INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E

TECNOLOGIA DO ESTADO DO PARÁ
CAMPUS ALTAMIRA
CURSO TECNICO EM SANEAMENTO
VITORIA DO XINGU - PA

TÉCNICO EM SANEAMENTO

Por

CLENILDA DOS SANTOS BAIA

Relatório de Estágio apresentado como requisito parcial
para obtenção de título de Técnico em Saneamento do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Pará - IFPA, Campus Altamira, orientado por José
Odinaldo Moreira caldas.

Orientador: José Odinaldo Moreira Caldas.
Vitória do Xingu-PA, 01 de Julho de 2014

Clenilda dos Santos Baia. abaixo assinados.1 Nome: Clenilda dos Santos Baia 1.3 Professor Orientador: Márcio Valério de Oliveira Favacho 3.2 Curso: Técnico em Saneamento 1. José Odinaldo Moreira Caldas e a Estagiária.1 Nome: José Odinaldo Moreira Caldas Eng.5 Fone: (93) 9113-6756 3 Estágio 3. cientificam-se do teor de Relatório de Estágio Curricular Supervisionado de Curso Técnico em Saneamento.5 Carga Horária: 240 horas 3.3 Município: Vitória do Xingu – PA 2.4 Endereço: Travessa Martir Tiradentes n/ 225 1.3 Turma: A1503MB 1.4 Supervisor de Estágio: José Odinaldo Moreira Caldas 3.º Civil e Sanitarista CREA 11.DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1 Estagiário 1. .5 Município: Vitória do Xingu – PA 1.4 CEP: 68383-000 2.com 2 Concedentes 2.260 –D/PÁ 2.2 Coordenador do Curso: Márcio Valério de Oliveira Favacho 3.2 Endereço: Rua Anfrísio Nunes S/N 2.1 Área de realização: Técnica em Saneamento 3.6 Data de início e término: 20/02/2014 a 20/05/2014 O Engenheiro Civil.7 Email: clenildasantosbaia@hotmail.6 Telefone: (93) 9146-3618 1.

01 de Julho de 2014 .TÉCNICO EM SANEAMENTO Elaborado por Clenilda dos Santos Baia Como requisito parcial para obtenção do título Técnico em Saneamento ______________________________ José Odinaldo Moreira Caldas (Supervisor de Estágio) ______________________________ Clenilda dos Santos Baia (Estagiária) Vitória do Xingu .PA.

Instalação de caixa d’água para suprir a necessidade do município. escavação assentamento de manilhas ou tubulação de esgoto. orçamentos. inspecionada e testada para o uso da população. . os reatores e a lagoa. planta. sem que haja nenhum entulho ou lixo em seu trajeto. abril e maio de dois mil e quatorze. pavimentação. Durante os meses fevereiro.vimos também a elaboração do projeto e execução do microssistema de água (Foto 7 e Foto 8) no km 09 do município com a oportunidade de ver sua execução de acordo com a necessidade da comunidade. Topografia do terreno. (Foto 1 e Foto 2). até o assentamento das tubulações. observamos que e poucas partes que precisa de algum reparo . que era o tratamento preliminar. as observações do cotidiano da pratica profissional a realidade que ocorre durante as inspeções nas estações de tratamento de esgoto. DESENVOLVIMENTO Acompanhada por engenheiros fomos instruídos no desenvolvimento acompanhamento e funcionamento adequado das estações de tratamento de esgoto (ETE A). O sistema de abastecimento de água da vila Leonardo d’ Vinci.INTRODUÇÃO O estágio e de suma importância para o desenvolvimento do técnico. assim adquirindo e aperfeiçoando habilidades para minha formação de técnico em saneamento. na qual venha agregar mais conhecimento para o técnico em saneamento. a tubulação de esgoto tem que ser desobstruída em alguns pontos da cidade para total uso. registrei alguns momentos da execução das atividades que se encontram em anexo quais mostram as observações do funcionamento das tubulações de água e de esgoto que estavam sendo verificado seu desempenho se seu estado está condizente com suas finalidades adequadas para o uso. foi para visualizar e observar o que já tínhamos visto na ETE (A). no Km 18. Sendo de total importância as informações obtidas e experiências compartilhadas no decorrer das inspeções de obras em sua execução. Observamos durante o estágio junto com uma equipe de inspeção que no município a tubulação de agua tem que ser ampliada e funcionar a 100%. elaboração de plantas e fiscalização das obras. estações de tratamento de água. Observações de procedimentos em obras. orçamentos e fiscalização de obras. pois parte está incompleto ou quebrado devido a escavação para o asfaltamento. marco. Assim também como os procedimentos adequados para as inspeções. Já a visita na estação de tratamento de esgoto (D) (Foto 3). (Foto 4 e Foto 5). foi acompanhado e observado desde a escavação da vala realizada por máquina mecânica (Foto 6).

CONCLUSÃO Durante o período em que houve o estágio. __ de ______ de 2014. assim também formando o profissional capaz e produtivo que oferece técnica e pratica. Altamira. _____________________________ Assinatura da Estagiária . tive a e oportunidade de estar com profissionais de engenharia e técnicos com experiência que abrangeram a importância da prática realizada durante o estágio realizado para melhor desenvolvimento do conhecimento adquirido durante o curso. perguntar e compartilhar o conhecimento de profissionais em engenharia sanitária. cadista. com a oportunidade de opinar. orçamentista e engenharia civil que nos mostra o valor do estágio para o aperfeiçoamento do profissional que o mercado exige. arquitetos.

caixa de inspeção.Estações de tratamento de esgoto – ETE A Foto 3 .Estações de tratamento de esgoto – ETE A Foto 2 .Fiscalização. caixa de inspeção. Foto 5 – Fiscalização.Foto 1 . .Reatores da ETE (A). Foto 4 .

Foto 6 – Máquina mecânica escavando a vala na Vila Leonardo d’ Vinci Foto 7 – Microssistema de Agua KM 09. Foto 8 – Microssistema de Agua KM 09. .