ENIAC

ENIAC, considerado por muitos na época o pai dos computadores
atuais, era um gigante, pesando suas 32 toneladas e medindo 30 metros
de comprimento possuindo mais de 17.000 válvulas sendo capaz de
realizar na época mais mais cálculos do que todos os humanos já
haviam feito até a sua criação.
Idealizado por John P. Eckert e John W. Mauchly, o computador foi
construído para fins militares, com o investimento inicial de 500 mil
dólares feito pelo exercito americano, o ENIAC levou 3 anos para ser
construído, tendo seu prineiro funcionamento em 14 de fevereiro de
1946.
O sistema do ENIAC utilizava números decimais de zero a nove e a
leitura e escrita de dados na maquia se realizava apenas via perfuração
de cartão, sendo muito difícil de se programar, levava aproximadamente
12 horas para que se conseguisse programar a maquina por inteiro.
Devido o ENIAC ter sido desenvolvido para fins bélicos, como no
calculo de trajetórias de mísseis e projeteis o principal motivo de sua
criação, com o fim da segunda guerra ele foi utilizados para fins de
pesquisas cientificas .
O ENIAC funcionou até meados de 1955 com melhoras em seu
desempenho e em suas aplicações, mais antes mesmo de finalizarem
sua construção, seus projetivos constataram suas limitações tanto em
tamanho como em capacidade e assim, foram investindo em novos
projetos paralelos ao ENIAC que deram inicio aos computadores atuais
que vemos ate hoje .

O inicio do nascimento dos microcomputadores sistemas operacionais e todos os meios que utilizamos hoje em dia para comunicação.2000. apartir desse computador que iniciou a evolução bem rápida dos computadores. com objetivo de aumentar a precisão dos alvos militares. com processadores novos. Com as peças se atualizando rapidamente. deu entrada os sistemas operacionais para gerenciamento das mesmas. 98 . Com a evolução da indústria as peças que eram gigantescas e caras do ENIAC foram se atualizando e diminuindo de tamanho e preço o que resultaria no surgimento da IBM que logo lançou seu primeiro computador de mesa. Em meados da década de 40 surgiu o ENIAC o primeiro computador já criado. hoje cada vez menores os computadores são ainda mais rápidos com alto poder de processamento ao acesso de todos . XP. e muitos outros com capacidades muito maiores do que o seu pai o ENIAC. Isso só veio a ajudar.O. que era um gigante lento. Windows ME. pois os sistemas operacionais foram evoluindo junto com os microcompuradores como o Macintoch. onde as potencias militares buscavam desesperadamente aumentar sua eficiência bélica por meios mais eficazes de atualizar seu poderio militar. ocorreu durante a segunda guerra mundial. MAC. o que na época foi uma coisa extraordinária. Nasceram primeiramente os algoritmos que foram pensados para realizar cálculos mais rápidos e eficientes visando na sua maior parte. .EVOLUÇÂO DO S. surgindo mais empresas como a Microsoft gerando uma disputa de mercado entre essa duas granes gigantes no ramo de computação.

e assim até os programas. Os muititarefas permitem que todos os recursos sejam usados por qualquer usuário ou programa simultaneamente. O Windows NT é um exemplo disso. 2 – Tornar possível o compartilhamento do computador sem que o usuário que use o SO saiba que existe hardware por trais e assim possam usar as maquinas virtuais para estudo e teste sem a necessidade de usar outra maquina com custo maior. . 4 – Sistemas monotarefas. cada camada é essencial para o bom funcionamento do computador. a camada zero de um computador são os seus hardwares. podemdo possuir diversas aplicações operando com concorrência entre si. e sem esse SO o usuário não conseguiria operar todas as funções do equipamento de maneira tão facil. a mamada um é o SO. 5 – Os Sistemas monoprogramaveis permitem que a camada de hardware se dediquem apenas a execução de um programa.EXERCICIOS 1 – Usar um computador sem sistema operacional seria uma coisa meio que impossível. Sistemas Multitarefas e Sistemas com multiprocessadores. pois o sistema operacional que gerencia todos os hardwares que assim atuam de forma simultânea fazendo assim seu bom funcionamento. 6 – Sim. O mais vantajoso é o multiprogramavel pois ele não prende o SO ou o usuário ao uso de apenas um programa por vez. se apenas um usuário usar o sistema. 3 – Os computadores são feitos por camada. por exemplo.

como se fosse um sistema fortemente acoplado. 8 – Os sistemas com múltiplos processadores tem a vantagem de poderem executar varias tarefas ao mesmo tempo. Cada sistema funciona de forma independente. com os demais hosts da rede enquanto que nos sistemas distribuídos. como UCP. Isso possibilita a utilização concorrente da UCP por diversos programas sendo implementada de maneira que. Os sistemas fracamente acoplados caracterizam-se por possuir dois ou mais sistemas computacionais conectados através de linhas de comunicação. possuindo seu próprio sistema operacional e gerenciando seus próprios recursos. Amd fx2400. . quando um programa perde o uso do processador e depois retorna para continuar o processamento.Sistemas batch.7 . eles possuem CPU’s integradas como o Core 2 duo. Cada sistema funciona de forma independente. memória e dispositivos de entrada/saída. O programa deverá continuar sua execução exatamente na instrução seguinte àquela em que havia parado. 2 .Interrupções são geradas por eventos assíncronos enquanto exceções são geradas por eventos síncronos. como UCP. 10 . seu estado deve ser idêntico ao do momento em que foi interrompido.acoplados existem vários processadores compartilhando uma única memória física e dispositivos de entrada/saída. aparentando. 9 . memória e dispositivos de entrada/saída.Concorrência é o princípio básico para projeto e implementação dos sistemas operacionais multiprogramáveis onde é possível o processador executar instruções em paralelo com operações de E/S. o sistema operacional esconde os detalhes dos hosts individuais e passa a tratá-los como um conjunto único. sistemas de tempo compartilhado e sistemas de tempo real. CONCORENCIA 1 . sendo gerenciados por apenas um sistema operacional. como uma impressora ou diretório. Os sistemas operacionais de rede permitem que um host compartilhe seus recursos.Os sistemas fracamente acoplados caracterizam-se por possuir dois ou mais sistemas computacionais conectados através de linhas de comunicação. possuindo seu próprio sistema operacional e gerenciando seus próprios recursos.

suas aplicações. a posição inicial da memória de onde os dados serão lidos ou gravados e o tamanho do bloco.200 Kb. 4 .Na E/S controlada por interrupção. Quando o sistema deseja ler ou gravar um bloco de dados.000 Kb. suporte à redes locais e distribuídas. criação e eliminação de processos e threads. sincronização e comunicação entre processos e threads. As principais funções do núcleo encontradas na maioria dos sistemas comerciais são: tratamento de interrupções e exceções. além do próprio sistema operacional. ESTRUTURA DO SISTEMA OPERACIONAL 1 . gerência de dispositivos de E/S. o controlador realiza a transferência entre o periférico e a memória principal. 5 . gerência do sistema de arquivos.A técnica de DMA permite que um bloco de dados seja transferido entre a memória principal e dispositivos de E/S. contabilização do uso do sistema. auditoria e segurança do sistema.800 Kb seriam liberados da memória principal. Em vez de o sistema periodicamente verificar o estado de uma operação pendente como na técnica de polling. escalonamento e controle dos processos e threads. Caso a reentrância seja implementada. sem a intervenção do processador. gerência de memória. após a execução de um comando de leitura ou gravação. as operações de E/S podem ser realizadas de uma forma mais eficiente. esta técnica permite manter.Sem reentrância. 6 . e o processador é somente interrompido no final da operação. o dispositivo de E/S. . Com esse mecanismo.É o conjunto de rotinas que oferece serviços aos usuários. processador e dispositivos de E/S ocupados. apenas uma cópia do código seria necessária na memória principal (200 Kb + 300 Kb + 200 Kb + 500 Kb) totalizando 1. Um total de 10.3 . permanece livre para o processamento de outras tarefas.Como o buffering permite minimizar o problema da disparidade da velocidade de processamento existente entre o processador e os dispositivos de E/S. o próprio controlador interrompe o processador para avisar do término da operação. exceto no início e no final da transferência. o processador informa ao controlador sua localização. cada usuário teria sua cópia do código na memória totalizando 10 x (200 Kb + 300 Kb + 200 Kb + 500 Kb) = 12. na maior parte do tempo. Com estas informações. o processador.

3 . facilitando sua manutenção e depuração. 4 . Esse procedimento é realizado por um programa localizado em um bloco específico do disco (boot block). a solicitação deve ser realizada através de uma chamada a uma chamada de sistema (system call – mecanismo para o controle de execução de rotinas do SO). o sistema operacional tem que ser carregado da memória secundária para a memória principal. que altera o modo de acesso do processador do modo usuário para o modo kernel. Cada nova camada implica em uma mudança no modo de acesso. onde os módulos podem interagir livremente. Na arquitetura de camadas. Uma desvantagem para o modelo de camadas é o desempenho. o sistema é dividido em níveis sobrepostos.É uma implementação de mecanismos de proteção ao núcleo do sistema e de acesso aos seus serviços. . Cada camada oferece um conjunto de funções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores.Essa chamada de sistema tem por importância garantir a integridade do sistema. protegendo as camadas mais internas. todo o código do sistema operacional reside memória secundária como discos e fitas. Ao término da execução da rotina do sistema.Para cada serviço existe uma System Call associada e cada sistema operacional tem seu próprio conjunto de chamadas.A arquitetura monolítica pode ser comparada com uma aplicação formada por vários módulos que são compilados separadamente e depois linkados. Toda vez que um computador é ligado.Sempre que um programa necessita executar uma instrução privilegiada.Inicialmente. A vantagem da estruturação em camadas é isolar as funções do sistema operacional. 5 . formando um grande e único programa executável. além de criar uma hierarquia de níveis de modos de acesso.2 . o modo de acesso retorna para o modo usuário.