You are on page 1of 4

VIVER EM PORTUGUÊS

Módulo: Portugal e os PLOP
Grau: Geral
Duração: 40H

No contexto do grau geral de formação, pensamos que, para além
do desenvolvimento/aprofundamento de conhecimentos de
ordem linguística, cada formando se deve relacionar, sem
entraves, com os diferentes temas da actualidade.
Assim, a relação de Portugal e dos portugueses com os países
africanos de língua oficial portuguesa, não pode deixar de ser
abordada e compreendida à luz das mudanças que nessa relação
se têm vindo a operar. Falamos de mudanças de ordem
económica, política e cultural.
O trabalho de conceitos como:
dependência/independência
dominação/liberdade
isolamento/abertura
dialecto(s)/língua oficial
cultura/culturas
(e outros)
poderão estar na base da compreensão das mudanças operadas,
ao longo dos últimos tempos, nos mais variados domínios.
Com este módulo, o formando desenvolverá competências de
autonomia na procura de informação, de relação multicultural
e o gosto pelo saber.

Competências Específicas
linguísticas - descodificar a especificidade semântica do léxico utilizado
- distinguir, oralmente ou por escrito, estruturas frásicas da
língua portuguesa e das línguas africanas
- usar correctamente a informação obtida
literárias - identificar aspectos distintivos dos diferentes países
africanos
- apropriar-se do conceito de diferença
- aceitar a especificidade cultural do outro
1

. 2.. manifestações culturais a que tenha assistido...a língua . etc. Tratando-se de uma problemática que é pública e frequentemente abordada nos dias de hoje..as artes .. contactos realizados. 2 . O significado da sigla PLOP Identificação dos países que a constituem Portugal e os Plop. organizá-la e interpretá-la com a ajuda do formador. 4. experiências vividas. etc.os hábitos e costumes . em circunstâncias variadas do seu percurso de vida. antes e depois da independência Portugal-África.) Importa pegar nessa informação. dois continentes. duas culturas: . foi adquirindo(leituras pessoais.Conteúdos 1. Princípios Metodológicos Tal como já foi referido em relação ao módulo ”Portugal e a Europa”... também neste módulo o importante será orientar o formando no sentido de ele próprio potencializar os conhecimentos que.os contextos geográficos . basta que se faça dessa circunstância uma possibilidade efectiva de formação e aprendizagem.. 3.

ler textos de autores africanos Com a ajuda do formador. A organização de uma exposição de manifestações culturais portuguesas e africanas poderá ser um espaço de síntese final dos conhecimentos adquiridos..assistir a diálogos familiares de os hábitos e costumes africanos para as artes fazerem a distinção entre as ... línguas de uso/línguas maternas e língua oficial .a relação de poder(es) . Portugal-África: dois continentes. No espaço da sala de aula. Pôr os formandos a : duas culturas .Sugestões de trabalho Conteúdos A compreensão da sigla Plop Identificação dos países que a constituem Sugestões de trabalho Descodificação oral..ouvir alguns discursos oficiais os contextos geográficos (portugueses e africanos) a língua .. 3 . ou fora dela. no sentido de recolherem informações de ordem cultural. outros. e concluir acerca de: . promover o contacto directo com africanos.. os formandos farão o comentário oral e o registo escrito das conclusões da actividade anterior.as relações interpessoais Uso do dicionário para Algum léxico específico desta descodificação de vocábulos abordagem como: dependência/independência dominação/liberdade isolamento/abertura dialecto/língua oficial.... antes e depois Consulta de informação referente ao da independência período colonial português. feita pelo formador Localização geográfica e registo escrito dos países seus constituintes Portugal e os Plop.

Avaliação A avaliação deve ter em consideração a quantidade de informação adquirida pelo formando. Recursos Textos orais( testemunhos gravados) e escritos( jornais. António Lobo Antunes “Quem me dera ser onda”.. as grandes competências em avaliação. pois.debates ou outros trabalhos práticos que tenha realizado. postais. A autonomia. revistas.) 4 . serão.prestações escritas que lhe tenham sido pedidas. . bem como a sua capacidade de fazer uso dela em: . e a cultura geral revelada. Filmes/vídeo Obras literárias:”O Esplendor de Portugal”. slides. na aquisição de conhecimentos. livros da especialidade) da actualidade.. Manuel Rui Imagens ( fotografias.