideia.O que eu sei e gosto de fazer? ________________________________________________________________ .Qual serviço/produto sinto falta no meu bairro/cidade? __________________________________________ .Como transformar isso em dinheiro? ________________________________________________________ .Check list do que é necessário para colocar em prática: _____________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ . Então. 1-__________________________________________________________________________________________ 2-__________________________________________________________________________________________ 3-__________________________________________________________________________________________ 4-__________________________________________________________________________________________ 5-__________________________________________________________________________________________ POR ONDE COMEÇAR? . TRABALHO EM EQUIPE Debata com seu grupo quais seriam as vantagens e desvantagens de ser dono do seu próprio negócio: VANTAGENS: 1-__________________________________________________________________________________________ 2-__________________________________________________________________________________________ 3-__________________________________________________________________________________________ 4-__________________________________________________________________________________________ 5-__________________________________________________________________________________________ DESVANTAGENS: 1-__________________________________________________________________________________________ 2-__________________________________________________________________________________________ 3-__________________________________________________________________________________________ 4-__________________________________________________________________________________________ 5-__________________________________________________________________________________________ TRABALHO EM EQUIPE Enumere 05 casos de empreendedores e conte sua história de sucesso.

o estudo pioneiro de 1998 indicava que 56% das empresas não sobreviviam ao terceiro ano (conforme tabela acima). o que torna esse período o mais importante em termos de monitoramento da sobrevivência. É capaz de descrever tanto o objetivo quanto as pessoas que serão beneficiadas por ele? Fantástico! Agora é necessário analisar os detalhes relacionados ao negócio para verificar se. mais de 99% são micro e pequenas empresas e Empreendedores Individuais (EI). E todos os estudos no Brasil e no mundo mostram que os dois primeiros anos de atividade de uma nova empresa são os mais difíceis. Em 2010. A sobrevivência desses empreendimentos é condição indispensável para o desenvolvimento econômico do País. POR QUE ISSO ACONTECE? 1-__________________________________________________________________________________________ 2-__________________________________________________________________________________________ 3-__________________________________________________________________________________________ 4-__________________________________________________________________________________________ 5-__________________________________________________________________________________________ 6-__________________________________________________________________________________________ . a taxa de mortalidade indicava que 71% das empresas fechavam suas portas antes de completar os cinco anos. o índice caiu: 58% fecharam suas portas.2 milhão de novos empreendimentos formais. No indicador para os cinco primeiros anos de atividade das empresas. esse índice baixou para 46%.PLANEJE SEU NEGÓCIO Agora você já tem uma ideia para seu projeto. ele será viável. são criados anualmente mais de 1. ou como. Para os três primeiros anos de existência. Desse total. Basicamente um Plano de Negócios tem quatro partes: Plano Estratégico:______________________________________________________________________________ Plano de Marketing:___________________________________________________________________________ Plano Operacional:_____________________________________________________________________________ Plano Financeiro:___________________________________________________________________________ TAXA DE MORTALIDADE DE EMPRESAS NO BRASIL No Brasil. Em 2010.

LIVROS E LINKS: O Segredo de Luíza – Fernando Dolabela A Fantástica História de Sílvio Santos – Arlindo Silva Uma Lição de Vida e de Marketing – David Mendonça Mauá. Empresário do Império – Jorge Caldeira Desvirando a página. a vida de Olavo Setubal – Ignácio Brandão/Jorge Okubaro .7-__________________________________________________________________________________________ 8-__________________________________________________________________________________________ 9-__________________________________________________________________________________________ 10-_________________________________________________________________________________________ CICLO DE VIDA DAS EMPRESAS PASSO A PASSO PARA ABRIR UM NEGÓCIO 1-__________________________________________________________________________________________ 2-__________________________________________________________________________________________ 3-__________________________________________________________________________________________ 4-__________________________________________________________________________________________ 5-__________________________________________________________________________________________ 6-__________________________________________________________________________________________ 7-__________________________________________________________________________________________ 8-__________________________________________________________________________________________ 9-__________________________________________________________________________________________ 10-_________________________________________________________________________________________ 11-_________________________________________________________________________________________ 12-_________________________________________________________________________________________ PLANO DE NEGÓCIO O que é:____________________________________________________________________________________ Para que serve:______________________________________________________________________________ Quando e como fazer:________________________________________________________________________ FILMES.

estimulando-os para atingir estes resultados. Fazer com que seus liderados atinjam seus objetivos pessoais através de atingir o objetivo do grupo. relacionamento entre níveis hierárquicos. enfim.com. comprometendo-os. estampada em um quadro na recepção. PAPEL DO LÍDER . ser lembrada a todo e qualquer momento e conduzir todo o trabalho.br www. motivando-os. Isso trará mais resultados do que apenas o alto escalão definir quais serão os propósitos daquela organização.Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes – Stephen Covey www. PERFIL DO LÍDER TRABALHO EM EQUIPE Vamos traçar o perfil do líder: 1-_________________________________________ 7-_________________________________________ 2-_________________________________________ 8-_________________________________________ 3-_________________________________________ 9-_________________________________________ 4-_________________________________________ 10-________________________________________ 5-_________________________________________ 11-________________________________________ 6-_________________________________________ 12-________________________________________ MISSÃO/VALORES/VISÃO O que é? Missão:_____________________________________________________________________________________ Valores:_____________________________________________________________________________________ Visão:_______________________________________________________________________________________ Uma excelente maneira de comprometer seus liderados no desempenho do trabalho é fazer com que todos participem da elaboração da missão. atendimento ao cliente.geranegocio.superempreendedores.com.com www. tudo.sebrae.br LIDERANÇA Objetivos do líder: fazer com que sua equipe compactue dos mesmos objetivos do líder. Deve estar na ponta da língua da equipe.

sabem que são os responsáveis por dar condições para que seus liderados atinjam o máximo de seu potencial. sempre em busca dos objetivos propostos. segue abaixo algumas ferramentas para fazer isso com grande eficácia. esforçando-se para que suas perguntas sejam respondidas com ação 7. por meio de uma curiosidade constante que se aproxima do ceticismo. mas também para que a vivenciem e a respirem. transparência e reconhecendo os méritos alheios.eles comemoram os resultados obtidos EQUIPE Não há líder sem uma equipe. são eles quem irão de fato operacionalizar todo o trabalho.tem coragem pra tomar decisões impopulares e agir com base no instinto 6. treinar e desenvolver a equipe 2. RECRUTANDO/SELECIONANDO SUA EQUIPE Selecionar seu pessoal é fundamental. identificando novas oportunidades ou até mesmo ameaças 11. fazendo com que seus liderados saibam o caminho a percorrer e onde precisam chegar 3.FUNÇÕES 1. transpirando energia positiva e otimismo 4. Avaliação 6. usando todas as oportunidades para avaliar.estão sempre de olho no quê ocorre fora do meio comum. Instrução 4. No caso de poder escolher sua equipe. permitindo assim que os objetivos propostos sejam alcançados 9. Muitas vezes será apresentado a uma equipe já pronta. Motivação 7. O líder não executa as tarefas. o que dificultará seu trabalho enormemente. Organização 8. Apresentação de um exemplo ATRIBUIÇÕES DOS LÍDERES 1-São incansáveis em melhorar a equipe.angariam confiança com franqueza. Qual a diferença entre recrutamento e seleção? Recrutamento:______________________________________________________________________________ Seleção:____________________________________________________________________________________ . 10. nem sempre ele terá oportunidade de escolher seus liderados.inspiram a assunção de riscos e o aprendizado constante da equipe.buscam incessantemente identificar falhas e desvios que possam comprometer o resultado final. Planejamento 3.questionam e instigam. dando exemplos 8. certifica-se de que os liderados têm tudo o que precisam para executá-las da melhor forma possível. sendo os primeiros a darem o exemplo 5. Controle 5. Porém. Definição da tarefa 2.se põem no lugar de todos.eles se empenham para que as pessoas não só compreendam a visão.

é um trabalho em equipe. DESENVOLVENDO Desenvolver os membros da equipe – o bom líder deve estimular seus liderados a se desenvolverem constantemente. Os japoneses antes de colocar o funcionário a desempenhar suas tarefas o treinam à exaustão. . Usualmente. As equipes variam entre 4 e 8 pessoas.Uma das coisas mais importantes a se descobrir para se contratar bons profissionais são os seus sonhos. Mas antes de tudo é fundamental que esteja bem claro quais são os objetivos da equipe. Não existe aquela coisa da pessoa aprender fazendo. mas pode também ser individual. Além disso. palestras. Estes sonhos devem estar de alguma forma relacionados aos objetivos da empresa. COMPROMETENDO LEMBRE-SE SEM ENVOLVIMENTO NÃO HÁ COMPROMETIMENTO TREINANDO O treinamento de sua equipe deve ser constante. eles ainda acompanham cada tarefa do liderado com certa freqüência. Assim seus liderados poderão saber se estão atingindo os objetivos propostos ou não. Estilo Geração livre de ideias. o elogio (e as vezes a crítica) é uma importante ferramenta na hora de avaliar seu liderado. E após o funcionário estar apto a desempenhar suas funções. leituras. a fim de detectar alguma coisa que tenha passado despercebida. ou ações a serem tomadas. abordagens a serem usadas. através de cursos. ESTABELECENDO METAS E OBJETIVOS Qual a diferença entre meta e objetivo? Meta:________________________________________________________________________________________ Objetivo:____________________________________________________________________________________ AVALIANDO RESULTADOS Sua empresa precisa ter uma boa análise de desempenho. Quando usar? O Brainstorming é útil quando se deseja gerar em curto prazo uma grande quantidade de ideias sobre um assunto a ser resolvido. dependendo da complexidade do assunto e da motivação da equipe. Uma boa forma é um funcionário fazer um curso depois ensinar aos outros sob a forma de um work shop. Pode durar mais ou menos. num espaço de tempo entre 30 e 60 minutos. O BRAINSTORMING O que é? Brainstorming é uma ferramenta para geração de novas ideias. conceitos e soluções para qualquer assunto ou tópico num ambiente livre de críticas e de restrições à imaginação. possíveis causas de um problema.

Coach Carter Paixão por Vencer – Jack Welch Transformando suor em ouro – Bernardinho O monge e o executivo – James Hunter . Filmes: A fuga das galinhas. Caso falte comprometimento. Somos Marshall.br . a situação é muito mais complicada. Desafiando gigantes.apresenta um cadastro dos filmes com informações e imagens úteis para uma avaliação sobre a pertinência do filme ao objetivo pretendido. o mesmo precisará ser substituído. ou que não vem atingindo ou desempenhando a contento seu papel. A última fortaleza.adorocinema. SUBSTITUINDO Quanto menor for a rotatividade de sua equipe. além de uma grande oportunidade de estreitar laços.LEMBRE-SE 3 FEEDBACKS POSITIVOS PARA UM NEGATIVO COMEMORANDO RESULTADOS Comemorar resultados é uma excelente maneira de reforçar o comportamento esperado de sua equipe. LIVROS E LINKS http://www. LIDERANÇA X GERENTE X OPERACIONAL Líder Nível Estratégico Lidera pessoas Orienta Longo Prazo Define Objetivos O quê fazer Contato com o mercado e equipe Gerente Nível Gerencial Gerencia processos Controla Médio Prazo Define Metas Como fazer Contato com operacional Operacional Nível Operacional Operacionaliza Realiza Curto Prazo Atinge Metas Fazer Contato com o cliente DELEGUE TAREFAS Delegação Restrita:_____________________________________________________________________________ Delegação Administrativa ou Irrestrita:____________________________________________________________ FILMES.com. Porém. Analise atentamente se não falta treinamento ao mesmo. em alguns momentos isso será inevitável. Se você tem alguém que não está dentro do mesmo espírito do grupo. melhor.