UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE EDUCAÇAO ABERTA E À DISTÂNCIA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA
PLENA EM QUÍMICA À DISTÂNCIA
Rua Olavo Bilac, 1148 – Centro\Sul
CEP 64280-001 Teresina – PI – Brasil
Fone (86) 3221-6227; Internet: www.ufpi.br/uapi

Atividade 3
Prática/Relatório e Escrita de um Artigo
1) As garrafas PET’s são bastante consumidas no Brasil e no mundo, visto que são
embalagens que embalam os refrigerantes como a coca-cola, extremamente
consumida. Sabemos que esse plástico é um problema ambiental e diante disso
proponha uma metodologia para reciclagem desse plástico. Faça um trabalho de
pesquisa na Web e prepare um artigo com o tipo de reciclagem proposta por você. O
trabalho deverá ser escrito na forma de artigo científico. Para tanto procure as regras
da revista química nova para escrita de manuscrito, disponível em:
www.sbq.org.br/quimicanova
2) Faça a prática abaixo e em seguida confeccione um relatório sobre a prática que você
realizou.
IDENTIFICANDO ALGUNS POLÍMEROS

Introdução:
Polímeros é uma palavra originária do grego que significa: poli (muitos) e
meros(partes).São macromoléculas formadas por moléculas pequenas (monômeros) que
se ligam meio deuma reação denominadapolimerização. Os polímeros podem ser
naturais ou sintéticos.Dentre os vários polímeros naturais podemos citar a celulose
(plantas), caseína (proteína doleite), látex natural e seda. São exemplos de polímeros
sintéticos o PVC, o Nylon e acrílico.Com relação ao tipo de reação de polimerização, os
polímeros sintéticos são classificadosbasicamente em dois grupos: de adição e de
condensação. Os polímeros de adição sãoformados por monômeros iguais que
apresentam pelo menos uma dupla ligação a qual érompida para que ocorra a reação de
adição. Como exemplo temos a formação de umpolímero muito empregado em
tubulações de água, o policloreto de vinila - PVC:

Poli (Tereftalato de etileno) PP – Polipropileno PVC . por categorias. além de possuírem um maior custo. São eles: PET . PEAD . Os termoplásticosde engenharia apresentam melhores propriedades térmicas e mecânicas que osconvencionais. copos descartáveis. Quanto afusibilidade.Polietileno de Alta Densidade . tem grande aplicação na indústriatêxtil e foi primeiramente obtido em 1938 pelo químico Wallace Hume Carothers. não permitem reprocessamento). Os termoplásticos. Os termoplásticos convencionais são encontrados principalmente nasembalagens plásticas como garrafas. sacos plásticos etc. Normalmente estão localizados na parteinferior dos frascos e potes e no interior das tampas. levando a formação de água (H2O) e da ligação C–N que “une” os monômeros. os diferentes resíduospoliméricos urbanos utilizando-se de procedimento sistemático de identificação: • Códigos – São números ou siglas inscritos no produto que indicam o materialempregado na confecção da embalagem. abaixo representadas.Outros plásticos diferentes dos anteriores. São exemplos de termoplásticos deengenharia.6-hexanodiamina (hexametilenodiamina). os polímeros sintéticos. de acordo com suadurabilidade e desempenho podem ser convencionais ou de engenharia.Poli (Cloreto de Vinila) PS – Poliestireno PEBD – Polietileno de Baixa Densidade Outros . água. O polímero obtido poressas sucessivas combinações.Os polímeros de condensação são formados geralmente pela reação entre dois monômerosiguais ou diferentes. por exemplo. Para areciclagem de plástico é necessário separar. o policarbonato – PC (utilizados na fabricação de CD. podem ser classificados em termoplásticos (podem serfundidos por aquecimento e solidificados por resfriamento) e termorrígidos (infusíveis einsolúveis. tecidos impermeáveis etc). Nesta reação ocorre a quebra da ligação C–OH no ácido e N–H na amina. potes. janelas de aeronaves eginásios de esportes) e as poliamidas – Nylons (usados em engrenagens plásticas. conhecido por nylon. com eliminação de moléculas pequenas. O nylon 66 é um exemplo de polímero de condensação que utiliza como monômeros o hexanodióico(ácido adípico) e a 1.

da extensão da cristalinidade e do préviotratamento térmico dos plásticos. A Tabela 1 traz informações sobre a faixa de densidade. cromatografia líquida. da massa molar.osmometria.bem como as características de combustão e pirólise para vários materiais poliméricos.Entretanto. os polímeros mais comuns podem ser distinguidos por métodos mais simples. i) combustão e pirólise.Os polímeros são usualmente identificados por técnicas instrumentais. entre outras. calorimetria diferencial. A tabela 2. ii) densidade. asaber. espalhamento de luz m espectrometria de infravermelho e ressonância magnética nuclear. traz informações sobre a solubilidade de alguns polímeros. tais como. A densidade do polímero depende se opolímero é linear ou ramificado. Tabela 2: Solubilidade dos plásticos utilizados na confecção das embalagens dos produtos domésticos. .

caso houver. . pedaço de tomada. • Embranquecimento: dobrar a amostra e verificar se apresentou embranquecimento na dobra. um pedaço da amostra a ser testada. 2 pinças metálicas (pinça de sobrancelha). copo descartável para água ou café. • Dureza: pressionar a unha na amostra e tentar riscá-la. etc.pedaço de boneca ou carrinho. potinho. arroz.Amostras de: Garrafa de refrigerante (coca-cola). procedimento sistemático para identificar alguns Material: bandeja de alumínio (forma de bolo). potinho dosador (dessesde culinária). umedecê-los em água. pedaço de espuma de colchão. Procedimento: 1) Com cada uma das amostras dos diferentes polímeros convencionais utilizados naconfecção de embalagens. potinho de margarina. podemos dizer que o material é mais duro que a unha. limpatudo. feijão. pedaço de sola de sapato. papel toalha ou guardanapo.Objetivo: utilizar um polímerosconvencionais. pão.. capa deCD. Com uma pinça metálica queimar. embalagem de desengordurante. colocá-lo sobre a fumaça (não muito próximo) e anotara mudança na cor do papel. • Queima: Os polímeros quando submetidos ao fogo sofrem alterações em suasestruturas e por meio da chama e da fumaça expelida podemos obter dados sobreas características específicas destes polímeros.sobre a bandeja de alumínio. papel tornassol azul. plástico de embalagem de sal. lamparina (bico de bunsen). • pH: com o auxílio de outra pinça metálica pegar um pedaço de papel de tornassolazul. fazer os testes de identificação e anotar os resultados natabela.bandeja de embalagem de carne.

Separe osplásticos em dois grupos: os que afundam e os que flutuam.b) Transfira as amostras que flutuaram em outra jarra de vidro contendo álcool até ametade. Agite a mistura com uma colher. Com a ajuda de umacolher force os pedaços de amostras de plásticos até o fundo da jarra. • Anote seus resultados na tabela 1. Com o auxilio do medidor de volume adicone cerca de 50 mL de água àjarra contendo álcool. Adicione água (sempremedindo o volume) até que uma das amostras flutue. . sobre a bandeja de alumínio. A seguir retirar a fonte de combustão e verificar se o materialincendeia ou não.• Inflamabilidade: Com uma pinça metálica queimar. umpedaço da amostra. abaixo: 2) Teste de densidade: a) Retire um pedaço dos materiais citados nesta prática e coloque-os em umrecipiente de vidro (jarra de suco) contendo água pela metade.

f) Repita o processo de adição de sal até que uma das amostras de plástico flutue. c) Recomece a adição de água à mistura (plástico/álcool/água) até que uma outraamostra de plástico flutue. 4) Faça uma pesquisa com as embalagens plásticas dos produtos domésticos eresponda: a) Qual é o plástico mais empregado nestas embalagens? b) Qual é o plástico menos empregado nestas embalagens? 5) Quanto Plástico é fabricado no mundo? 6) Que tipo de poluição os plásticos podem causar ao meio ambiente? 7) O que é plástico biodegradável? 8) Como se pode obter industrialmente um bioplástico? 9) O que são as seguintes entidades: distribuição de massa molar. cesse a adição da água. e) Na jarra em que estão os plásticos que afundaram na água adicione uma colherde chá de sal e agite com uma colher até o sal se dissolver totalmente. massa molar ponderal média e índice de polidispersidade? Algunsmétodos usados para determinar as massas molares médias. 10) O que é a estrutura amorfa (ou vítrea) de polímeros? Como acontece o processo detransição vítrea de polímeros (diagrama temperatura vs. d) Disponha os plásticos na ordem em que eles flutuarem e estime suas densidades. Com o auxílio de umabalança meça a massa de 50 mL da solução álcool/água depois que o primeiro pedaço de plástico tiver flutuado e anote o valor. Repita o procedimento da pesagem da solução. volume)? O que é atemperatura de transição vítrea (Tg)? Como Tg varia com a velocidade deresfriamento. 3) Certifique-se através da literatura se seus resultados estão coerentes. massa molar e estrutura química? 11) Como é a estrutura cristalina de polímeros. massa molarnumérica média. Questões: 1) Qual a função do papel de tornassol utilizado no experimento? 2) Monte uma tabela de identificação dos materiais plásticos usados nesseexperimento. O que são lamelas e esferulitas? Comoas cadeias poliméricas se distribuem dentro das lamelas? O que são moléculas deligação e como elas afetam as propriedades do sistema? Porque não se encontrampolímeros 100% cristalinos? .Assim que o primeiropedaço de plástico flutuar.

RESULTADOS E DISCUSSÃO. OBJETIVOS.OBS: O RELATÓRIO DEVE CONSTAR UMA INTRODUÇÃO. . NÃO SERÁ ACEITA A INTRODUÇÃO CONSTANTE NESSE TRATABALHO. CONCLUSÃO E BIBLIOGRAFIA. PARTE EXPERIMENTAL.