You are on page 1of 8

CEL-350 Série dBadge™

Medidor de Exposição
Pessoal a Ruídos

aprovado
como I.S.

www.casellameasurement.com

Pense no ambiente Pense Casella

A série CEL-350 dBadge é ideal para medições de exposição pessoal a ruídos em torno do local de trabalho. O modelo CEL-350 dBadge tem funcionalidade adicional para medir.Introdução A série dBadge do CEL-350 é composta por CEL-350 dBadge. o que torna o CEL-350 dBadge muito fácil de colocar no ombro do funcionário e assegura conforto no uso. com apenas 71g • Sem cabos para avariar ou ficar no caminho • Mede e registra todos os parâmetros de ruído no local de trabalho • Pilhas com vida útil de 28 horas. também o histórico de níveis de ruído ao longo do tempo e pode gerar. Principais características • Design compacto e robusto (borracha sobremoldada). Uma recarga completa da bateria de NiMH leva 90 minutos. Isso pode ser usado para calcular a eficácia da proteção auditiva pelos métodos SNR ou HML. Existem várias opções de montagem para todos os tipos de condições de trabalho. posteriormente. www. o dBadge foi projetado sem cabos e pesa somente 71g. O modelo CEL-352 dBadge ‘Plus’ tem a função adicional de fazer medições simultâneas de Leq ‘C’ e ‘A’ ponderados.com Pense no ambiente Pense Casella . além desses níveis cumulativos. o que elimina o risco de uso de parâmetros errados nas medições. gráficos no software para PC. Diferentemente dos dosímetros tradicionais.casellameasurement. Nenhum dos modelos requer configuração. Com duas teclas na lateral. Nenhum outro equipamento externo é necessário para operar o CEL-350 da série dBadge. o instrumento é fácil de operar. Usando a tecnologia digital mais avançada. o CEL-350 da série dBadge atinge novos patamares de desempenho em dosimetria sonora. CEL-350L dBadge ‘Lite’ e CEL-352 dBadge ‘Plus’. recarga completa em 90 minutos • Mostrador integrado e alarme visual de exposição • Função simples de autocalibração • Suporte lógico completo • Modelos intrinsecamente seguros disponíveis para atmosferas perigosas • Medições proporcionais simultâneas de ‘C’ e ‘A’ no dBadge ‘Plus’ Aplicações • Medição de exposição pessoal a ruídos • Avaliação e monitoração de ruídos no local de trabalho • Garante conformidade com Regulamentos de Ruídos no Local de Trabalho • Seleção de protetores auditivos eficazes (dBadge ‘Plus’) O CEL-350L ‘Lite’ mede e armazena simultaneamente todos os parâmetros de ruído do local de trabalho. o que expande as aplicações desse produto inovador. A duração da bateria e a capacidade de memória são suficientes para realizar muitas medições consecutivas sem necessidade de recarga ou download de arquivos.

lançando tanto os níveis médios como os valores de pico. www. coloque o calibrador sobre o microfone. Depois de ligar o dBadge. Em geral. Um LED ultrabrilhante na parte frontal do aparelho dá indicação visual de quando se ultrapassam os limites de conduta por exposição. Além dos parâmetros de exposição a ruídos.casellameasurement. o histórico de ruídos é registrado a cada intervalo de 1 minuto. Pode-se fazer medições consecutivas sem recarregar a bateria ou baixar os dados do dBadge. garantindo resultados precisos e validados. e o CEL350 da série dBadge se autocalibrará e armazenará o dia e a hora. Outro recurso exclusivo do dBadge é a função de alarme. A função de alarme pode ser ligada ou desligada pelas teclas do dBadge. No final do ciclo de medição. O dBadge pode ser ligado e o teclado travado antes de ser colocado no ombro do funcionário. O design exclusivo do protetor contra vento permite que ele fique preso no lugar.Mostrador Incorporado • Indica estado e dados da medição • Exclusiva função de LED de alarme por nível de conduta • Indicador tipo ‘medidor de combustível’ para memória e bateria • Armazena 1 minuto de valores dos níveis de ruído médio e de pico O CEL-350 da série dBadge é o primeiro dosímetro compacto a ser projetado com um mostrador. protegendo o aparelho em ambientes empoeirados e evitando que a passagem do ar prejudique a medição. Indicador tipo ‘medidor de combustível’ para memória e bateria Operação simples com 2 teclas • Função exclusiva de calibração automática • Teclas bloqueáveis e mostrador • Fácil de colocar no ombro do funcionário O CEL-350 da série dBadge é rápido e fácil de operar.com Pense no ambiente Pense Casella . O dBadge tem um exclusivo ‘indicador de combustível’ que mostra com exatidão a capacidade restante da memória e da bateria no momento da leitura. Os dados podem ser vistos no mostrador gráfico de fácil leitura. apresenta informações de estado e mostra os principais parâmetros medidos. Esses níveis de ação podem ser configurados pelo software Insight e usados para verificar imediatamente se há necessidade de controle do ruído ou proteção auditiva. confirmando a validade da medição. piscando em diferentes freqüências. a medição pode iniciar segundos depois do dBadge ser ligado. Esses dados podem ser exibidos e analisados com o software Insight. Este mostrador interno facilita a calibração. o que permite análise posterior de como a exposição ocorreu. basta desprender o aparelho.

Também existe um recurso de ‘backup do banco de dados’. Os dados podem ser examinados de acordo com diferentes protocolos de medição. • Resultados automáticos em códigos de cores. os dados podem ser organizados por nome de funcionário. basta apontar o dBadge para o cabo de download por infravermelho que o acompanha. junto com o registro histórico da exposição ao longo do dia.Software de gestão de dados Casella Insight • Guarda os resultados em um simples banco de dados tipo árvore. Pode-se sintetizar as dosimetrias desejadas e outras informações sobre a jornada de trabalho do funcionário. local ou processo. o que. consulte a folha de dados do Casella Insight. mostrando níveis de conduta contra excesso de ruídos • Mostrador gráfico e análise do histórico de ruídos • Geração automática de levantamentos • Os dados podem ser facilmente exportados para outros programas O dBadge transfere dados automaticamente para PCs usando o software Casella Insight. local. www. Depois disso. Os gráficos podem ser analisados com a adição de zonas (imagem à direita). Para isso. O software de gestão de dados Casella Insight oferece muitos outros recursos. os dados podem ser distribuídos para colegas de todo o mundo. Outra opção é adaptar a apresentação aos requisitos específicos do próprio usuário. Isso possibilita a exclusão de eventos extrínsecos. pelo sistema ISO (Europa) ou pelo OSHA (EUA). evitando com isto a perda de informações valiosas.com Exemplo de relatório de execução Pense no ambiente Pense Casella . com o recurso incorporado de importação e exportação. que pode ficar em volume protegido dentro da empresa. Quaisquer zonas de exclusão adicionadas são preservadas no arquivo dos dados. separados por pessoa. facilitando a geração de relatórios definidos pelo usuário. pausas etc. como a possibilidade de uso com outros instrumentos Casella CEL. Para obter mais detalhes. oferece informações sobre os níveis de exposição internos e externos a essas zonas. formando um banco de dados de exposições a ruídos Análise gráfica do histórico temporal de ruídos Um sistema automático de códigos de cor pode ser usado para chamar atenção para os funcionários expostos a níveis de ruídos que requeiram ação. na geração de cálculos comparativos de exposições. Banco de dados tipo árvore com códigos de cor para níveis de conduta contra excesso de ruídos Os modelos de relatório fornecidos com o programa podem ser adaptados e gravados. Nas organizações maiores. processo etc.casellameasurement. Este é um recurso útil na apresentação concisa dos dados de exposição sem precisar transferi-los para gerar os relatórios em outro programa.

Desta forma. consegue-se carregar até 12 unidades do dBadge ao mesmo tempo.casellameasurement. Carregador de 3 vias CEL-6362 com 1 dBadge É necessário dispor de apenas um carregador de 3 vias CEL-6362. O dBadge é fornecido com garras-jacaré (instaladas) e o grampo de segurança. Quando está com carga máxima. bastante para uma jornada de trabalho normal. O dBadge não precisa estar com carga máxima antes de ser usado. Uma carga de 30 minutos lhe dará mais de 8 horas de operação. Ao ser colocado no carregador. oferecida em cada momento pelas baterias. O número de pontos de carga pode ser aumentado. o dBadge não precisa ser carregado de maneira contínua. Opções de Montagem: CEL-350 com clipe tipo jacaré CEL-6352 • Kit de Pino CEL-6351 • Kit de Garra-Jacaré CEL-6352 • Kit de Cinturão CEL-6353 • Kit de Capacete CEL-6354 CEL-350 instalado no capacete usando CEL-6354 Sistema Inteligente de Carga Rápida Sistema Inteligente de Carga • A carga total dá ao dBadge até 28 horas de operação • Carga total em 90 minutos Rápida • Os carregadores podem ser interligados • Uma única tomada pode alimentar até 12 unidades do dBadge • Apresentação visual do progresso da carga com o exclusivo ‘medidor de combustível’ Devido à tecnologia da bateria e ao método de carga inteligente usado. O carregador padrão de 3 vias pode ser usado para atender várias unidades. também se pode optar por grampos de cinturão ou suportes de capacete.Diferentes Opções de Montagem • Seguro e protegido • Confortável para o usuário • Pode ser fixado em qualquer tipo de vestuário A escolha das garras de fixação determina que. o LED azul na frente do aparelho se acende. em horas. com seu peso leve e pouco volume. usando-se a extensão de 3 vias CEL-6363. www.com Pense no ambiente Pense Casella . o dBadge fique discreto e confortável quando usado sobre o ombro. o dBadge para a exibir um ‘medidor de combustível’ que mostra a capacidade operacional.

além de um calibrador Acústico CEL-110/2. carregador de 3 vias CEL-6362 e 1x unidade de extensão de carregador de 3 vias CEL-6363 no CEL-35X/K10. 193200B Cabo de download por infravermelho com conexão USB (PC).’LITE’ CEL-350L/IS/K1 Kit de medição dBadge ‘Lite’ com 1x dBadge e carregador de 3 vias CEL-350L/IS/K2 Kit de medição dBadge ‘Lite’ com 2x dBadge e carregador de 3 vias CEL-350L/IS/K3 Kit de medição dBadge ‘Lite’ com 3x dBadge e carregador de 3 vias CEL-350L/IS/K5 Kit de medição dBadge ‘Lite’ com 5x dBadge e carregador de 3 vias CEL-350L/IS/K10 Kit de medição dBadge ‘Lite’ com 10x dBadge e 2x carregador de 3 vias KITS CEL-350 dBadge Kits Padrão CEL-350/K1 CEL-350/K2 CEL-350/K3 CEL-350/K5 CEL-350/K10 Kits I. Calibrador acústico CEL-110/2. formando kits de qualquer quantidade Sistema Inteligente deaté Carga Rápida • Estojos robustos com espaço para 10 dBadges e acessórios Os kits de medição dBadge são oferecidos com várias quantidades de dBadges e incluem todos os itens necessários para dosimetrias de ruído no local de trabalho.Kits de Medição • Kits padronizados com 1.com Pense no ambiente Pense Casella . carregador de 3 vias e fonte de alimentação. chave de fenda HK111 para os clipes de montagem. CEL-352/IS/K1 Kit de medição dBadge ‘Plus’ com 1 dBadge ‘Plus’ e 1 carregador de 3 vias CEL-352/IS/K2 Kit de medição dBadge ‘Plus’ com 2 dBadge ‘Plus’ e 1 carregador de 3 vias CEL-352/IS/K3 Kit de medição dBadge ‘Plus’ com 3 dBadge ‘Plus’ e 1 carregador de 3 vias CEL-352/IS/K5 Kit de medição dBadge ‘Plus’ com 5 dBadge ‘Plus’ e 1 carregador de 3 vias CEL-352/IS/K10 Kit de medição dBadge ‘Plus’ com 10 dBadge ‘Plus’ e 3 carregadores de 3 vias Os kits incluem: dBadge(s) CEL-35X(/IS). kit de montagem com clipe jacaré CEL-6352. cabo de download por infravermelho.casellameasurement. 3. Kit de medição típico CÓDIGOS DE REFERÊNCIA DOS KITS DE MEDIÇÃO KITS CEL-350L dBadge ‘LITE’ Kits Padrão ‘LITE’ CEL-350L/K1 CEL-350L/K2 CEL-350L/K3 CEL-350L/K5 CEL-350L/K10 Kits I. CEL-350/IS/K1 CEL-350/IS/K2 CEL-350/IS/K3 CEL-350/IS/K5 CEL-350/IS/K10 Kit de medição dBadge com 1 dBadge e 1 carregador de 3 vias Kit de medição dBadge com 2 dBadge e 1 carregador de 3 vias Kit de medição dBadge com 3 dBadge e 1 carregador de 3 vias Kit de medição dBadge com 5 dBadge e 1 carregador de 3 vias Kit de medição dBadge com 10 dBadge e 3 carregadores de 3 vias KITS per CEL-352 dBadge ‘PLUS’ Kits dBadge ‘Plus’ CEL-352/K1 CEL-352/K2 CEL-352/K3 CEL-352/K5 CEL-352/K10 Kits dBadge ‘Plus’ I.S. estojo do kit CEL-6355.S. kit de montagem com pinos CEL-6351. Cada kit vem completo com a quantidade adequada de dBadges. www.S. Todos os kits incluem certificados de calibração do(s) dBadge(s) e o calibrador acústico CEL-110. 2. ‘X’ representa a variante do modelo. Os dBadges CEL-350 e o calibrador acústico CEL-110/2 são fornecidos com certificados de calibração. 5 e 10 unidades • Outros dBadges podem ser acrescentados.

Os valores de Classe de Número Simples (SNR) e Alto.) Existe uma versão Intrinsecamente Segura do dBadge que atende os requisitos da ATEX EEx ia I M1. www.S. Médio. Baixo (HML) são atribuídos pelos fabricantes da proteção auditiva para todos os seus EPI. US C APPROVED ASistema SeleçãoInteligente de Proteção de Auditiva Carga Rápida • Medição simultânea de níveis proporcionais de ‘C’ e ‘A’ • Usada para calcular a eficácia da proteção auditiva • Pode-se usar o método SNR ou o HML O CEL-352 dBadge ‘Plus’ mede simultaneamente LCeq e LAeq. gráficas.S. classe de temperatura T2. O número de peça na versão I.casellameasurement. D. A LCeq e/ou a LAeq são usadas em conjunto com estes valores para calcular o valor de dB no ouvido através de cálculos simples internacionalmente reconhecidos.S. Isto faz o dBadge I.Modelos Intrinsecamente Seguros (I. plantas petroquímicas e outras áreas que exigem instrumentos de monitoração seguros. Divisão 1. é CEL-35X/IS. EEx ia IIC T4 II 1 G. C. sendo que X representa a variante do modelo. particularmente adequado para uso em áreas perigosas como minas.com Pense no ambiente Pense Casella . As aprovações FM/CSA norte-americana e canadense são para Classe 1. certificado número 07ATEX2032X. Grupos A. B.

no 4B.3dB RMS 95.1x1. LAFmin.casellacel. Bedford MK42 7JY United Kingdom Tel: +44 (0) 1234 844100 Fax: +44 (0) 1234 841490 Email: info@casellameasurement. Wolseley Road. selecionável em degraus de 1 dB 180 horas de medições ISO ou OSHA Datas.2) CEL-110/2 Calibrador Acústico Classe 2 CEL-6355 Estojo de Kit para 10 dBadges SELECIONE O SEU dBADGE CEL-350L Dados de dose de ruído acumulada CEL-350 Sim Definição de histórico Parâmetros HML para a seleção de proteção auditiva 193200B CEL-6351 CEL-6352 CEL-6353 D8147/Z CEL-6356 C6359/0.d.25:1991 Dosímetros Pessoais de Ruídos 65. LZpico.0 a 140.3dB Pico A (e ‘C’ no CEL-352) C. usado para a seleção da proteção auditiva Armazenamento: Todos os parâmetros armazenados simultaneamente Condições Ambientais: Armazenado: Temperatura: -10 a + 50ºC.com Polígono Európolis. LAImáx. #15. horas e níveis das calibrações Bloqueio por chaves Baterias internas de NiMH 28 horas de funcionamento 80x47x52 (3.0) incl.casella-es.S. Kempston. selecionáveis em degraus de 1 dB 1 (70 a 90 dB). razão pela qual reserva-se o direito de alterar as especificações sem aviso prévio INFORMAÇÕES PARA ENCOMENDA Dosímetro pessoal de exposição a ruídos CEL-350L dBadge ‘Lite’ Dosímetro de ruído pessoal CEL-350L dBadge ‘Lite’ CEL-350 Medidor de Exposição Pessoal a Ruídos dBadge CEL-350/IS Medidor de Exposição Pessoal a Ruídos dBadge I.5) Não volátil.2 HK111 Cabo de download por infravermelho com conexão USB (PC) Kit de montagem com pinos (embalagem de 5) Kit de montagem com garras-jacaré (embalagem de 5) Kit de montagem em cinturão (embalagem de 5) Cinturão de 3 pontos Conjunto reserva de protetor contra vento Cabo reserva para ligar o CEL-6362 ao CEL-6363 Chave de fenda reserva para trocar os clipes de montagem CEL-352 Sim Sim Sim Sim Sim Distribuído por: Casella CEL Casella USA Casella ESPAÑA S. LZpico. CEL-6362 Carregador de 3 Vias (com fonte de alimentação PC18) CEL-6363 Extensão de Carregador de 3 Vias (incl. LAImin. LAEP. 10 anos de armazenagem LCD gráfico com 96 x 26 pixels Cabo de download infravermelho com conexão USB (PC) para comunicação com o software Insight Parâmetros Medidos: ISO: LAeq.S. Toll free: +1 (800) 366 2966 Fax: +1 (603) 672 8053 Email: info@casellaUSA. LCpico.S CEL-352 Medidor de Exposição Pessoal a Ruídos dBadge ‘Plus’ CEL-352/IS Medidor de Exposição Pessoal a Ruídos dBadge ‘Plus’ I. Umidade: 30 a 95% UA (não condensante) Em operação: Temperatura: 0 a + 40oC A Casella CEL mantém uma política de melhoria contínua dos produtos. LApico Histórico: LAeq. junto com o cálculo de LCeq-LAeq.8x2. LCpeak.com Web: www. Regent House. Rápida e Impulso Q=3 e Q=5 2 (70 a 90 dB).ESPECIFICAÇÕES Técnicas: Faixa operacional linear: Faixa de medição de pico: Escala de freqüência RMS: Escalas de freqüência Pico: Escalas de tempo: Escalas de amplitude: Limiares selecionáveis: Critério selecionável: Capacidade da memória: Modos predefinidos: Informações de calibração: Proteção: Fonte de alimentação: Vida útil: Dimensões mm (pol): Peso g (oz): Armazenagem de dados: Mostrador: Saída (PC): Normas Aplicáveis: IEC 61252:2002 Medidores Pessoais de Exposição Sonora ANSI S1. LASmáx. LAmèd (Q=5) Armazenados como valores de 1 minuto (exceto no CEL-350L) dBadge ‘Plus’: Medição simultânea de LCeq e LAeq. Pa2Horas % dose projetada (Q=3) OSHA: LAmèd (Q=5).com Web: www. Amherst.com Issue 5 B Pense no ambiente Pense Casella . A. LASmin (pelo dB35) LAIeq. Z (Linear) Lenta.Madrid Spain Tel: +34 91 640 75 19 Fax: +34 91 636 01 96 Email: online@casella-es. % dose (Q=5). C6359/0.casellaUSA. NH 03031.A.com 17 Old Nashua Road.0 a 143.A. U. 28230 Las Rozas .com Web: www.com SM06007 www.casellameasurement. Calle C. quebra-vento 71g (2. TWA % dose projetada (Q=5) Gerais: LAFmáx.