You are on page 1of 9

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA
Disciplina de ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Prof. Alziro Rodrigues

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Atividades aplicadas

Material de uso na disciplina de Estratégia Empresarial
Graduação FACE/PUCRS 2014/2
Prof. Alziro Rodrigues

2014/2
1

descrever a empresa em termos de: (a) objetivos (b) estratégia atual (o que ela está buscando hoje) e (c) capacidades (que lhe permitem ter um desempenho superior0 Atividade 3: Identificar os três principais concorrentes de sua empresa e analisá-los em termos de seus objetivos.Atividade 1: Selecionar uma empresa e descrevê-la em termos de: • área de atuação • mercado geográfico • principais produtos (ou linhas de produtos) • principais clientes (ou grupos de clientes) • principais concorrentes • principais fornecedores Atividade 2: Do ponto de vista estratégico. identificar pelo menos três Oportunidades e três Ameaças para a sua empresa e ponderar sua intensidade segundo a metodologia GUT. Objetivos Estratégia atual Capacidades Concorrente 1 Concorrente 2 Concorrente 3 Atividade 4: A partir dos conceitos discutidos em aula. estratégia atual e capacidades. ANÁLISE EXTERNA (Ameaças & Oportunidades) AMEAÇAS Para a análise das AMEAÇAS. classifica-las utilizando os critérios e a escala a seguir: GRAVIDADE: Qual a gravidade da ameaça em função de seu impacto sobre a empresa? 11 = extremamente grave 7 = muito grave 5 = grave 3 = pouco grave 1 = nada grave URGÊNCIA: Com que grau de urgência essa ameaça requer ações da empresa? 11 = extremamente urgente 7 = muito urgente 5 = urgente 3 = pouco urgente 1 = nada urgente) 2 .

classifique-as utilizando os critérios e a escala a seguir: IMPORTÂNCIA: Qual o nível de importância dessa oportunidade sobre os resultados da empresa? 11 = extremamente importante 7 = muito importante 5 = importante 3 = pouco importante 1 = nada importante URGÊNCIA: Com que grau de urgência a empresa deverá agir para se beneficiar dessa oportunidade? 11 = extremamente urgente 7 = muito urgente 5 = urgente 3 = pouco urgente 1 = nada urgente TENDÊNCIA: Se nada for feito com relação a essa oportunidade. de forma irreversível 7 = a empresa não poderá se beneficiar dessa oportunidade. • • • ANÁLISE EXTERNA (Ameaças & Oportunidades) OPORTUNIDADES Para a análise das OPORTUNIDADES. nem os concorrentes poderão se beneficiar dessa oportunidade 3 = a empresa e os concorrentes poderão se beneficiar dessa oportunidade 1 = somente a empresa poderá se beneficiar dessa oportunidade PONTUAÇÃO TENDÊNCIA URGÊNCIA OPORTUNIDADES IMPORTÂNCIA Ao final. o que poderá ocorrer? 11 = a empresa não poderá se beneficiar dessa oportunidade. na última coluna. escrever o somatório de pontuação que traduz a intensidade de cada oportunidade analisada. mas sem efeitos importantes 3 = a situação tenderá a não se alterar 1 = a situação tenderá a melhorar PONTUAÇÃO TENDÊNCIA AMEAÇAS URGÊNCIA GRAVIDADE Ao final. por algum tempo 5 = nem a empresa. na última coluna. • • • 3 . escrever o somatório da pontuação que traduz a intensidade de cada ameaça analisada. o que poderá ocorrer? 11 = a situação tenderá a piorar de forma irreversível 7 = a situação tenderá a piorar. podendo ainda ser revertida 5 = a situação tenderá a piorar.TENDÊNCIA: Se nada for feito com relação a essa ameaça.

• • • 4 . escreva o somatório de pontuação de cada ponto forte analisado. identificar pelo menos três Pontos Fortes e três Pontos Fracos para a sua empresa e ponderar sua intensidade. classifique-os utilizando os critérios e a escala a seguir: IMPACTO: Qual o nível de impacto desse ponto forte sobre os resultados da empresa? 11 = extremamente importante 7 = muito importante 5 = importante 3 = pouco importante 1 = nada importante POSIÇÃO DE VANTAGEM: Qual a probabilidade de que esse ponto forte seja neutralizado ou equiparado pela concorrência? 11 = extremamente baixa 7 = muito baixa 5 = baixa 3 = alta 1 = muito alta SINERGIA: Qual a probabilidade de que esse ponto forte propicie o desenvolvimento de outras potencialidades da empresa? 11 = extremamente alta 7 = muito alta 5 = alta 3 = baixa 1 = muito baixa PONTUAÇÃO SINERGIA VANTAGEM PONTOS FORTES IMPACTO Ao final. ANÁLISE INTERNA (Pontos fortes e pontos fracos) PONTOS FORTES Para a análise dos PONTOS FORTES abaixo. na última coluna.Atividade 5: Com base nos conceitos discutidos em classe.

escreva o somatório de pontuação de cada ponto a melhorar analisado. classifique-os utilizando os critérios e a escala a seguir: IMAGEM: Qual a importância desse aspecto para melhorar a imagem de mercado da empresa? 11 = extremamente importante 7 = muito importante 5 = importante 3 = pouco importante 1 = nada importante URGÊNCIA: Com que grau de urgência esse aspecto deve ser melhorado? 11 = extremamente urgente 7 = muito urgente 5 = urgente 3 = pouco urgente 1 = nada urgente TENDÊNCIA: Se nada for feito com relação a esse aspecto.PONTOS FRACOS Para a análise dos PONTOS FRACOS abaixo. podendo ainda ser revertida 5 = a situação tenderá a piorar. o que poderá ocorrer? 11 = a situação tenderá a piorar de forma irreversível 7 = a situação tenderá a piorar. mas sem efeitos importantes 3 = a situação tenderá a não se alterar 1 = a situação tenderá a melhorar PONTUAÇÃO TENDÊNCIA URGÊNCIA PONTOS FRACOS IMAGEM Ao final. na última coluna. • • • Atividade 6: Elaborar uma análise da indústria/setor onde compete a sua empresa. 5 . com base no modelo das 5 forças competitivas de Porter.

justificar os motivos. de Mitchel. poder e urgência. identificar os 3 principais fatores críticos de sucesso (FCS) no setor de atuação da sua empresa e comparar os FCS em relação aos 3 principais concorrentes FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO (FCS) CONCORRENTE 1 Vantagem competitiva FCS Muito maior Maior Muito maior Maior Muito maior Maior Igual Menor Muito menor Fator 1 Fator 2 Fator 3 CONCORRENTE 2 Vantagem competitiva FCS Igual Menor Muito menor Fator 1 Fator 2 Fator 3 CONCORRENTE 3 Vantagem competitiva FCS Igual Menor Muito menor Fator 1 Fator 2 Fator 3 Atividade 9: Identificar os stakeholders da empresa e avaliar o grau de influência que cada um tem sobre a organização. Agle e Wood (1997). elaborar a matriz BCG tomando como base os diferentes produtos ou serviços da empresa. Basear a avaliação no modelo de legitimidade. Poder Legitimidade Urgência 6 .Atividade 7: Com base nos conceitos discutidos em classe. Atividade 8: Com base nos conceitos discutidos em classe. Se não for possível realizar esta análise.

3. Para cada objetivo. ESTRATÉGIAS ESPECÍFICAS Objetivo 1: Estratégia a) Estratégia b) Estratégia c) Objetivo 2: Estratégia a) Estratégia b) Estratégia c) Objetivo 3: Estratégia a) Estratégia b) Estratégia c) 7 .Atividade 10: Formular 3 objetivos estratégicos para sua empresa. definir três estratégias específicas. 2. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS 1.

Como avaliar a importância do conhecimento no setor. 14. 2. Qual o número de fornecedores da empresa analisada? 21. Quantas empresas atuam no setor? 10. tecnologias. Caracterizar a rivalidade do setor adotando uma análise baseada no modelo das 5 forças de Porter. localização geográfica ou ainda outro critério considerado relevante. serviços. Qual a importância dos custos fixos e dos custos variáveis no setor? Há efeitos de economias de escala? 15. 17. Descrever os principais produtos e/ou serviços da empresa em análise. Quais as principais barreiras de saída? Fornecedores 20. 4. Avaliar o grau de concentração do setor com base no índice Herfindahl-Hirshman para as empresas identificadas na questão 11. Quais os fatores/atributos de diferenciação mais utilizados? 7. Qual o número médio de fornecedores por empresa? 8 . Descrever o setor em termos de produtos. Qual a taxa atual de crescimento do setor? E a média nos últimos cinco anos? Qual a taxa futura? Concorrência atual e potencial 16. Descrever os principais produtos substitutos 6. em termos de desenvolvimento de novas tecnologias. Como avaliar as perspectivas de retaliação a ações ofensivas de empresas instaladas no setor? 18. Efetuar breve (máximo 1/2 página) descrição histórica do setor. Quais as principais empresas do setor e sua participação percentual no mercado? 12. Quais as principais barreiras de entrada de novos concorrentes? 19.ANÁLISE SETORIAL Descrição do setor 1. identificando e descrevendo os produtos e serviços ofertados. Caracterizar a heterogeneidade da oferta do setor. Produtos. Qual a intensidade do desenvolvimento de novos produtos no setor? 8. serviços e tecnologia 3. Como tem evoluído esse número ao longo do tempo. 5. patentes e licenças? Estrutura do setor e dinâmica de crescimento 9. Como avaliar a intensidade da concorrência de empresas estrangeiras no setor? 13. considerando a história do setor? 11.

Qual o nível de concentração em poucos fornecedores? 23. Qual o número médio de clientes por empresa? 28. incluindo a diferenciação entre mercado individual e mercado organizacional. Caracterizar a demanda ao longo tempo em termos de sazonalidade e descrever como as empresas lidam com a sazonalidade? 32. Descrever. Que tipo de segmentação é adotada pela média das empresas? 33. A demanda do setor é derivada de outros setores ou é demanda direta? 31. em termos gerais.22. Qual a importância dos clientes e mercados externos para o setor e para a empresa analisada? 30. médios e grandes? 29. Qual o peso de fornecedores estrangeiros? 24. Existem bens/serviços substitutos para serem fornecidos ao setor? Clientes e canais de distribuição 25. os principais clientes do setor. 26. crescimento e tamanho? 9 . Como dividir percentualmente o total de clientes (100%) nas dimensões pequenos. Qual o número de clientes atuais da empresa analisada? 27. Como avaliar a atratividade do setor (ou de cada segmento) em termos de rentabilidade.