You are on page 1of 22

Análisis de la forma: urbanismo y arquitetura

Geoffrey Baker
diferentes questões geram diferentes abordagens:
(diferentes “o que há?” geram diferentes “o que se vê?”

• Genius Loci (contexto) >

Natureza – Vicent Scully
Construído – Gracia

• Iconologia (símbolo) >

Caract. icônicas – Panofsky

• Identidade (cultura) >

Estilos – Koch
Tipologias – Rossi

• Significado do Uso (programa) >

Funcional – Piñón

• O movimento e a geometria
(plástica / configuração formal) >

Externa e Interna – Zevi
Análise Sintática – Hiller
Forma, ordem e espaço – Ching

• Estrutura e materiais (construção) >

Tectônica – Frampton

CONTEXTO
Fala do lugar (natural ou construído)
Questões:
Quais referências o texto faz sobre o lugar? Uma cidade? Um bairro?
Cita referências naturais? Um lago? Um rio? As montanhas?
Como se caracteriza este lugar onde se situa o objeto arquitetônico objeto de estudo?

qual a referência utilizada? A natureza? A indústria? A arte? O que diz o texto sobre o significado de sua aparência? .ICONOLOGIA Fala do significado da imagem Questões: Do ponto de vista da IMAGEM.

o momento em que ele surgiu? PÓS-GUERRA 1954 BRASÍLIA . Contexto histórico e cultural do lugar onde a obra se encontra. por exemplo) em que o objeto arquitetônico surgiu? O projeto arquitetônico fala de referências históricas e culturais para expressar o tempo. Questões: Quais os acontecimentos históricos e culturais relacionados ao tempo (ano.IDENTIDADE Fala do momento em que a obra aconteceu.

função.SIGNIFICADO DO USO Fala do espaço arquitetônico. usos. tipo. Questões: Qual o programa de necessidades existente? Qual sua área de construção? Quais os setores? Como os setores (e seus ambientes) estão organizados? Como se observa o fluxo? Como se dá a comunicação entre os ambientes? . organização espacial.

na pintura (linhas. etc. fenestração (cheios e vazios).). os elementos formais associados a estrutura portante. Traz o sentido da “PLÁSTICA” em arquitetura. interligação/ comunicação entre volumes. Questões: Quais os elementos que determinam a forma exterior do edifício? Quais os elementos que determinam a forma interior? Qual o tratamento dado a estes elementos? . PLÁSTICA: Os elementos que dão sentido a forma artística: por exemplo. cor.MOVIMENTO/ CONFIGURAÇÃO Fala da configuração formal arquitetônica (interior/ exterior) Volumetria. superfícies. tratamento das superfícies. tratamento da cobertura. E em arquitetura? (jogo de volumes. etc. técnicas. a forma final do objeto arquitetônico).

.

.

.

.

.

.

.

Questões: Como se caracteriza o processo construtivo utilizado na obra? Quais os materiais empregados? Como se dá a sustentação do edifício? Como a estrutura se apresenta? Está aparente? É parte da composição formal? Ou ela não está evidente? Não está aparente? . Trata da técnica construtiva. Explica a utilização dos materiais empregados. ou da tecnologia construtiva empregada (o processo de construção).CONSTRUÇÃO Fala dos aspectos construtivos presentes na obra. Fala da estrutura portante (sustentação do edifício).

Louis Kahn .

Louis Kahn .

com e www.hu .(4) John Hejduk ByeHouse (Wall House 2) 1968 .epitesforum. www.2001 Fonte: google/images.archivum.figure-ground.

archivum.hu .epitesforum.figure-ground. www.com e www.2001 Fonte: google/images.(4) John Hejduk ByeHouse (Wall House 2) 1968 .

archivum.com e www.(4) John Hejduk ByeHouse (Wall House 2) 1968 .2001 Fonte: google/images.hu .figure-ground. www.epitesforum.

epitesforum. www.archivum.com e www.hu .(4) John Hejduk ByeHouse (Wall House 2) 1968 .figure-ground.2001 Fonte: google/images.

2001 Fonte: google/images.(4) John Hejduk ByeHouse (Wall House 2) 1968 .epitesforum. www.archivum.com e www.figure-ground.hu .

figure-ground.(4) John Hejduk ByeHouse (Wall House 2) 1968 .epitesforum.archivum. www.2001 Fonte: google/images.hu .com e www.