You are on page 1of 5

CÓDIGO DA PROVA: 1090486

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
1ª PROVA - AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2014 - ENSINO MÉDIO
PAAE 2014

Escola:

Disciplina: Química

Professor:

Ano:

Nome do aluno:

Resultado:

Turma:

Prezado(a) Aluno(a), esta é a prova do Programa da Avaliação da Aprendizagem Escolar - PAAE. Leia e responda
às questões com bastante atenção, pois o objetivo da prova é verificar os conhecimentos que você já tem sobre o
que será ensinado neste ano. Responda somente o que você sabe, pois os resultados serão utilizados pelo professor para planejar as aulas.
FOLHA DE RESPOSTAS DA PROVA DE QUÍMICA
Antes de entregar a Prova, confira se marcou todas as suas respostas corretamente. Verifique se preencheu o cabeçalho da prova.

01)

A

B

C

D

07)

A

B

C

D

13)

A

B

C

D

02)

A

B

C

D

08)

A

B

C

D

14)

A

B

C

D

03)

A

B

C

D

09)

A

B

C

D

15)

A

B

C

D

04)

A

B

C

D

10)

A

B

C

D

16)

A

B

C

D

05)

A

B

C

D

11)

A

B

C

D

06)

A

B

C

D

12)

A
B
C
TABELA PERIÓDICA

D

Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar - PAAE - 2014

1

PAAE . brancas e cinza correspondem a átomos distintos. Sendo assim. 90. em que as bolas pretas. os metais são usados em panelas e caldeiras industriais.QUESTÃO 1 Os átomos de uma substância podem se rearranjar. K2+ e S−. C) 16. A) 8. 80. sólidos à temperatura ambiente. C) Mn2+. Po– e S2−. têm elétrons livres que se movimentam com muita facilidade. há formação de 18 g de água (H2O) e x g de oxigênio (O2). geralmente. as partículas fundamentais que constituem o átomo são os prótons. Considerando a conservação dos átomos e das proporções fixas. B) Mg2+.2014 2 . D) Thomson. respectivamente. QUESTÃO 3 Íons metálicos de magnésio. B) Dalton. y e z são. Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar . apresentam-se. dando origem a uma ou mais substâncias diferentes da original. 20. A representação adequada dos íons mencionados é dada por A) Mg+. considere essa reação. potássio e enxofre são extremamente importantes para bactérias e fungos. B) 10. Po2− e S−. QUESTÃO 5 Por serem bons condutores térmicos. combinam-se com os não metais por transferência de elétrons. Essa condutividade ocorre. 24. H2SO4¨H2O + SO3. 100. D) 16. O íon de magnésio compõe a parede e a membrana celular. 9. Na2CO3 ¨Na2O + CO2. QUESTÃO 2 No modelo atômico atual. O estudo da natureza elétrica da matéria surgiu a partir da contribuição de A) Bohr. A equação que corresponde à reação química representada pelo modelo é A) B) C) D) CaCO3 ¨ CaO + CO2. NH4Cl ¨HCl + NH3. 70. o íon de potássio é necessário para a manutenção do equilíbrio iônico e o íon de enxofre é importante para o crescimento e o metabolismo. 8. Os valores numéricos de x. K+ e S2−. porque os metais A) B) C) D) possuem temperaturas de fusão e de ebulição muito elevadas. os nêutrons e os elétrons. QUESTÃO 4 Na decomposição de 34 g de água oxigenada (H2O2). C) Rutherford. D) Mn+. a decomposição de 170 g de água oxigenada produz y g de água e z g de oxigênio. Quando isso ocorre. afirma-se que houve uma reação química.

baixas durante o dia e durante a noite. durante a respiração aeróbia.QUESTÃO 6 Ao preparar uma solução alcoólica de fenolftaleína. titulado e dispersante. As substâncias em menor e maior quantidade são denominadas.PAAE . O personagem Sherlock Holmes foi. como gás carbônico e vapor d’água. químico. altas durante o dia e durante a noite. um professor misturou 16 g do sólido em 100 mL de álcool. é bem semelhante ao de um detetive. como no caso dos desertos. QUESTÃO 7 O efeito estufa é provocado por gases na atmosfera. ao se dedicar à identificação de substâncias. a temperatura de ebulição. Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar . Para obter energia. o espaço ocupado. QUESTÃO 8 O trabalho de um químico. observa-se que as temperaturas ficam A) B) C) D) altas durante o dia e baixas durante a noite. C) os alimentos. o estado de agregação. A) B) C) D) reagente e solvente. QUESTÃO 9 Os seres vivos precisam de energia para realizar as suas funções e essa energia está contida nos alimentos. Esses gases absorvem a radiação infravermelha que incide sobre a superfície da Terra e retorna para a atmosfera. D) os catalisadores. Na ausência de vapor d’água na atmosfera. A propriedade que serve para identificar uma substância é A) B) C) D) a coloração aparente. a glicose reage com A) o nitrogênio. soluto e solvente. respectivamente. B) o oxigênio. baixas durante o dia e altas durante a noite. solução e soluto.2014 3 . entre suas várias profissões.

A ligação entre os átomos de carbono na grafita é do tipo covalente. ela libera íons. Adaptado. 4 . qual poderia ser dissolvida em água para fazer a lâmpada acender? A) Benzeno – C6H6 B) Cloreto de sódio – NaCl C) Gás carbônico – CO2 D) Glicose – C6H12O6 QUESTÃO 12 As substâncias moleculares são formadas por moléculas que são constituídas por ligações covalentes entre seus átomos. D) Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar . QUESTÃO 11 Ao dissolver uma substância iônica na água. B) CO2. As moléculas unem-se por interações intermoleculares. qual representa uma substância molecular? A) C2H6O B) CaSO4 C) KClO3 D) NH4OH QUESTÃO 13 As substâncias iônicas produzem íons e as moleculares produzem moléculas. Entre as fórmulas apresentadas a seguir. transferência de elétrons.QUESTÃO 10 As propriedades das substâncias são decorrentes do tipo de ligações existentes entre seus átomos ou moléculas. C) K2O. Isso significa que a ligação entre os átomos de carbono na grafita ocorre por A) B) C) D) atração entre íons e elétrons.PAAE . Acesso: 22/08/2013.2014 SiO2. (http://goo. O esquema mostra a condutividade elétrica de uma substância iônica dissolvida em água. Entre as fórmulas a seguir.) Entre as substâncias apresentadas a seguir. aquela que representa uma substância covalente é A) CaO. movimento de elétrons livres.gl/sDucgh. Esses íons livres são responsáveis pela condutividade elétrica dessas soluções. compartilhamento de elétrons. As substâncias covalentes não produzem íons nem moléculas.

aquele que faria a lâmpada se acender ao estabelecer o contato entre as extremidades X e Y do circuito é A) um garfo inox.QUESTÃO 14 Um professor propôs um experimento para verificar a condutividade elétrica de duas soluções e obteve os seguintes resultados: As soluções I e II são constituídas. por substâncias do tipo A) apolar e iônica. Entre os objetos apresentados a seguir. D) uma lente de lupa. C) uma garrafa PET. do número de colisões.PAAE . QUESTÃO 16 As substâncias reagem mais rapidamente no estado gasoso do que no estado líquido. B) um palito de fósforo. QUESTÃO 15 Este esquema representa um dispositivo que pode ser utilizado para verificação da condutividade elétrica dos materiais. A lâmpada só se acenderá quando um material condutor de corrente elétrica fizer o contato entre as extremidades X e Y. respectivamente. do tamanho das partículas. da temperatura. B) iônica e apolar. CÓDIGO DA PROVA: 1090486 Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar . D) polar e covalente. C) iônica e metálica. Isso ocorre porque o estado gasoso favorece o aumento A) B) C) D) da concentração.2014 5 .