GERENCIAMENTO DE PROJETOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
ARQ 330 – COMPATIBILIZAÇÃO ENTRE PROJETOS
2º semestre letivo de 2013

1/34

CICLO DE VIDA DE UM PROJETO

METODOLOGIA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

GRUPOS DE PROCESSOS

TERMO DE ABERTURA DO PROJETO

PLANO DO PROJETO

2/34

CICLO DE VIDA DE UM PROJETO
Afinal, o que é projeto?
Segundo o Project Management Institute (PMI): “Projeto é um esforço
temporário empreendido para criar um produto, um serviço ou um
resultado exclusivo”

3/34

4/34 .

5/34 . Programas são grupos de projetos relacionados que são gerenciados e coordenados de modo integrado obtendo os benefícios de um gerenciamento integrado facilitando o controle. para facilitar o gerenciamento. Subprojetos não fazem sentido isoladamente. precisam ser divididos em partes. A execução dos componentes do portfólio é priorizada baseado na estratégia. ditos subprojetos.Projetos. Portfólio é um conjunto de programas e projetos e outros esforços que são agrupados para facilitar o alcance de objetivos estratégicos. Os subprojetos podem ser executados por terceiros e um arranjo deste tipo facilita o gerenciamento. muitas vezes.

6/34 .

7/34 .

8/34 .

CICLO DE VIDA DO PROJETO x PRODUTO 9/34 .

como a própria definição de projeto e do seu ciclo de vida. Também identifica na comunidade de gerenciamento de projetos um conjunto de conhecimentos amplamente reconhecido como boa prática. aplicáveis à maioria dos projetos na maior parte do tempo.METODOLOGIA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS O Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK® . Estes conhecimentos estão categorizados em nove áreas e os processos relacionados são organizados em cinco grupos ao longo do ciclo de vida do projeto. 10/34 .Project Management Body of Knowledge) formaliza diversos conceitos em gerenciamento de projetos.

12/34 .

GRUPOS DE PROCESSOS 13/34 .

14/34 .

15/34 .

16/34 .

as NBR13531 e NBR13532 apresentam as seguintes etapas das atividades técnicas: 17/34 .No caso do projeto de edificação.

18/34 .

19/34 .

20/34 .

21/34 .

22/34 .

23/34 .

24/34 .

25/34 .

26/34 .

27/34 .

28/34 .

29/34 .

29/34 .

TERMO DE ABERTURA DO PROJETO 30/34 .

CONTEÚDO DO TERMO DE ABERTURA DO PROJETO 31/34 .

32/34 .

planejamento e meios de acompanhamento e avaliação do projeto. fundamentação.DO PROJETO DECLARAÇÃO DO ESCOPO META ESCOPO CONSOLIDADO TEMA DE INVESTIMENTO O QUE NÃO SERÁ ESCOPO DO OBJETO PROJETO OBJETIVOS ESPECÍFICOS QUANTITATIVOS GANHOS TANGÍVEIS ESTRUTURA ANALÍTICA DO GANHOS INTANGÍVEIS PROJETO (EAP) PRAZO RECURSOS HUMANOS ORÇAMENTO 33/34 . toda a concepção.PLANO DO PROJETO Chamamos de Plano de Projeto o documento que apresenta. DADOS DO PROJETO PREMISSAS E RESTRIÇÕES CONTEXTUALIZAÇÃO DECLARAÇÃO DAS PREMISSAS .DO PROCESSO DECLARAÇÃO DAS RESTRIÇÕES . Integra todos os planos auxiliares do projeto que são compostos por cada uma das 9 áreas de conhecimento. sendo a referência básica para sua execução. de forma completa e organizada.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL MATRIZ DE RESPONSABILIDADES PAPÉIS E RESPONSABILIDADES PRODUTOS E CRITÉRIOS DE ACEITAÇÃO PLANEJAMENTO DO PRAZO CRONOGRAMA GARANTIAS DE CUMPRIMENTO DO CRONOGRAMA ESTRATÉGIA DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO METAS INTERMEDIÁRIAS INTERFACES PLANEJAMENTO DE CUSTOS CRONOGRAMA FÍSICOFINANCEIRO GARANTIAS DE CUMPRIMENTO DO ORÇAMENTO ESTRATÉGIAS DE AQUISIÇÕES PRÉ-QUALIFICAÇÃO QUALIFICAÇÃO PLANO DE AQUISIÇÕES GESTÃO DA CONTRATAÇÃO – PLANO DE DILIGENCIAMENTO/INSPEÇÃO ITENS A SEREM INSPECIONADOS ITENS A SEREM DILIGENCIADOS RISCOS PLANO DE RESPOSTA AOS RISCOS PLANO DE CONTINGÊNCIA LIÇÕES APRENDIDAS DE OUTROS PROJETOS MATRIZ DE COMUNICAÇÃO 34/34 .