C A R T I L H A

.

apresentacaodetcc.com.br/ THALES DUARTE .Essa é uma cartilha do blog Apresentação de TCC que complementa o eBook: As 10 Dicas de Ouro de uma Apresentação de TCC de Sucesso! Disponível em: http://apresentacaodetcc.com. acesse o o blog: http://blog. Para mais dicas sobre TCC.br A cartilha é composta de 8 dicas importantíssimas do que NÃO fazer para ter sucesso na criação dos slides da sua apresentação de TCC.

Para lhe auxiliar nisso.#1 Usar qualquer cor nos slides Não cometa esse erro tão bobo de usar as cores que tiver vontade a hora que quiser e sem qualquer relação com o seu assunto! Ter um conjunto de cores que servirão como base para trabalhar os slides é fundamental para manter a boa aparência de toda a apresentação. Nesse site você terá acesso à diversas paletas de cores como essas no rodapé. é muito indicado o uso do azul. mantendo um estilo definido e criando uma identidade. Caso seu assunto seja neutro. indico o site da Kuler (http://goo. evitando exagero e misturas! O segredo está nos detalhes! Como NÃO Fazer Slides para sua Apresentação de TCC . se você vai falar sobre água.gl/4J1vb2). fazendo com que seus ouvintes associem mais rapidamente o tema da monografia às cores. que ajudarão você a definir as cores que você poderá usar em toda a apresentação. Lembre-se que a escolha das cores deve ter uma significativa relação com seu tema. Por exemplo. se preocupe apenas em escolher uma paleta de cores que seja profissional e clássica.

de forma que seja poderão ler sem problemas. Como NÃO Fazer Slides para sua Apresentação de TCC Hum? . pode que constrastem com o plano texto no slide e as pessoas ser dado tanto com a caixa de fundo. é um contraste mal comuns. O Caso você vá apresentar em Uma boa ideia é aproveitar visual não deve ser mais um auditório. é poder ler o que está escrito nos slides.AA #2 Usar qualquer tamanho e cor de fonte O mínimo que o público espera enquanto estará assistindo sua apresentação. agradável e fácil a leitura. expressão. O feito! Escolha cores de fonte terá como colocar muito destaque na verdade. deixando-a bem visível. alta. de forma que uma pessoa no fundo de uma sala de aula ou mesmo em um auditório. correto? O problema é que realmente muita gente esquece disso! Lembre-se sempre de usar fontes em tamanhos grandes. como com o negrito. não esqueça dos seguintes detalhes: 28 aA Use fontes pelo menos no Colocar expressões de Pior do que uma fonte tamanho 28 para textos destaque em caixa alta pequena. sugiro fontes para também alterar a cor da importante que o conteúdo! ainda maiores. e letras com pouco contraste podem ficar invisíveis! Sobre os textos. Com isso você não também é uma boa opção. possa ler o que está escrito nos slides! Até porque você não sabe como estará a iluminação no local da sua apresentação.

é como se escrevessemos um texto em japonês. e quando chegou na hora de apresentar. estragando todo o trabalho! Se você não passou. é que o computador converte aquilo que ele não entende. ou seja. para algo que ele entenda. o texto estava desconfigurado.ZZ #3 Usar qualquer tipo de fonte É possível que você já tenha passado pela experiência de fazer uma apresentação usando o máximo de recursos visuais que pôde. precisa estar instalada no computador. eu indicaria ser mais sensato nesse momento e evitar tentativas que podem dar errado! Por essa razão. muda para uma fonte que esteja de fato instalada no computador! Por tal razão. Ou seja. ótimo! Isso acontece basicamente porque uma fonte para ser lida no Powerpoint. sem medo de errar (claro que testar no computador que será apresentado. sempre é válido): Arial ArialBold Tahoma Verdana Times New Roman Trebuchet Comic Sans Como NÃO Fazer Slides para sua Apresentação de TCC r! favo e r o P o us ! Nã c Sans i Com . e o computador em que a apresentação será feita não entendesse japonês! O que acontece nessas situações. selecionei algumas das fontes padrões que você pode usar na sua apresentação. prefira usar as tradicionais do que perder os slides! Apesar de existirem formas de usar fontes personalizadas.

indico o site Compfight (www. Assim como no Facebook. Para isso.#4 Usar muitos textos Já dizia a velha frase: “Uma imagem vale mais do que mil palavras!”. elas prestarão atenção no que você tem a dizer! Para lhe auxiliar nesse processo de escolher boas imagens para sua apresentação.compfight. Nesses sites você vai encontrar uma série de imagens interessantes que vão lhe ser muito úteis! Gostaria que você entendesse essa dica de uma forma mais prática.com) e o Flickr (www. Basta analisar que as postagens que fazem mais sucesso normalmente são as que tem uma imagem bem impactante. você não acha? Como NÃO Fazer Slides para sua Apresentação de TCC . criativas e curiosas. interessantes. e enquanto você instigar a curiosidade dela com imagens chamativas. Fica muito mais fácil. com uma imagem dessa em seus slides. numa apresentação funciona da mesma forma.com). Se você tem Facebook sabe que isso é verdade.flickr. Tenha em mente que as pessoas querem e gostam de saber o que as coisas significam. pense como seria mais fácil definir a palavra SUPERAÇÃO. A frase é antiga mas o significado nunca foi tão atual e verdadeiro como é hoje em dia.

Já comentei várias vezes. no momento que ele quer.#5 Esquecer do destaque de informações Cheguei a comentar essa dica no tópico #3. mas quero dar uma atenção maior para ela. E para isso sugiro que você utilize. O bom apresentador é aquele que faz com que as pessoas olhem exatamente o que ele quer.com. que apresentar é o ato de chamar a atenção dos ouvintes para o que você quer. além das dicas que já passei anteriormente. as cores! Vá por mim. principalmente no eBook (apresentacaodetcc. Imagino que pelo andar da carruagem você já esteja muito mais ambientado com esse conceito. você precisa destacar informações importantes. você precisa entender que mesmo usando textos e gráficos. usar cores é a forma mais simples e objetiva de destacar uma informação.br). Dê uma olhada nas imagens abaixo e veja se você concorda: Como NÃO Fazer Slides para sua Apresentação de TCC . Sabendo disso.

Minha dica é. tenha em mente que o mais importante. se todos pudessem lê-la! E o motivo é simples. Realmente não vale o risco! De qualquer forma.#6 Achar que o plano de fundo é um detalhe Essa aqui é uma dica que realmente vale ouro! Ah. é um dos erros mais comuns na criação de slides. você precisa mudar. abaixo são algumas ideias de fundos que você pode usar: Como NÃO Fazer Slides para sua Apresentação de TCC . veja abaixo alguns exemplos: Utilizar planos de fundo carregado de informações. é que o texto que sobrepõe essa imagem possa ser lido sem absolutamente nenhum problema! Se o seu plano de fundo atrapalha a leitura. sempre que for escolher um plano de fundo para os slides. detalhes ou cores. E olhando os exemplos fica claro o porquê disso.

isso irá permitir que você o deixe de lado por pelo menos uma semana. mas que não agregarão em nada sua apresentação. e outras coisas que você pode achar legal. é que a mensagem deve ser passada de maneira objetiva e clara. e por tal razão. Não quero que você entenda que não deve usar outros recursos. Incluindo. para que quando você faça uma nova revisão. deve ser tirado. os slides devem auxiliar nesse processo. ele é dispensável! Como NÃO Fazer Slides para sua Apresentação de TCC . possa se perguntar se o que está ali. e não complicá-lo ainda mais! Sugiro que pra sua apresentação você desenvolva seus slides com uma certa antecedência. textos. A grande verdade é que apenas o necessário é importante! O que quero dizer. e qualquer coisa que afete essa razão básica.#7 Usar o máximo de coisas que puder Existe uma máxima entre muitos designers que diz que “menos é mais”. firulas. nesse caso. caso contrário. quero que você se lembre que esse recurso deve estar em sintonia com a mensagem principal. as imagens. realmente merece estar ali! Não é atoa que dedico um capítulo sobre isso no eBook! A concepção é que cada slide deva passar uma mensagem.

para mim. Digo isso porque usar animações requer mais do que a simples habilidade de criá-las. Olha. pois realmente não fará tanta diferença assim.#8 Quanto mais animações. só posso lhe dizer que: depende. melhor! Todo o semestre muita gente se pergunta: “Eu sei fazer animações. O resultado é que isso acabou tirando minha atenção do assunto. Se você sabe fazer animações. Abaixo mostro o que seria uma animação bacana (e básica). de saber onde usá-las. e que contribui positivamente para o visual sem afetar o conteúdo ou dispersar a atenção: Como NÃO Fazer Slides para sua Apresentação de TCC . ótimo. parecia que o único objetivo do palestrante era mostrar que ele sabia fazer essas animações. mas devo usá-las na minha apresentação?”. mas principalmente. mas não faça disso seu maior trunfo. Já vi várias apresentações em que. ao invés de contribuir de uma forma criativa e inusitada.

.

acesse o blog da Apresentação de TCC: apresentacaodetcc.2014 .Espero que você tenha gostado da cartilha tanto quanto gostei de escrevê-la! Esse material é apenas um complemento do eBook As 10 Dicas de Ouro de uma Apresentação de TCC de Sucesso disponível em: www. dicas e ler artigos sobre esse tema.com.apresentacaodetcc.br Para receber informações.com.br/blog THALES DUARTE Copyright 2013 .