ALAUM

JANEIRO 2010

O PERIÓDICO DE QUEM QUER SABER MAIS
ANO 14 Nº 151

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

QUE 2010 SEJA UM PRÓSPERO ANO PARA TODAS AS FAMÍLIAS

2010 SERÁ UM ANO REPLETO DE PAZ, AMOR E PROSPERIDADE
Parece que foi à meia dúzia de dias que aqui na nossa ala viviamos tempos agitados e felizes com os preparativos de uma das maiores festas que alguma vez levamos a efeito nestas instalações, estávamos no final de 1999 e ensaiávamos a Passagem do Ano do Milénio, onde cerca de 200 membros e amigos confraternizaram alegremente saudando o novo ano que se avizinhava. Porém, o facto é que já passaram 10 anos sobre essa data, desde então muita coisa aconteceu, muitas crianças nasceram, bebes se desenvolveram e hoje são lindas crianças, irmãos afastaram-se deixando o nosso convívio, amigos nossos partiram para terras distantes, outros nossos irmãos retornaram ao Lar Celestial, outros ainda achegaram-se a esta nossa comunidade, e sobre nós, que vivemos esses momentos e hoje aqui estamos, sentimos o peso dos anos com mais uma década em cima de nós.

O tempo não pára e os acontecimentos sucedem-se a uma velocidade vertiginosa, as notícias sucedem-se a uma tal velocidade que tendemos a esquecer-nos delas pouco tempo passado sobre o evento. Os média bombardeiam-nos constantemente, quase não dando tempo a pensarmos com a nossa própria cabeça, mas sim a seguirmos aquilo que os fazedores de opinião querem que pensemos, este é o mundo novo em que vivemos e onde estamos inseridos. Por isso, é sábio o conselho, especialmente dado aos missionários mórmons, no sentido de se absterem, o mais possível, das coisas materiais, enquanto estiverem a cumprir a sua missão de tempo integral, ou seja “que estejam neste mundo, abstraindo-se das coisas do mundo”. Como seria bom para todos nós se conseguíssemos colocar em prática nas nossas vidas esta fórmula mágica… Desde sempre temos sido alertados, advertidos e ensinados a prepararmonos para situações de emergência, situações que não se prendem somente

com eventuais casos de catástrofes naturais como sejam, terramotos, inundações ou quaisquer fenómenos naturais, mas também com doenças graves, desemprego ou outras situações não menos gravosas. De um momento para o outro todo o mundo foi confrontado com uma crise económica sem precedentes na história e pessoas que se julgavam ricas porque tinham um bom e seguro emprego, ou porque tinham algum dinheiro amealhado, num piscar de olhos viram-se na miséria, muitas dessas pessoas são nossos irmãos que ao longo dos anos, enquanto membros da Igreja, também ouviram os mesmos sábios conselhos e advertências. Porém ouviram, mas não os seguiram, é que muitos de nós , de facto ouvimos, mas o que escutamos não é para nós, é quase sempre destinado aos “outros”.

Quase todos nós somos muito teimosos, e como se isso não bastasse temos a mania que somos mais espertos que os outros e quando damos por nós estamos tão ou mais enredados que aqueles que estão à nossa volta, é que o nosso orgulho e a nossa arrogância, não nos deixa ver mais além. Mais uma vez, a Igreja vem em nosso socorro e faz com que os quase 14 milhões de seus membros, em todo o mundo, interrompam o estudo sobre os ensinamentos dos líderes da Igreja que temos vindo a estudar nos últimos anos, para que, em 2010 e 2011 possamos de novo estudar aquilo que é básico e simples, os Princípios do Evangelho, ou seja, os membros “sábios” e muito conhecedores das doutrinas e das escrituras, voltam de novo a debruçarem-se sobre as coisas simples e básicas da doutrina cristã. Não quererá isto dizer que afinal não somos assim tão sábios e que por isso mesmo os nossos inspirados líderes sentiram-se na necessidade de interromper uma sequencia de aprendizado temático para voltar às origens ? É que o evangelho de Jesus Cristo é simples, nós por vezes complicamo-lo e conseguimos transformá-lo numa teia na qual acabamos por ficar presos nela, por isso, nada melhor que voltar ao princípio. Segundo nossa opinião, devemos com esta lição prática que nos está a ser ministrada, com o estudo do novo manual ir um pouco mais além em 2010, ou seja, é capaz de não ser má ideia se conseguirmos no próximo ano dar um novo rumo à nossa vida, ou seja, fazermos metas para que possamos

ser pessoas mais previdentes, escutando e seguindo os ensinamentos que nos são ministrados, especialmente na área da auto-suficiência, em todas as suas vertentes; mais poupados, evitando as dívidas, não gastando mais do que aquilo que ganhamos, evitando o supérfluo; mais amigas do ambiente, lembrando-nos de colocar em prática os conselhos simples e práticos que nos são dados, desde a separação dos lixos e detritos domésticos, até à substituição das lâmpadas de nossas casas por outras mais económicas, passando também por reduzir, na medida do possível, a utilização do automóvel particular; melhor utilizadoras da nossa maior riqueza: o tempo, aproveitando para fazer cursos ou cursinhos de forma a estarmos mais habilitados tecnicamente, aprendendo novas competências de modo a melhor podermos utilizar as novas ferramentas tecnológicas que se nos apresentam, como é o caso da Internet. Finalmente que não deixemos de nos fortalecer na fé, seja, por intermédio da comunicação com o nosso Deus, por intermédio da oração, seja por meio das leituras das escrituras, antigas ou modernas, seja por meio do serviço ao próximo, como ensinou Jesus Cristo quando disse : “o que fizerdes ao mais pequenino a Mim o fareis”. Independentemente daquilo que possa vir a acontecer em 2010 ele será um ano bom ou um ano menos bom dependendo da nossa forma de o encarar e da nossa postura perante a alegria ou a tristeza, perante a abundância ou a falta dela. Da forma como encararmos as situações assim dependerá o seu resultado final, nós temos a força necessária para influenciar a nossa própria vida, assim queiramos colocar essa mesma força em acção e se tivermos a fé necessária, acreditando que se temos Deus connosco não haverá motivo para temermos.

2010 será um grande ano repleto de paz, de amor, e de prosperidade para todos nós, estes são os votos do vosso bispado, da Ala Setúbal I – Portugal.

E SE ESTIVERDES PREPARADOS NÃO TEMEREIS

“Sinto-me mais próxima de Deus quando frequento o Templo”

Inês Caleira

Nos primórdios dos tempos, o homem Adão buscou Deus, ajoelhando-se num altar, desde sempre o homem sentiu necessidade de procurar o Senhor, conversar com Ele, receber conselhos a que damos o nome de revelação. Moisés subiu á montanha. Construi-se tabernáculos móveis que representavam o Templo. Todos os profetas procuravam edificar uma casa para o Senhor – O Templo. David desejou-o, mas não lhe foi permitido, mas a Salomão, seu filho, coube-lhe a honra de levantar um Templo. Hoje, o povo de deus continua a sentir a mesma necessidade e frequentar a casa do Senhor. Lá sentimos o espírito, a presença de Deus faz-se sentir mais intensamente. A beleza e a pureza fazem parte do Templo. A reverência e a meditação são uma constante no coração dos que frequentam o Templo. Irmãos e Irmãs, como sabem, sou ainda jovem e apenas fui ao Templo duas vezes.

A primeira vez fui com a minha mãe e com o meu irmão Pedro e fomos no autocarro dos jovens. A Diana ainda estava na barriguinha da minha mãe. Posso dizer que foi uma experiência maravilhosa, quando vi aquele edifício branco como um palácio e os jardins verdes cheios de flores que pareciam um bosque. Ao entrar senti paz no coração e senti que era realmente uma filha de Deus. Ao fazer os baptismos pelos mortos e ver a minha mãe e o meu irmão perto de mim, desejei que fossemos sempre uma família eterna. Foi tão importante estarmos juntos, A segunda vez que fui ao Templo, tive uma experiência curiosa. Foi nessa altura em que a gripe A se tinha instalado na Terra, afectando as pessoas. A viagem já estava marcada mas com o medo do contágio o meu pai comunicou que não iríamos ao Templo, porque a minha mãe estava com sete meses de gravidez e podia ser perigoso. Com essa decisão, fiquei triste, pois desejava tanto voltar á casa do Senhor e sentir aquela paz e o espírito de Amor que lá senti. Nesse momento, pensei para mim:

“ É mesmo isso, deixar de ir ao Templo por causa de uma gripe?”, “ Não haverá problema, a casa do Senhor é uma protecção que só transmite coisas boas!” Então, decidi orar! Perguntei ao Pai celestial se deveríamos ir mesmo ao Templo, sabendo que Madrid era uma das cidades com maior incidência de gripe. Então, abri as escrituras e li em D&C 49:26-28 Não havia qualquer dúvida, nada iria acontecer de mal. A minha mãe contou ao meu pai sobre a minha revelação. O meu pão tornou-se pensativo, e com toda a certeza e força, disse: “ Vamos ao Templo!”

Fomos e quando saímos de lá, sabíamos que éramos uma família eterna. Eu amo a minha família, mas no Templo eu aprendi a desejar a ficar com eles para toda a eternidade. Só assim sou feliz! Para terminar o meu discurso, vou ler um poema que fiz:

Olhei para o céu e vi Um anjo de ouro a brilhar, Seu nome é Moroni E senti o seu chamar Para no Templo entrar E a paz sentir no meu coração Senti que a todos devia amar Em humilde oração Mergulhei na água pura Da pia baptismal, Senti o espírito que cura, O homem de todo o mal! Sinto-me mais próxima de Deus Quando o Templo frequento, Difícil á hora do adeus… Desejo lás voltar a todo o momento!
Deixo o meu testemunho que estas coisas são verdadeiras. Ir ao Templo é um momento de felicidade e de paz onde podemos sentir que a nossa família é eterna. A nossa relação com Deus ficará mais próxima, mais especial e seremos abençoados constantemente. Deus ama-nos, ele é o nosso melhor amigo. E o seu espírito é uma estrela que aquece o nosso coração. Eu deixo isto em nome de Jesus Cristo, amém.

BATIZOU-SE O NUNO MIRANDA

assistir a este evento, organizado em conjunto pelas Alas I e II da Cidade de Setúbal – Portugal.

Foi batizado nas instalações batismais da Ala Setúbal II, o pequeno Nuno Miranda, filho mais novo de Mónica e Artur Miranda. Embora a família do Nuno pertença à Ala Setúbal I, o batismo foi efetuado em Setúbal II, devido a problemas técnicos no batistério da nossa Unidade. O batismo foi presidido pelo bispo Manuel de Sousa, tendo a ordenança batismal, bem como a ordenança do dom do Espírito Santo sido ministrados pelo pai do Nuno, irmão Artur Miranda. Os irmãos Pedro Albuquerque e Rogério Almeida discursaram, o bispo Manuel de Sousa deu as boas vindas em nome da congregação e a Presidente Cristina Melo as boas vindas em nome da classe da Primária. Foram muitos os familiares e amigos que quiseram estar presentes nesta cerimónia marcante para esta criança que recentemente completou os seus oito anos. Um coro formado pelas crianças da primária da Ala Setúbal I cantou um hino dedicado ao Nuno.

A festa foi levada a efeito na maior sala sud da cidade de Setúbal, sedeada nas instalações da igreja na Rua Fialho de Almeida, Camarinha.

LAURA PICANÇO É O MAIS NOVO MEMBRO DA ALA SETÚBAL I – PORTUGAL
Laura Picanço é o mais novo membro da Ala Setúbal I, ela chegou até nós pela tarde do dia 15 de Dezembro, tendo visto a luz do dia na maternidade do Hospital de São Bernardo, em Setúbal – Portugal.

Sábado, 12 de Dezembro a partir das 16 horas foi levada a efeito a Festa de Natal Mórmon de Setúbal na qual participam cerca de meia centena de talentosos membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias os quais tocaram, declamaram e representaram para muitos participantes que vieram

FESTA DE NATAL MÓRMON DE SETÚBAL

A Laura é filha de Sineide e de Inácio Picanço, um casal membro da Ala Setúbal I. Mãe e filha encontram-se bem tendo o parto decorrido com normalidade. De salientar que a irmã Sineide Picanço, de nacionalidade brasileira, era até à pouco tempo a professora da Escola Dominical Adultos da Ala Setúbal I, tendo sido desobrigada deste chamado de serviço atendendo ao seu estado de gravidez.

CASAMENTO ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO

NÃO !

Tem-nos chegado várias solicitações de informação oriundas de diversas pessoas afim de saberem qual a posição dos santos dos últimos dias sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo, assunto que ultimamente tem sido notícia frequente na comunicação social portuguesa. A posição da Igreja SUD em relação ao casamento entre pessoas do mesmo sexo está bem patente na Proclamação ao Mundo sobre a Família. Para os sud o casamento só fará sentido se for efectuado entre um homem e uma mulher, conforme podemos facilmente deduzir do texto da proclamação ao mundo divulgada pelas mais altas instancias de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

A Família: Proclamação ao Mundo
A Primeira Presidência e o Conselho dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Nós, a Primeira Presidência e o Conselho dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, solenemente proclamamos que o casamento entre homem e mulher foi ordenado por Deus e que a família é essencial ao plano do Criador para o destino eterno de Seus filhos. Todos os seres humanos - homem e mulher - foram criados à imagem de Deus. Cada indivíduo é um filho (ou filha) gerado em espírito por pais celestiais que o amam e, como tal, possui natureza e destino divinos. O sexo (masculino ou feminino) é uma característica essencial da identidade e do propósito pré-mortal, mortal e eterno de cada um. Na esfera pré-mortal, os filhos e filhas que foram gerados em espírito conheciam e

adoravam a Deus como seu Pai Eterno e aceitaram Seu plano, segundo o qual Seus filhos poderiam obter um corpo físico e adquirir experiência terrena a fim de progredirem rumo à perfeição, terminando por alcançar seu destino divino como herdeiros da vida eterna. O plano divino de felicidade permite que os relacionamentos familiares sejam perpetuados além da morte. As ordenanças e os convénios sagrados dos templos santos permitem que as pessoas retornem à presença de Deus e que as famílias sejam unidas para sempre. O primeiro mandamento dado a Adão e Eva por Deus referia-se ao potencial de tornaremse pais, na condição de marido e mulher. Declaramos que o mandamento dado por Deus a Seus filhos, de multiplicarem-se e encherem a Terra, continua em vigor. Declaramos também que Deus ordenou que os poderes sagrados de procriação sejam empregados somente entre homem e mulher, legalmente casados. Declaramos que o meio pelo qual a vida mortal é criada foi estabelecido por Deus. Afirmamos a santidade da vida e sua importância no plano eterno de Deus. O marido e a mulher têm a solene responsabilidade de amar-se mutuamente e amar os filhos, e de cuidar um do outro e dos filhos."Os filhos são herança do Senhor." (Salmos 127:3)Os pais têm o sagrado dever de criar os filhos com amor e retidão, atender a suas necessidades físicas e espirituais, ensiná-los a amar e servir uns aos outros, guardar os mandamentos de Deus e ser cidadãos cumpridores da lei, onde quer que morem. O marido e a mulher - o pai e a mãe - serão considerados responsáveis perante Deus pelo cumprimento dessas obrigações. A família foi ordenada por Deus. O casamento entre o homem e a mulher é essencial para Seu plano eterno. Os filhos têm o direito de nascer dentro dos laços do matrimonio e de ser criados por pai e mãe que honrem os votos matrimoniais com total fidelidade. A felicidade na vida familiar é mais provável de ser alcançada quando fundamentada nos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo. O casamento e a família bem sucedidos são estabelecidos e mantidos sob os princípios da fé, da oração, do arrependimento, do respeito, do amor, da compaixão, do trabalho e de atividades recreativas salutares. Segundo o modelo divino, o pai deve presidir a família com amor e retidão, tendo a responsabilidade de atender às necessidades de seus familiares e de protegê-los. A responsabilidade primordial da mãe é cuidar dos filhos. Nessas atribuições sagradas, o pai e a mãe têm a obrigação de ajudar-se mutuamente, como parceiros iguais. Enfermidades, falecimentos ou outras circunstâncias podem exigir adaptações específicas. Outros parentes devem oferecer ajuda quando necessário. Advertimos que as pessoas que violam os convénios de castidade, que maltratam o cônjuge ou os filhos, ou que deixam de cumprir suas responsabilidades familiares, deverão um dia responder perante Deus pelo cumprimento dessas obrigações. Advertimos também que a desintegração da família fará recair sobre pessoas, comunidades e nações as calamidades preditas pelos profetas antigos e modernos. Conclamamos os cidadãos e governantes responsáveis de todo o mundo a promoverem as medidas designadas para manter e fortalecer a família como a unidade fundamental da sociedade. Esta proclamação foi lida pelo Presidente Gordon B. Hinckley como parte de sua mensagem na Reunião Geral da Sociedade de Socorro, realizada no dia 23 de Setembro de 1995, em Salt Lake City, Utah.

“ PALAVRA DE SABEDORIA “ O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ ACABA DE BEBER UMA LATA DE REFRIGERANTE
Primeiros 10 minutos: 10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente. Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto. 20 minutos: O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina. O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura. (É muito para este momento em particular.) 40 minutos: A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonturas. 45 minutos: O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como a heroína.) 50 minutos: O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina. 60 minutos: As propriedades diuréticas da cafeína entram em acção. Você urina. Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam. Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar. Ficará irritadiço. Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo. Pense nisso antes de beber refrigerantes. Se não puder evitá-los, modere sua ingestão! Prefira sumos naturais. Seu corpo agradece!

LEVAMOS A INFORMAÇÃO INDEPENDENTE E ALTERNATIVA A TODO O MUNDO POR INTERMÉDIO DO GIA (GRUPO INFORMATIVO ALAUM)

VISITE-NOS NA INTERNET EM : www.alaum.net O SITE MÃE DO GIA. CONTÉM MUITA E VARIADA INFORMAÇÃO www.testemunhomormon.net PROVAVELMENTE A MAIOR REUNIÃO VIRTUAL DE TESTEMUNHOS MÓRMONS DE TODO O MUNDO. www.voluntariomormon.net ACÇÕES DO PROGRAMA DE VOLUNTARIADO “MÃOS QUE AJUDAM” http://balafom.blogspot.com BALAFOM É FESTA E AQUI AS HISTÓRIAS SÃO CONTADAS COM O RECURSO À FOTOGRAFIA E À MUSICA. http://sexualidademormon.blogspot.com A TEMÁTICA DA SEXUALIDADE VISTA NA ÓTICA DA IGREJA http://humorsud.blogspot.com SE NÃO CONSEGUIR RIR PELO MENOS VAI SORRIR DEPOIS DE CONTACTAR COM MAIS DE UMA CENTENA DE PIADAS SUD http://lugarmormon.blogspot.com www.lugarmormon.net ESTA É A MAIS DINÂMICA PÁGINA INFORMATIVA MÓRMON EM LINGUA PORTUGUESA. http://joiadoindico.blogspot.com PÁGINA DEDICADA A MOÇAMBIQUE http://morabezamormon.blogspot.com PÁGINA DEDICADA A CABO VERDE http://mwangolemormon.blogspot.com PÁGINA DEDICADA A ANGOLA
também com o endereço

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful