You are on page 1of 32

RELATÓRIO DE ESTAGIO

SUPERVISIONADO IV
Ensino Médio
Jackeline Veríssimo Bento
Lays Nogueira Perpetuo
Marcela Naves
12 de fevereiro de 2013

Estágio da disciplina de Estágio Supervisionada IV,
realizado no Colégio Nossa Senhora de Lourdes no
ano de 2013, utilizado como processo avaliativo da
disciplina equivalente ao semestre letivo de 2013/2.

Orientador: Prof. Dr. Luiz Henrique Maciel

Lavras 2014

Sumário
Sumário............................................................................. 2
1. INTRODUÇÃO ..................................................................3
2.CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA...........................................3
3.Aspectos relacionados ao Projeto Político Pedagógico........4
4.Plano de Ensino do professor............................................5
5.METODOLOGIA.................................................................5
6.TRIANGULAÇÃO DOS DADOS..............................................6
7.ANÁLISE FINAL.................................................................6
8.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................6
9.AULAS OBSERVADAS.........................................................7

2

1.

INTRODUÇÃO
O estágio curricular obrigatório do curso de Licenciatura em Educação Física tem por

finalidade propiciar aos graduandos oportunidades vivenciar experiências no “chão” da escola,
de conhecer as necessidades das crianças e de dialogar o conhecimento acadêmico com a prática
no âmbito escolar.
É de extrema importância a presença do professor de Educação Física no Ensino
Médio, pois como qualquer outra disciplina existente no currículo da escola, a Educação Física
também é um componente curricular que tem sua identidade e busca na formação do
adolescente.
O papel da Educação Física no Ensino Médio é trabalhar práticas pedagógicas
intencionais, através de seus vários conteúdos e também buscar uma integração entre aspectos
cognitivos, afetivos e motores, na busca de uma constituição completa do ser que será
reconhecido como proprietário de uma bagagem Sociocultural que tenha sentido em seu
cotidiano.
O Estágio Supervisionado IV foi desenvolvido no Colégio Nossa Senhora de Lourdes,
foi orientada pelo Prof. Dr. Luiz Henrique Maciel, professor do Departamento de Educação
Física da UFLA e supervisionados no colégio pelo professores de Educação Física: Daniela.....e
V....
2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
O Colégio Nossa Senhora de Lourdes é entidade Confessional católica está localizado à Praça
Monsenhor Domingos Pinheiro n°162,Centro, Lavras/MG. É propriedade da Entidade
Mantenedora: Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, com sede na
cidade de Belo Horizonte. O colégio foi fundado em 1900 por cinco freiras, mas inicialmente
funcionava como um pensionato para moças. O colégio oferece educação infantil, ensino
fundamental e o ensino médio.
Descrição do acesso a escola a partir da UFLA:
1. Siga na direção oeste para a R. Dr. Sílvio Menicucci - 0,1 km;
2. Vire à esquerda na R. Cel. Francisco A dos Santos - 52 m;
3. Vire à direita na R. Dr. Becker - 0,3 km;
4. Vire à esquerda na Praça Dr. Jorge/R. Barão do Rio Branco; Continue na R.Barão do Rio
Branco;
5. Continue para a Praça Mns. Domingos Pinheiro/ R. Santana. O destino estará à esquerda;
6. Linhas de ônibus: Aeroporto/UFLA; Novo Horizonte/UFLA; Gato Preto/ UFLA.
3

biologia e física 22 salas Tesouraria 1 sala de professores Diretorias Áreas Livres Refeitório 8 banheiros Cantina Capela Auditório Biblioteca infantil As proximidades da escola Próxima a posto combustível.Políticos: direitos e deveres de cidadania. Aspectos relacionados ao Projeto Político Pedagógico Baseando-se no direito da livre iniciativa e de livre associação. priorizando os conteúdos procedimentais e atitudinais como meio de conhecimentos que possibilitem a compreensão dos fatos e despertem a capacidade de emitir juízos e fazer escolha com liberdade e autonomia. contribuindo com a edificação de uma sociedade mais crítica e justa. a característica básica do colégio é promover o indivíduo em sua totalidade. Sua missão é promover a formação integral do indivíduo incentivando o desenvolvimento contínuo e uma atuação comprometida com o seu meio. região central de Lavras. supermercado. ética e cristã. Estrutura Esportiva 2 quadras 2 piscinas 1 pátio 2 parques infantil Sala de jogos 2 almoxarifados Direção Secretarias (1 geral e 4 subsecretarias) Laboratórios de informática. visando uma sólida formação científica. Estrutura física da escola A escola possui estrutura física que atende 490 alunos e com um corpo docente formado por 35 professores. . química. O currículo tem parte diversificada integrando e articulando a vida cidadã. 4 . criatividade e diversidade das manifestações artísticas.Éticos: responsabilidade. De acordo com o Projeto Político Pedagógico do colégio. exercício do respeito e da ordem democrática. com uma proposta humana de trabalho. os princípios norteadores das ações pedagógicas são: .Tempo gasto para chegar à escola: a pé – 20 minutos. solidariedade e respeito ao bem comum. moral. de carro – 5 minutos. 3. -Estéticos: sensibilidade. agências bancárias. Finalidades da escola Tem como filosofia: EDUCAR-SE PARA SERVIR. igreja. Tem como ideal: FORMAR JOVENS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MELHOR. atendendo as suas necessidades educacionais e sociais.

Materiais pedagógicos disponíveis para as aulas de Educação Física A escola possui muitos materiais para as aulas de Educação Física. Corpo docente e demais funcionários Todos os funcionários cooperaram para a realização do estágio e ao longo de nossa permanência no colégio tivemos uma boa relação com todos. Plano de Ensino do professor O professor possui um planejamento anual que é estabelecido entre todos os quatro professores de Educação Física do colégio. não é responsabilidade somente do professor de EF. As aulas que acompanhamos. foram realizadas nas segundas. e 3 º Ano do ensino médio). com as turmas (1º. bolas diversificadas. Porém. Existem duas quadras. acompanhamos 60 horas/aulas de observação participante. 5 . Cada turma participava de duas aulas semanais com duração de 50 minutos cada. sempre no turno Matutino. 5. material usado para ginástica (jump. ou que por muitas vezes também. cones. cordas. colchonete e coletes. piscinas. 2º. pneus. pedia para que assumisse o comando da aula. Afirmou que todos os professores de EF. ou seja. Relação entre estagiários e servidores Direção Fomos bem recebidos pela Irmã Nilza que nos disse que é um prazer ter a presença de estagiários no colégio o que já ocorre há alguns anos.participam das reuniões pedagógicas e possuem projetos interdisciplinares. durante o estágio pedia auxilio na organização das aulas. METODOLOGIA Estágio Supervisionado IV Educação Física no Ensino Médio. quartas-feiras e sextasfeiras. casa de boneca. conversando e explicando sobre as aulas e o comportamento dos alunos. trave de equilíbrio). ela disse que esse sofre adaptações em relação a cada turma.4. parques infantis. arcos. Durante o estágio. foi realizado no período de 16/10/2013 a 07/02/2014. Relatou que toda a comunidade da escola se envolve no planejamento de eventos e festas de datas comemorativas. Professor de Educação Física Extremamente atencioso. uma sala (tatame e espelho).

Como forma de avaliação.Práticas pedagógicas do professor O professor possibilita em suas aulas. o desenvolvimento de habilidades básicas técnicas das modalidades esportivas de quadra. TRIANGULAÇÃO DOS DADOS 6 . 6. o professor se utiliza da observação no desenvolvimento do adolecente.

provas e pela participação nas aulas esse fato faz com que eles se esforcem para não ser reprovado. por isso é necessário o Professor diversificar e elaborar melhor suas aulas seguindo uma sequência pedagógica e propondo discussões sobre a aula desenvolvida para que os alunos se interessem mais e comessem a ver as aulas ide Educação Física como uma área que produz conhecimentos. talvez por isso na maioria das vezes os alunos participavam das aulas. Conclui-se. A autora Karen Cristina Chicat (2000) em sua pesquisa sobre motivação dos alunos do Ensino Médio com relação as aulas de Educação Física concluiu que: Os resultados demonstraram que as aulas de Educação Física não estão sendo tão motivantes.97) Em algumas aulas observadas no Estágio as meninas se mostraram mais desmotivadas que os meninos. apesar dos Professores trabalharem na maioria das vezes os mesmos conteúdos que eram Futebol. p. além da falta de melhores locais e materiais. pois esses alunos estão no período da adolescência e se caracterizam pela rebeldia. desinteresse e possuem uma capacidade maior de criticidade. os alunos em geral pareciam gostar de realizar as aulas.Triangulação dos dados Com a realização do estágio no Ensino Médio notamos muitas diferenças quando comparamos com estágios anteriores. apesar de a maioria dos alunos alegarem que fazem o que querem na aula. A metodologia mais freqüente tem sido o comando e o ensino aberto. Vôlei e Handebol. que não é muito evidente a motivação dos alunos nas aulas de Educação Física no ensino médio. 2000. pois os alunos vêm recebendo sempre os mesmos conteúdos desde o ensino fundamental. 7 . Na Escola Nossa Senhora de Lourdes a disciplina possuía notas e os alunos eram avaliados com trabalhos. e não realizavam nenhuma discussão com os alunos a respeito do Esporte que estava sendo desenvolvido em aula. porém os que não se interessam alegaram ser a própria aula um fator de desinteresse. sendo o desporto o mais ministrado. mas essa desmotivação era pequena. (CHICATI. Os alunos demonstraram possuir um forte interesse pelas aulas. A avaliação é feita através da presença e da aula teórico/prática. assim.

. é fundamental para entender melhor o cotidiano em uma escola regular. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. 97-105. Revista Motriz. Revista da Educação Física/UEMMaringá. 1998. tratamento aluno-professor/ professor-aluno. 11. K. de. Ministério da Educação e Cultura. A. B. RCNEI: BRASIL. Ministério da Educação. v. Concluindo. para que ao terminar a graduação tenhamos um pensamento critico mais direcionado às necessidades da criança. p. L. 8. desde que os Professores se organizem para realizar um plano de aula adequado com o perfil de seus alunos. v. ANÁLISE FINAL O que seria da teoria sem a pratica. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. C.2009. n. L. o que nos possibilita uma reflexão critica sobre minha postura quando me tornar docente. durante o estagio temos o momento único. 1. SOUZA. CHICATI. v. o estágio foi importante por proporcionar a vivência das aulas de Educação Física em uma escola privada e cristã de Lavras. é preciso desenvolver o interesse dos alunos pela disciplina mostrando que a Educação Física pode construir conhecimentos e formar um cidadão autônomo. pois bem. KAWASHIMA. crítico e consciente. onde os alunos desde muito novinhos convivem em um ambiente escolar com princípios cristãos e respeito ao próximo. Sistematização de conteúdos da Educação Física para as séries iniciais. onde podemos observar e viver em ambiente escolar. FERREIRA.mec. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL.15. AULAS OBSERVADAS 8 . Disponível em http://www.br./jun. Acompanhar rotinas.gov. abr. B. n. Motivação nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. 7. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. 2000. L. Rio Claro. 458-468. 9.portal. considerando e respeitando suas individualidades e diferenças. 3. Acesso em 13 de maio de 2011. p.Percebemos que as aulas de Educação Física pode ser extremamente motivante e cativante.2.

mas faltou conversa final com os alunos que é de extrema importância para discutir os acontecimentos da aula. 2 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 2° Ano Período: Manhã Aula: Educação Física 9 . Análise crítica da aula: Foi uma aula interessante. O aluno em um momento do jogo não concordou com a marcação de uma falta e questionava a maneira de apitar da Professora. em seguida um pique-pega para aquecer as alunas e um jogo de handebol. o aluno atendeu o pedido da Professora mas não foi alongar. Acontecimentos interessantes: Nessa aula um menino realizou a aula junto com as meninas. A Professora comandou todo o alongamento e durante o jogo de handebol ficou do lado da quadra apitando o jogo e controlando o tempo que cada time iria jogar. cada semana ela desenvolveria uma modalidade esportiva para treinar suas alunas. mas. não participou do alongamento e ficou chutando a bola de handebol ao lado da quadra e a professora teve que intervir pedindo para que ele parasse. Durante o aquecimento as meninas não corriam ficavam paradas na quadra. mostrando que ele conhecia muito bem as regras do jogo. a Professora percebendo o desinteresse das alunas retirou o aquecimento e foi direto para o jogo de handebol. Uma aluna não quis jogar e ficou ao lado da quadra usando o celular. sempre incentivando suas alunas.1 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 1° Ano Período: Manhã Aula: Educação Física Data: 21/10/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: A primeira atividade desenvolvida foi um alongamento comandado pela professora. Procedimentos do professor: Antes de iniciar a atividade a Professora realizou uma discussão sobre a organização de um torneio.

Procedimentos do professor: A professora realizou a conversa inicial sobre o torneio. dividiu quatro times em que dois times jogavam e dois ficavam sentados do lado de fora esperando o tempo para jogar. mas eles não queriam. as alunas não tinham muitas habilidades no futsal e pareciam não querer cumprir as regras pegando em um momento do jogo a bola com a mão. a 10 . pois ficavam conversando no meio da quadra e corriam da bola. Acontecimentos interessantes: As alunas não pareciam estar gostando de jogar futebol. Procedimentos do professor: Os alunos chegaram na quadra e a Professora não estava. destacando pontos para uma discussão no final da aula. mesmo que seja impossível todas jogarem ao mesmo tempo ela poderia sugerir a elaboração de uma análise crítica do jogo. Análise crítica da aula: A professora deveria pensar uma forma de fazer com que as alunas participassem das atividades de alguma forma. por isso eles queriam ir embora. a professora ficava ao lado da quadra incentivando as alunas e apitava o jogo. pois estavam preocupados com o ENEM que seria realizado nesse fim de semana.Data: 21/10/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Aquecimento com brincadeira de piquecorrente e jogo de futebol. mas quando a Professora chegou apresentou uma proposta de jogo. mas ao mesmo tempo conversa com algumas alunas que não estavam jogando o que desviava sua atenção dos acontecimentos do jogo. Uma aluna se destacou no gol. defendendo praticamente todas as bolas. Acontecimentos interessantes: Durante a conversa a Professora perguntou aos alunos o que eles queriam conversar e um aluno se manifestou dizendo que queria discutir sobre sexo. 3 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 3° Ano Período: Manhã Aula: Educação Física Data: 21/10/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Não foi realizada nenhuma atividade pela Professora os alunos ficaram sentados apenas conversando. a Professora não insistiu com os alunos e ficou apenas conversando com eles.

Professora perguntou se seus pais não conversava sobre isso com ele e o aluno disse que não. Procedimentos do professor: O Professor selecionou três alunos para dividir o time. Acontecimentos interessantes: Os alunos são muito habilidosos e mostravam conhecer todas as regras do jogo. discutiram sobre as regras que seriam com o tempo de sete minutos de jogo trocava os times. mas mesmo assim a Professora não aceitou a sua sugestão e começou a falar sobre ENEM. 4 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 1° Ano Período: Manhã Aula: Educação Física Data: 28/10/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: O Professor apresentou um estudo dirigido para os alunos responderem para a próxima aula cujas repostas seriam apresentadas e discutidas em sala de aula e depois realizou um jogo de futebol. 11 . O Professor apitava o jogo e tinha que intervir quando os alunos se estranhavam dentro de quadra ou não concordava com a marcação da falta. 5 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 2° Ano Período: Manhã Aula: Educação Física Data: 28/10/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Apresentação de trabalhos teóricos. dois jogavam e um ficava de fora. ou quando um time marcava dois gols. Análise crítica da aula: A Professora ao fazer essa pergunta aos alunos deveria pensar que a resposta poderia ser essa e deveria estar preparada para essa discussão. quando um time estava de fora ficavam hipnotizados com o jogo que estavam assistindo comentando todos os lances e tirando sarro de seus colegas que erravam. Análise crítica da aula: O Professor deveria usar uma estratégia para que essa análises feitas espontaneamente pelos alunos sobre o jogo se transformassem em discussão no final da aula.

Análise crítica da aula: Foi uma aula extremamente interessante em que ficou claro o interesse dos adolescentes sobre a atividade física. Procedimentos do professor: O Professor nos explicou o motivo da não realização da aula naquele dia. mas não ouve tempo do Professor questionar os alunos e nem deles discutirem sobre sua aprendizagem durante a realização do trabalho teórico. Acontecimentos interessantes: Análise crítica da aula: 7 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 3° Ano Período: Manhã 12 . o Professor poderia na próxima aula realizar um debate com esses alunos sobre a apresentação dos trabalhos. pois estavam cansados por terem feitos o ENEM e por isso foram dispensados. pois muitas perguntas ficaram sem respostas devido ao pouco tempo de aula. o segundo grupo apresentou “práticas de atividades física anaeróbicas e seus benefícios”. o terceiro grupo apresentou “os benefícios de atividades físicas aeróbicas”. Depois da apresentação dos grupos muitas dúvidas surgiram o Professor respondeu todas as perguntas. Acontecimentos interessantes: O primeiro grupo apresentou sobre “Alimentação saudável e prática de exercício físico” e discutiu sobre a obesidade. 6 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 3° Ano Período: Manhã Aula: Educação Física Data: 28/10/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Os alunos do terceiro ano não tiveram aula de Educação Física.Procedimentos do professor: O professor estipulou o tempo de apresentação de cada grupo e ficou assistindo os trabalhos e no final respondeu as dúvidas de seus alunos sobre cada trabalho apresentado.

Na última troca as alunas não queriam mais jogar estavam muito cansadas. orientando as alunas sobre como proceder corretamente durante uma situação dessas. 13 . Análise crítica da aula: Essa situação mostrou que as alunas são extremamente dependentes da autoridade dos Professores e não conseguem se organizarem sozinhas. por isso na última troca as alunas não conseguiam mais jogar. deixando claro a necessidade de trabalhar a autonomia nas aulas de Educação Física. ele dividiu o time e organizou o jogo. No meio do jogo as alunas pararam para cantar parabéns para uma colega que fazia aniversário. a Professora deveria utilizar esse tempo para discussão final destacando pontos da aula para discussão como a lesão que ocorreu.Aula: Educação Física Data: 30/10/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Jogo de Handebol Procedimentos do professor: Uma aluna ficou encarregada de dividir os times para iniciar o jogo. Acontecimentos interessantes: Durante o jogo uma aluna machucou o tornozelo e a professora interviu pedindo para ela tirar o tênis. Análise crítica da aula: Foi uma aula bem desgastante devido ao calor. A professora apitava o jogo e organizava o rodízio de alunas no gol. Acontecimentos interessantes: A aluna encarregada de dividir a turma e realizar o jogo não conseguiu controlar a turma e foi preciso que o Professor fosse intervir. dois jogavam e um time ficava de fora. mesmo assim algumas alunas não jogaram. porque a Professora tinha que terminar de confeccionar os convites da formatura dessa turma. 8 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 2° Ano Período: Manhã Aula: Educação Física Data: 30/10/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Jogo de Handebol Procedimentos do professor: A Professora reuniu todas as meninas no centro da quadra e escolheu duas para dividir o time com sete alunas em cada time.

14 . com poucos alunos o jogo estava desanimado. eles marcavam os gols e as faltas e o mais interessante foi que quando surgia um conflito eles mesmo interviam controlando a situação. Análise crítica da aula: Esses alunos se mostraram autônomos pois. Acontecimentos interessantes: Os alunos se organizavam. 10 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 3° Ano Período: Manhã Aula: Educação Física Data: 30/10/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Jogo de Futsal Procedimentos do professor: Como a turma era reduzida. Os alunos mostraram conhecimento sobre os grandes atletas do futsal durante o jogo. mas mesmo assim ficaram até o final da aula jogando. deixou os alunos na quadra jogando sozinhos pois haviam poucos alunos seis no total. somente 6 alunos o professor adaptou o jogo. Acontecimentos interessantes: Por a turma estar reduzida a aula não era muito motivante. mas mesmo assim fizeram até o final. ficavam dois na linha e um no gol.9 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 1° Ano Período: Manhã Aula: Educação Física Data: 30/10/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Jogo de Futebol adaptado Procedimentos do professor: O professor não pode realizar a aula. conseguiram resolver conflitos que surgiram durante a aula sem a intervenção dos professores.

Ao final da apresentação dos grupos o Professor respondeu os questionamentos dos alunos. Ao final o professor deixou que fossem para a quadra jogar futsal. Acontecimentos interessantes: Os alunos eram habilidosos e compreendiam o funcionamento do jogo. 11 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 2° Ano Período: Manhã Aula: Educação Física Data: 30/10/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Jogo de Futsal Procedimentos do professor: O professor recolheu os trabalhos que ele havia pedido. Ele nos situar quanto a isso foi muito importante . atividade aeróbicas. ou assistiam a aula. Procedimentos do professor: Houve a sinalização do limite de tempo de apresentação de cada grupo e o professor assistiu os trabalhos e no final respondeu os questionamentos do alunos. Muito traziam calçados adequados para prática do futsal. e também fez perguntas com relação ao tema para a turma. Depois dividiu as equipes e foram jogar. e comentou que as aulas possuem nota. Havia também alguns alunos com problemas de saúde que os impediam de participar de esportes de alto contato e então eles faziam outras atividades. Além disso ele comentou também que a participação nas aulas tem influência direta com ENEM. estagiárias. 15 . pois era perceptível a diferença entre as aulas do 3 º ano e as demais turmas. Acontecimentos interessantes: Os temas apresentados foram Alimentação na atividades aeróbias e anaeróbicas.Análise crítica da aula: O professor explicou todas as atividades para nós. como tenis de mesa. e exercícios anaeróbicos. 12 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 1° Ano Período: Manhã Aula: Educação Física Data: 30/10/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Apresentação de trabalho e futsal.

tanto que houve grande participação dos alunos. com sensibilidade podemos chegar ao meio termo e realizar a vontade de todos. pois muitas vezes queremos impor nossas vontades e desconsideramos a vontade dos alunos. então o Professor propôs jogar 20 minutos de handebol e 30 minutos de futebol. 14 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 2° Ano Período: Manhã Aula: Educação Física Data: 04/11/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Aula de Futsal 16 . Análise crítica da aula: Foi interessante a negociação que o Professor realizou em sua aula. 13 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 1° Ano Período: Manha Aula: Educação Física Data: 04/11/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: 20 minutos de handebol e 30 minutos de futebol. por ser muito forte chutava a bola e os goleiro ficavam com medo de se machucarem e saiam do gol deixando de defender o seu time. como em um jogo. os alunos aceitaram a sua proposta e todos os alunos jogaram. Acontecimentos interessantes: Um aluno. Durante o jogo o Professor o apitou e usou sinais para marcar falta. lateral etc. Procedimentos do professor: Os alunos chegaram na aula agitados e queriam jogar futebol.Análise crítica da aula: Foi uma aula interessante e assim como aconteceu outras vezes mostrou que há um interesse dos adolescentes sobre a atividade física.

pulseiras e jogaram com cabelos soltos. com isso o Professor tinha que intervir. 15 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 2° Ano Período: Manhã Aula: Educação Física Data: 04/11/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Aula de Futsal Procedimentos do professor: Professora organizou as meninas em um circulo para que fizessem o alongamento. por isso ele teve que intervir e dividir os times novamente para que fosse possível a realização do jogo de maneira mais equilibrada. Acontecimentos interessantes: Um aluno saia o tempo todo do jogo. A professora orientava durante o jogo. Acontecimentos interessantes: As alunas não retiram brincos. Depois dividiu três equipes para jogarem futsal. o que muitas vezes atrapalhava durante o jogo. Conversou sobre a atividade da próxima semana e deu uma brincadeira de pique para aquecimento. e assim os alunos passam a respeita-lo como autoridade e não como autoritário. quando esse goleiro precisou sair o Professor defendeu o gol e os alunos pareceram gostar dessa sua atitude. mas quando percebiam se sentiam prejudicado por ter um jogador a menos na quadra e reclamava. As alunas que estavam de fora ficavam mexendo no celular. 16 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 3° Ano Período: Manhã Aula: Educação Física 17 . e isso quase passava despercebido pela turma. Durante o jogo o Professor apitava e ao mesmo tempo orientava o goleiro em suas defesas. mas um deles ficou muito melhor que o outro. Análise crítica da aula: A interação dos professor com os alunos durante o jogo faz com que eles construam um sentimento de confiança e como consequência surge uma maior aproximação entre eles.Procedimentos do professor: O Professor dividiu os times.

18 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 3° Ano Período: Manhã Aula: Educação Física Data: 06/11/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Os alunos estavam em semana de prova por isso não tiveram aula de Educação Física. mesmo não sendo prova de Educação Física.Data: 04/11/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Nesse dia o terceiro ano não teve aula de Educação Física. Acontecimentos interessantes: As alunas pediram para jogar mais a primeira atividade. Análise crítica da aula: A professora trouxe um jogo diferente. E voltaram a jogar a atividade um. Acontecimentos interessantes: Análise crítica da aula: 17 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 2° Ano Período: Manhã Aula: Educação Física Data: 04/11/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Jogo e dodgeball Procedimentos do professor: Conversa inicial e alongamento. Um time formava uma fila na lateral da quadra e outro ficava espalhado. Divisão de equipes. dar a volta na quadra e retorna ao fim da fila sem que a equipe espalhada acertasse com a bola. Ela também aproveitou a participação e motivação das alunas para repetir uma das atividades. e as meninas gostaram dessa nova modalidade. O objetivo era sair da fila. 18 . Depois jogaram dogdeball. pois estavam em semana de prova. Procedimentos do professor: Na semana de prova os Professores de Educação Física vão para sala ajudar na aplicação das provas.

19 . com o tempo o Professor foi conversando com eles e mostrando os benefícios de se trabalhar em equipe e eles foram modificando suas atitudes e aprendendo a respeitar as diferenças. apitou o jogo e cronometrou o tempo de revezamento para que todos pudessem jogar.19 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 2° Ano Período: Manhã Aula: Educação Física Data: 06/11/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Aula de Futsal Procedimentos do professor: O Professor pediu para os alunos dividirem os times e apitou todo o jogo e organizou o rodízio dos alunos. Acontecimentos interessantes: Durante essa aula percebemos que os alunos não se preocupavam com a vitória. Análise crítica da aula: Esse relato do Professor mostrou que com paciência e insistência conseguimos alcançar resultados surpreendentes. eles não pediram para dividir novamente os times. pois essa se caracterizava como uma turma muito individualista e com grande dificuldades em desenvolver o trabalho em equipe. pois um ficou de fora e para que ele jogasse um aluno tinha que sair. 20 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 1° Ano Período: Manhã Aula: Educação Física Data: 06/11/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Aula de futsal Procedimentos do professor: O professor dividiu os três times. pois um time estava com uma grande vantagem sobre o outro mas mesmo assim. pareciam quererem apenas se divertirem. Conversando com o Professor ele relatou que teve grande dificuldade para trabalhar o esporte com turma.

desenvolveu a atividade que tinha planejado. 22 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 1° Ano Período: Manhã Aula: Educação Física Data: 12/11/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Handebol Procedimentos do professor: A professora passou o alongamento e depois deu o piquecorrente como aquecimento. dividiu as equipes.Acontecimentos interessantes: Dois alunos ficavam o tempo todo brincando de “lutinha” quando não estavam jogando. quando entravam pareciam querer perder logo pra sair. Análise crítica da aula: Nessa aula o que mais chamou atenção foi o pulso firme do Professor que mesmo com a grande resistência dos alunos. 20 . Acontecimentos interessantes: Nessa aula qualquer outra coisa chamava a atenção dos alunos. 21 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 1° Ano Período: Manhã Aula: Educação Física Data: 11/11/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Aula de vôlei Procedimentos do professor: O professor teve que convencer os alunos a jogarem vôlei. Após isso. pois eles não se interessavam pelo jogo. para que eles possam desenvolver suas capacidades críticas. pois se perdessem tinham que ficar de fora esperando para jogar de novo. a resistência dos alunos foi bem grande e um time inteiro não queria jogar. mas mesmo assim ele jogou um pouco contrariado mas jogou. nota-se que a competição desse alunos era bem maior do que da turma anterior eles não queriam perder. Análise crítica da aula: O Professor além de apitar o jogo deveria discutir mais assuntos sobre o esporte com seus alunos. Um aluno chegou a perguntar se era obrigado a jogar vôlei e ele disse que não.

mas que evite que as alunas fiquem esse tempo paradas. mas alguma meninas levavam isso mais que outras. as meninas reclamaram que estava muito cheio e tumultuado o jogo.Acontecimentos interessantes: Formaram três equipes. e por essa razão sentiram essa “desorganização”. Acontecimentos interessantes: Dessa vez os próprios alunos dividiram os times e se organizaram. Análise crítica da aula: Durante a aula de handebol. 24 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 3° Ano Período: Manhã Aula: Educação Física Data: 12/11/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: O terceiro ano foi liberado. 21 . e uma precisou ficar de fora esperando dar o tempo para entrarem. 23 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 2° Ano Período: Manhã Aula: Educação Física Data: 12/11/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Handebol e vôlei Procedimentos do professor: Essa ao foi mista. Realmente as equipes estavam com mais jogadores que o normal. quem quis jogar handebol ficou com o professor e que quis jogar vôlei ficou com a professora. esperando pra jogar. sem fazer nada. 25 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 3° Ano Período: Manhã Aula: Educação Física Data: 13/11/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Escorregador de sabão. chegando a não passarem a bola e brigarem com as outras ao errarem. Alguns alunos foram jogar tênis de mesa. Análise crítica da aula: Pensar em uma atividade que contemple o handebol. A competição está muito presente.

Acontecimentos interessantes: Nessa turma as meninas participaram mais e se divertiram bastante. Em seguida ocorreu um alongamento e depois passaram para o jogo. 22 . a Professora ficava jogando detergente e água com a mangueira para os alunos escorregarem.Procedimentos do professor: Nesse dia os alunos escorregaram em uma rampa em que a Professora colocou uma lona e no final dela foi colocado pneus para segurar os alunos para não se machucarem. diferente de todas que presenciamos durante todos os estágios. 26 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 2° Ano Período: Manhã Aula: Educação Física Data: 13/11/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Escorregador de sabão apenas para as meninas. Análise crítica da aula: Foi uma aula bem divertida. 27 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 1° Ano Período: Manha Aula: Educação Física Data: 18/11/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Queimada Procedimentos do professor: Houve uma conversa inicial para explicação das atividades. Procedimentos do professor: Os procedimentos da Professora foram os mesmos da aula descrita anteriormente. já as meninas eram mais receosas e nem todos os alunos participaram da aula. Análise crítica da aula: Aula divertida e importante para diferenciar as aulas de Educação Física. Acontecimentos interessantes: Os meninos escorregavam sem medo.

Acontecimentos interessantes: A professora variou a atividade no decorrer da aula. Os professores apenas ficavam observando e vigiando a turma. Acontecimentos interessantes: As aulas para o terceiro ano no final do ano letivo são mais voltadas para recreação devido aos vestibulares que estão prestando Análise crítica da aula: 30 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes 23 . o que fez com que algumas ficassem desmotivadas. Colocou três bolas no centro da quadra. e as alunas deveriam correr até elas e pegar para queimar a outra equipe. Análise crítica da aula: A participação do professor na atividade estimulou aos alunos a jogarem. Depois passou para queimada tradicional com duas bolas. Análise crítica da aula: As meninas que era queimadas saim da brincadeira. Até mesmo porque durante o jogo ele os motivava. Talvez uma maneira de reduzir isso seria pensar a queimada num formato em que ninguém fosse excluído do jogo. 29 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 3° Ano Período: Manha Aula: Educação Física Data: 18/11/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Atividade recreativa – escorregador de sabão Procedimentos do professor: Foi montado um escorregador com sabão próximo ao estacionamento da escola. Acontecimentos interessantes: Os alunos pediram que o professor completasse a equipe e ele atendeu ao pedido. 28 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 2° Ano Período: Manha Aula: Educação Física Data: 18/11/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Futsal Procedimentos do professor: O professor dividiu as equipes e acompanhou o jogo como árbitro.

pois foram liberados. Análise crítica da aula: A intervenção da professora para inseri-las na aula talvez pudesse ser maior. 33 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes 24 . divisão das equipes. Durante a aula algumas meninas não participaram e ficaram conversando e estudando para outra matéria. a atividades e conversa final. Atividade 2:Queimada com duas bolas Procedimentos do professor: Houve uma conversa inicial.Nível: 1° Ano Período: Manha Aula: Educação Física Data: 25/11/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Atividade 1: Acertar a bola de basquete até que ela saia do limite no campo do adversário. Acontecimentos interessantes: Os meninos da turma comentaram sobre o jogo de rugby. e não todas participaram. 31 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 2° Ano Período: Manha Aula: Educação Física Data: 25/11/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: As mesmas atividades da aula anterior. 32 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 3° Ano Período: Manhã Aula: Educação Física Data: 25/11/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Nesse dia o terceiro ano não teve aula de Educação Física. alongamento. Procedimentos do professor: Os procedimentos também foram similares. Acontecimentos interessantes: Houve envolvimento maior da turma nas duas atividades.

25 . em seguida divisão das equipes e partiram para o jogo. Análise crítica da aula: A professora adotou a contagem de gols para estimulá-las a jogar. porém era nítida a desmotivação ao trocar a modalidade esportiva.Nível: 2° Ano Período: Manha Aula: Educação Física Data: 27/11/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Handebol Procedimentos do professor: Conversa inicial. Acontecimentos interessantes: Os alunos participaram da atividade e o professor apitava os lances. A professora atendeu. atividade. houve uma conversa inicial. divisão das equipes. 34 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 2° Ano Período: Manha Aula: Educação Física Data: 27/11/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Handebol Procedimentos do professor: Conversa inicial. Acontecimentos interessantes: Os meninos participaram da aula com entusiasmo e tinham uma noção grande de como jogar. Acontecimentos interessantes: Durante a aula algumas meninas solicitaram que fosse dado futsal. 35 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 1° Ano Período: Manha Aula: Educação Física Data: 27/11/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Futsal Procedimentos do professor: Novamente. divisão das equipes. alongamento. E realmente funcionou. atividade e conversa final.

mas sem ser autoritário.Análise crítica da aula: A aproximação que o professor tem com eles. 38 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 3° Ano Período: Manha Aula: Educação Física Data: 18/02/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Não houve aula e os alunos foram liberados das aulas por motivo de provas finais e vestibular. 39 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 3° Ano Período: Manha Aula: Educação Física Data: 18/02/2013 tempo: 50 minutos 26 . leva a ter uma autoridade. 36 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 3° Ano Período: Manha Aula: Educação Física Data: 27/11/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Não houve aula e os alunos foram liberados das aulas por motivo de provas finais e vestibular. 37 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 3° Ano Período: Manha Aula: Educação Física Data: 18/02/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Não houve aula e os alunos foram liberados das aulas por motivo de provas finais e vestibular. Eles possuem uma relação de respeito grande.

41 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 3° Ano Período: Manha Aula: Educação Física Data: 18/02/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Não teve aula e os alunos foram liberados das aulas por motivo de provas finais e vestibular. 42 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 3° Ano Período: Manha Aula: Educação Física Data: 18/02/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Não teve aula e os alunos foram liberados das aulas por motivo de provas finais e vestibular. 43 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 3° Ano Período: Manha Aula: Educação Física Data: 18/02/2013 tempo: 50 minutos 27 . 40 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 3° Ano Período: Manha Aula: Educação Física Data: 18/02/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Não teve aula e os alunos foram liberados das aulas por motivo de provas finais e vestibular.Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Não houve aula e os alunos foram liberados das aulas por motivo de provas finais e vestibular.

45 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 1° Ano Período: Manha Aula: Educação Física Data: 18/02/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Futsal para os meninos. 44 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 1° Ano Período: Manha Aula: Educação Física Data: 18/02/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Queimada para as meninas. 28 . 47 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 2° Ano Período: Manha Aula: Educação Física Data: 18/02/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Futsal Livre para os meninos. 46 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 2° Ano Período: Manha Aula: Educação Física Data: 18/02/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Handebol livre para as meninas.Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Não teve aula e os alunos foram liberados das aulas por motivo de provas finais e vestibular.

48 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 3° Ano Período: Manha Aula: Educação Física Data: 18/02/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Aula de despedida da turma. 29 . 49 Aula Escola: Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nível: 3° Ano Período: Manha Aula: Educação Física Data: 18/02/2013 tempo: 50 minutos Descrição das atividades desenvolvidas em aula: Aula de despedida da turma. tendo em vista os conteúdos conceituais procedimentais e atitudinais que serão desenvolvidos na aula. para que os alunos possam vivenciar essa experiência e com a aula incentivar a elaboração de estratégias de jogo para resolver situações problemas. Objetivo específico: Descobrir o que o Rugby proporciona ao aluno. escorregador de sabão e guerra com balões d’àgua. com isso analisaremos como os alunos se relacionam com as novas regras e com as diferentes situações de jogo. escorregador de sabão e guerra com balões d’àgua. REGÊNCIA Disciplina: Educação Física Tema: Jogos de Rugby Turma: 2° ano (Meninas) Duração: 50 minutos Objetivo Geral: Apresentar e ensinar regras básicas de um jogo de Rugby.

estratégias de defesa e de ataque. observar. Conteúdo: Conhecendo o Rugby. decidir. reconhecer e comparar. Com base na observação do estágio notamos que os esportes estão muito presentes em suas aulas. por isso decidimos na nossa regência trazer um jogo diferente e que a maioria dos alunos ainda não tiveram muitos contatos. Conceituais: Construir conhecimentos e elaborar estratégias em conjunto com o seu time. drible. Metodologia: 1) Conversa inicial. Inicialmente nos apresentaremos para turma e explicaremos quais são os objetivos da aula. suas opiniões. respeitar as regras. arremesso. Perguntaremos se conhecem o Rugby ou se já vivenciaram.Procedimentais: Com relação aos procedimentos o aluno com essa aula poderá desenvolver agilidade. Recursos didáticos: Bola de handebol. entre outros. construir e apropriar-se das regras de funcionamento. entender a dinâmica de um jogo e aprender alguns fundamentos como passe. contextualizaremos suas regras para uma melhor apropriação do conteúdo da aula. Atitudinais: Os alunos deverão dominar as suas emoções. conhecer e modificar regras. se conhecem algumas regras e principalmente o que os esportes coletivos lhes proporcionam? 2) Retomada de conteúdo e apresentação do novo conteúdo. avaliar. as pessoas. o time adversário e também aceitar a derrota. 3) Aplicação Atividades: 30 .

os jogadores usam um cinto. Retomada das questões problemas. Caso ocorra alguma falta (ex. 4) Tomada de consciência. Os passes feitos para frente deverão ser realizados com os pés. se sentiram algumas dificuldades e como conseguiram supera-las .Jogo de Rugby As regras desse jogo serão as seguintes: o objetivo de cada equipe será levar a bola até a zona de gol (região da bandeira).: passe feito pra frente com as mãos ou uma criança empurrar a outra) a equipe que sofreu a penalidade irá cobrar um chute de 10 m em direção à tabela de basquete. Na aula de Rugby vamos adaptar essas regras ao jogo anterior. Para isso as alunas poderão realizar passes entre si até atingir a área de pontuação. mas em vez de derrubar o jogador com a bola ao chão. Perguntaremos como foi a experiência e se conseguiram aprender algo de novo. 2. 31 . já que os equipamentos acabam sendo caros. Não serão permitidos agarrões ou trombadas. O Flag foi desenvolvido para minimizar lesões que o Football (Tackle) poderia trazer. Após a marcação de um ponto a reposição de bola será feita pela equipe que sofreu o ponto em sua própria área de gol. As regras básicas do Flag são similares as do jogo profissional. Se o aluno que estiver com a bola for tocada pelo adversário sua equipe perderá a posse da mesma. o defensor deve retirar uma fita (Flag) para parar um down. onde as duas flags estão presas por um velcro. Na maioria das jogadas. Se a bola atingir a tabela de basquete a equipe marca um ponto. e identificando junto com os alunos suas dificuldades e descobrir o que eles aprenderam com a nossa aula. bem como baratear a prática do esporte. quanto o olhar do aluno sobre as aulas. A avaliação abrangerá tanto o professor. Os passes feitos para os lados e para trás poderão ser feitos com as mãos.Flag football É uma versão do futebol americano. Avaliação: Avaliação será feita durante toda a aula e ao final através de conversa com os alunos.1.

32 .