Sexta-feira, 25 de Dezembro de 2009 - 7:43 am UTC

Le Monde escolheu Lula da Silva do Brasil como “Personalidade do Ano”
O Diário Francês Le Monde escolheu o presidente brasileiro Lula da Silva "Homem do Ano" por “personificar um gigante”. É a primeira vez em sua história que a publicação francesa fez essa designação.
Adicione a: Delicious – Digg – Facebook – Google – Twitter – Stumbleupon – Technorati –Yahoo

Lula: "o político mais popular do mundo"

Lula da Silva, que está deixando o seu mandato em 2010 sem realizar uma alteração à Constituição Brasileira, “sabia exatamente como ser uma figura democrática e lutar contra a pobreza” Le Monde descreve em seu artigo. O jornal o descreveu como “um referencial para os países emergentes e também para o mundo em desenvolvimento”. Lula da Silva, 64 anos, segundo a publicação Francesa, “posicionou o seu país no mundo”. O presidente Brasileiro vai deixar o seu mandato no final de 2010, sem a intenção de realizar uma emenda constitucional e, graças a isso, não podendo ser reeleito. Le Monde o retrata como um presidente que foi capaz de “oferecer uma nova imagem para a América Latina.” E acrescenta: “A excelente reputação de Lula é a renovação do Brasil”.

O artigo, escrito pelo correspondente do Rio de Janeiro Jean-Pierre Langellier, traça o perfil de Lula da Silva e elogia a sua administração. “Lula parece estar interessado em tudo: diplomacia, comércio, energia, clima, a imigração, o espaço, as drogas", descreve o artigo. Lula da Silva foi o primeiro presidente latino-americano que Barack Obama recebeu na Casa Branca. De acordo com a opinião do Le Monde, ele destacou-se, porque como ex-líder sindical, dirigiu de forma bem sucedida, um país que é complexo, centrando-se no desenvolvimento econômico, na desigualdade e na proteção do ambiente. Obama se referiu a ele, “como o político mais popular do mundo”. O perfil que o artigo descreve inclui os prós e os contras. Como ele afirma: “Mesmo que Lula da Silva tenha reduzido os índices da pobreza e milhões de brasileiros tenham melhorado os seus estilos de vida, o seu país continua a ser uma das nações mais desequilibrada do mundo, fortemente dividido entre um sul rico e um norte esquecido”. Uma lista de afazeres e “pendências e problemas não resolvidos” também estão incluídos no artigo do Le Monde. São eles: "O ensino primário e secundário inferior, serviço de saúde do deficiente, burocracia indigesta, polícia ineficiente e uma justiça lenta". Lula da Silva esteve em todos os holofotes da mídia durante todo o ano de 2009, graças a suas políticas e a forma em que ele posicionou o Brasil no foco internacional.

Fonte: www.bloomberg.com/

Adaptado por: Maria Clara Oliveira de Albuquerque SCRIBD: http://www.scribd.com/MarieOliveira E-mail: marie.oliveira1997@yahoo.com

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful