You are on page 1of 14

MANUAL DO ALUNO

Cobrança pelo uso de recursos
hídricos

Nosso carinhoso abraço! Bons estudos . A partir de agora você fará parte ativa do seu aprendizado! Este manual contém todas aproveitamento do curso.Prezado aluno Bem-vindo ao curso de Cobrança pelo uso de recursos hídricos. entre em contato com o seu tutor através do ambiente virtual de aprendizagem. as informações necessárias para o bom Desvende o curso e. sempre que for necessário.

dividido em 5 unidades de estudo. . Sendo totalmente a distância. Qual é o objetivo do curso? Compreender a importância da cobrança como instrumento da Gestão de Recursos Hídricos.Como é o curso O que é o curso Cobrança pelo uso de recursos hídricos ? É um curso composto por uma carga horária de 20 horas. Quem é o público do curso? Membros de Comitê de Bacia e agentes gestores.

Esses conteúdos estão organizados em unidades de estudo com foco bem definido: Unidade 1 – A cobrança pelo uso de recursos hídricos Unidade 2 – Passos para a implementação da cobrança Unidade 3 – Mecanismos e valores de cobrança Unidade 4 – Experiências brasileiras Unidade 5 – Aprendizagens e desafios .O que será abordado neste curso? Conteúdos referentes a cobrança pelo uso de recursos hídricos.

tendo como atividades de aprendizagem: * Atividades. Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Você terá o acompanhamento de um tutor. ou seja você estudará na modalidade à distância. * Chat. .Como é a metodologia? O curso está organizado com estudos e atividades online.

é uma estimativa. . Na agenda do curso você identificará o período dedicado aos estudos online. totalizando 20 horas.Como estudar a distância Quanto tempo tenho que dedicar ao curso? Este curso é composto por 5 unidades de estudo. Você pode acessar o curso a qualquer hora e de qualquer local. para a carga horária destinada aos estudos online. não. Esta. por meio de um computador conectado à internet. porém. dentro do período estabelecido para a realização do curso. Tem horário e local preestabelecidos para realizar o curso? Veja. conforme o jeito de aprender de cada pessoa. O tempo diário de dedicação ao curso pode ser abreviado ou estendido. pois cada pessoa possui um ritmo. Para estudar online recomendamos a dedicação de 2 horas por dia.

. Para instalá-lo ou atualizá-lo. é necessário: @ Um computador com placa e caixas de som. @ Ter link de Internet banda larga.adobe. @ Para visualizar alguns materiais é preciso que você tenha a última versão do Flash Player instalado em seu computador. ou pelo menos fone de ouvido.Eu preciso ter algum recurso especial? Para o bom andamento do curso.com/br/flashplayer/ Observação: Usuários que utilizam conexão a Internet através da tecnologia 3G ou linha discada podem experimentar lentidão no carregamento das lições do curso. Caso você não consiga visualizar o conteúdo do curso verifique se você possui o Flash Player Plugin instalado ou atualizado. 1 Mbps ou superior. acesse o link: http://get.

seguindo as orientações que lhe foram enviadas por e-mail. .Como faço para realizar os meus estudos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)? No AVA você encontra todos os recursos e ferramentas para realizar seus estudos online. Após acessar a sua sala de aula virtual. A figura a seguir informa em como encontrar os principais recursos e ferramentas do AVA.

chat dentre outros. todas as outras atividades relacionadas a cada uma das unidades: Fórum. Neste espaço você acessa. Glossário. Caixa de E-mail . Aproveite este espaço e troque boas ideias com seus colegas. Atividades de Aprendizagem. Tira-dúvidas. acesse diariamente pois o tutor postará novidades e informações sobre o curso. além do material didático. As Unidades serão disponibilizadas de acordo com a Agenda do Curso.A Hora do Café é um fórum para descontração e interação entre os participantes do curso. Mural de Avisos. . No Bloco de Configuração você poderá ter acesso às suas notas no curso e também modificar seu perfil no AVA. o tutor estará disponível para ajudálo.por meio dela você pode se comunicar com seus colegas e seu tutor. Fique atento aos prazos e lembrese sempre de consultar o seu tutor em caso de dúvidas. sempre que surgir uma dúvida.

De aprendizagem: Esta avaliação é realizada no AVA. Cada unidade de estudos tem uma atividade de aprendizagem com prazo definido para realização.Avaliação da aprendizagem Como será a avaliação? Teremos dois tipos de avaliação: De reação: Ao final dos estudos online você avalia o curso por meio de um formulário disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem. .

0 ao término do curso. Oraganize-se para cumprir os prazos. E se eu não conseguir entregar alguma Atividade ao longo do curso? Você deverá se justificar com o seu tutor e. existe a possibilidade de recuperação? Sim. mas caso isso não seja possível. . entre em contato com o seu tutor. Ao final do curso haverá uma semana dedicada à recuperação para aqueles que durante o curso tiveram dificuldade para cumprir todas as atividades. será dado um novo prazo para que você consiga entregar a atividade.Quais os critérios adotados para avaliação da aprendizagem? Nas Atividades de Aprendizagem (fóruns e questionários) você deverá atingir a nota mínima 6. após análise. Caso eu tenha problemas para acompanhar todo o curso. Se você atingiu a média de 6. E como será a certificação? O certificado será emitido através do ambiente virtual de aprendizagem. Lembrando que essa semana de recuperação não contempla a carga horária do curso que é de 20 horas.0 o certificado estará disponível para impressão.

leituras.Dúvida.Acesse o curso ao menos uma vez ao dia para ver se há novidades. avise o tutor. . . .Mantenha-se em dia com as atividades.Como aproveitar melhor o curso . . . . interação nos fóruns e atividades para não perder conteúdo.Se por alguma razão você tiver problemas para acessar curso em função de outros compromissos.Procure reservar um horário do dia para ficar a par do que está acontecendo no curso.Crie um filtro (pode ser uma pasta em sua conta de e-mail) somente para organizar as mensagens relativas ao curso. curiosidade e interesse contribuem para o aprendizado de todos. .Leia o manual do aluno sempre que surgir alguma dúvida em relação ao funcionamento do curso.

Interação participativa Assuma uma postura autodidata perante seus estudos. . ajuda a evitar eventuais erros futuros. Sempre leia os comentários e observações do tutor acerca de seus trabalhos e o de seus colegas. Procure ajudar seus colegas contribuindo com mensagens e comentários construtivos. disciplina e motivação são recursos emocionais necessários para o aprendizado. Ao surgirem dúvidas. o que contribui positivamente para a qualidade do conhecimento e da troca de experiências. pergunte! Suas dúvidas podem ser semelhantes às de outro colega. Além de incrementar seus estudos. autonomia.

Desejamos à você um excelente curso e boa aprendizagem! Equipe Projeto “Água: conhecimento para gestão” .