CET – Desenvolvimento de Produtos Multimédia

Actividade 2 – Iniciar um Projecto no Adobe Premiere

NOTA: Para evitar a perda de informações nos projectos criados, os formandos, ao longo das actividades, deverão guardar frequentemente o trabalho criado. 1 – Antes de iniciar o programa deve criar, no Ambiente de Trabalho, uma pasta com o seu NOME. Nesta pasta irão ser guardados todos os documentos associados à disciplina de FA. Deverá criar uma estrutura de sub-pastas que lhe permitam guardar os PROJECTOS, os VÍDEOS que retirar da Internet, os SONS e as MÚSICAS. 2- Abra o programa Adobe Premiere – INICIAR PROGRAMAS ADOBE PREMIERE PRO 2.0

3 - Quando inicia o Premiere irá aparecer uma janela que lhe possibilita a abertura de projectos recentes, a criação de um novo projecto ou a abertura de um projecto existente mas que não figura na lista de projectos recentes. Tem também um botão que lhe permite aceder directamente à Ajuda do programa. Nesta fase inicial deverá escolher a opção NEW PROJECT.

4 - Seguem-se as configurações iniciais do formato de edição de vídeo. Existem opções para os formatos usuais DV-NTSC e DV-PAL. Tratam-se da normalização de sistemas internacionais de vídeo digital. Vamos utilizar a configuração por defeito – DV-NTSC – Standard 48Khz. 5 – Deverá escolher a pasta em que irá trabalha (LOCATION) para que o seu projecto e os ficheiros associados sejam guardados. 6 – Irá atribuir um nome ao projecto (PrimeiroVideo, Video1, FA1…) e clicar em OK.

Ferramentas de Autor

1

CET – Desenvolvimento de Produtos Multimédia

5 – Neste momento irá entrar na Janela de Trabalho do Premiere:

Ferramentas de Autor

2

CET – Desenvolvimento de Produtos Multimédia

Actividade 3 – Criar uma estrutura organizada de BINS (Pastas)
1- Na Janela PROJECT é possível criar uma estrutura de BINS (Pastas) organizada de modo a simplificar o processo de busca de elementos (Vídeos, Sons, Músicas, Textos, Cenas/Sequências, etc.). Para criar uma estrutura de BINS e Sub-BINS deverá proceder da seguinte forma: Botão direito do Rato na Janela PROJECT 2- Crie a seguinte estrutura de BINS: New Bin Atribuir um nome

BINS Cenas-Filmes – todas as sequências de vídeo criadas ao longo das várias actividades; Clips Vídeo – Todos os clips de vídeo importados para o projecto; Imagens – Todos os ficheiros de imagem a utilizar nas actividades; Músicas – Todos os ficheiros de Música; Sons – Todos os ficheiros de Som; Textos – Todos os títulos inseridos ao longo das actividades; Dentro de cada BIN podem ser criados outros BINS para organizar da melhor forma o projecto.

Actividade 4 – Importar Clips de Vídeo, Imagem e Áudio
1. Para importar qualquer tipo de ficheiro, no BIN (pasta) para onde deseja importar os ficheiros, utilizador deverá proceder da seguinte forma: Botão direito do Rato Import Seleccionar pasta e ficheiro (s) a importar

São suportados para importação uma grande variedade de vídeos, sons/músicas e imagens. 2. Faça a importação de vídeos, sons, músicas e imagens para os vários BINS criados (os que achar necessários até entender e manusear com facilidade este procedimento). 3. Se não houver ligação à Internet para fazer o download de ficheiros do seu agrado, poderá aceder à pasta FA no servidor. (Botão Iniciar Executar \Servidor\FA\Clips)

Ferramentas de Autor

3

CET – Desenvolvimento de Produtos Multimédia

Actividade 5 – Criar um vídeo automatizado no Adobe Premiere
Pode criar um vídeo de forma (quase) automática no Adobe Premiere. Trata-se de um vídeo que irá colocar todos os seus clips em sequência, com uma transição entre cada clip. Como criar? 1. Crie uma nova sequência com o nome Video automático no BIN Cenas-Filmes (Botão direito na janela PROJECT New Item Sequence). 2. Abra o BIN Clips Vídeo. 3. Seleccione todos os clips que importou. (clique com o botão esquerdo do rato no primeiro clip mantenha pressionada a tecla Shift Clique com o botão esquerdo do rato no último clip). Se quiser seleccionar clips alternados, em vez da tecla Shift deverá utilizar a tecla CTRL. 4. Aceder ao menu PROJECT Automate to Sequence.

5. Na janela seguinte poderá fazer algumas (pequenas) alterações, mantenha as configurações predefinidas e clique em OK

6. Visualize o filme criado na Janela MONITOR Vídeo automático (o vídeo do lado direito).

Ferramentas de Autor

4

CET – Desenvolvimento de Produtos Multimédia

Actividade 6 – Criar Sequências de Vídeos
Para criar, manualmente, uma sequência de vídeo deverá: • • • Planificar o vídeo a criar; Seleccionar os clips a inserir; Colocar na ordem desejada;

1. Crie uma nova sequência com o nome Primeiro Vídeo, dentro do BIN Cenas-Filmes. 2. No BIN Clips Vídeo seleccione quais os clips (2) que vai adicionar à sequência. 3. Para adicionar basta arrastar o clip para uma das trilhas de vídeo (pode começar pela Trilha Vídeo 1).

4. Seguidamente coloque o segundo clip à frente do clip anterior.

Neste caso criamos uma sequência directa entre dois clips, sem sobreposição, na mesma faixa/trilha de vídeo e sem efeitos de transição. 5. Elimine os clips que colocou anteriormente (clicar em cima do clip tecla delete). 6. Coloque novamente dois clips, mas desta vez em faixas distintas: Clip 1 na faixa Vídeo 1 e Clip 2 Faixa Vídeo 2. 7. Experimente a sobreposição de parte do vídeo e verifique o que ocorre. Qual o clip que fica visível?

Ferramentas de Autor

5

CET – Desenvolvimento de Produtos Multimédia

Actividade 7 – Transições entre clips de Vídeo
Transição é a passagem que é feita de um clip para outro. Pode ser uma transição directa (sem efeitos) ou com Efeitos. Em cada clip podemos ter dois tipos de transição – IN (Entrada) e OUT (Saída).

IN

CLIP DE VÍDEO

OUT

O tempo de transição, bem como algumas outras configurações específicas. Como adicionar um efeito de transição? Na Janela/Separador efeitos encontrará uma opção designada Vídeo Transitions. Se clicar na seta irão surgir um conjunto de categorias de efeitos, cada categoria tem um conjunto de efeitos de transição, maioritariamente configuráveis. Para aplicar um efeito basta arrastá-lo para o início ou fim do clip.

Quando arrastar o efeito não irá, provavelmente, distingui-lo do clip. Para que isso aconteça deverá aumentar o tamanho da visualização do clip na TIMELINE Aumentar para a direita, diminuir para a Esquerda.

Ferramentas de Autor

6

CET – Desenvolvimento de Produtos Multimédia

Janela/Separador EFFECT CONTROLS poderá encontrar as configurações base dos efeitos. Para configurar esse efeito deverá: 1º - Clicar no efeito colocado no clip que deseja configurar; 2º Abrir o separador Effects Controls; 3º Testar as alterações: Duração da transição, Início e Fim.

1. Crie uma sequência com o nome Transições no BIN Cenas-Filmes. 2. Adicione um ou dois clips à timeline. 3. Realize alguns cortes nesse clip com a ferramenta RAZOR.

4. Utilize os vários tipos de transição no início e no fim dos clips criados. Veja os resultados década efeito.

Actividade 8 – Vídeo Livre
1- Crie uma nova sequência com o nome Vídeo Livre no BIN Cenas-Filmes. 2- Escolha um tema para realizar um pequeno vídeo. (Ex.: Cães, música, aves, etc…) 3- Faça uma pesquisa de vídeos sobre o tema, no youtube e faça o download desses vídeos para a pasta criada no ambiente de trabalho. 4- Com base nos vídeos que retirou no YouTube crie uma sequência de vídeos. Deverá, neste momento, começar a ter alguma preocupação com o sentido do filme. Sem grande rigor, tente criar uma pequena história. 5- Deverá utilizar obrigatoriamente os cortes no vídeo (RAZZOR), Sequências em faixas diferentes e transições entre clips. 6- Exportar o filme para o Ambiente de Trabalho no formato DV-AVI. Atribua-lhe o nome Vídeo. 7- Visualize o filme através do Windows Media Player (ou outro).
Ferramentas de Autor

7