You are on page 1of 10

Formato MARC

Machine Readable Cataloging
ou
Catalogação Legível por Computador

ou seja. CDU) ou os vocabulários controlados (LCSH.Padrão criado para promover o intercâmbio de registros bibliográficos. Thesauri). . adotar um formato de intercâmbio NÃO significa jogar fora instrumentos tradicionais como os códigos de catalogação (AACR2). Um formato não se sustenta sozinho. de classificação (CDD.

.Importância do MARC  Padronização.  Compatibilidade entre sistemas automatizados diferentes.  Permite o compartilhamento de recursos bibliográficos.  Evita a duplicação de trabalho.

loc.MARC21: subdivisões http://www.  Informação de classificação. .  Informação de autoridade.  Holdings (dados da coleção/localização).gov/marc/  Informação bibliográfica.

garante para à Biblioteca um padrão de catalogação. registro e intercâmbio compatível com os adotados por milhares das mais importantes bibliotecas do mundo .O formato MARC. nas suas versões BIBLIOGRÁFICO e de AUTORIDADES.

recebendo dados (importação) já catalogados para compor o seu acervo ou enviando os dados do seu catálogo (exportação) para outras bibliotecas. Manter o catálogo em meio legível por computador num formato padronizado. . quando for necessário. que tornará muito mias fácil a migração para um novo software.Permite que a biblioteca coopere com outras.

 Cada conjunto de informações é identificado por uma etiqueta numérica de três dígitos (Tag). imprenta. . etc. título. como autor.Estrutura  A descrição de um documento é feita através de CAMPOS.

semelhante ao AACR2.Organização Os campos do MARC são divididos em grandes Áreas.br/prof/fmodesto/disc/RDII/texto/Ca mposMARC21Tabela.usp.pdf .eca. http://www.

 Existem campos que utilizam somente 1 indicador e outros onde estes são indefinidos.Indicadores  Os indicadores demonstram como as informações constantes no campo devem ser processadas.  Os indicadores tem significados diferentes para cada campo. .  O formato prevê a existência de no máximo 2 indicadores para cada campo.

dependendo do tipo de informação que contém. .  Podem ser repetitivos.  São identificados por um caracter.Subcampos  Onde são registrados os conteúdos dos dados. que pode ser alfabético ou numérico.