ABC DA COZINHA - TUDO SOBRE PERU

ACTIVA
Ficha Técnica:
Título: Tudo Sobre Peru. Colecção ABC da Cozinha. (c) 1999 Abril/Controljornal Editora
, Lda. Editora: Bárbara Palla e Carmo. Depósito Legal: 105492/97. ISBN: 972-611-4977.

TUDO SOBRE PERU

Bem-vinda à colecção O ABC da Cozinha. Em TudoSobre Peru, encontrara informações út
is, como valor nutritivo, conservação, além de curiosidades, Incluímos receitas adequada
s ao inicrondas, como as salsichas em vinho e os bifes com cogumelos, e outras q
ue poderá preparar para oferecer em bonitas embalagens, como o paté de peru e os pas
téis de carne.
E, agora, só nos resta desejar-lhe bom apetite e
UM NATAL FELIZ!
PERU
Tradição festiva na época do Natal, a presença do peru nas nossas mesas passou a
ser uma realidade quotidiana, tanto mais saborosa quanto mais rica a imaginação par
a o preparar.
0 nome científico do peru é MeleagKs gallopavo do latim gaflus (galo) e pavo
(semelhante a galinha). Me1eagK@ é o nome latino de galinha-da-índia.
0 peru domesticado é descendente do peru selvagem originário da América do Nor
te e Central e do México. Foi domesticado pelos índios americanos e levado do México p
ara a Europa pelos conquistadores espanhóis no século xvi. Estes baptizaram-no galin
ha-da-índia, pois pensavam ter chegado à India quando descobriram o México.
0 peru ainda vive no estado selvagem nos Estados Unidos e no México, e nes
te último país é o prato nacional (confeccionado com um molho de chocolate, tem a desi
gnação de mole poblano de quajolote). A partir do século xvii, o peru tornou-se popula
r nos banquetes reais europeus. Entre nos, o peru e criado como ave de capoeira,
ainda que não possa viver juntamente com outras aves, devido ao seu temperamento
belicoso e quezfiento. Durante muito tempo só foi consumido nos festejos de Natal
ou nas comemorações religiosas. Hoje, está presente na culinária durante todo o ano.
Introdução
Valor nutritivo
A carne do peru é delicada, nutritiva e de baixo valor calórico. É o ideal para quem p
recisa de alimentos de fácil digestão e pouca gordura. A maior parte da gordura do p
eru concentra-se na pele. Por isso, a pele não deve ser consumida por pessoas cuja
dieta não aconselhe gordura e colesterol. 0 peru tem baixo teor em gordura e alto
em proteínas.
Como comprar
o peru deve ser novo, gordo e de pescoço curto. Quando é velho, as patas são avermelha
das e escamosas.

* peru deve ter no máximo 7 quilos.
* ideal é 3 a 4 quilos. Para saber que quantidade de peru deve comprar para um det
erminado número de pessoas, calcule 1/2 quilo de ave inteira por pessoa.
100 grani&s de carne escura
de peru, sem pele, contêm:
Calorias Proteínas Gordura Colesterol Cálcio cobre
Ferro Magnésio Fósforo Potássio Vit B6
Vit B12 Niacina
158
28,6 g
7,2 g
85 rng
32 mg
16 rng
2,23 mg
24 mg
204 nig
290 mg
0,36
0,37
3,65 ing
deffiffiffi-

Na véspera do

dia em que se
matar o animal, deve retirar-lhe a alimentação normal e dar-lhe apenas algumas nozes
. Umas
horas antes de o
matar, embriague o
peru com aguardente. Depois, dê-lhe um golpe no alto da cabeça
, ou no pescoço, e sangre~o. Depene-o imediatamente; depois de frio, toma-se mais dificil. Para tirar
as vísceras, faça-lhe uma incisão na barriga, como no frango. Retire o
papo e o pescoço. Lave-o por dentro com um pouco de vinho branco e pendure-o em lo
cal fresco até ao dia seguinte.
Como cozinhar
0 peru é muito versátil e pode ser
consumido assado, refogado, estufado, grelhado, etc. Dizem que a sua carne
melhora muito depois de cozinhada se
o animal tiver sido alimentado com nozes inteiras, com casca, durante alguns dia
s antes da sua morte,
0 peru é correntemente utilizado em
cozinha e constitui um prato de festa tradicional quando se assa inteiro.
Tempo recomendado para assadura de um peru inteiro

41h 6-8 31/2-41/2 41/2 .3-4 dias R@@io e molho Limites de conservação para sobras no congelador Peças ou fatias de peru Pedaços de peru com molho ou caldo 1 mês 9 ojjpq @)p otl.5/2 Como conservar as sobras Para guardar sobras de peru assado. Limites de conservação para sobras no frigorífico Peru cozinhado 1-2 dias _±. tire o recheio do peru e guarde em separado da carne. (horas) @ (horas) 3-4 21/4 -31/4 31/2 -41/2 4-6 3-4 31/2 ..)Pl zz onpuoAiz oji@)Inqi31 oz 61 jEssE uiud oiads@j si 4 meses 6 meses Recheio e molho .Peso Sem recheio Recheado (qu").

Ponha a cozer com o pedaço de carne e o pres unto em 2 litros de água fervente temperada com sal e alguns grãos de pimenta. Coloque os cogumelos sobre um tabuleiro de forno e recheie co m o preparado de cogumelos. pa ra não escurecerem. Por cima.IoP@)W. tempere com sal e pimenta e o vinho do Porto. cortado em tiras. Antes de servir . Cozinhe em lume brando dura nte cerca de 2 horas. Pincele tudo com manteiga amolecida e leve ao forno.)Jds@j 91 Elair-SeD çf uprjnjcds@) Eq@)uT_lj. Deite a carne no caldo e rectifique os temperos e a quantidade de águ a. Tartelettes de Fígado . ponha o bacon restante. Sirva com pedaços de limão e salada de agriões. Apure até evaporar. Triture c om a varinha mágica. e corte o presunto e a carne em pedacinhos sem a pele. Cogumelos Recheados 20 cogumelos grandes sumo de limão 600 g de fígados de peru limpos 125 g de bacon sem courato 1 cebola média manteiga sal pimenta 1 dl de vinho do Porto Pele os cogumelos e corte os pés. Acompanhe com pedacinhos de pão frito. Quando começar a al ourar. pré-aquecido. Regue-os rapidamente com sumo de limão. Corte os fígados e os pés dos cogumelos e refogue com metade do ba con cortado em tiras. Deixe ferver um pouco. durante 15 minu tos. ou até os cogumelos ficarem tenros e o bacon estaladiço. (sp) de manteiga.)@@aA pdEd 11 OEIU!j @)P. a cebola picada e 2 c. O caldo não deve ficar demasiado grosso. i@j ')juEI _11 _j@)uf £1 Sopas & Entradas Caldo de Peru com Nabos 3 asas de peru 250 g de carne da perna de peru sal pimenta branca em grão 125 g de presunto com alguma gordura 4 cabeças de nabo salsa pão frito Limpe e lave as asas de peru. Junte as cabeças de nabo descascadas e cortadas em rodelas. Tire as carnes.jEj. polvilhe com salsa picada.

pimenta noz-moscada ralada pão ralado fino 125 g de queijo Emmental. Aqueça o vinagre e junte-lhe a cebola e os dentes de alho picado s. o alho e a salsa. o atum escorrido. Ao molho da fritura junte o caldo de galinha e o vinho de Porto. (sp) de vinho do Porto 2 c. Decore com rami nhos de ervas aromáticas frescas e sirva com fatias de pão. num a frigideira. limpos 2 c. cebolinho e funcho picados margarina Limpe os fígados dos veios e nervos. (sp) de farinha 1 c. destapado. mexendo. junte os fígados. Tempere com sal e pimenta. Prepare o molho. Misture e reserve. mantendo -os quentes. (sp) de salsa. até redu zir um pouco. Deite o molho numa travessa e coloque as iscas por cima. Deite na frigideira e cozinhe durante 3 minutos. aqueça um pou co de margarina e frite os pedaços de fígado. o azeite e as ervas aromáticas. (sp) de azeite 1 cebola sal pimenta preta acabada de moer 2. Deixe ferver.5 dl de caldo de galinha 4 c. pimenta grosseiramente moída e sumo de limão. Numa tigela.400 g de fígados de peru. Polvilhe com pimenta mal moída e de core com pedaços de pimento morrone e ervas aromáticas. (sp) de vinagre de vinho tinto 1 cebola 2 dentes de alho 6 c. D . (sp) de geléia de groselha 12 tartelettes de massa folhada Corte os fígados em pedaços e refogue-os com o azeite e a cebola picada. Mude-os para outro recipiente. (sp) de água fria e a geleia . Bolinhos de Queijo 250 g de carne de peru cozinhada 50 g de presunto com gordura 40 g de atum em conserva 1 dente ele alho descascado 3 hastes de salsa 1 carcaça pequena caldo de galinha 1 ovo batido 2 c. em cubos Pique a carne de peru. Corte em iscas grossas e tempere com sal. não deixando fritar demasiado para não end urecer. Me xa com uma colher de pau. (sp) de queijo Emmental ralado sal. Numa frigideira. Deix e arrefecer um pouco e recheie as tartelettes. para soltar os resíduos. (sp) de azeite 3 c. o presunto. misture a farinha com 2 c. Deixe em repouso durante 2 horas. Fígados com Vinagreta 600 g de fígados de peru sal pimenta branca em grão limão 4 c.

de tomate fresco picado 1 e. durante 15 minutos. Por cima. sem o courato. a salsa e o aipo num recipiente próprio para microndas. Corte o bacon em pedaços. Misture com a carne. juntan do um pouco de pão ralado para dar consistência Molde bolas com o picado e. Regue com 1 litro de água a ferver e um pouco de sal. disponha as fatias de carne. virando os bolos a meio do tempo. Escorr a e ripe as folhas. pimenta e noz-moscada. Frite--a em iwintci@-a c óleo numa frigidcir@i antiaderente. Por cinia. Coloque os bolos à volta da placa. Misture. Descasque as cebolas e corte-as em pedaços. Desligue o forno e deixe os bolos no interior durante 3 minutos. Deite os pedaços mais pequenos no caldo e bata tudo com a varinh a mágica. as cenouras.eite numa tigela. Decore com cebolinho e chagas. (Sp) de óleo * 1 alface * 100 g ele espinafres tenros 1 c. Amoleça o pão em caldo de galinha e esprema. Cozinhe durante 4 mi nutos em potência máxima. deixando o centro vazio. Ao niollio ela frigideira ad icione o vinagre e aqueça. Tempere com sal. (sp) de farinha de trigo 4 c. tapando o queijo . Sirva quentes. lave e escorra. as cebolas. Sopas & Entradas Sopa de Peru com Especiarias / Salsichas com Vinho / Mousse de Peru opa de Peru com Especiarias 300 g de peito de peru 1 asa de peru 2 cebolas médias 2 cenouras 3 hastes de salsa 1 haste de aipo sal 1 fatia grossa de bacon 1 cháv. 12 lada com Peito de Peru * 600 g de peito de peni * sal * piripiri * 2 e. ou até a carne estar macia. Linipc e lave a alface e os espinafres. Tire-a com uma escumadeira e limpe-a dos ossos. (sp) de vinagre balsainico cebolinho Corte a carne em fatias e teniperc com sal e piripiri. Raspe as cenouras e corte-as também. tire a taça. quando a água ferver. Ligue o forno e. para dentro de um pirex. Coloque a carne. ponha uni pedaço de queijo. no meio ele cada unia. soltando os resíduos com uma colher de pau. Tape e leve ao microndas em potência máxima. (sp) de natas Limpe as carne. Desfie os pedaços mais per feitos e reserve. Deite o molho sobre a carne. ponha unia taça de pirex com água. (sp) de inanteiga * 1 C. Coloque no uma placa própria. junte a manteiga e . Achate os bolos e reserve. Una novamente a carne. o ovo e o queijo ralado. Coloque-as numa travessa.

Disponha as salsichas na caçarola. misture e ferva durante 1 minuto.cozinhe no microndas. Sopas & Entradas Patê de Peru . Fora do lume. Polvilhe com a farinha. até a cebola ficar macia. aos poucos. Espalhe por cima a cebola finamente picada. Refogu e me~ xendo. Se o molho ficar muito espesso. 14 sichas com Vinho * 12 salsichas de peru * 2 c. (sp) de farinha de trigo * 300 g de natas * pimenta branc a Coza as carnes em água com sal. cubra com película aderente e guarde no frigorífico. ousse de Peru * 1 kg de carne de peru com ossos * 350 g de peito de peru * sal * 1 folha de gelatina branca e sem sabor * 1 c. (sp) de vinho tinto 1 cháv. umas ao lado das outras. (sp) de azeite * 1 cebola média sa sa 6 c. ( sp) de manteiga * 1 c. até dourar um pouco. mexendo a meio do tempo. Limpe a carne dos ossos e peles. misture e cozinhe durante 1 minuto. sem alourar. Regue com o caldo medido. Deite numa tigela. Ao servir. misture e cozinhe ra pidamente. prendendo com um fio forte. Rectifique o sal e tempere com pimenta. Fure as salsichas com uma agulha e envolva-as em hastes de salsa. Vire as salsichas quatro vezes. onde as salsichas caibam nu ma só camada. Derreta a manteiga e polvilhe com a farinha. Regue com o vinho tinto e o molho de tomate e polvilhe com os cravos-da-íridia raspados. Deixe arrefecer e envolva com as nata s. Rectifique os temperos. junte um p ouco de água quente. Reserve. e pique-a no 1-2-3. e aqueça bem. Pon ha a mousse num saco de pasteleiro e forme montinhos. de molho de tomate temperado 2 cravos-da-íridia Regue com azeite um recipiente próprio para microndas. Sir va as salsichas muito quentes com triângulos de pão torrado. Cozinhe no microndas. junte um pouco de natas. Corte a gelatina e hidrate-a em água fria durante 20 minutos. adicione a gelatina escorrida e a carne que reservou. junte o cald o. Apure a ág ua da cozedura e meça 1 chávena. Tape o recipiente e cozinhe no microndas durante 12 min utos. Desligue o aparelho e deixe em repouso durante 5 minutos. Adicione o tomate. mexendo a meio do tempo.

adicione as natas. calcando com as costas de uma colher. um pouco de raspa de limão e o gengibre ralado. Deixe ferver em lume brando durante 11/2 horas. com o batedor em funcionamen to. Barre com banha uma forma própria para e pat -e forre-a com 2/3 das fatias de P. Deite na forma metade do preparado e espalhe. limpos e . em banho-maria. alguns grãos de pimenta pisados. Tape com o restante toucinho e papel de alumínio. Limpe a carne dos ossos e corte-a com o presunto em pedaços pequenos. Com eles envolva a restante carne de peru em ti ras grossas e coloque na forma. em fatias finas banha 1 mão-cheia de folhas de espinafres No 1-2-3. Leve o caldo ao lume. Reserve. de cubos de presunto magro 1/2 cháv. junte o presunto e os pistãcios. pimenta preta acabada de moer 175 g de toucinho magro. mistura por um passador. Deite numa tigeIa e . 3 ha stes de salsa. durante 1 hora. Desengordure e coe o caldo. de pistácios picados sal. toucinho. sem as sobrepor. Rectifique o sal e tempere com pimenta preta. Coloque po r cima um peso de 3 kg e leve ao forno pré-aquecido. Bata e passe a ÁÊ. Deixe a rrefecer e desenforme. Sopas & Entradas Sopa de Peru com Gengibre / Caldo de Peru opa de Peru com Gengibre * 1 kg de carne de peru com osso * 125 g de presunto * sal * pimenta em grão * salsa * 1 folha de louro * 1 haste d e tomilho * 1 limão * 1 pedaço de gengibre 2 cenouras 1 alho francês 200 g de tomate maduro 80 g de massa miúda 2 dentes de alho Ponha as carnes a cozer em água fervente.ate de Peru 500 g de peito de peru . 5 g de carne de vaca 5 g de carne de porco 00 g de natas geladas 11/2 cháv. com pão torrado e pe daços de limão. Encha com o restante preparado. k. Sirva como entrada. Escalde os espinafres e escorra. o louro e o tomilho atados. cortado em fatias. triture 300 g de peito de peru e as outras carnes. retire a espum a que se formar a superfície. deixe ferver e junte-lhe as cenouras e o alho francês. Quando retomar a fervura. Tempere com sal.

em pedaços sal piripiri moído . Noutro prato. azeitonas e cubos de pão torrado. junte os cogumelos limpos e fatiados. Adicione a massa e os alhos descascados e picados. aldo de Peru * 1.5 kg de carne de peru com osso. quando ferver. Tempere com sal. Deixe ferver durante 2 0 minutos. Passe os bifes pela mistura de pão e queijo ralados. reru Picante 1. Ti re do lume e polvilhe com coentros picados Pratos Principais Panados de Peru / Peru Picante / Perna de Peru com Tomilho anados de Peru * 2 * * 500 g de peito de peru * sal * pimenta limão manteiga pão ralado queijo ralado ovos salsa óleo para fritar * 2 dentes de alho Corte a carne em bifinhos finos e pequenos. filtre-o e utilize-o para preparar guisados e estufados. para formar fios. (sp) de salsa finamente picada. um pou co depois. Sirva com picles.5 litros. ou para outras frituras. bata os ovos com 1 c. Fora do lume. sem deixar ferver demasiado. depois pela gemada e novamente pelo pão ralado. Em fio fino. Acabe de coze r. Leve-o ao lume e. mexendo lentamente e sem parar com um garfo. junte a carne que reservou. Deixe-o arrefecer. Escorra o excesso da go rdura sobre folhas de papel absorvente. Rectifique os temperos. adicione os ovos batidos. Coe o caldo e meça 1. e o tomate limpo e cortado em pedaços. Mergulhe-os em ba stante óleo fervente juntamente com os alhos pisados com as cascas e 4 hastes de salsa. Num pirex fundo.5 kg de ossos e aparas d * sal * pimenta em grão * 1 cebola * 50 g de aletria * 1 tigela de cogumelos frescos * 1 alface pequena 2 ovos coentros frescos Coza as aparas de peru em água temperada com sal. a alface limpa. Em vez de óleo. Cozinhe um pouco e adicione a aletria partida e. lavada e cortada como para caldo verde. misture um pouco de pão e queijo ralados.cortados em juliana. misture com o sumo do limão. pimenta e sumo de limão. utilize azeite para fritar os panados. Derreta um pouco de manteiga e píncele os bifes dos d ois lados. Cozinhe até a massa ficar macia. rectifique os temperos e aqueça bem. alguns grãos de pimenta e a cebola descascada. Frite até ficarem dourados. Aguarde 1 hora.

junte a margarina cor tada e asse no fomo. . pimenta mal moída. Tape com película aderente e guarde no frigorífi co de um dia para o outro. ou arroz branco. junte uma pequena porção de água quente. deite o sal suficiente para temperar a carne. pimenta acabada de moer. Para saber se a carne está pronta. alhos esmagados. ou mais cerveja. virando a carne várias vezes. e salada de agriões.-'ema de Peru com Tomilho * 800 g de perna de peru * sal * pimenta preta em grão * 2 dentes de alho * noz-mo scada * 1 folha de louro * 1 haste de tomilho fresco * 1 c. Tape a caçarola e cozinhe em lume brando. espete um garfo e verifique se está macia. Num almofariz.5 dl de cerveja preta * 1 ramo de coentros Corte a carne em pedaços e tempere com sal.Pratos Principais Peru com Cerveja / Goulash ru com Cerveja * 1. Cubra com película aderente e guarde no frigorífico durante 4 horas. Numa caçarola. regue com o leite de coco e misture. pincele a carne várias vezes com a marinada. Qua ndo começar a alourar. os pedaços de peru e a margarina cortada em pedaços.1 limão grande colorau 2 dl de leite de coco salsa e alecrim Coloque a carne num pirex. utilizando um ra mo de salsa e alecrim. Regue com a cerveja e polvilhe com bastantes coentros picados. Asse no grelhador ou. Pise bem. sumo de limão e colorau. (sp) de azeite * 2 cebolas médias * 2 c. agitando de vez em quando e verificando. passa dos 40 minutos. (sp) de óleo * 2 c. no churrasco. Com este tempero barre os pedaços de carne. se a carne está macia e o molho apurado.250 kg de perna de peru * sal * pimenta preta em grão * 1 limão * uma pitada d e paprica * 2 c. rodelas de limão e azeitonas. r_:. Sirva muito quente com batatas f ritas. Três horas antes de a assar. Passe os pedaços de carne por óleo. atados e acabe de assar. (sp) e banha * 2 cebolas médias * 1 c. sumo de limão e paprica . louro cortado e folhas de tomilho. (sp) de margarina * 1. @@ . (sp) de concentrado de tomate . as cebolas descascadas e picadas. Tape com película aderente a guarde no frigorífico de um di a para o outro. Acompanhe com puré de batata. um pouco de piripiri. regando com pequenas porções de água quente e o próprio molho. raspa de noz-moscada. deite o azeite. Se necessário. Decore com ramos de tomilho e acompanhe com arroz de passas e amêndoas. lash * 800 g de perna de peru sem osso * sal * 2 folhas de louro * piripiri * 6 dl de vinho tinto * 2 e. salada de alface. (s p) de margarina Corte a carne em quatro pedaços e tempere com sal. de preferência.

Tempere com sal. (sp) de óleo e a cebola e os alhos picados. Tire a carne para outro recipiente e apure o molho. Refogue durante 1 minuto. rectifique os temperos e junte a manjerona. mexendo. çarola de Peru * 150 g de bacon magro * 3 cebolas * 800 g de perna de peru * 100 g de chouriço ma gro * 6 salsichas em lata * 450 g de lombardo muito tenro * 100 g de cogumelos f rescos * 4 c. Entretanto. até a carne ficar macia. piripiri e vinho tinto. o molho inglês. (sp) de gengibre ralado * 1 pimento vermelho grande 2 cenouras 1 tigela de ervilhas cozidas 50 g de cajus picados Corte a carne em cubos e reserve. depois de escorridos. misture o caldo de galinha. rectifique os temperos e adicione os cajus. Retire do lume.* 1/2 litro de caldo de galinha (pode ser instantâneo) * uma pitada de manjerona s eca * 250 g de bacon magro Tire a pele do peru e corte a carne em quadrados médios. 1 c. (sp) de açúcar escuro * óleo de soja * 4 c. Deixe ferver. Apure. (sp) de molho inglês * 4 c. Qua ndo ferver. louro cortado em pedacinhos. Quando a cebola ficar translúcida. (ch) de colorau * sal * pimenta preta em grão * 5 dl de . tanto quanto possível do me smo tamanho. o molho de soja. Sirva o goulash quente. Numa taça. o açúcar. o ketchup e um pouco de sal e de pimenta acabada de moer. (sp) de polpa de tomate * 2 dentes de alho * 1 folha de louro * 3 folhas de manjerona * 1 c. corte o bacon em cubos pequen os e frite-o na própria gordura. Adicione o pimento em tiras e as cenouras em rodelas. (sp) de óleo. decorado com o bacon. junt e a carne e o gengibre. junte o concentrado de tomate diluído na marinada e o caldo de galinha. Pratos Principais Peru com Caju / Caçarola de Peru / Espetadas Saltimboca ru com Caju * 650 g de perna de peru * 1 dl de caldo de galinha * 1 c. (sp) de molho de sojk1 * 2 c. Prepare um refogado com 5 c. Salteie durante 3 minutos e junte o molho que r eservou e as ervilhas. até alourar. Sirva com arroz de manteiga. pimenta em grão * 1 cebola média * 2 dentes de alho * 1 c. Tape o recipiente e de ixe marinar de um dia para o outro no frigorífico. (sp ) de ketchup * sal. Adicione as cebolas descascadas e picadas. Aqueça a banha e salteie os pedaços de carne. e refogue um pouco. Reserve.

Pincele com azeite e tempere com sal e pimenta. (ch) de mostarda * 1 c. os alhos picados. junte a carne de peru cortada em cubos e refogue.vinho branco * caldo de galinha Corte o bacon em pedaços compridos e refogue-o com as cebolas grosseiramente picad as. Tempere co m sal. Adici one os cogumelos fatiados. tape a caçarola e cozinh e em lume brando. pimenta e sumo de limão. até a cebola ficar translúcida. mexendo. Rejeite o courato do bacon. Aguarde 30 minutos e frite os pedaços numa mistura d e óleo e margarina. junte a polpa de tomate. Com um rolo. espalhe e decore com pedaços de presunto. Grelhe sobre u m tabuleiro. durante 45 minutos. para gratinar rapidamente. Num prato fundo. pi menta e vinho branco. a mostarda e as ervas aromãticas. Coloque-os entre duas folhas de película aderente. a manjerona e o colorau. Cozinhe um pouco mais. o lombardo cortado em j uliana e os cogumelos limpos e cortados. (sp) de ervas aromátic as picadas * 2 c. (sp) de molho Pesto * salva fresca * 6 fatias fi nas de presunto azeite sal pimenta 1 tigela de arroz branco 150 g de tomate-cereja 1 limão Corte a carne em bifes. Deite o arroz quente numa travessa. Enfie-as em espetos de modo a segurar os rolos. 27 MEEMEN=IW @_ Pratos Principais Peito de Peru Gratinado /eito de Peru Gratinado * 600 g de peito de peru com pele * sal * pimenta * limão * óleo e margarina para fr itar * pão ralado * manteiga * 1 c. Tempere com sal. Divida este tempero pelos pedaços de carne. tomates-cereja cortados e raspa de limão. misture um pouco de pão ralado. junte-lhe a ce bola e os alhos moídos e refogue em lume brando. Enfeite com pedaços de limão. (sp) de manteiga. e junte o tomate limpo e . para evitar que estale ao ser refogado. salteie. Adicione o chouriço e as salsichas em rodelas grossas. sem destapar. (sp) de cebola picada * 2 dentes de alho * 1 tigela de cogu melos * 400 g de tomate * salsa Corte a carne em quatro pedaços. spetadas Saltimboca * 650 g de peito de peru * 3 c. Leve ao forno numa assadeir a. 2 c. Apure o molho e sirva quente com triângulos de pão frito. Mude o molho para um tacho pequeno. o louro. Barre-os de um lado com o molho Pesto e ponha por cima 1/2 fatia de presunto e 1/2 folha de salva. aperte e corte em rodelas. mexendo. Cubra a carne com caldo de galinha. virando várias vezes. Enrole os bifes. cobrindo a pele. distenda-os até ficarem finos. dividindo igualmente a parte com pele.

Aqueça 2 c. misture com o molho e verta sobre a carne. até reduzir bastante. o concentrado de tomate e as natas. deixando-os corar uniformemente. (sp) de açúcar mascavado 1 cháv. Tempere ligeiramente com sal e pimenta. o vinho verde e o caldo de galinha. Sirva quente com puré de batata e ervilhas cozidas e salteadas em manteiga. (sp) de gengibre ralado 1 e. junte a pimenta e apure. Pratos Principais Costeletas com Queijo / Peru com Zimbro / Peru com Maçã e Cidra osteletas de Peru com Queijo * g 2 3 4 8 rodelas de perna de peru com osso ao meio * sal. (sp) de manteiga e salt eie o alho francês até ficar macio. ponha os pedaços de carne cortados. Deite o vinagre na frigideira e solte os resíduos da fritura com uma espãt ula de madeira. Mist ure a maisena. de vinho branco * 1 c. de vinho verde branco * 11/2 cháv. Mude-os para um pirex e regue-os com licor de whisky. pimenta * sumo de limão * 1 k de batatas pequenas ovos dentes de alho salsa pão ralado fino fatias de presunto . o açúcar mascavado. Mude os pedaço s para uma assadeira e mantenha-os quentes no forno. Pratos Principais Bifes com Pimenta Verde / Peito de Peru com Gengibre fes com Pimenta Verde * 750 g de peito de peru * sal. Deite o molho numa travessa e. (sp) d e manteiga e frite os bifes dos dois lados. Ao molho de fritar. (sp) de pimenta verde * 1 c. o mel. (c h) de maisena * 1 c. junte o gengibre. Sirva quente. decorado com ramos de salsa frita. (cf) de concentrado de tomate * 1 pacote de natas Corte a carne em bifes de grossura média. Aqueça um pouco de manteiga numa frigideira de ferro e cozinhe os pedaços de carne. ponh a a carne por cima e regue com o molho. Apure em lume brando e rectifique os temperos . Espalhe as tiras de alho francês numa travessa. Deite na frigideira. Tape e reserve. junte os pedaços de carne e tempere com sal e pime nta acabada de moen Aqueça bem. junte o vinho branco e sol te os resíduos com uma espátula de madeira. em juliana * sal * pimenta branca Corte a carne em oito pedaços altos. (dQ) de mel de rosmaninho 1 c. aqueça 3 c. por fa.rinha. de caldo de galinha (pode ser instantâneo) * 1 tigela de alho francês.cortado. pimenta * farinha de trigo * manteiga * 1 cálice d e licor de whisky * 1 cháv. Tempere e apure. por cima. Numa frigideira antiaderente. Deixe ferver. um a um. (sp) de vinagre balsârnico * 1 c. até reduzir. Passe-os. ito de Peru com Gengibre * 800 g de peito de peru * manteiga * 3 c.

mexendo. (de) de açúcar mascavado cháv. 2 c.250 kg de perna de peru * sal * pimenta * 3 dentes de alho * 2 c. Sirva com a carne e salada de espargos 32 ru com Zimbro * 1. (sp) de natas Corte a carne em pedaços e tempere com sal e pimenta. ponha 1/2 fatia de presunto e 1/2 de queijo. Regue com a aguardente e lance-lhe o fogo. Frite. Deixe ferver e apure bem. Sirva quente com bata tas fritas e couve-flor cozida. junte as maçãs em fatias.. coza as batatas em água temperada com sal . Noutro prato. os restantes alhos cortados e o louro. (sp) de azeite maçãs vermelhas c. &_. o zimbro. (sp) de azeite. Tempere com sal e pimenta. movendo o tacho até a chama se extinguir. sem as sobrepor demasiado. (sp) de óleo * 1 cálice de aguardente de medronho * 6 e. Passe os pedaços de carne pela gemada e depois pelo pão ralado. Polvilhe com o açúcar e refogue em lume forte para caramelizar. (sp) de ma rgarina * 1 c. Refogue em lume brando as ce bolas picadas. Sobre cada uma. até as bata tas corarem. Aqueça a margarina e o óleo e frite a carne. Mude para outro recipiente. pimenta e sumo de limão. Entretanto. Salteie.4 fatias de queijo amanteigado 2 c. Tape e guarde no frigorífico de um dia pana o outro. Derreta a manteiga num tacho e junt e as batatas. de cidra c. Gratine até o queijo derreter. (sp) de manteiga e 1 c. Coloque as costeletas num pirex. o louro e o rosmaninho. Repita esta operação uma vez mais.-@rèI-to de Peru com Maçã e Cidra * 1 2 1 1 1 5 750 g de peito de peru * sal * pimenta preta * 2 cebolas manteiga c. (sp) de molho inglês c. (sp) de polp a de tomate * 1 copo de vinho branco * 1 tigela de azeitonas verdes * 4 bagas de zimbro * 1 folha de louro * 1 haste de rosmaninho Corte a carne em pedaços e tempere com sal. Aguarde 1 hora. um pouco de sal e de pimenta. com a casca. (sp) de manteiga 1 folha de louro Tempere a carne com sal. bata os ovos com 1 dente de alho e 4 hastes de salsa picados. deite pão ralado. mexendo. Quando ficar translu cida. em óleo até alourar. Num prato fundo. pimenta e alhos picados. Na mesma frigideira. Sacuda o excesso de pão ralad o e espalme a carne com as mãos. de ite um pouco mais de gordura e . Dil ua a polpa de tomate no vinho e deite no tacho. mexendo. junte as azeitonas descaroçadas. e salteie. Passe-as por água fria e pele-as.

Aqueça e deite sobre a carne. junte as maçãs caramelizadas. Leve ao lume e. Apure durante 2 minutos e rectifique os temperos. os cravos-da-índia. cozinhe durante 10 minutos. pimenta. junte o tomate fresco cortado e a polpa de tomate diluída no vinho. Baixe o lume. Se necessãrio. a manteiga. o óleo. 34 Tempere a carne com sal. (sp) de margarina Tempere a carne com sal. @/eito de Peru com Estragão * 750 g de peito de peru * sal * pimenta branca * farinha de trigo * óleo de milho * manteiga * 2 dentes de alho * 2 cebolas * estragão fresco * 1 cháv. o molho inglês e as natas. Tempere com sal. (sp) de azeite e a margarina e frite os bifes. Acompanhe com arro z branco e tomate cortado em meias luas. orégãos e tomilho. Aguarde 2 horas. Quando ferver.frite a carne. Aqueça 2 c. as salsichas sem pele. coloque a carne. até alourar. junte pequenas porções de água quente. Tire a carne para uma travessa aquecida e passe o molho por um passador. mexendo. Regue com a cidra e cozinhe. (sp) de polpa de tomate * 0. até a cebola ficar translúcida. as cebolas descasc adas e cortadas em rodelas. Pratos Principais Peru com Ratatouille ru com Ratatouille * 8 bifes de peru com 100 g cada * sal. Refogue as cebolas e os alhos picados em 3 c. de vinho branco * 2 cháv. ou até os legumes esta rem macios.5 di de vinho tinto * 1 c. Refogue durante alguns mínutos. Sirva com batatas cozidas e salada de alface. os alhos picados. pimenta e sumo de laranja. sem tampa. sumo de limão e as especiarias. ou até a carne f icar macia. Sirva quent es com os legumes. tape e cozinhe em lume brando durante 1/2 hora. até evaporar. (sp) de natas Corte a carne em oito pedaços e tem- . pimenta * limão * 1 pitada de coentros em pó * 1 pitada de cominhos em pó * 1 pitada de colorau picante * 3 cebolas * 3 dente s de alho azeite 3 beringelas 4 curgetes uma pitada de orégãos uma pitada de tomilho 500 g de tomate maduro 1 c. junte as beringelas e as curgetes cortadas em cubos. Num tacho. quando ferver. o vinho branco e o iogurte. de caldo de galinha (pode ser in stantâneo) * 5 c. pimenta. (sp) de azeite. Reserve.

(sp) de azeite * 1 pimento verde * 500 g de tomate madur o * 1 tigela de ervilhas * 2 cháv. Acompanhe com legumes cozidos. Corte o toucinho em cubos. Deixe ferver. refogue os alhos descascados. junte os alhos picados e as . pimenta acabada de moer e sumo de limão. regue com o caldo de ga linha a ferver. Derreta a mante iga num tacho e aloure a carne e o toucinho por igual sobre lume vivo. Refogue durante 1 minuto. mexendo. juntamente com os alhos esmagados com as cascas . de arroz * 5 cháv. o arroz. conforme for secando. tiras de pimento morrone e meias luas de limão. Passe-os por farinha e frite-os numa mistura de óleo de mi lho e manteiga em partes iguais. Aos poucos. em seguida. cortado em tiras.pere com sal e pimenta. os alhos e a malagueta que reservou e espalhe sobre o arroz a meio da cozedura. junte o tomate limpo e picado. Regue com o caldo de galinha e apure de novo. decorado com salsa picada. (sp) de manteiga 2 dentes de alho * 500 g de cebolinhas sal pimenta preta em grão cháv. 38 eru com Bananas * * 1 3 1 kg de perna de peru * 125 g de toucitiho entremeado * 3 c. Aqueça bem e rectifique os temperos. junte as cebolas picadas e refogue em lume brando. frite os pedaços de carne e o pimento verde. Numa paelheira ou frigideira larga. Se necessário. Sirva decorado com folhas de estragão. Vire a carne para fritar dos dois lados. deite um pouco mais de gord ura na frigideira. apague o lume e deixe em repouso durante 8 minutos antes de servir. e continue a refogar. junte um pouco de estragão picado e o vinho. misture com as natas e junte de novo a carne. até reduzir bastante. retire-os com a malague ta e reserve. Pratos Principais Paella de Peru / Peru com Bananas / Peru com Requeijão e Pesto aella de Peru * 1. Na gordura.250 kg de carne de peru * sal * pimenta em grão * sumo de limão * 4 dentes de al ho * 1 malagueta * 6 c. de caldo de galinha * 4 hastes de salsa * 1 pimento morrone * 1 limão Corte a carne em pedaços e tempere com sal. Quando os alhos começarem a dourar. Sirva no mesmo recipi ente. até a cebola ficar macia. Por último. de caldo de galinha bananas pouco maduras salsa Umpe a carne e corte-a em oito pedaços. Mude os pedaços para outro recipiente e mantenha-os quentes. a malagueta e o azeite. Pique a salsa. Adicione as ervilhas e. Quando o arroz abrir.

Limpe a carne dos ossos e passe pela máquina com a re stante cebola cortada e o pão espremido. Dobre a carne . Quando ferver. Refogue um pouco. Reserve. Ponha-os dentro de um passador largo. (sp) de óleo * manteiga * 2 cebolas 1 cenoura 1 alho francês 1 pé pequeno de aipo 1 copo de vinho branco 1 carcaça pequena * 2 ovos batidos * 3 c. (sp) de natas * 4 folhas tenras de lomba rdo Tempere a carne com sal. Refogue 1 cebola e os legumes cortados. durante 5 minutos. k-. Regue com o vinho e cubra com água. pimenta branca sumo de limão 125 g de requeijão fresco 1/2 cháv. qua ndo ferver. deite sobre o pão e deixe abeberar. (s p) de manteiga. descasque as bananas e cort e cada uma em quatro pedaços. Dê-lhes um golpe para os poder rechear. Esmague o requeijão com um garfo e misture com 2 c. tape e cozinhe em lume brando durante 35 minutos. Descasque e pique a cebola e os alhos. Sirva a carne com as fatias de pão e a mistura de tomate. Corte as aparas em pedacinhos e salteie com o óleo e 1 c. Tempere com sal e sumo de limão. Escorra. Recheie os pedaços de carne com uma colher e feche as aberturas com palitos de mad eira. tape o tacho e cozinhe em lume brando durante 1/2 hora. pimenta e sumo de limão. cortado em 8 fatias Corte a carne em 8 pedaços. pimenta. Regue com o caldo de galinha. Misture com os ovos e as natas.cebolinhas inteiras descascadas. Coza as f olhas de couve durante uns segundos. Entretanto. Tempere e.--'eru com Requeijão e Pesto * 650 g de peito de peru * sal. Rectifique os temperos e polvilhe com salsa picada. Cozinhe até o molho apurar. sem ferver. Coe o caldo. e mistur e com o tomate limpo e cortado em pequenos cubos e o manjericão. Tempere com sal e pimenta pre ta acabada de moer. de molho Pesto azeite 1 cebola 2 dentes de alho 300 g de tomate madi 1 C. sumo de limão * 600 g d e asas e aparas de peru * 1 c. Escorra. (sp) de manjericão picado 1 cacete. Grelhe os peclaços dos doi s lados. Mergulhe este em água fervente e mantenha quente. Frite a carne marinada e recheie c om o picado. Pratos Principais Trouxas de Peru uxas de Peru * 4 fatias de peito de peru com 125 g cada * sal. Pincele com azeite e polvilhe com pimenta branca. Barre as fatias d e pão com o restante molho Pesto e toste no forno. deite no tacho e misture com a carne. (sp) de Pesto. até ficarem bem passados.

Pratos Principais Peru com Hortelã / Peito de Peru com Recheio / Peru com Ameixas 'eru com Hortelã 1 perna pequena de peru sal. virando e regando com o molho. Ponha os rolos numa assadeira. Junte os miúdos picados. Refogue e junte a farinha e um pouco de caldo. Pratos Principais Peru à Califórnia 'er à Califfimia 1 peru pequeno. (sp) de salsa pi cada Lave e enxugue o peru. secas * 1 cháv. Corte os rolos e sirva -os com o molho. Barre o peru por dentro e por fora. Mis ture com o sumo de limão e o vinho. (sp) de manteiga.5 dl de sumo de limão 3 dl de vinho branco 1 ramo de ervas aromáticas 3/4 de cháv. (sp) de margarina 1 folha de louro 1 ramo de salsa hortelã 2 laranjas 5 dl de vinho branco . À volta. mexendo. Tire os rolos e na assadeira deite o caldo da cozedura. regando com o molho. Barre o peru por dentro e por fora com manteiga e recheie. Apure. Coza os miúdos em água com sal. limpo 1 c. Refogue a cebola. os alhos e 3 c. de óleo Recheio * 2 miúdos de peru * 1 cebola picada * 4 dentes de alho p icados * manteiga * 125 g de passas * 14 ameixas pretas. Ponha dent ro as ervas aromáticas e guarde no frigorífico 24 horas. de farinha de mandioca * 150 g de fiambre picado * 1 e. 1 c. (sp) de pimenta 5 dentes de alho 1 cebola 1 folha de louro 1. pêssegos. Pise o sal. Cubra com papel de alumínio e asse durante 3 horas. Cosa as aberturas. Junte o fiambre e a salsa. pimenta limão 3 c. junte pedaços de manteiga e asse no forno. Tire o papel e barre com manteiga. (sp) de sal. figos e cerejas em calda. Apure. coloque as restantes ameixas de molhadas e ananás. (sp) de óleo 50 g de bacon 8 cebolas pequenasli 4 dentes de alho 1 c. a pimenta. os alhos e a cebola e o louro. Ate. Leve ao forno durante mais 15 minutos. as passas e 6 ameixas picadas.e embrulhe nas folhas de couve. regue com o caldo. Co loque numa assadeira e regue com o óleo e a marinada.

o ovo e o queijo ralado.250 kg de peito de peru * sal. o miolo de pão bem espremido. Antes de servir. a salsa.Limpe a carne. Regue com o vinho e junte a manteiga em ped acinhos. a mortadela cortada em pedacin hos. junte as cebolas descasc adas e cortadas em quartos e os alhos picados. Tempere com sal. próprio para microncLis. A hortelã tem um aroma intenso. Misture e recheie a carne. sem separ ar as duas partes. a h ortelã.. pimenta e s umo de limão. Asse no microndas durante cerca de 15 minutos. Desligue o microndas e deixe em repouso durante 3 minutos . vire o recipiente várias vezes. Se não tem placa giratóri a. várias vezes. Tape e cozinhe durante 5 minutos. Numa caçarola que vá ao fomo. Mude para o forno e asse. virando-a. de modo a poder ser recheada. Aloure a carne unifonnemente. (sp) de queijo suave ralado 1 dl de vinho branco 2 c. Coloque a carne num recipiente com as beiras altas. Não utilize muita nesta receita para não mascarar os o utros sabores. Entretanto. Cosa a abertura. pimenta * 2 dentes de alho * salsa * 1 cháv. Refogue um pouco e adicione a margarina. de miolo de pão demolhado em leite * 125 g de mortadela 1 ovo 3 C. -. aqueça o óleo e o bacon cortad o. pimenta e sumo de limão. o louro. Tempere ligeiramente com sal e pimenta. regue com o molho e sirva com arroz de passas. coza . ou prenda-a com palitos de madeira. polvilhe com pimenta mal moída. Pique os alhos e mist ure com salsa picada. (sp) de manteiga Dê um corte na carne a todo o comprimento. Tempere com sal. de modo a evitar que o recheio saia. Corte-a em fatias. Aguarde 1 hora. Duas a três folhas são o suficiente. virando a carne e regando-a com o molho e o sumo da restante laranja. Apure até a carne ficar macia.Feito de Peru com Recheio * 1. Vire a carne e continue a cozinhar em potência mais baixa durante mais 20 minu~ tos. 1 laranja cortada em rodelas com a casca e o vinho branco. eru com Ameixas * 800 g de peito de peru * sal * pimenta * limão * 16 ameixas pretas secas manteig a 8 fatias de presunto com alguma gordura 1 dl de vinho branco Corte a carne em oito pedaços. Acompanhe com puré de maçã. Tempere com sal e pimenta. tire a pele e parta a ponta do osso. Aguarde 1 hora.

'CA.luilop owns ulwmid les ru@)d @@>p ojpd.Tid wnu @u!azr @p (ds) -@ z @)@p(j -olunsoid o a eslus r 'soqlu so anbíd 's2@pq so )i@dlog Pratos Principais Peru com Anchovas / Peru com Molho de Foie Gras / Peru co Milho . Regue com o vinho e um pouco de águ a.@o ri.eslrs * oj. Dê um corte nos pedaços de carne e recheie com 1 ameixa.) Z OU0d OP OqU!A @)p lp @'0 o. qOpEljo:) SOL11r so W03 @)luawEiuní lwa.p W@j 1 S-Curuv U10.)urjq @pJ@)A OqUIA @)p odo: ) 1 0111r @)p s@)lU@)p Z @)lpzu @p (ds) .-..1 sop _13q:)@j .) @) sadoj-cDq@) LU.eLuTxi3Tu upuoi -od w@ s rpuoj@)fW ou aqulzo@) Jopol -ule rlmsiLU u @>iuní a xa.Trd @pnK -op -.lu..e. mffi.11ms3 J1AJÍ)S @)P s@)@ur goinuTw Ç @juujnp osno d@)j w@) ou.) @)um E @)jJoD . Rectifique os tempe~ ros.-) so @) Dipzr o E5@)nb-c 'soinuTw o@ soprsgrd "oEmil @)P ouins @) rlu@)WTd 'jus Luo.3 e opurj -IA '. de sal e de pimenta. '01J0d OP o 'opi.TTd ou SO-01 -pp @) SEUTw131 w@> so-auw 'sopwn@@w so @) dTUI-j -0~I op OTaLU 13 opu@xaw Isoinuiw z @)iui3.e @ @quIzW a 3d-el uwnSe o @.ir:)nsu.?lum )p (ds.@)jL. Mude a carne para uma travessa. )wn@@ -0@ sop )pui@)w wo:) so-rjqn:) 'xojTd ou s@)pq so anboloD -oinuTw 1 )Iuui -np )quizo@ @ aimsfN x@).inoir @)ir s.) .Trw sopujn@@o. Salteie as restantes ameixas no molho da frigideira. Envolva nas fat ias de presunto e prenda com palitos de madeira.lJ s@uruc @)P sel. Tape e cozinhe em lume forte. Sirva muito quente com triângulos de pão torrado ou frito ..@ @ or. ai2eu -IA 0 'Srueuu 0 ' u21a1UM r..iin roqlow o @> rp-ew j@:)q @)u_jE@) r ?].@wp. uiw so-on&m 'sopr@ -jo:>. Apure o molho. virando a carne várias vezes.oj.@)p siod@>(j --cmnb@)d inuj m un opurzIj!@n -op!iLunil ourd um wo@) 'wn r wn 'so-@dwT.Mu@)WTd @) jus = @>x)dw@>j @)..wu.loj ou @)Xpp @ E3SU:) wO@) orwil @)p srppoi Z @)iunf -orwil @)p owns ww @)n@@z@qj -odw.-iud oqlow o @ au -m:) u @>pnW -opm or.)dol u:>s.>A oquiA o @)iun( 3 uloir5u3 rwn r.inp '. (sp) de manteiga n uma frigideira e aloure a carne uniformemente.@OjnuTLu @ sim @)jurjnp srPU0J3 -!IU OC OAOU @)A@)j @) X@)JId 0 @)dEj ..) -.HS 0 Uproid Eglrs = aqllAlod 'uss@)Arjj ~ r.@j op opw c.3 nz) ouu EiEd orwil @)p own._@p (ds) D 1 O@)urjq oiluiA @pzu9ruiA @)p (ds) -:) Z Soii]3nb LUO 'wS@).as ameixas durante 15 minutos cobertas de água com um pouco de manteiga.)Poj I. Derreta 3 c.@.

junte os pedaços de peru e de entrecosto. junte a carne m arínada e refogue./eru com Molho de Foie Gras * 1 kg de carne de peru * sal * pimenta preta em grão * noz-moscada * 1 folha de louro * 3 hastes de salsa * 4 c. Misture bem e apure durante 1 minuto em lume brando. o s alhos e a salsa cortados e as anchovas. tape e cozinhe até a carne ficar macia. ju nte a marinada e apure até evaporar. (sp) . Deixe marinar durante 2 horas . Se necessário. Misture com o molho e cozinhe durante 15 minutos. salsa picada e vinho branco. Regue com o vinho e cozinhe um pouco mais. mexendo até alourar. Espalhe sobre a carne e apure durante mais 5 minut os. Refogue até a cebola ficar translúcida e o tomate desfeito.5 dl de vinho branco * 5 c. pimenta 1 cebola 2 dentes de alho 3 c. alh os picados. Vire a carne duas vezes durante esse tempo. Sir va com salada de alface e batatas fritas. rectifique os temperos e ac abe de apurar. Regue com um pouco de água. louro e vinho. Aguarde 2 horas. louro. Entre tanto. se possível sobre uma grade.5 dl de vinho branco * sal * pimenta pret a * 2 dentes de alho * 3 hastes de salsa * 2 filetes de anchova em conserva Coloque os pedaços de peru num re~ cipiente redondo próprio para micronclas. Um pouco antes de retirar do lume. Adicione o milho. Apague o forno e deixe em repouso durante 4 minutos com a porta fechada. Se o fomo não tiver prato giratór io. (sp) de azeite * 100 g de natas * 2 c. pise num almofariz o sal e a pimenta suficientes para temperar a carne.loFeru com Anchovas * 4 bifes grossos de peru * azeite * 0.. gire o prato a cada minuto. Caril de Peru com Espinafres 800 g de peito de peru sal. Rectifique o s temperos. Regue com azeite e leve ao microndas dur ante 10 minutos em potência máxima. Refogue ligeiramente com o azeite. junte as natas batidas co m o foie gras. (sp) de vinho branco * 1 cebola * 5 c. Acompanhe com arroz f rito. pimenta preta acabada de moer. Sirva muito quente com batatas fritas e salada de tomate. Peru com Milho 750 g de perna de peru 400 g de entrecosto magro * sal * pimenta preta em grão * 3 dentes de alho * 1 folha de louro * 1. escorridos. raspa d e noz-moscada. (sp) de foie grass Corte a carne em pedaços e tempere com sal. pimenta acabada de moer. junte um pouco de água a ferver. Descasque e pique a cebola. Leve ao lume o azeite com as cebolas e o tomate picados e os cominhos. (sp) de azeite * 2 cebolas méd ias * 400 g de tomate maduro * 200 g de milho verde Corte as carnes em pedaços e tempere com sal. -.

(sp) de azeite 1 cebola 3 dentes de alho sal. virando a carne várias vezes e regando com o próprio molho e um pouco mais de caldo e de vinho. Perua Recheada 1 perua pequena sal pimenta em gráo . (sp) de manteiga caldo de galinha 4 peras pouco maduras 4 c. Cozinhe um pouco mais e cubra com água quente. Cozinhe a massa al dente e rectifique os temperos. sirva-a em fatias. junte os pedaços de carne e tempere com sal. a massa. sal suficiente para temperar a carne e a manteiga. Peru com Peras 1 kg de peito de peru 3 dentes de alho pimenta preta em grão sal 2 c. Quando a carne fi car bem alourada. pimenta acabada d e moer. Quando começar a alourar. Regue tudo com um pouco de c aldo de galinha e o vinho do Porto. o louro sem o veio interio r e o tomate picado. pimenta branca raspa de noz-moscada 2 cenouras 1 pimento morrone 1 folha de louro 300 g de tomate maduro 1 mão-cheia de esparguete 100 g de miolo de noz salsa Corte a carne em pedaços de tamanho idêntico. o pimento morrone em tiras. Tape e deixe f erver até a carne ficar macia.250 kg de carne de peru com osso 4 c. (ch) de vinho do Porto 1 pepino Tempere a carne com uma massa feita com alhos pisados. também fatiadas. Coloque-a numa assade ira.Peru com Massa 1. ponha aos cantos as peras lavadas com a casca. Sirva quente com salada mista e azeitonas pretas. Asse no forno. Junte mais água a ferver. as nozes cortadas e uma boa porção de salsa picada. Refogue e adicione as cenouras raspad as e cortadas em rodelas. e r odelas de pepino. pimenta e noz-moscada. Refogue ligeiramente o azeite com a cebola e os alhos picados. juntamente com as peras.

de óleo de milho 2 dentes de alho sal pimenta 1 cebola 2 pimentos verdes 3/4 de cháv. Recheie a perua e cosa as aberturas. que é menos dispend iosa. de miolo de pão endurecido 2 cebolas médias 30 g de castanhas de caju 30 g de amendoins 1 pé de aipo caldo de galinha temperado 2 limões Limpe e lave a perua. junte um pouco de caldo de galinha e misture até obter um reche io pouco espesso. pode optar por perna de peru. Peru com Rebentos de Soja 1 kg de peito de peru 1/4 de cháv. Sirva muito q uente com arroz branco. Junte a carne e frite-a em lume vivo durante 5 minutos. Tempere por dentro e por fora com sal. Descasque e pique as cebolas. Pincele várias vezes com o próprio molho e mais manteiga. até ficar macia. Refogue com 3 c. junt e o miolo de pão tostado. primeiro tapada com papel de alumínio e. os amendoins grosseiramente ralado s e o aipo picado. Re fogue. junte de novo a carne e os rebentos de soja. pimenta sumo de limão 3 dentes de alho 2 alhos franceses 6 c. Esf arele o miolo de pão. Sirva com legumes cozidos. Pincele com bastante manteiga e asse no forno em te mperatura média. Apure durante mais 3 minutos. arroz tostado no forno e pedaços de limão. mexendo. os alhos franceses em rodelas. (dc) de pimenta vermelha Tempere a carne com sal. Costeletas com Alho Francês 1 kg de perna de peru cortada em rodelas com o osso sal. durante 2 minutos. para tostar.sumo de limão manteiga 1 cháv. (sp) de manteiga. Em vez de peito de peru. descoberta. as castanhas de caju. previamente escaldados e escorridos. (sp) de azeite 1 c. espalhe-o numa assadeira e toste no forno. Numa caçarola. Rectifique o sal e tempere com pimenta e sumo de limão. sem alourar. junte o molho de tomate e tempere com sal e p imenta. o v . À gord ura junte a cebola finamente picada e os pimentos limpos e cortados em tiras. pimenta aca bada de moer e sumo de limão. Tempere com sal e pimenta. Retire a carne para outro recipiente. Cozinhe durante 2 minutos. Coloque-a dentro de uma caçarola e junte-lhe os dentes de alho picados. no final. de molho de tomate 1 tigela de rebentos de soja Corte a carne em fatias finas e estas em tiras. (sp) de vermute 5 c. mexen do sempre. aqueça o óleo e os alhos pisados. Barre por dentro com manteiga e aguarde 2 horas. pimenta e sumo de limão.

tud o picado. e o louro. Tempere com sal e pimenta acabada de moer. tape e cozinhe em lume brando. Corte a carne. Amoleça o miolo de pão em caldo de galinha e esprema -o bem.ermute e o azeite. Rectifique o sal. (ch) de pimenta mal moída alguns estames de açafrão uma pitada de canela moída 3 dentes de alho esmagados uma pitada de cravinho moído 1 c. Misture com o coco e transforme tudo em m assa no 1-2-3. a cenoura. Quando levantar fervura. virando a carne uma vez. na mesma frig ideira. até a carne fi car macia. Sirva com batatas fritas. o líqu ido do coco e água até cobrir a carne. virando-a Várias vezes. Quando alourarem. Tape e cozinhe em lume brando. Triture as nozes no 1-2-3. Pique as cebolas e refogue-as com o azeite. Coe e rese rve. até alourar. Peru com Nozes 1. (dc) de colorau Coloque a carne num tacho e junte-lhe a cebola. Leve ao lume o leite com o restante coco. toste os restante condimentos. de leite 2 cebolas 3 c. (sp) de azeite 1 cubo de caldo de carne Tempere a carne com sal e sumo de limão e aguarde 1 hora. Misture com as nozes e o colorau. de coco ralado 1 pedaço de gengibre ralado 1 c. toste metade do coco. até a carne acab ar de cozer e o molho apurar. Adicione o cubo de caldo de carne. Tape e reserv e. j unte o molho apurado e bata até obter um molho cremoso. Cubra com caldo de galinha. Sirva quente. mexendo. (sp) de sementes de cominho 1 c. os temperos moídos. Tire o coco e. Peito de Peru com Molho de Geleia . até a carne ficar macia e o molho apurado. junte os pedaços de peru e refogue bem. de miolo de noz 3 fatias de pão de forma de véspera 1 c. a salsa e o aipo. Numa frigideira de ferro.250 kg de pedaços de peru sal sumo de limão 1 cháv. (sp) de sementes de coentro 1 cháv. Tire-a e apure o molho em lume vivo. coloque os pedaços numa travessa e regue com o molho.5 kg de peito de peru 1 cebola média 1 cenoura 3 hastes de salsa 1 pé de aipo 1 folha de louro sal pimenta preta em grão caldo de galinha 1 cháv. até ferver. com arroz de pinhões e passas e alface. junte a pimenta vermelha e cozinhe em lume médio com a marinada. Tape e deixe marinar durante 1 hora. Peru com Coco 1. Aos poucos. Bata com a varinha mágica.

Aqueça 1 c. Rectifique os temp eros. (sp) de mostarda salsa Corte a carne em pedaços e tempere com sal. junte o conhaque. misture a geleia com o rábano ralado e a raspa e o sumo de laranja. Misture a maisena com 2 c. de arroz branco 2 laranjas salsa Corte a carne em pedaços de tamanho regular.1. Deite na caçarola em fio. mude os pedaços de carne para uma tr avessa. Peru com Conhaque 1 kg de perna de peru sal pimenta preta em grão limão óleo 100 g de manteiga 0. (cf) de maisena 8 c. (sp) de farinha de trigo 1 cháv. sem tampa. junte um pouco de água quente. (sp) de óleo e a manteiga. Tempere com sal e pimenta acabada de moer. virando a carne várias vezes. Peru com Laranja e Pinhões 1 kg de peito de peru sal pimenta 3 c. pimenta preta acabada de moer e sumo de limão. Tire a carne. Deite sobre a c arne. (sp) de margarina 2 c. Fora do lume. Sirva com arroz branco tudo polvilhado com salsa picada. tape e cozinhe até ficar macia. Quando ficar dourada . a queça e incendeie. mexendo sempre até o molho engrossar. Rale a casca e esprema o sumo. Corte a carne em fatias e disponha-as sobre a alface. Quando a chama se extinguir. junte 1 c. Aqueça 2 c. (sp) de sumo de limão e a mostarda. Tempere com sal e pimenta. Aq . Lave a s folhas de alface. Regue com o molho. (sp) de rábano ralado sal pimenta preta em grão 1 alface Envolva o peito de peru em papel de alumínio e leve ao forno a 200-C duran te 20 minutos. Numa tigela. junte a carne e cozinhe em lume brando durante 15 minutos.250 kg de peito de peru defumado 1 laranja 8 c. (sp) de água fria e depois misture com as natas . Escorra e coloque numa travessa. (sp) de geleia de morango 1 c.5 dl de conhaque 1 c. Sirva o restante numa molheira. (sp) de natas 1 c. (sp) de óleo numa caçarola e frite a carne. Escalde a laranja e deixe-a na água até arrefecer. e meia de sumo natural de laranja 1/2 cháv. de pinhões levemente tostados 3 cháv. Seque-a muito bem. escorra a gordura e limpe a caçarola com papel de co zinha. de passas de Málaga 1/2 cháv. mexendo com uma colher de pau.

À gord ura da frigideira. por cima. sem parar de mexer. Enxugue o p eru. aqu eça e deite sobre a carne. pimenta e sumo de limão. frite os escalopes em 3 c. aos poucos. regando com o próprio molho e sumo d e uva. (sp) de manteiga. deite a carne e o molho. . até alourarem ligeiramente. Triture as amênd oas e deite noutro prato. retire-as e reserve. pimenta e bastante manteiga. Misture e tempere com sal. Escalopes com Amêndoas 4 escalopes de peru com 125 g cada sal pimenta branca em grão 2 ovos 175 g de miolo de amêndoa pelado manteiga 3 c. Enfeite com gomos de laranja sem pele e salsa picada. o queijo. Em lume bra ndo. Calcule 1/2 hora para cada 500 gramas. Se necessário. Peru com Molho de Uvas 1 peru com 4 kg limpo sal 6 limões 2 fígados de peru em iscas manteiga pimenta 1 cebola picada 2 alhos franceses picados 3 dentes de alho picados 1 tigela de puré de castanhas 80 g de queijo ralado 2 c. Polvilhe a gordura de fritar com a farinha e refogue. junte. ba rre o peru com a geleia e acabe de assar e corar. junte a cebola. Uma hora antes de estar pronto. mexendo. ou até a carne estar macia. Asse no forno. Tempere com sal e pimenta. os fígados picados e a salsa. Decore com limão e sirva com salada de alface. comprimindo delicadamente a amêndoa. Espalhe o arroz numa travessa e. sumo de 3 limões e 2 limões em rodelas com a casca. Aguarde 30 minutos. os al hos franceses e os alhos. Retire-a para outro recip iente. Misture.ueça a margarina e frite a carne até alourar ligeiramente. Tape e cozinhe lent amente durante 20 minutos. Repita esta operação uma vez mais. Frite as iscas em 4 c. À gordura. o sumo de laranja e cozinhe. (sp) de sumo de limão 4 rodelas de limão Tempere a carne com sal e pimenta acabada de moer. junte novamente os pedaços de carne. junte mais sum o de laranja ou água a ferver. recheie-o e cosa as aberturas. Refogue e junte o puré de castanhas. B ata os ovos com um pouco de sal e deite a gemada num prato fundo. Coloque-o numa travessa e esfregue-o com sal . (sp) de geleia de uvas Deixe o peru de uni dia para o outro coberto de água fria com sal. (sp) de manteiga . as passas e os pinhões. (sp) de salsa picada sumo de uvas 4 c. até obter um molho cremo so. Passe os filetes pela gemada e depois pelas amêndoas moída s. junte um pouco mais de manteiga e o sumo de limão.