Manteigas funcionais para fazer

em casa
Elas são irresistíveis e saudáveis! Aposte nessas três receitas de
manteiga, que não pesam na balança nem na consciência
Por Stephanie Celentano | Fotos Divulgação

Ao contrário das manteigas derivadas do leite, ricas em gorduras saturadas e
colesterol, as manteigas feitas com oleaginosas possuem "gorduras boas", e
são bem-vindas em dietas balanceadas. Além dos ácidos graxos mono e poliinsaturados, as receitas criadas pela nutricionista Natália Colombro, da Clínica
Ncnutre, são ricas em argina, que ajuda a reduzir a pressão arterial e aumenta
a imunidade, e em selênio, mineral com importante ação antioxidante. Além
disso, uma de suas vitaminas, a B6, auxilia a produção de serotonina, que ajuda
no controle do apetite e na sensação de bem-estar.

Ingredientes 200g de amêndoas. essa receita é adaptável a pratos doces ou salgados. Com a presença do azeite. Espere as oleaginosas esfriarem. Se mantida na geladeira. apesar de mais saudável. Manteiga melhorada Essa opção é ideal para quem quer começar a diminuir o consumo da tradicional manteiga do cardápio. (sobremesa) de xarope de agave. Variação 2: manteiga de avelãs Adicione 2 col. Leve ao processador por 3 a 5 minutos e siga uma das variações abaixo. 1 col.Manteiga de castanhas Leve. (chá) de extrato de baunilha. avelãs ou nozes Modo de preparo Leve as oleaginosas descascadas ao forno médio por 5 a 10 minutos. pegue um guardanapo de pano e esfregue as avelãs nele até a pele soltar por completo. No caso das avelãs. 1 col. (sopa) de cacau em pó. 2 col. a pasta pode ser consumida em até três meses. açúcar mascavo ou mel. a receita ainda contém gordura saturada e deve ser consumida com moderação. Experimente a manteiga de amêndoas em um sanduíche com maçã e queijo brie ou queijo gouda. os impactos negativos da manteiga são reduzidos e as ervas trazem os benefícios dos fitoquímicos presentes. (chá) de canela em pó. ela vai soltar a pele quando estiver tostada. Para tirar a pele. Mas atenção. (sopa) de xarope de agave e uma pitada de sal. 1 col. . Variação 1: manteiga de amêndoas ou nozes Adicione uma pitada de sal.

Leve à geladeira até endurecer. Quando atingir a consistência de pasta. diminui o LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom). que previne doenças cardiovasculares. alecrim ou louro a gosto Modo de preparo Leve todos os ingredientes ao processador. (chá) de azeite de oliva extravirgem Sálvia. a receita permite que você inclua seus temperos favoritos e crie a sua própria manteiga com base no azeite. (chá) de manteiga na temperatura ambiente 1 xíc.Ingredientes 1 xíc. Ingredientes 2 xíc. (azeite) de oliva extravirgem Sálvia. é anti-inflamatória. leve a geladeira até endurecer. Manteiga de azeite Simples de fazer. alecrim ou louro a gosto Alho triturado ou pimenta em grão (opcional) Modo de preparo Misture todos os ingredientes ou bata-os no liquidificador. orégano. orégano. .