Aula 01

Sistemas Materiais
A Química (do egípcio kēme (chem),
significando "terra") é uma ciência que visa
compreender melhor alguns acontecimentos e
fenômenos que ocorrem com os materiais na
natureza ou em laboratórios.

Processo Exotérmico: Ocorre com liberação de
calor, há, portanto uma diminuição da
temperatura (resfriamento).

Mudanças

Matéria, ou material, é tudo aquilo que possui
massa e ocupa lugar no espaço, ou seja, está
ao nosso redor na formação do universo.

Estado de Agregação
Um material qualquer da natureza pode ser
observado em três fases de agregação:
sólido – líquido – gasoso.

Fases da Matéria

Observações: Um líquido em aquecimento tem
suas partículas aumentando o grau de
desorganização e passando a gás. Caso seja
atingida a temperatura crítica passa em
definitivo a fase gasosa.
Evaporação: Processo Lento e superficial
(vaporização)
Ebulição: Processo rápido e em toda extensão
do líquido.

Mudanças de Fases

Materiais da Natureza

A naftalina, um sólido esbranquiçado, por
aquecimento, passa da fase sólida para a fase
gasosa.

Os materiais da natureza, a partir de suas
propriedades
e
características
são
subdivididos em:

Um material pode passar por uma mudança de
fase devido a uma alteração de temperatura
e/ou pressão.
PROCESSO ENDOTÉRMICO: Ocorre por
absorção de calor, nesse caso ocorre um
aumento da temperatura (aquecimento).

O2. São formadas através de fenômenos químicos e caracterizam-se por possuírem o conjunto de moléculas totalmente iguais. . Podem ser homogêneas (monofásicas) ou heterogêneas (difásicas. .Substância Pura Substâncias e Misturas Uma substância é um tipo de material da natureza que apresenta propriedades definidas e determinadas. . . O termo sistema significa uma porção limitada de matéria que é estudada ou analisada. Podem ser simples (H2.Tem composição química definida e constante. trifásicas. ou compostas (H2O. Uma substância pura: Na sequência de nosso estudo encontraremos com frequência a expressão sistema. polifásicas). NaCl) quando formadas por dois ou mais tipos de átomos diferentes.Resiste aos processos físicos comuns de fracionamento. . São formadas através de fenômenos Físicos e são a reunião de duas ou mais substâncias puras que não reagem entre si. Cl2) quando formadas por um tipo só de átomos.Tem constantes físicas próprias.É representada por fórmula.

Ex. Mistura que Mistura Azeotrópica Mistura de líquidos que possui o mesmo ponto de ebulição. Álcool Hidratado.Exemplo: Rochas. Sistema Homogêneo: Constituído por uma única fase (monofásico). Fases É toda porção limitada.. na formação de um sistema. pode ser classificada em: Homogêneo ou Heterogêneo. Fórmula Molecular Areia. um copo com gelo e água. Apresenta propriedades iguais em toda sua extensão. Exemplo: Água da Rede Pública. Sangue. Misturas Homogêneas: Misturas que são constituídas de uma única fase.. distinguida pela visão. em função do número de fases. Misturas Heterogêneas: apresenta duas ou mais fases. representar Analisando a fórmula molecular de uma substância podemos classificá-la em: simples ou composta. Todo sistema. Vinho. É a mistura de sólidos que possui o mesmo ponto de fusão. Apresenta propriedades diferentes em fases distintas. Petróleo. Exemplo: Qualquer substância pura em uma única fase de agregação. Sistema Heterogêneo: Constituído por duas um mais fases (polifásico). Granito. Leite. Exemplo: Uma substância pura em duas fases de agregação. Mistura Eutética Dispositivo que nos permite graficamente uma substância.: H2O + C2H5OH (álcool hidrofílico) . seja uma substância ou uma mistura. Aço.: Pb + Sn ( solda em eletrônica) Misturas É um material que não possui propriedades definidas ou constantes por ser constituído por duas ou mais substâncias diferentes.. Ex. Ouro 18 Quilates. Vinagre.

d) O sistema é constituído por uma substância pura e cristalina. ouro 18 quilates. Após a mudança. d) revelação de fotografia e) combustão da gasolina. Das afirmações feitas.0 L de CO2. gás carbônico. 2. 30 g de areia fina. a) apenas I e II. (ITA) . a) laminação do aço c) gás carbônico. II – Mistura de 2. Inicialmente.0 L de N2 e 1. Sobre esses sistemas é correto afirmar que: a) ambos são heterogêneos. Exercícios III. (UFSM) . estando ambos na temperatura ambiente. Se esses materiais forem classificados em substâncias puras e misturas. (UFMG) . d) apenas IV e V.01. exceto: I. gás carbônico e latão. naftaleno. IV. e) todas. É uma solução sólida. 3. latão e iodo. I – Mistura de 10 g de sal de cozinha. o sistema é líquido. e esta é sólida. V. nas condições ambientes.Observe o gráfico: 5. a) A mudança de estado é uma fusão. (UFRGS) . todas as afirmativas estão corretas.5 L de O2. c) amadurecimento de frutas. iodo e naftaleno. É homogêneo. 20 mL de óleo e 100 mL de água.O fato de um sólido. b) A mudança de estado ocorre a partir de 50ºC. c) A mudança de estado termina no instante t3. II e III. . latão. b) apenas I. apresentar um único valor de massa específica em toda sua extensão é suficiente para afirmar que este sólido: Este gráfico apresenta uma mudança de estado físico. (FUVEST) . É monofásico. 3. Sobre esse sistema e sua transformação. b) queima de fogos de artifício. II. ouro 18 quilates e naftaleno. estão CORRETAS e) O sistema tem mais de uma fase no instante t2. iodo. É uma substância simples. Funde a uma temperatura constante. pertencerão ao grupo das substâncias puras: a) ar. b) iodo. e) gás carbônico. ouro 18 quilates e naftaleno.A alternativa que apresenta um fenômeno físico é: 4. pois apresentam mais de uma fase. c) apenas II.Ar. o sistema só tem uma fase. d) ar. III e V.Analise os sistemas materiais abaixo.

o sistema é monofásico.E 5. independentemente da ordem de adição dos componentes. e.D 4. o sistema é bifásico. Gabarito 1. o sistema é monofásico. fase. após forte agitação. após forte agitação.E . o sistema é trifásico.b) em I. em II. e em II. c) em I.A 2. o sistema é bifásico. d) ambos apresentam uma única formando sistemas homogêneos. e. o sistema é trifásico.A 3. em II. e) em I.