You are on page 1of 9

GMP

Capítulo 4
Sistema de ignição e elétrico do motor
1-) Os sistemas de ignição dos motores alternativos podem ser divididos em quantas classes ?
R:
2 – por magneto ou bateria
2-) O distribuidor possui quantas partes, quais ?
R:
2 – rotativa e estacionária ( bloco )
3-) O sistema pelo magneto utilizado nos aviões podem ser classificados como ?
R:
de baixa ou alta tensão
4-) Quando a posição do imã está perfeitamente casada com os pólos da ferradura ocorre o fluxo
máximo ( magnético ) , esta posição é chamada de :
R:
capacidade plena
5-) Qual é o tipo de platinado usado em motores de baixa potência ?
R:
tipo articulado
6-) A tensão produzida pelo magneto alta ou baixa, depende da velocidade em que o imã gira , a que
velocidade o imã gira na partida do motor ?
R:
aproximadamente 80 rpm
7-) Quais são os componentes que constitui o conjunto do dínamo ?
R:
2 bobinas enroladas em volta de um ferro doce, um jogo de contatos
( platinados ) e um condensador ( capacitor )
8-) O sistema de ignição pode ser classificado como :
R:
simples ou de ignição dupla
9-) O circuito elétrico primário consiste de :
R:
um platinado, um condensador e uma bobina
10-) Quais são os tipos de platinados utilizado no sistema de ignição?
R:
articulados e desarticulados
11-) O sistema por magneto de alta tensão pode ser dividido em quantos circuitos, quais :
R:
3 – circuito magnético, circuito elétrico primário e circuito elétrico
secundário
12-) Qual o componente que absorve a alta tensão , alto induzida, interrompida pela abertura dos
contatos durante o colapso do campo magnético ?
R:
capacitor ( condensador )

o interruptor de ignição pode ser mantido desligado até que o motor de partida tenha girado a hélice até quantas voltas ? . em relação a qual componente do motor ? R: ao eixo de manivela 22-) Quais são os 3 componentes principais da vela de ignição ? R: eletrodo . núcleo da bobina e sapatas 14-) No sistema duplo magneto quem fornece a centelha para as velas traseiras dos cilindros? R: o magneto esquerdo 15-) A bobina secundária é feita de um enrolamento contento aproximadamente quantas voltas de fio isolado .000 voltas de fio e 20. isolante e cobertura externa 23-) Quem evita o vazamento de pressão de gás de escapamento através da vela ? R: vedador da rosca 24-) Quem tem a função de proteger o eletrodo da vela de ignição ? R: o isolador 25-) Quais os componentes do vibrador de indução ou partida ? R: consiste em um vibrador elétrico.13-) Quais são os componentes que compõe o circuito magnético ? R: imã permanente rotativo. e qual é a voltagem produzida ? R: 13. um condensador ( capacitor ) e um relé 26-) Quando se da partida no motor equipado com vibrador indutivo.000 volts 16-) Qual é o sistema de ignição por magneto mais utilizado na aviação R: sistema de magneto de alta tensão 17-) Conduzir um curto impulso de corrente de alta tensão através de um espaço dentro da câmara de combustão é função de qual componente ? R: vela de ignição 18-) Qual é o principal fator para estabelecer a faixa de calor da vela ? R: o comprimento do nariz central 19-) O conjunto dos platinados estando ou não corretamente sincronizados não devem ser abertos em que condição ? R: na folga “E” 20-) Quais são os componentes do disco sincronizador ? R: um disco e um ponteiro mecânico 21-) O disco sincronizador é marcado em graus.

e respectivamente quantos graus movimenta ao girar a catraca para a direção horária e anti.R: pelo menos 1 volta 27-) Como é que se dá o alcance das velas R: pelo numero de rosca inserida na cabeça do cilindro 28-) O alcance incorreto da vela poderá causar o que ? R: gripamento da vela e combustão incorreta 29-) No dispositivo de regulagem com catraca.65º 31-) Quando substitui um magneto em motores de aeronaves 2 fatores são consideráveis .horário ? R: 0. quais ? R: sincronismo interno do magneto.se que o sistema está em que condições ? R: fora do tempo 37-) Como se dá a formação de grafite nas velas de ignição ? R: com excesso de lubrificante na rosca das velas 38-) O chumbo é adicionado ao combustível com que finalidade ? R: para melhorar suas qualidades anti. 15º sentido horário e 15. a catraca possui quantos dentes em cada lado. no sentido de anti.horária ? R: 23 de um lado e 24 do outro. um estado teremos um ganho de quantos graus. posição do eixo de manivela em relação a centelha 32-) Ao utilizar a luz de sincronia se os contatos do interruptor estiver fechado o que ocorrerá com a luz de indicação ? R: não acende 33-) Quais são os componentes do dispositivo de indicação de posição do pistão ? R: carcaça do corpo e face 34-) Descreva a condição de atraso : R: quando a ignição ocorre em um tempo após a posição do eixo de manivela ser atingido 35-) Qual é a variação que ocorre quando o pistão está em ponto alto com relação ao eixo de manivela? R: 1º a 5º 36-) O tempo de ignição requer um ajuste preciso para que 4 condições sejam seguidos no mesmo instante.detonantes .65º sentido antihorário 30-) Ao girar a catraca alternando os movimentos do acoplamento acionador . se uma dessas condições estiver fora de sincronismo diz.

( mistura pobre ) 47-) O fabricante de vela para tentar diminuir o problema de folga causado por erosão tem utilizado o que ? R: um resistor selado hermétricamente 48-) A luz indicadora é utilizada para que fim ? R: para indicação do PMA ( ponto morto alto ) 49-) Na situação de rpm de 200 a 300 rpm. qual o produto que é adicionado ao combustível ? R: dibromito de etileno 46-) Que situação de vôo é mais propício a formação de chumbo ( carbonização ) nas velas de ignição? R: velocidade cruzeiro. e para evitar que ocorra o que ? R: both.39-) Ao realizar o teste do sistema de bobina de alta tensão os seguintes componentes deverão estar em que posição : a-) controle manual da mistura : b-) válvula de corte : c-) bomba de combustível : d-) interruptor da bateria : corte de lente ( Iddle Shutoff ) off off on ( ligado ) 40-) A carbonização das velas de ignição é devido a que ? R: é proveniente de combustível que contém chumbo 41-) Se ambas as luzes do sincronizador acenderem simultaneamente significa que os distribuidores estão : R: sincronizados 42-) Quais são os testes realizados no sistema de ignição durante a verificação de operação do motor ? R: por aquecimento. para evitar explosão ou retorno de chama 50-) Qual o tipo de calibre utilizado para checar a folga no eletrodo ? . a chave seletora deverá ser retornada para qual posição. pressão barométrica e antes do corte do motor 43-) A verificação da chave seletora de ignição é normalmente realizado a que rotação do motor ? R: 700 rpm 44-) A ignição do motor é perdida completamente após uma queda da rpm de quantos ? R: 200 a 300 rpm 45-) Para minimizar a formação de chumbo na vela de ignição .

elevações e superfície queimadas ? R: devem ser retificados ou trocados 61-) Circuitos abertos podem ser resultado de que ? R: fios partidos e conexões quebradas 62-) Qual o tipo de cabo em uso atualmente em motores de aviação ? R: 7 milímetros 63-) Para aumentar a resistência ao calor do óleo e a erosão .R: tipo redondo 51-) Antes da instalação da vela as duas ou três roscas do final do eletrodo deverá ser coberta com que tipo de produto ? R: um composto a base de grafite 52-) Os analisadores de motores são classificados em quantos tipos. e 3º a 4º 59-) Qual é a necessidade do uso de um filtro no sistema analisador. fica localizado na parede de fogo do motor 60-) Qual é a ação a ser tomada quando os contatos tiverem marcas profundas. que opera a que velocidade com relação ao eixo de manivela . qual o período que se deve aguardar para certificar a correta lubrificação : R: pelo menos 15 minutos 56-) A tensão aplicada no cabo ao fazer o teste é indicada ao voltímetro calibrado para leitura de qual valor ? R: 0 a 15.sistema de ignição e vibração 53-) A fuga de corrente entre o cabo de ignição e tubo de distribuição é medida em quantas escalas. permanentes – 45.000 volts 57-) Quais são os tipos de analisadores usados em aeronaves e seus respectivos pesos ? R: portáteis -22 lbs.5 lbs 58-) Os analisadores operam com um conjunto de retardo. e é temporizado a quantos graus antes da explosão do cilindro nº 1 ? R: metade da velocidade do eixo. que tipo de material é empregado no cabo? . e onde está localizado ? R: o analisador não é blindado. quais ? R: 2. quais? E qual a sua graduação ? R: micro amperímetro e mili amper 54-) como é feito o teste de lubrificação do came ? R: através da pressão da unha do dedo no feutro 55-) Após a lubrificação do feutro do encosto do came .

cerâmica e alguns tipos de plásticos 66-) Por que esse tipo de isolante tem essa capacidade ? R: por que não são hidrocarbonos 67-) Quem é considerado o elo vital entre o magneto e as velas de ignição ? R: cabo de ignição 68-) Os cabos de alta tensão são confeccionados em três diâmetros : R: 5 mn – 7 mn e 9 mn 69-) O teste elétrico das cablagens de ignição tem por finalidade o que ? R: checar a condição do isolamento em torno de cada cabo de cablagem 70-) Qual é a característica da superfície de um contato normal ? R: cor cinza opaca 71-) A inspeção que visa checagem . dois transformadores de alta tensão . que fonte é esta ? R: bateria de bordo 75-) A tensão de entrada que é fornecida a unidade excitadora é de qual valor ? R: 24 volts cc 76-) Quais são os componentes que compõe o sistema de ignição eletrônica ? R: consiste em uma unidade dinamotora . é uma fase de inspeção do magneto. um excitador . dois cabos de ignição e duas velas .R: camada de neoprene 64-) O que é um vazamento de alta voltagem no sistema de ignição ? R: fuga do condutor através do isolante para a massa do distribuidor blindado 65-) Quais os tipos de isolantes utilizados para evitar a trilha de carbono e restabelecer a condição de isolante ? R: porcelana. tipo ? R: inspeção dielétrica 72-) O sistema de ignição dos motores a reação é um sistema duplo. projetado para operar com quantas velas ? R: 2 velas a 180º uma da outra 73-) A maioria dos motores turbo -jato são equipados para operar com que tipo de sistema de ignição ? R: tipo capacitivo 74-) O sistema tipo capacitivo é operado a partir de uma fonte de CC e baixa tenção . visual quanto a rachadura e limpeza.

queda de voltagem do condutor de corrente 85-) Quais os tipos de condutores mais comuns ? R: cobre. com a pressão normal ? R: 1\2 polegada .77-) Qual o componente que tem por finalidade elevar a “CC” da fonte para o excitador ? R: dinamotor 78-) Onde fica localizado os capacitores ? R: na unidade excitadora 79-) É responsabilidade pela produção de centelha para cada vela de ignição. alumínio 86-) O método perfeito de codificar o fio é estampar em que parte da fiação ? R: diretamente sobre o fio ou sobre a lona 87-) O que significa o cabo par torcido ? R: 2 ou mais condutores isolados separadamente e torcido 88-) A resistência do isolamento pode ser medida com qual instrumento ? R: megohmetro 89-) As curvas no chicote ou nos grupos de fios não devem ser inferiores a quantas vezes o seu diâmetro ? R: 10 vezes o seu diâmetro 90-) A folga entre os suportes não devem normalmente exceder uma deflexão máxima de quantos. nylon. algodão. teflon e amianto mineral 82-) Qual é a porcentagem da queda de voltagem que não deve exceder ( recomendado ) nos cabos principais da fonte de geração de força ? R: 2% da voltagem 83-) Qual o material de melhor condução utilizado em circuitos ? R: prata 84-) Quais os fatores considerados na seleção da bitola de um fio ? R: perda de energia permitida. qual o componente ? R: excitador 80-) Quais as duas propriedades do material isolante ? R: resistência ao isolamento e força dielétrica 81-) Quais os tipos de isolantes mais comumente usado ? R: vinil.

qual é o tipo de nó que é dada na extremidade inicial ? R: nó de porco 95-) Qual é o tipo de material utilizado nas alças sem solda ? R: cobre ou alumínio 96-) As alças de alumínio são encontradas em 3 tipos . B. quais ? R: bandeirola.se uma amarração inteiriça. C e D 102-) Os conectores sujeitos a corrosão podem ser tratados com que tipo de material ? R: com uma gelatina a prova de água quimicamente inerte 103-) As ligações a massa são geralmente feitas em que tipo de superfície ? R: planas 104-) Qual é a finalidade dos conduítes ? R: para dar proteção mecânica nos fios e chicotes 105-) Os interruptores devem ter reduzidas a capacidade nominal de corrente para quais os tipos de circuitos ? .91-) Os fios não devem ser instalados a menos de quantas polegadas na parte baixa da fuselagem . devido ao contato com fluidos ? R: a menos de 4 polegadas da fuselagem 92-) Qual o tipo de material utilizado em cordões para fazer a amarração nos chicotes ou grupos de fios ? R: cordão de nylon ou algodão 93-) Para dar maior proteção ao chicote caso na separação ele fique . maior que meia polegada é utilizado que tipo de material ? R: uma luva de polietileno 94-) Quando inicia. 99-) Qual é a classe de conector resistente a vibração e umidade ? R: classe D 100-) Qual é a classe do conector a prova de fogo ? R: classe K 101-) As classes de conectores confeccionadas de alumínio são ? R: classes A. reto e ângulo reto 97-) Quem tem a finalidade de proporcionar proteção elétrica e mecânica para as conexões ? R: a luva 98-) O cilindro do terminal de alumínio contém um composto de pó de petrolato de zinco com finalidade de retirar a camada fina do óxido de alumínio através do processo de abrasão .

quais são as partes consideradas primárias ? R: fuselagem e asa . circuito indutivo e motores 106-) Qual é o tipo de interruptor geralmente mais preferido ? R: ação de mola 107-) Quem tem por finalidade fazer a proteção dos circuitos elétricos ? R: os interruptores e fusíveis 108-) Como são identificados os conectores. são marcados no anel de acoplamento ou no invólucro 109-) Qual é o tipo de circuito cuja a energia magnética é armazenada nas bobinas e solenóides. e aparece sob forma de arco quando o interruptor for aberto ? R: circuito indutivo 110-) Ao fazer uma ligação a massa ou terra.R: circuito de alta intensidade inicial. e onde fica estampada a identificação ? R: são identificados pelos números ou letras da classe NA . esta deverá ser feita na estrutura primária da aeronave.