TRUSS

Hair

Therapy

uma

é

linha

completa composta por produtos profissionais de transformação, tratamentos e
manutenção. Desenvolvida com tecnologia garante resultado eficaz, respeitando a saúde
dos cabelos.
O conhecimento do cabelo é fundamental para a compreensão do processo de
relaxamento e funcional no que diz respeito à obtenção de um bom resultado.

O CABELO
A estrutura do cabelo
O cabelo é composto por proteínas, queratina e aminoácidos que o protegem
tornando-o resistente e elástico. Sua estrutura é composta por três partes principais. Da
mais externa até a mais interna: Cutícula, Córtex e Medula.

Cutícula: é a região mais externa do cabelo, é transparente (sem pigmentos de
cor), composta por escamas anelares sobrepostas. A cutícula quando aderente é lisa,
pressuposto para um cabelo saudável e brilhante. Quando um cabelo é alterado por
causas químicas ou mecânicas, apresentando o extrato escamoso erguido, caracteriza-se
por um aspecto áspero e sem brilho.
Apostila do Técnico
Zwart Relaxer System

1

calor. influencia na “cavidade de saída” capilar (folículo) e conseqüentemente na forma do cabelo. Apostila do Técnico Zwart Relaxer System 2 . caracterizada por muitos fios fibrosos. cor e densidade exógena (elasticidade e porosidade). médio e grosso. na realização de um processo químico. diâmetro-fino. A forma: influencia fortemente na capacidade que o cabelo tem de transmitir secreções naturais do couro cabeludo. Medula: é a região mais interna do cabelo. em particular.Córtex: é a região mais importante do cabelo. é composta por células de queratina. Não influencia. é onde encontramos os pigmentos naturais do cabelo. Nesta parte se desenvolvem todos os processos químicos.  Cabelo liso: por possuir seção redonda. de modo algum. permite uma ótima transmissão das secreções naturais elaboradas pelas glândulas sebáceas e sudoríparas para o couro cabeludo e fio do cabelo. Classificação do cabelo Geralmente um cabelo é analisado e definido através da relação feita com alguns fatores de origem genética: forma-seção. Que pode ser definida de acordo com as características ambientais externas.

menor elasticidade e dificuldade na transmissão das secreções naturais elaboradas pelas glândulas sebáceas e sudoríparas para o couro cabeludo e fio do cabelo. Apostila do Técnico Zwart Relaxer System 3 . Cabelo ondulado: por possuir seção oval.  Cabelo cacheado e crespo: por possuir seção achatada. Influencia na quantidade de produto a ser utilizada nos cabelos em todas as tipologias de tratamento. Geralmente. Diâmetro: é distinguível a olho nu. médio e grosso. O diâmetro pode influenciar no tempo de ação dos produtos químicos utilizados para a transformação. a sua forma apresenta maior fragilidade. os cabelos são classificados de acordo com o diâmetro em: fino. esta garante um fluxo regular das secreções naturais elaboradas pelas glândulas sebáceas e sudoríparas para o couro cabeludo e fio do cabelo. Densidade: quantidade de cabelos por centímetro quadrado.

e então. stress). medicamentos. é óbvio que outros aspectos também influenciam na saúde do cabelo (alimentação. mas facilmente distinguível através do tato. voltar à sua extensão normal. finalização e. da ponta até a raiz. Elasticidade e porosidade são características do cabelo ligadas a fatores exógenos: dentre os mais comuns podemos destacar os tratamentos de transformação.Elasticidade: Capacidade que o cabelo tem de se esticar além do seu comprimento natural (de 25% até 50%). Um cabelo saudável (baixa porosidade) é normalmente caracterizado por uma boa impermeabilidade. Apostila do Técnico Zwart Relaxer System 4 . A porosidade: Capacidade de absorção do cabelo. Teste de elasticidade: com uma mão firmar uma parte do cabelo à raiz e com a outra prender a mesma entre o indicador e polegar e assim verificar a capacidade de alongamento do cabelo seco. Um cabelo quimicamente tratado (alta porosidade) possui uma alta capacidade de absorção. verificando a porosidade. com a realização do seguinte teste (“contra escama”): colocando o cabelo entre o indicador e polegar. deslizar ao longo da haste. Tal capacidade varia quando o cabelo se encontra seco e quando o mesmo se encontra molhado. A porosidade é dificilmente percebida a “olho nú”.

As ligações químicas existentes no cabelo O fator de coesão entre os numerosos “microfilamentos capilares” é representado por ligações químicas classificadas como primárias e secundárias. ondulados. O aspecto destes pode sofrer algumas modificações agindo nas ligações da sua composição química. além de um resultado temporário ou permanente. Os cabelos lisos podem tornar-se ondulados e os ondulados lisos.CABELO POUCO POROSO CABELO MUITO POROSO Os cabelos podem ser lisos. A estrutura do cabelo: das fibras às espirais de proteínas e às ligações químicas. A química do cabelo A química é a base da estrutura do cabelo (córtex) e influencia na sua forma. Ao considerar que para cada tipo de variedade na estrutura do cabelo corresponde a um tipo de ligação química. cacheados ou crespos. Apostila do Técnico Zwart Relaxer System 5 . se esta vem reduzida (quebrada) é possível obter a transformação de liso para ondulado e vice-versa.

Todos os produtos químicos no estado líquido têm o próprio valor pH (ácido ou alcalino) que age de modo diverso no cabelo. As ligações entre as moléculas de enxofre representam a união entre os feixes espirais de proteínas. Produtos para manutenção capilar o ideal é acompanhar o pH fisiológico do cabelo entre 4.0. Ácido – o produto utilizado para reequilibrar o pH fisiológico do cabelo tratado com produtos alcalinos. mas são envolvidas somente em parte nos processos de transformação do cabelo. Na escala de pH. O pH significa “potencial Hidrogeniônico” no interior de uma substância no estado líquido. Ligações secundárias Pontes Salinas: Contribuem para consolidar a união entre as espirais de proteínas. de 0 a 7 temos substâncias ácidas. Pontes de Hidrogênio: São ligações muito fracas as quais podem ser facilmente separadas pela água e pelo calor. A premissa para a análise do alisamento é a compreensão da escala do pH. e de 7 a 14 substâncias alcalinas. Tal valor é expresso através da escala numérica do pH.5.5 . Apostila do Técnico Zwart Relaxer System 6 .Ligações primárias Pontes de enxofre: É a ligação química que mantém as fibras internas juntas ao córtex. Neutro – o produto que não altera a estrutura do cabelo. O valor do pH pode ser ácido ou alcalino. O pH A transformação e o tratamento do cabelo prevêem a utilização de produtos equilibrados em relação a menor ou maior alcalinidade destes. Alcalino – o produto que modifica a estrutura interna do cabelo.

Apostila do Técnico Zwart Relaxer System 7 .14 Produtos Alcalinos Relaxantes Descolorantes Reestruturação Térmica 7 Shampoos e Condicionadores de uso diário 0 Produtos Ácidos A escala do pH em relação à ação dos cosméticos capilares.

é necessário o reequilíbrio externo e interno do cabelo. as ligações de enxofre. estabilizadora do pH fisiológico e do equilíbrio da parte externa (fechamento das escamas) para a garantia da proteção do resultado obtido. Apostila do Técnico Zwart Relaxer System 8 . resistência e resgatar a flexibilidade natural. derivado exclusivo do aminoácido cisteína. A explicação mais compreensível propõe a seqüência: abertura das escamas (depois da ação de um produto alcalino) e amaciamento da estrutura interna do cabelo.O Produto A linha de Relaxamento ZWART RELAXER SYSTEM é um processo de redução da ondulação dos cabelos. Diferentes resultados podem ser observados. colágeno. Para finalizar o processo. extrato de orquídeas e silicones. polipepitídeos do trigo e agentes condicionantes. por meio da ação do princípio ativo (Hidróxido de sódio). queratina. Possui. fornecendo precursores biológicos para conferir força. uma ação reparadora devido ao sinergismo de seus componentes. proteína formada por diferentes aminoácidos. também. tendo como principal a Cistina que está relacionada à elasticidade dos fios. tais como. no caso. conferindo profunda hidratação aos fios. Especialmente desenvolvido pra restaurar os cabelos quimicamente tratados. ajuda a restaurar a flexibilidade e resistência dos fios. O amolecimento estrutural adquirido permite ao profissional trabalhar o cabelo conforme desejar. com o produto utilizado e com o tempo de aplicação. pantenol. A ZWART RELAXER SYSTEM possui em sua formulação um complexo de aminoácidos e nutrientes exclusivos com bio-afinidade constitutiva com os fios. cabelos macios. Um tratamento baseado em agentes que apresentem afinidade/identidade com esta estrutura. A ação do produto de relaxamento é explicada através do relaxamento entre as moléculas de enxofre provocado pela força das moléculas de Hidróxido de Sódio e a sucessiva religação na nova formação estrutural. O cabelo humano é constituído em grande parte por Queratina. a normalização tem uma função regeneradora da fibra capilar. o qual varia de acordo com o grau de ondulação natural dos cachos. brilhantes e fáceis de pentear. óleo de avelã.

Passo 3 – Zwart Relaxer TRUSS: Desenvolvido para relaxar os fios e reduzir o volume dos cabelos.O relaxamento ZWART RELAXER SYSTEM é realizado com produtos à base de Hidróxido de Sódio. Apostila do Técnico Zwart Relaxer System 9 . a fim de neutralizar o agente químico. possui óleo de avelã em sua fórmula. também. Plus Passo 4 – Indicator Shampoo TRUSS: Desenvolvido para ser usado após tratamento químico. emoliente e suavizante. além de. Médium. sua base contém Hidróxido de Sódio. sua formulação é rica em óleo de avelã o que protege ainda mais a pele. ZWART RELAXER SYSTEM possui 3 forças: Light. Passo 2 – Protective Film TRUSS: Desenvolvido para proteger as partes mais sensíveis dos fios durante o processo de relaxamento. verificar se todos os vestígios de creme relaxante foram removidos. proporcionar maciez e brilho aos cabelos. agente hidratante. isto é. Possui em sua formula extrato de orquídea. Cada Kit é constituído por 5 passos: Passo 1 – Oil Protector TRUSS: Desenvolvido para proteger 50% da pele e do couro cabeludo durante o processo de relaxamento dos fios de cabelo (mesmo assim. não encostar o creme relaxante nesses locais).

Manter o produto sempre fora do alcance das crianças. É obrigatório fazer teste de mecha para certificar-se da fórmula escolhida e do tempo de ação do produto. inclusive em cabelos virgens. sais metálicos e chumbo ou finalizadores à base de amônio. Não realizar relaxamento nos cabelos anteriormente descoloridos ou tingidos com tintas a base de henné. formando um filme protetor nos fios. Caso o couro cabeludo apresente problemas como: irritações. Hidrata e recupera toda naturalidade dos cabelos. Advertências É necessário conhecimento técnico antes da aplicação. seborréias e queda. perda de cabelos e irritação nos olhos. antes de utilizar Apostila do Técnico Zwart Relaxer System 10 . brilho e elasticidade. Produto à base de Hidróxido de Sódio: seguir as instruções de uso para evitar queimaduras na pele. dermatites. no couro cabeludo. esperar 6 meses. É obrigatório fazer teste de iritabilidade. protegendo-os por mais tempo. No caso dos cabelos relaxados/alisados com produtos à base de Tioglicolato de Amônio. escoriações. Utilizar o sistema ZWART RELAXER SYSTEM somente como indicado nas instruções de uso. não dar início ao processo.Passo 5 – Hydrating Reconstructor TRUSS: desenvolvido para reestabilizar o pH dos fios e promover condicionamento profundo das fibras capilares após o relaxamento. deixando-os com maciez. Cabelos que já foram relaxados/alisados poderão sofrer uma nova aplicação na parte crescida somente depois de 90 dias.

E em menores de 18 anos sempre solicitar a autorização dos pais ou responsáveis por escrito. Antes de dar prosseguimento à aplicação: Usar sempre luvas (silicone) protetoras durante a aplicação (por serem mais resistentes ao Hidróxido de Sódio). Não utilizar o produto em mulheres grávidas e crianças com idade inferior a 12 anos. Fazer sempre um teste de mechas para certificar-se da fórmula escolhida. Evite causar atritos ou arranhões no couro cabeludo. Ficha do (a) cliente: Com informações sobre ele (a). com o Protective Film TRUSS. Timer ou relógio para marcar o tempo. Não utilizar fontes de calor (secador) durante a aplicação. enxaguar imediatamente. Proceder com o diagnóstico do cabelo e consultar a tabela de ação aproximada. No caso de contato com os olhos ou queimaduras/irritações na pele. Ter quantidade a mais de produto da Linha Zwart Relaxer System para que não falte durante o processo. Persistindo o problema. Toalhas limpas. Apostila do Técnico Zwart Relaxer System 11 . Pente fino para aplicação do produto. seu cabelo e teste de mecha. Não lavar os cabelos antes do processo (aconselhável pelo menos 24h). Cumbuca. Prendedores (clips) plásticos (não prender os fios com Creme Relaxante aplicado ou após o procedimento para não marcara os fios). pincel e espátula TRUSS (não metálicos). consultar um médico. Não é recomendável o uso de fonte de calor durante o processo de relaxamento.o sistema de relaxamento ZWART RELAXER SYSTEM (protegendo a parte já relaxada com Amônio.

a eventual presença de irritações ou feridas. Dividir os cabelos em 4 seções e proceder com a análise na frente. Elasticidade: quanto maior a elasticidade do cabelo. Durante o diagnóstico do cabelo é importante analisar a saúde do couro cabeludo. procedendo com o teste de elasticidade. mais longo será o tempo necessário da ação do creme relaxante. normalmente pontas e fios do topo da cabeça são assim. Densidade: quanto maior a quantidade de fios por centímetro quadrado. maior o tempo de ação requisitado. Verificar na parte frontal. Apostila do Técnico Zwart Relaxer System 12 .O diagnóstico do cabelo: Um atento diagnóstico capilar é fundamental para uma correta identificação da fórmula (Light. partindo da nuca verificando (cacho por cacho na vertical). menor o tempo de ação. comprimento e pontas. Porosidade: quanto maior a porosidade do cabelo (absorção elevada). centro da cabeça e nuca (mais exposta às agressões de elásticos e prendedores). Um controle aprofundado prevê análise na frente. verificar a porosidade “contra escama” mantendo o cabelo entre o indicador e polegar. Plus) que se quer utilizar e do tempo de ação que se deve seguir. mais longo será o tempo de ação. A partir das pontas até a raiz. Regiões onde há menos elasticidade. o produto agirá mais rápido. Cor: cabelos tingidos com cosméticos poderão ser submetidos ao relaxamento ZWART RELAXER SYSTEM somente no caso em que a coloração tenha sido associada à água oxigenada 10 ou 20 volumes. maior será a quantidade de produto utilizada (chegando a duplicar). parte central e nuca: Forma: quanto maior a ondulação. Médium. Diâmetro: quanto maior. central e posterior – nas raízes.

A intensidade foi determinada através do diagnóstico feito anteriormente nos cabelos. Selecionar uma mecha de cabelo (2 centímetros quadrados) da zona superior da nuca. proteja as partes que estiverem próximas com o Protective Film TRUSS (filme protetor) e então distribuir o Relaxer (creme relaxante). ou seja.TABELA RESUMIDA CABELO Fino Médio Médio Grosso Grosso Tingido (10 a 20 volumes) POROSIDADE ELASTICIDADE FORÇA Baixa Boa NORMAL FRACO/ Alta Baixa REGULAR Baixa Boa NORMAL MÉDIO/ Alta Baixa FRACO Baixa Boa FORTE FRACO/ Baixa Boa REGULAR TEMPO DE REPOUSO* de 13 a 25 minutos de 15 a 28 minutos de 18 a 30 minutos de 15 a 25 minutos de 15 a 30 minutos de 13 a 25 minutos O tempo de repouso poderá ser superior ou inferior de acordo com o diagnóstico capilar e a observação atenta a partir e durante a aplicação. 1. Apostila do Técnico Zwart Relaxer System 13 . 5. Enxaguar cuidadosamente (nesta mecha não se aplica o Indicator Shampoo (shampoo indicador) pelo menos enquanto este não estiver na fase de tratamento completo). aplicar o Oil Protector TRUSS (óleo protetor para o Couro Cabeludo) em toda extensão do couro cabeludo. Antes de começar o processo com o relaxamento da mecha. Verificar a resistência da mecha tratada e determinar a força do creme a ser utilizado e também o tempo de ação. Teste de mecha: O teste de mechas permite averiguar a capacidade que o cabelo possui se for submetido a um processo de relaxamento. 2. pele da orelha. testa. nuca e rosto. Deixar agir por 5 minutos e durante este período de tempo proceder com uma ação manual para obter o efeito de relaxamento desejado. 3. Ideal que seja feito com uma semana de antecedência. 4. na parte em que for realizar o teste.

A preparação (materiais necessários) Antes de iniciar a aplicação. de nutrir os fios em cada fase do processo de aplicação. A exclusiva fórmula garante uma forte ação protetora e vitalizadora. respeitando a saúde do cabelo. para evitar tratamento sucessivo.6. É ideal que quando todo o cabelo for feito que se isole a mecha tratada com Protective Film TRUSS (filme protetor). além. Apostila do Técnico Zwart Relaxer System 14 . verificar se os seguintes materiais estão ao alcance das mãos: Oil Protector (Óleo Protetor para o Couro Cabeludo) Protective Film (Filme Protetor para o Fio de Cabelo) Relaxer (Creme Relaxante) Indicator Shampoo (Shampoo Indicador Neutralizante) Hydrating Reconstructor (Hidratante Reconstrutor) O método de aplicação do sistema ZWART RELAXER SYSTEM garante o resultado de um relaxamento eficaz. O diagnóstico capilar realizado permite que se determine o tipo de creme relaxante adequado ao cabelo. O processo muda quando se trata de um cabelo natural (nunca tratado quimicamente) ou aquele que tem apenas um retoque na raiz. O teste de mechas permite verificar a capacidade do cabelo a ser submetido a um processo de relaxamento e a possibilidade do alcance de um ótimo resultado.

enxaguar sem neutralizar. respeitando sempre a distância de 1 cm da raiz sem encostar no couro cabeludo. 5. 6. DICA DO TÉCNICO TRUSS Fazer o relaxamento em duas etapas: Da nuca ao topo da cabeça. 4. 2. sem encostar no couro cabeludo. deixando as pontas por último. Acrescentar o produto onde não houver quantidade suficiente e deixar agir de acordo com o resultado desejado. Assim que finalizar. O ativo Hidróxido de Sódio deve ser trabalhado rapidamente. proceder com as técnicas de relaxamento. Apostila do Técnico Zwart Relaxer System 15 . mecha a mecha até o meio dos fios. 3.Passo a Passo ZWART RELAXER SYSTEM 1. proceder com as técnicas. com o auxílio de uma espátula (cumbuca e espátula TRUSS) . e então. Divida os cabelos em 4 partes e colocar um par de luvas (silicone) para iniciar o processo. com esta dica técnica. Iniciar a aplicação do ZWART Relaxer TRUSS (creme relaxante) pela nuca até o topo da cabeça com ajuda de um pincel. Sobre os cabelos ainda secos aplicar o Protective Film TRUSS (filme protetor para o fio de cabelo) nas partes sensibilizadas. relaxar a parte da frente de orelha a orelha. neutralizar toda a cabeça. onde o produto deverá agir com menor intensidade. Colocar a quantidade necessária de ZWART Relaxer TRUSS (creme relaxante) em um recipiente não metálico. Massagear os fios no sentido da fibra capilar. pele da orelha. Posteriormente. reinicie pela nuca a aplicação nas pontas. Antes de começar o processo de relaxamento. tem-se mais tempo para trabalhar com segurança em cada região da cabeça. espalhando de maneira uniforme o produto. mesmo assim não encostar o produto nestes locais) em toda a extensão do couro cabeludo. aplicar o Oil Protector TRUSS (óleo protetor para o couro cabeludo que protege 50% do local onde é aplicado.

enxágüe os cabelos minuciosamente com água morna em abundância até retirar todo o produto. 7. deixar o shampoo agir por 10 minutos.Aplicar a cada 15 dias. Aplicar o Hydrating Reconstructor TRUSS nos cabelos úmidos. Repita a aplicação até que a espuma fique branca. Kit Chocolatte Gold Cliente e Finalizadores TRUSS. no primeiro mês. Após o procedimento é importante: 1.A. 8. após o tempo de pausa enxágüe bem. Em função de um maior aquecimento na região da nuca (por estar mais próximo ao couro cabeludo) há maior absorção dos ativos. 10.DICA DO TÉCNICO TRUSS Iniciar a aplicação (depósito do Creme Relaxante) do topo para a nuca. produtos sem sal. sem corante e com pH fisiológico.Não colocar o cabelo atrás da orelha ou prender com fivelas. 2. T. Pomada LISS ou FIX. aplicar finalizadores TRUSS (Hair Protector. faixas ou qualquer outro tipo de acessórios que possa marcar os fios. depois manter de 20 ou 30 dias. Durante o tempo de ação análise periodicamente a resistência e a elasticidade dos fios em diversas partes do cabelo.V Tratamento Ativado a Vapor. ou seja. Na última lavagem. por no mínimo 7 dias. Deixar agir por 5 minutos enxágüe bem. Aplicar o Indicator Shampoo TRUSS (shampoo indicador) por todo o cabelo e massagear suavemente no sentido do fio.É recomendável que a cliente realize um tratamento com produtos adequados e suaves. mecha a mecha por todo o cabelo. Sobre os cabelos ainda úmidos. 11.Não lavar o cabelo por no mínimo 48 horas. Sugestão Linha ZWART Home Care. o Tratamento e Recuperação Capilar ou Hidratação Chocolatte Gold. Em casa . 9. 3. Após a ação necessária do produto.Utilizar a Linha ZWART Home Care. Ativador de Cachos Light) e deixar secar naturalmente. Mini Kit’s Hidratação TRUSS (uso semanal). em seguida iniciar o procedimento de relaxamento da nuca para o topo. Apostila do Técnico Zwart Relaxer System 16 . aplicar a cada 30 dias. No Salão . enquanto houver resíduo do Creme Relaxante a espuma sairá rosada.

Caso seja a primeira vez. 3. pele da orelha. 1. seguindo as instruções de aplicação já vistas. Protective Film (filme protetor para o fio de cabelo). maciez e brilho!!! Apostila do Técnico Zwart Relaxer System 17 . 2. Os tempos de ação são os mesmos indicados na tabela. fazer um teste de mechas. que facilmente são incorporados à fibra capilar devolvendo saúde. O retoque da raiz Proceder de acordo com o diagnóstico das condições do couro cabeludo e dos cabelos. Aplicar o Creme Alisante somente na parte do cabelo que já cresceu (raiz). Colocar as luvas de proteção. testa. Proteger o couro cabeludo com o Oil Protector (óleo protetor para o couro cabeludo) em toda a extensão do couro cabeludo. A bio-afinidade é um conceito muito moderno que combina agentes tão similares à estrutura natural dos cabelos. 4. Recomenda-se que uma nova aplicação aconteça pelo menos após 90 dias (tempo necessário para o crescimento de pelo menos 4 cm de cabelo). nuca e rosto. Proteger o cabelo já anteriormente relaxado.Será necessário repetir o processo de relaxamento na medida em que os cabelos crescerem.