FUNDAMENTOS E PRÁTICA DE TESOURARIA

A tesouraria de empresas não financeira por ser uma área de apoio à unidade
de negócio, não tem como finalidade a geração de lucro, porém, pode ser
estruturada para agregar valores visando geração de lucro tais como:

Viabilização econômica de projetos;

Obtenção de recursos de custos adequados;

Maximização da rentabilidade das aplicações financeiras.

FINALIDADE BÁSICA
Assegurar recursos e instrumentos financeiros necessários à manutenção e
viabilização dos negócios da empresa.

FUNÇÕES DA TESOURARIA E RESPECTIVAS ATIVIDADES
PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Elaborar projeção de fluxo de caixa.

Analisar a estrutura de capital e propor alternativas de financiamento.

Estabelecer política de aplicação financeira.

Estabelecer política de financiamento de capital de giro.

ADMINISTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA

Controlar os recursos disponíveis em bancos e em caixa.

Elaborar e analisar a Demonstração do Fluxo de Caixa Realizado.

Fazer conciliação bancária.

Planejar e executar ações para suprir insuficiências de caixa.

Planejar e executar ações para maximizar as sobras de caixa.

Analisar alternativas de financiamento de capital de giro.

Analisar antecipações de recebimentos e pagamentos.

NEGOCIAÇÃO E CONTROLE DE APLICAÇÕES FINACEIRAS

Analisar os aspectos legais e financeiros das aplicações financeiras.

Negociar e controlar as aplicações financeiras.

Conceder limite de crédito para instituições financeiras.

Conceder e analisar a rentabilidade das aplicações financeiras.

NEGOCIAÇÃO E CONTROLE DE EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS

Analisar os aspectos legais e financeiros das modalidades de empréstimos

e financiamentos.

Negociar linhas de crédito com instituições financeiras.

Negociar e controlar empréstimos e financiamentos bancários.

Negociar e controlar operações de leasing.

Controlar e analisar os custos de empréstimos e financiamentos.

NEGOCIAÇÃO E CONTROLE DE GARANTIAS E SEGUROS

Negociar linhas de crédito para fianças bancárias e seguro garantia.

Controlar os instrumentos de garantia entregues a terceiros.

Negociar comissões de fianças bancárias e prêmios de seguros.

Analisar, controlar e manter a guarda dos instrumentos de garantia

recebidos de fornecedores.

ADMINISTRAÇÃO DE RISCOS DE FLUTUAÇÃO DE PREÇOS E TAXAS

Avaliar a necessidade de fazer operações de hedge contra flutuação de

preços e taxas de juros e câmbio.

Analisar alternativas e custos de hedge.

Propor ao órgão competente a realização, ou não, de operação de hedge.

Negociar e controlar operações de hedge.

OPERAÇÕES DE CÂMBIO

Controlar operações financeiras em moeda estrangeira.

Registrar operações financeiras em moeda estrangeira no Banco Central.

Fazer fechamento de câmbio das operações e exportação e importação.

Negociar taxas de fechamento de câmbio.

Providenciar remessas de numerários ao exterior.

CRÉDITO E COBRANÇA

Analisar os cadastros dos clientes para concessão de créditos.

Cobrar e receber as duplicatas nos respectivos vencimentos.

 Controlar cobranças bancaria e cobranças em carteira. CONTROLES INTERNOS NA TESOURARIA  O dinheiro. . Cobrar e receber saques de exportação. 1998  As grandes fraudes que ocorrem em empresas envolvem dinheiro.  Controlar eventos financeiros contratuais.  Controlar adiantamentos a fornecedores.  Aplicações financeiras. Além disso. exerce grande influência no instinto de preservação. ambição das pessoas e a grande maioria das irregularidades a ele se relacionam. o sistema de contas a pagar e o sistema de contas a receber estão ligados por meio de interfaces. Geralmente. ( Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo ) .  Disponibilidades. o dinheiro entra praticamente em quase todas as transações.  Controlar as duplicatas em carteira e em cobrança bancária.  Contas a Receber. SISTEMA DE TESOURARIA O sistema de tesouraria é composto de vários sistemas ou subsistemas. CONTAS A PAGAR  Estabelecer políticas de pagamentos. como é sabido. PRINCIPAIS CONTROLES INTERNOS DA TESOURARIA  Fluxo de Caixa. mas a maioria delas origina-se fora das Tesourarias das empresas.  Negociar renovação de crédito. pois. cobiça. a eventual FALTA DE DINHEIRO seria facilmente percebida.  Controlar abatimentos e devoluções de mercadorias.  Liberar duplicatas para pagamento.  Empréstimos e financiamentos.

Técnicas e princípios para negociação com clientes. b) transmitir conhecimentos práticos progressoprofissional de quem está para acelerar o iniciando ou mudando de área. Analistas de Contas a Pagar e Receber e demais interessados no assunto. . Oportunidade de ganhos em contas a pagar. Medidas para prevenção de erros e fraudes.  Fundos Fixos de Caixa. Fixação de descontos e juros de mora. OUTROS CONTROLES INTERNOS IMPORTANTES DE TESOURARIA  Talões de Cheques. Contas a Pagar. Tesoureiros. Supervisores de Tesouraria. notas de débito/crédito. Aspectos operacionais e legais de faturas.  Cheques Cancelados. notas fiscais.  Tarifas Bancárias.  Cheques emitidos e não retirados. Retenção de impostos e contribuições.  Cheques Devolvidos. cheques. Público-alvo: Gerentes financeiros. Análise e controle da inadimplência. Contas a Pagar: Avaliação do controle do processo de pagamento. Programa: Contas a Receber: Implantação e melhoria das rotinas de contas a receber. duplicatas. c) contribuir para melhoria da organização e operação de uma tesouraria. 999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999 999999999999 Objetivo do curso: a) apresentar novos métodos e práticas operacionais para quem já atua na área.

ERP’s. Erros comuns na formatação do fluxo de caixa. desconto de duplicatas. MBA-Executivo pela UFRJ/COPPEAD. Captação e Aplicação de Recursos Financeiros: Instrumentos de captação (conta garantida. ACC/ACE. Como agilizar a conciliação bancária. consultor econômico-financeiro. Princípios para aplicação das sobras de caixa e reservas financeiras. Como os prazos médios de recebimento e pagamento afetam o fluxo de caixa. Professor: Edno Oliveira dos Santos. Tratamento da incerteza nas projeções de entradas e saídas de caixa. Cálculo do custo efetivo das linhas de crédito. fundos deinvestimento e operações com clientes e fornecedores. linhas do BNDES etc).factoring. Princípios para controle do fluxo de caixa deficitário. Universidade Gama Filho. Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros etc. vendor. Programas de melhoramento contínuo. Aplicação em CDB. Fluxo de Caixa: Como implantar ou avaliar o fluxo de caixa. NFE. capital de giro. autor do livro “Administração Financeira da Pequena e Média Empresa” . pós-graduado em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas. Princípios para aumento da produtividade.Editora Atlas. títulos públicos.) . Mestre em economia empresarial (UCAM). etc. SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO JOILSON FERNANDES LEITÃO RELATÓRIO DE ESTÁGIO Ilhéus/Bahia 12/05/2011 JOILSON FERNANDES LEITÃO . experiência profissional e acadêmica na Vale do Rio Doce. Métodos de solução para os problemas operacionais.Organização da Tesouraria: Como escolher o formato de tesouraria adequado. PETROBRAS. Grandes impactos sobre a tesouraria (DDA.

IDENTIFICAÇÃO-------------------------------------------------------------------------4 2. ADMINISTRAÇÃO GERAL------------------------------------------------------------7 5. ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO----------------------12 11. ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGICA--------------------------------------------9 6. ADMINISTRAÇÃO FINACEIRA E ORÇAMENTARIA------------------------10 7.1 Capacidade---------------------------------------------------------------------------18 . Estelamaris Serra Murari Souza Ilhéus/Bahia 12/05/2011 SUMÁRIO 1. para a disciplina [Estágio Obrigatório Curricular I]. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA------------------------------------------------6 4. INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------5 3. Prof.1 Clientes------------------------------------------------------------------------------13 11. ANALISEDO AMIENTE EXTERNO – MACROAMBIENTE ------------------15 12.3 Aspectos Naturais-----------------------------------------------------------------16 12.6 Aspectos Sociais ou sócio-culturais -------------------------------------------17 13.5 Aspectos Legais--------------------------------------------------------------------16 12.4 Aspectos Tecnologicos-----------------------------------------------------------16 12. ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO----------------------------------------------10 8.2 Concorrentes-----------------------------------------------------------------------14 11. ADMINISTRAÇÃO DO AMBBIENTE EXTERNO – MICROAMBIENTE----13 11.Universidade Norte do Paraná. ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS-----------------------------------------------11 9.4 Fornecedores-----------------------------------------------------------------------14 12.2 Aspectos Economicos------------------------------------------------------------15 12. ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANO--------------------------------11 10.1 Aspectos Demográficos----------------------------------------------------------15 12. ANÁLISE DO AMIENTE INTERNO -------------------------------------------17 13.3 Distribuidores-----------------------------------------------------------------------14 11.RELATÓRIO DE ESTÁGIO Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR .

INTRODUÇÃO O estágio de campo sempre será de suma importância para qualquer aluno que esteja finalizando uma graduação. representando assim um grande valor para a formação profissional. o estágio teve uma carga horária de 40 horas.5 Cultura-----------------------------------------------------------------------------------20 14. pois a através da realização do estágio conseguiu- . assim pôde-se estar de frente com todas as situações administrativas.2 Produtos -------------------------------------------------------------------------------18 13.4 Estratégias-----------------------------------------------------------------------------19 13. portanto o estágio realizado na empresa Rusciolelli e Neres LTDA – Cestão da Economia permitiu uma vivência de forma a confrontar a prática com a teoria. CONCLUSÃO----------------------------------------------------------------------------21 1. O objetivo foi uma pesquisa sistêmica. Adquiriram-se muitos conhecimentos através de informações valiosas a respeito da estrutura e funcionamento diário desta organização.3 Serviços -------------------------------------------------------------------------------19 13. IDENTIFICAÇÃO RELATÓRIO DE ESTÁGIO Nome do Estagiário: Joilson Fernandes Leitão Nome da Organização: Rusciolelli e Neres LTDA Tutor de Sala: Helena Maria Póvoas Campos Supervisor de Campo: Maria Renilda Teles Tutor Eletronico: Estelamaris Serra Murari Souza Carga Horaria: 60 h (40 in loco + 20h para elaboração do relatório) Pólo: UNOPAR ILHÉUS Semestre: VII TURNO: Noturno 2.13. A pesquisa foi realizada através do apoio total de todos os colaboradores do supermercado Cestão da Economia. aonde foram acompanhados e analisados todos os processos e estágios que fazem parte das operações comerciais desta organização em estudo. São conhecimentos valorosos e de grande valia. assim.

o Cestão da Economia pode contar com a união e os esforços do trabalho em conjunto. apesar da forte concorrência nas suas proximidades. um contato direto da diretoria geral com os seus subordinados. A forma de administração desta empresa é bem transparente. agindo assim. Ela já fidelizou uma boa clientela que garante um bom faturamento mensal. ADMINISTRAÇÃO GERAL • Organograma • A empresa possui uma estrutura bem organizada. o que é necessário seguir para que todos os processos se encaixem de forma a produzir ótimos resultados. assim como dos seus talentos individuais. estabelecendo-se. portanto. CARACTERISTICAS DA EMPRESA CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO • Cestão da Economia • Rusciolelli e Neres Ltda • Com a Forma Juridica de Sociedade Comercial • Com a Natureza Empresarial de Sociedade Comercial Ltda • Localizada a Avenida Lotus. possui atualmente 22 funcionários e ainda há muito o que ser feito.e entender com mais clareza como funciona uma empresa. ocorre uma cobrança direta da diretoria por resultados cada vez mais positivos que estejam sempre de acordo com a missão da organização. isto significa que o trabalho em equipe jamais sairá “de cena”. o sucesso profissional é resultado da cooperação coletiva. . 76Nelson Costa Ilhéus-Bahia • Com a Atividade Principal de Comércio de Produtos AlimentíciosSupermercados • Conhecida como Supercestão • Constituida em 13 de Novembro de 2008 • Sua sociedade esta subdividida em duas partes através dos 2 sócios • A empresa está bastante organizada e bem desenvolvida. Sem dúvidas. por isso. mas de acordo com o tempo espera-se que haja um melhor fluxo organizacional na hierarquia do Supercestão da Economia que permitirá uma maior agilidade no processo de comunicação entre todos os seus departamentos. 4. foi fundada em 13/11/2008. 3.

a empresa compra sempre a vista e obtem mais descontos ainda que são repassados sempre aos consumidores. MERCADOLÓGICA A empresa está bem subdividida em departamentos mercadológicos. variedadee 5. proporcionando um bem-estar em um ambiente agradável para você e sua Familia. com isso eles buscam inovação nos produtos. diferenciando sempre a forma de atender os clientes individualmente. tanto em novos como nas marcas próprias. • Tem como visão ser reconhecida como a melhor rede de supermercados da cidade. ocorre na realidade uma cotação. e em contra partida diminuindo o máximo possível de gastos desnecessários na loja. como cuidados com as embalagens para evitar que os produtos se estraguem. tais setores empenham-se na melhoria contínua dos produtos oferecidos. Há uma política de preços bastante diversificada de acordo com observações feitas em operações dos concorrentes. e aproveitando as promoções oferecidas por eles. Ela aposta em uma estratégia bastante simples e que vem trazendo resultados. e tais cotações de preços das concorrências são posteriormente confrontados com os preços das mercadorias praticados na loja. além do quadro de funcionários bastante enxuto.• A empresa tem a missão de oferecer aos seus clientes uma gama de produtos variados seguido de um atendimento diferenciado. excelência no ADMINISTRAÇÃO atendimento. • Tem o ojetivo de ser referência no ramo de supermercados e atuando no comercio varejista com lojas modernas e agradáveis. cuidados com a segurança para evitar o acontecimento de furtos. priorizando sempre qualidade. pois são feitas uma constante coleta de preços. A empresa investe em um sistema de controladoria que auxilia nas decisões de . e maximizando cada vez mais a qualidade dos produtos e serviços. pois pratica preços justos e garante um elevado nível de satisfação para seus clientes e colaboradores. a empresa busca fornecedores que apresentem menores preços de mercadorias e que façam as entregas em tempos mais curtos.

empresa. a ajuda que os colabboradores oferecem aos clientes na hora de suas compras. checkouts. .Todos estes investimentos realizados. o qualcomprar e porque. possamdesqualificar os serviços oferecidos aos clientes. nas tomadas de decisões em relação aos produtos. que por ventura. 7. Para dar suporte a toda a operação. há também aí uma forma de compensar os clientes por serem fiéis e acreditarem na 6. além de ajudar a aumentar as vendas. a empresa conta com um bom sistema de informação e profissionais sempre capacitados para a função. computadores. Os equipamentos são diariamente revisados para evitar gargalos operacionais. como balanças. a loja faz com bastante frequência promoções com o oferecimento de prêmios para os seus clientes. Há um entrelaçamento entre todos os estágios operacionais. Ela apostou nas compras por giro dos produtos. pois adotada uma politica bastante simples que vem proporcionando uma garantia de que suas dívidas estarão sendo quitadas no prazo. ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO A empresa possui um sistema de tecnologia operacional bastante completo. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA O setor financeiro da empresa esta em uma situação bastante segura.marketing e publicidade. trouxeram uma segurança maior a parte financeira da empresa em estudo. Para fortalecer e dar mais ênfase as vendas. isso evitou que compras fora dos padrões fossem feitas. ela se propõe a trabalhar com promoções e acredita fortemente na venda pessoal. a empresa é controlada e gerenciada de uma sala. objetivando o anúncio de todas as propagandas e novos produtos oferecidos no dia a dia. auxiliando aos colaboradores a efetuarem suas atividades com maior rapidez e eficiência. aproveitando o maximo de capital disponível. Todas as propagandas e promoções são realizadas através de rádios e carros de som que percorrem todas as áreas estratégicas da cidade. pois todas as informações necessárias são obtidas por equipamentos instalados na loja.

no qual o mesmo se depara com valores baixos 9. apresenta 8. organizados. placa mãe . INFORMAÇÃO A empresa dispõe de um número considerável demaquinas e softwares para lhes fornecer as informações necessárias para uma boa administração. juntos com ADMINISTRAÇÃO a empresa DE rumo SISTEMA ao sucesso DE profissional. porém já é possível ver que há um aumento de colaboradores bastante confiantes. e perda de produtos em razão de prazos de validade. DE RECURSOS HUMANOS O setor de recursos humanos da empresa ainda não é bem estruturado. de ADMINISTRAÇÃO duplicatas. competentes e dispostos a caminharem 10. menos custos para ADMINISTRAÇÃO a empresa. a empresa vem buscando otimizar as atividades do seu departamento pessoal. DE MATERIAIS A empresa dispõe de um sistema de compras bastante enxuto e confiável. o que sem dúvidas. 1 Servidor composto de um processador core 2 duo. que no caso deles optaram por 15 dias. Não há um plano de carreira exposto com clareza. assim sendo. reduzindo o fluxo de produtos estocados. pois acharam mais viável e rápido a assistência sempre presente na empresa.8. hd 500. e ainda proporcionou ao financeiro um ajuste fundamental. Os diretores como visto.assim para que tais ríscos sejam controlados ou até mesmo eliminados. os mesmos são abastecidos em quantidades menores e suficientes para o giro proposto. resolvidos de maneira errada. há um sistema de manutenção permanente na empresa. com pouco diálogo e entendimento entre as partes Com tudo isso. não optaram por terceirizar o serviço. pois há alguns problemas que vez por outra dificultam a seleção e contratação de colaboradores dispostos a seguirem juntos com a empresa em seus propósitos. seguindo a rotina de comprar apenas pelo giro do produto. e os conflitos são na maioria das ocasiões. 2.

office 2007. e gerando um relatório contendo diversas informações .gygabyte. que é devidamente conferida o estado do produto. e quantidade pedida. De inicio a compradora efetua opedido de compra da mercadoria.4. placa mãe Foxconn. 2. levada para o a prateleira da loja aguardando a sua escolha pelo cliente. adobe acrobat. 1 gb memória. data de validade. e uma zebra (impressora de gondolas). o mesmo é levado até os checkouts onde um sistema esta instalado. adobe acrobat. se utilizam para os recursos necessários a atualização constante. 1 computador core 2 duo. com windows xp intalado. 1gb de memória. no qual o mesmo espera a chegada do produto. Quando isso ocorre. uma epson lx300. “PROFIT”. hd 160. tambem extensçao do sistema de automação. ligado a uma impressora hp1005. com um Windows Server 2007 instalado.7. Depois.7. cadastros correto dos produtos para formação dos impostos.com atalho para o sistema de automação do servidor. hd 500. placa mãe intel. e rodando o sistema de automação comercial “PROFIT”. e uma garantia de lucratividade. antivirus AVG. pacote do office 2007. hd 320. monitor de 18. com montores 15” samsumg. um pacote do office 2007. antivirus AVG. passando assim para o setor de recebimento de mercadoria. windows server 2007 instalado. e impressos. antivirus AVG. 1. no qual o mesmo alimenta o estoque e gera os titulos para o financeiro. é lançada a nota fiscal de compra no sistema de automação. 3 gb de memória. antivirua AVG. com windows Vista ultimate instalado. devidamente digitados. 3 gb memória. hd 250. ligada a um nobreack. 2 gb memória. Quando isso ocorre. com os devidos preços que foram negociados. pronto para registrar a saida do produto. 1 notebook. Após a digitação é autorizado o recebimento da mercadoria. um pacote do office. e um atalho para o sistema de automação instalado no servidor. entre a formação dos preços. sem monitor. placa mãe foxconn. antivirus Antivir. com windows xp instalado. Entretanto. composto de um processador AMD.5 philips. e um sistema de frente de loja instalado. 1 computador dual core 2.7. com atalhos para o sistema de automação do servidor. Todos estes equipamentos são utilizados na comunicação das informações geradas desde a compra da mercadoria até a sua revenda. 4 computadores compostos de um processador celeron 1.

fazendo com que os mesmos se sintam satisfeitos e sempre fiéis. periodo de 11 venda. porém é preciso admitir que os seus produtos também são de qualidade. se tratam de empresas que praticam as mesmas atividades e que oferecem produtos similares. Os preços e prazos praticados por eles são diferentes.referente ao produto. o que são incompatíveis para o grande número de consumidores. e por isso. . Os clientes realizam os pagamentos atravésde dinheiro em espécie. Microambiente Clientes O Supercestão da economia possui hoje uma carteira de clientes bastante diversificada. porém são os consumidores de baixa renda que mais compram. possui um espaço físico com dimensões de médio porte. o que naturalmente acaba tornando a competitividade mais acirrada. tem uma maior facilidade para comprar tudo o que precisam com maior conforto e praticidade. todos estes benefícios suprem todas as necessidades dos clientes. através de cartões diversos e também há o cartão próprio que são disponibilizados aos clientes mais fiéis que já possuem um tempo de relações comerciais importante com o estabelecimento. otimizando os seus serviços e também para os clientes que conseguem ótimos preços e ainda adquirem produtos e serviços com maior qualidade. uma boa localização que permite o 11. com isso é bom para as empresas que precisam a cada dia melhorar as suas operações. quantidade vendida. ANALISE quantidade DO AMBIENTE em estoque. Certamente. CONCORRENTES Há um pequeno grupo de concorrentes para o Cestão da Economia. sua margem de lucro. São pessoas que se localizam na periferia do estabelecimento. EXTERNO – 11. O estabelecimento é bem localizado. Os produtos mais vendidos são com certeza de gêneros alimentícios e o que leva a estas pessoas a comprarem no Cestão da Economia é sem dúvidas o bom atendimento.2 acesso imediato MICROAMBIENTE: dos clientes. como. não há uma flexibilidade para que os seus clientes tenham mais opções para realizarem os pagamentos. mas em contrapartida possui uma alta variedade de produtos.1Microambientes – etc.

as formas de pagamentos executadas entre as partes são diversas e variam de acordo com a natureza do produto. 11.1 ANALISE os laticínios. Não há como vender carga fracionada. eles são muito profissionais e se dispõem sempre a resolverem as pendências que são comuns nas negociações de distribuição. O sexo predominante é de mulheres.00. DO AMBIENTE Aspectos as frutas EXTERNO e – verduras. As rendas destas famílias se originam do comércio. Com base no perfil deste universo de pessoas. a forma de negociação é um pouco complicada. o que para a empresa é contado como .4 Microambiente: Fornecedores Os fornecedores sãoindústrias de alguns pontos do pais que negociam diretamente com os seus clientes. lamentavelmente.00 à R$ 1. e a forma de pagamento é bem diversificada. o destaque destes consumidores estão para os jovens que possuem gostos variados de consumo. a maioria dos clientes são jovens. pois só fecham os pedidos se o cliente comprar por exemplo um caminhão fechado. se destacam 12 12. a renda da maioria destas famílias varia entre R$ 540. quanto aos produtos mais negociados. Do ponto de vista negativo. porém há uma pequena parcela de famílias que possuem uma renda abaixo do salário mínimo.11. pois estas pessoas. do meio rural e do pólo industrial e outras empresas de serviços. porém contornável estão as pessoas com um nível de renda um pouco abaixo de 1(um salário mínimo). Macroambiente Demograficos A população existente em torno ou nas proximidades do Supercestão da Economia gira em torno de 18 mil habitantes.200. há uma porcentagem na casa aproximada de 45% que consomem os produtos do Supercestão da Economia. não podem ter acesso a todos os produtos oferecidos. muitos concluindo o ensino médio e poucos cursando uma faculdade.3 Microambiente: Distribuidores Os distribuidores são empresas de atacado e varejo que se localizam nas proximidades da região de atuação do Supercestão da Economia. A negociação com os vendedores ou representantes é bastante aberta.

ponto de 12.3 mais rentabilidade. não há interrompimentos. um pólo industrial que precisa de mais incentivos fiscais. por isso o Supercestão está de olho no crescimento a longo prazo da região. ainda há também caixas modernos. infelizmente. na realidade é preciso uma maior preocupação política em resolver tais problemas na cidade. É preciso atrair mais empresas para melhorar o nível de renda das pessoas. e para o Supercestão surgirão mais clientes que lhes trarão 12. equipados com sistemas de gerenciamento totalmente computadorizados com programa gerencial de última geração e que também . A distribuição de renda ainda continua sendo a pedra no sapato de toda a economia brasileira. haverão mais investimentos na região. mas há promessas de melhorias na nossa economia local e regional. ASPECTOS NATURAIS O que há ultimamente na região são os excessos de chuvas. 12. ou seja. O fornecimento de energia elétrica é constante. a sua economia gira em torno de seu pequeno comércio.2 Aspectos desvantagem. agora possuem um pouco mais. o que acaba reduzindo temporariamente o fluxo de clientes no supermercado. consequentemente. leitores ópticos para que o cliente possa verificar o preço e validade dos produtos. por isso. Há em lugares estratégicos. Econômicos Do ponto de vista econômico há vários fatores consideráveis ao aumento do consumo. haverão também mais empregos e renda para as famílias Ilheenses e de toda a região. portanto.4 ASPECTOS TECNOLOGICOS A empresa possui equipamentos modernos para o atendimento de suas necessidades de operação. Ilhéus ainda é uma cidade muito cara para a realidade da maioria de sua população. pois com a construção do complexo intermodais. É notável que o nível de emprego na região tem aumentado. a maioria das pessoas ainda não podem ter acesso a tudo o que desejam e necessitam. as pessoas queantes tinham pouco para gastar.

hoje em dia. já existem os cartões de créditos que são tecnologias que ajudam os consumidores a terem mais praticidade ao realizarem o pagamento de suas compras. A empresa procura manter-se correta com os seus documentos como alvará de funcionamento. o que pesa positivamente nas tomadas de decisões. e outros seguem influências originadas do nível educacional e econômico.6 ASPECTOS padrões exigidos SOCIAIS pelos OU órgãos fiscalizadores. fazendo os descartes de resíduos de acordo com a legislação ambiental vigente. está sempre atendendo as leis ambientais. com isso.5 para a empresa. Existe também o sistema de leitura óptica que trouxeram mais agilidade ao processo comercial e . outros pela religião que seguem.interligam todos ossetores da empresa. diminuem os riscos de erros operacionais e humanos que podem acarretar em prejuízos financeiros 12. ASPECTOS LEGAIS Do ponto de vista legal há o cumprimento correto das leis por parte do supermercado. antigamente usavam-se somente o dinheiro e ocheque como formas de pagamento. por exemplo. Todos estes recursos trazem para os operadores de caixa uma maior confiabilidade e segurança ao fazerem os registros das mercadorias. para isso. fazendo periodicamente o processo de detetização de todo o ambiente. Do ponto de vista cultural há que se notar a evolução destas famílias na absorção das mudanças tecnológicas. fazendo com que as informações tenham uma maior qualidade. a empresa busca fornecedores e distribuidores que também estejam dentro do atendimento das mesmas normas e 12. inclusive. SÓCIO-CULTURAIS Os clientes do Supercestão são bastante diversificados com relação ao consumo. assim há os consumidores que são influenciados pela família. e também buscando produtos que estejam dentro dos padrões de segurança alimentar. procura atender às normas de sagurança e saúde ocupacional dos seus profissionais. outros seguem os padrões de saúde e hábitos alimentares diversos. tudo depende do meio aonde vivem.

INTERNO Capacidades Não há RH no Supercestão. após as contratações o funcionário é analisado por um determinado período correspondente à experiência. açucar. perfumaria. e que são decisivos na hora dos consumidores optarem 13 por um determinado ANÁLISE DO AMBIENTE 13. a empresa conta com 22 Com funcionários relação aos equipamentos para diretos. operação das atividades do supermercado. O estoque de mercadorias é programado para girar em 25 dias. isto ocorre. demissões. Os produtos que possuem baixa vendagem se concentram no setor de eletroeletrônicos. com isso. câmaras frias para armazenagem dos produtos perecíveis. balanças no setor de recebimento de mercadorias. entre os produtos mais vendidos estão os de gênero alimentício. Como dito. balanças para os checkouts. balcões para armazenagem dos embandejados e máquinas etiquetadoras. feijão. para perceber se o mesmo está apto a continuar no quadro de funcionários. folhas de pagamento e geração de guias dos impostos são feitos por funcionários do setor contábil e do setor de compras. perecíveis e. há também um giro de capital e. em fim. a empresa procura operar sempre com recursos próprios. também. hoje em dia. todos estes aspectos estão ligados aos clientes do Supercestão da Economia. 13. há várias ferramentas como balanças para açouques. porém.1 produto. quanto a questão financeira. há os produtos da cesta básica que tem uma maior vendagem como. as contratações são feitas por setores que exercem outras atividades. quando há alguma emergência procuram-se meios para a obtenção de empréstimosfinanceiros. todos os processos de admissões. limpeza. em razão . moedores de carne. por exemplo. e biscoitos. arroz. café. justamente. fatiadores de carne.2 Produtos O supermercado disponibiliza aos seus clientes cerca de 7 mil itens diferenciados sendo comercializados.de consumo. isto é claro. são ações feitas de forma controlada pela diretoria. porém.

por exemplo. das transações com custos bem enxutos e reduzidos negociados entre os fornecedores. distribuidores e o Supercestão. 13. priorizando então.3 Serviços Os serviços prestados aos clientes são de primeira qualidade. Outros pontos que favorecem ao Supercestão é o fato deles comercializarem poucos produtos prórios. para isso. e também eles possuem uma comunicação eficiente com os seus fornecedores e distribuidores que através de suas parcerias buscam uma relação de negócios sempre satisfatória para ambas as partes. há um quadro de 22 funcionários bem treinados que estão sempre dispostos a colaborarem para a execelência e o sucesso tanto da empresa. principalmente. que de imediato procura repassar aos seus consumidores o que resulta numa vantagem competitiva. assim como deles mesmos. Os clientes estão sempre satisfeitos com os produtos e os serviços prestados a eles diariamente.da alta concorrência por parte de lojas especializadas na comercialização de tais produtos que acabam por atrairem os clientes através de melhores estratégias de vendas. a direção é quem determina e decide o que fazer perante as tomadas 13. a comercialização de outras marcas famosas. pois com uma enorme variedade de produtos os clientes tem várias opções capazes de suprirem os diferentes gostos de consumo. 13. os clientes que se beneficiam.5 de decisões. As tomadas de decisões são centralizadas. O atendimento de alta qualidade em conjunto com os preços baixos e produtos de qualidadeque formam um grande atraente para os clientes e “pedras nos sapatos dos concorrentes”. no caso trata-se do ramo mercadista.4 Estratégia Do ponto de vista estratégico a empresa possui vários atributos que formam o seu diferencial competitivo dentro do ramo que atua. Cultura . A empresa não presta nenhum tipo de assistência técnica. assim há os seguintes pontos decisivos que permitem ao supercestão se posicionar como a marca mais atraente para os diversos tipos de consumidores dentro da cidade de Ilhéus.

O Supercestão como relatado anteriormente. orientaram para que o diagnóstico fosse feito dentro da maior realidade possível. nos parceiros. beleza. saúde. permitindo que os seus administradores e demais funcionários possam opinar mais nas decisões. . foram colocados à disposição vários documentos. A forma de pensar da direção ainda é muito conservadora. Conclusão Todas as informações do ambiente interno e externo da empresa foram levantadas graças ao apoio de todos os seus colaboradores que gentilmente se dispuseram a passar todos os dados comuns às suas atividades. possui uma forma de gestão bem centralizada. tornando-se um referêncial em rede de supermercados. é preciso uma participação mais efetiva dos funcionários nas tomadas de decisões dos assuntos da empresa. Dessa forma. é preciso que haja mais espaço pra inovação de idéias. sendo reconhecida como uma empresa de qualidade. Contudo. e lutadores por melhorias no atendimento 14 e na busca incansável pela satisfação do cliente. A empresa possui a missão de atender às necessidades da população em produtos alimenticios. e no mercado. pode-se afirmar que os novos colaboradores são recebidos calorosamente. Por outro lado foi possível perceber que o fundador da empresa é uma pessoa religiosa que acredita nas pessoas que estão dispostas a trabalhar. ele acredita naspessoas que se colocam a disposição para realizarem os objetivos da empresa. com grande foco nos clientes. superar as espectativas na excelência de nossos produtos e serviços. investindo em tecnologia e aprimoramento constante dos colaboradores. é necessário que haja por parte do diretor uma maior flexibilização no que tange às tomadas de decisões. pois serão os futuros membros. aonde nenhum assunto pode ser resolvido sem a interferência direta da direção. assim. Observou-se que a empresa precisa ser mais flexível com relação aos assuntos de decisão. ultrapassando os objetivos de negócios estabelecidos pelos concorrentes. A empresa possui uma visão de liderança no ramo supermercadista.

favorecendo a reflexão sobre como se dá o processo de administrar a administrar. Aqui estão os responsáveis pela construção de uma saúde pública mais justa neste país. Buscou-se através das entrevistas feitas diretamente aos colaboradores as informações de todo o funcionamento da empresa. como um direito de consumidor. Estágio Curricular foi uma oportunidade para que se observe a realidade de uma boa administração realizando uma observação participativa com procedimentos adequados. estéticos. vivenciando uma prática Técnica. buscando alternativas criativas diante das problemáticas encontradas no seu cotidiano. . Minha rotina na empresa será no dia a dia conforme serem apresento as duvidas e idéias. a qual teve-se o privilégio de participar e manifestar as opiniões próprias. que ao bom entendimento. receber a atenção de um profissional. Proporcionar aos estagiários. Descobri que osremédios são tabelados pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. quanto para a empresa. vivenciando o processo de administração. condições de independência e autonomia. discutir e pesquisar deve: propiciar uma significativa base conceitual. me permitiram participar de várias atividades operacionais dentro desta empresa. Participar em todas as áreas da empresa para que possa saber o Maximo de como e o funcionamento da mesma. além de oportunizar vivências da realidade. Entendese que tal diagnóstico trouxe um aprendizado muito importante desta atividade de estágio. O estágio constitui-se em oportunidade para refletir sobre a própria prática. ao mesmo tempo em que retoma a teoria para refletir. Mobilizando competências e habilidades na análise crítica das situações. aliando os princípios éticos. trouxeram vantagens tanto para o autor.Sempre vou exigir. políticos e de construção da identidade individual e coletiva.contudo.