Lista de Exercícios 1 Ano

Movimento Harmônico Simples
Data: 06/11

01. (Ufpb 2010) Em uma experiência sobre movimento periódico, um estudante mede a
posição de um bloco que se move unidimensionalmente em função do tempo, obtendo o
gráfico da figura a seguir.

Baseando-se nesse gráfico, identifique as afirmativas corretas:
( ) O período do movimento do bloco é de 4 s.
( ) A amplitude da oscilação é de 20 cm.
( ) A maior distância, a partir da origem, que o bloco atinge é de 0,2 m.
( ) A velocidade do bloco é sempre positiva.
( ) A frequência de oscilação do bloco é de 0,5 Hz.

02-(UFB) Uma partícula realiza um MHS em torno do ponto O com período de 2s (figura).

Os pontos M e N são os extremos da oscilação e no instante t=0 a partícula está passando sobre o
ponto 0, deslocando-se paraa esquerda. Pede-se para esse MHS:
a) a freqüência f
b) a pulsação w (velocidade angular)
c) a amplitude
d) os instantes de tempo onde a velocidade é máxima.
e) os instantes de tempo onde a aceleração é mínima.
03. A figura a seguir mostra um corpo de massa m = 0,05 kg, preso a uma mola de constante
elástica k = 20 N/m. O objeto é deslocado 20 cm para a direita, a partir da posição de equilíbrio
sobre uma superfície sem atrito, passando a oscilar entre x = A e x = - A.

Assinale a afirmativa CORRETA.

d) Na posição x = 20 cm. toda a energia do sistema vale 0. Podemos dizer que o módulo da aceleração máxima da massa ocorre em quis pontos? . na extremidade de uma mola de peso desprezível. Justifique a sua resposta. c) Na posição x = 0. b) Os instantes em que a velocidade da peça é nula. 06. determine: a) O período e a frequência do sistema peça-mola. c) máximo quando ela apresenta a aceleração máxima. 04.6 J na mola e o restante no objeto. como mostra a figura. Ela é posta a oscilar na vertical. Com base no gráfico. e) mínimo quando ela apresenta a aceleração máxima. está pendurada no teto. b) mantido constante. (Ufv 2004) Uma partícula presa a uma mola executa um movimento harmônico simples. b) Na posição x = -20 cm. (Ufpi 2001) Uma massa. O gráfico a seguir representa a posição x da peça em função do tempo t. (Ufpr 2010) A peça de uma máquina está presa a uma mola e executa um movimento harmônico simples. com a posição de equilíbrio em x = 0. c) Os instantes em que a aceleração da peça é máxima. toda a energia do sistema vale 0. toda a energia do sistema está no corpo na forma de energia cinética e sua velocidade vale 4 m/s.8 J sendo 0. sendo P e Q suas posições extremas e M. d) mínimo quando a elongação é mínima. oscilando em uma direção horizontal.4 J e a energia potencial elástica do corpo é nula.a) Na posição x = -20 cm. a mola tem uma energia cinética de 0.4 J e está no objeto sob a forma de energia cinética. Justifique a sua resposta. 05. sua posição média. É CORRETO afirmar que o módulo da velocidade da partícula é: a) máximo quando a elongação é máxima.

.. .... a) aumenta .zero b) diminui ....zero e) diminui . (UECE) Um sistema massa-mola é preso ao teto.. repete-se o mesmo procedimento. Durante a etapa de compressão da mola. (04) o tempo de movimento de queda independe da massa da pessoa. .. é correto afirmar que (01) a velocidade da pessoa é máxima quando a força elástica da corda é igual à força peso que atua na pessoa..diminui .zero 08. 09. deslizando sem atrito sobre uma superfície horizontal.. em relação ao ponto que saltou..diminui . Neste caso.07.. (Ufrgs 2001) A figura a seguir representa um bloco que.. podemos afirmar corretamente que a freqüência de oscilação a) é reduzida à metade. se choca frontalmente contra a extremidade de uma mola ideal. a energia cinética do bloco .máxima c) aumenta .diminui . Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas no parágrafo a seguir. No ponto de inversão do movimento. Quadruplicando-se o valor da massa.máxima d) diminui .aumenta . d) quadruplica.... b) dobra. Considerando desprezível a resistência do ar. A partir do ponto de equilíbrio faz- se a massa oscilar com pequena amplitude. é igual ao comprimento da corda sob tensão nula... c) permanece a mesma. (02) a velocidade da pessoa é máxima quando o deslocamento da pessoa. . a velocidade do bloco é zero e sua aceleração é . cuja extremidade oposta está presa a uma parede vertical rígida... na ordem em que elas aparecem. (UFMS) O Bungee Jump é um esporte radical que consiste na queda de grandes altitudes de uma pessoa amarrada numa corda elástica.... e a energia potencial elástica armazenada no sistema massa-mola ..aumenta ..

S.5 m e uma velocidade máxima igual a 2 m/s. (16) a aceleração resultante da pessoa é nula quando ela atinge a posição mais baixa. 1. m sistema oscilante massa-mola possui uma energia mecânica igual a 1. a freqüência do M. oscila entre os pontos A e B. b) a aceleração é nula nos pontos A e B.S. de freqüência 30Hz. (MACKENZIE) Um corpo. executa na Terra um M.H.0 kg e 4/ Hz . a constante da mola. descrito lá é: a) 5 Hz b) 10 Hz c) 30 Hz d) 60 Hz e) 180 Hz 11. Levando-se esse sistema à Lua. respectivamente. 12. onde a aceleração da gravidade é 1/6 da aceleração da gravidade da Terra. preso a uma mola conforme figura a seguir. c) velocidade é nula no ponto 0.0 N/m.0 J. a massa e a freqüência são. Pode-se afirmar corretamente que a a) aceleração é nula no ponto 0.H. O corpo é afastado até o ponto A e. (UEL) Um corpo de massa m é preso à extremidade de uma mola helicoidal que possui a outra extremidade fixa. após abandonado. uma amplitude de oscilação 0.(08) a altura mínima que a pessoa atinge em relação ao solo depende da massa dessa pessoa. Portanto. d) força é nula nos pontos A e B. e) força é máxima no ponto 0. iguais a: a) 8. 10.

Um corpo de 250g de massa encontra-se em equilíbrio.5 kg e 2/Hz d) 4.0 kg e 2/ Hz 13.0 N/m. 1.5 kg e 4/ Hz c) 8. 0. e abandona-se o conjunto nesse ponto.0 N/m. Em um intervalo de 1. com velocidade zero. o corpo retornará ao ponto A a) um vez b) duas vezes vezes e) seis vezes ---c) três vezes d) quatro . preso a uma mola helicoidal de massa desprezível e constante elástica k igual a 100N/m. O atrito entre as superfícies em contato é desprezível. Estica-se a mola.0 N/m. com o corpo até o ponto A. 0. medido a partir desse instante.b) 4.0s. como mostra a figura abaixo.