You are on page 1of 11

Provas (Processo Penal) I - Gabarito - Testes - DireitoNet

1 de 11

DN

http://www.direitonet.com.br/testes/exibir/21/resultados

DireitoNet

Testes

Provas (Processo Penal) I

Você acertou

das questões
(20 de 20)
Parabéns!
Você foi muito bem neste teste. Responda também:
Interrogatório, confissão e oitiva do ofendido (Processo
Penal)
Provas ilícitas (Processo Penal)
Prova testemunhal (Processo Civil)
Responder novamente Ver mais testes

Confira abaixo o gabarito e as respostas comentadas:

1

A prova produzida no processo pode ser utilizada:

a) somente pelo juiz.
b) somente pela parte que produziu a prova.
c) somente pelas partes, tanto pela que produziu a prova, quanto pela parte adversária.
d) tanto pelo juiz quanto pelas partes. (Você acertou)

Você acertou
Parabéns! A resposta certa é a letra D. Segundo o princípio da comunhão dos meios de
prova, as partes e o juiz poderão utilizar as provas produzidas no processo.

2

Independem de prova:

14/10/2014 12:18

198 do CPP). No Brasil.Provas (Processo Penal) I . c) A confissão será divisível e irretratável. não se admite o silêncio do acusado como confissão (art. respectivamente: aqueles conhecidos por todos. d) as circunstâncias objetivas e subjetivas. (Você acertou) Você acertou Parabéns! A resposta certa é a letra D. Você acertou Parabéns! A resposta certa é a letra A. 4 Assinale a alternativa CORRETA. os fatos impossíveis e os fatos irrelevantes.DireitoNet 2 de 11 http://www. (Você acertou) b) somente os fatos notórios. Você acertou Parabéns! A resposta certa é a letra B. o juiz forma sua convicção pela livre apreciação das provas produzidas no processo (art. 3 O sistema de apreciação de provas adotado pelo Código de Processo Penal foi: a) o da certeza moral do juiz. Por esse sistema.com. 157 do CPP). d) o sistema religioso. c) somente os fatos irrelevantes. os fatos impossíveis e os fatos irrelevantes.br/testes/exibir/21/resultados a) os fatos notórios.Testes . (Você acertou) c) o da certeza moral do legislador. e aqueles que não se referem à solução da causa.Gabarito . O sistema de apreciação de provas adotado pelo Código de Processo Penal foi o sistema da livre convicção ou da verdade real ou do livre convencimento. que podem ser definidos. 14/10/2014 12:18 . os fatos que contêm uma presunção legal absoluta. aqueles que causam aversão a espírito de uma pessoa informada. aqueles que não comportam prova em sentido contrário.direitonet. os fatos que contêm uma presunção legal absoluta. b) o da livre convicção. b) A confissão será indivisível e retratável. d) O silêncio do acusado não importará confissão. a) O silêncio do acusado importará confissão. Independem de prova: os fatos notórios.

direitonet. o irmão e o pai. o cônjuge.com. Determina o art. 6 Em Processo Penal é INCORRETO afirmar que: a) os fatos incontroversos não podem ser objeto de prova.Prova real é a que exprime o conhecimento subjetivo e pessoal de alguém. a mãe. III . depoimentos etc. I . sendo suficiente para medidas preliminares. pois se deve obedecer ao princípio da investigação oficial e da verdade material. b) irmão do acusado. interrogatório. (Você acertou) c) Apenas a alternativa II está correta. o afim em linha reta. também é objeto de prova. Você acertou Parabéns! A resposta certa é a letra A.Testes . Poderão. aquele admitido pelas partes. (Você acertou) b) os fatos notórios independem de prova. ainda que desquitado. pois são aqueles admitidos pelas partes. 14/10/2014 12:18 .Prova não plena tem uma probabilidade de procedência da alegação. exceto: a) pai do acusado. II .br/testes/exibir/21/resultados Estão dispensados do dever de depor. 206 do CPP: "A testemunha não poderá eximir-se da obrigação de depor. d) padrinho do acusado. ou o filho adotivo do acusado (. c) filho adotivo do acusado.DireitoNet 3 de 11 5 http://www. d) o juiz poderá ordenar diligências para sanear eventuais dúvidas. Ao contrário do que ocorre em Processo Civil. o fato incontroverso.Provas (Processo Penal) I . o padrinho do acusado não está desobrigado de depor. (Você acertou) Você acertou Parabéns! A resposta certa é a letra D. o ônus da prova caberá a quem alegar o fato. 7 Analise as alternativas abaixo e escolha a resposta CORRETA.Gabarito .. recusar-se a fazê-lo o ascendente ou descendente. por exemplo. entretanto. Logo. a) Nenhuma alternativa está correta. b) Apenas a alternativa I está correta.)".. c) em regra.Prova indireta é aquela que por si demonstra o fato alegado.

c) de natureza acautelatória.direitonet. Pode ocorrer durante o inquérito policial.com. 10 Sobre acareação não é possível afirmar que: 14/10/2014 12:18 . Você acertou Parabéns! A resposta certa é a letra C.br/testes/exibir/21/resultados d) Apenas a alternativa III está correta. pois procura evitar o perecimento das coisas.DireitoNet 4 de 11 http://www. até mesmo. Por emanarem de funcionário público no exercício da função. pegadas etc) e as provas indiretas comprovam um fato por outro (álibi). b) são expedidos na forma prescrita em lei. 9 Os documentos públicos são meio de prova que: a) possuem presunção "juris tantum". 8 A busca é meio de prova: a) ilícita.Gabarito . pois as provas reais consistem em uma coisa ou bem exterior e distinto do indivíduo (armas. A busca é meio de prova admitido para prevenir o perecimento de coisas ou pessoas. pois é um constrangimento. d) Todas as respostas estão corretas. (Você acertou) Você acertou Parabéns! A resposta certa é a letra D. Você acertou Parabéns! A resposta certa é a letra B. c) precisam ser emanados de funcionário público no exercício da função. na instrução criminal e. os documentos públicos possuem em seu favor a presunção "juris tantum". Pode ser determinada de ofício ou requerida por qualquer parte.Provas (Processo Penal) I . durante a execução. b) que não pode ocorrer durante o inquérito policial.Testes . (Você acertou) d) que não pode ser determinado de ofício pelo juiz. As alternativas II e III estão incorretas. ou seja. são considerados verdadeiros até que se prove o contrário.

Você acertou Parabéns! A resposta certa é a letra C. como. No entanto. estupro e lesões corporais.Testes . se for caso de ação pública. por exemplo. (Você acertou) c) não poderá ser objeto de prova no exame de corpo de delito. (Você acertou) d) homicídio.com. pois a acareação visa convencer o juiz sobre a verdade de um fato em que as declarações dessas pessoas foram divergentes.DireitoNet 5 de 11 http://www. entre acusados. c) homicídio. é necessário que as pessoas acareadas já tenham prestado suas declarações. 14/10/2014 12:18 . falsificação e calúnia. 12 O ofendido de um delito: a) pode ser parte como querelado.direitonet. d) não poderá ser ouvido durante a instrução. lesões corporais e estupro. se for caso de ação privada. entre acusados e a pessoa ofendida e entre pessoas ofendidas. d) pode ocorrer entre testemunha e acusado. Nas infrações que deixam vestígios. (Você acertou) c) pode ocorrer entre acusados.Gabarito . 11 O exame de corpo de delito é obrigatório nos seguintes crimes: a) homicídio. homicídio. b) é necessário que as pessoas acareadas não tenham prestado suas declarações. lesões corporais e desacato. A acareação pode ocorrer tanto na instrução criminal como no inquérito policial. entre testemunhas.Provas (Processo Penal) I . é necessário que se faça exame de corpo de delito para que se comprove os vestígios materiais deixados por ele. b) homicídio. calúnia e estupro. entre acusados e testemunha. Você acertou Parabéns! A resposta certa é a letra B. b) pode participar do processo como assistente.br/testes/exibir/21/resultados a) pode ocorrer na instrução criminal e no inquérito policial.

c) As alternativas II e III estão corretas. se for caso de ação privada.Testes . circunstâncias e autoria do crime. cada uma. Qualquer parte poderá pedir para que se ouça o ofendido durante o curso do processo. Sobre o ofendido. pois não precisa dizer a verdade. III . cada uma.com. não poderá ser conduzido coercitivamente à autoridade. até dez testemunhas. b) As alternativas I e II estão corretas.direitonet. a) não tem o compromisso de dizer a verdade. quando intimado.Não poderá o juiz indeferir a oitiva de testemunha tempestivamente arrolada sem a desistência da parte interessada.DireitoNet 6 de 11 http://www. I . na instrução. b) se der declarações falsas. II . o ofendido está obrigado a comparecer em juízo. escolha a alternativa INCORRETA. (Você acertou) d) se deixar de comparecer em juízo. a acusação e a defesa podem arrolar. Você acertou Parabéns! A resposta certa é a letra C. até oito testemunhas. quando intimado.No plenário do Júri. Poderá ser objeto de prova no exame de corpo de delito. processá-lo por desobediência. c) se deixar de comparecer em juízo. a acusação e a defesa podem arrolar.No processo comum. (Você acertou) 14/10/2014 12:18 .br/testes/exibir/21/resultados Você acertou Parabéns! A resposta certa é a letra B. 14 Analise as alternativas e escolha a resposta CORRETA. d) As alternativas I e III estão corretas.Provas (Processo Penal) I . também. se for caso de ação pública.Gabarito . 13 Ao ofendido será perguntado sobre a infração. o ofendido poderá participar do processo como assistente. a) Todas as alternativas estão corretas. Apesar de não ter o compromisso de dizer a verdade. Caso a ação seja pública. pode vir a responder criminalmente. poderá responder pelo crime de desobediência. quando intimado. podendo a autoridade mandar que seja conduzido coercitivamente como. O ofendido de um delito pode ser parte como querelante.

239 do CPP).Provas (Processo Penal) I . autoriza a conclusão da existência de outra ou outras circunstâncias (art. tendo relação com o fato. a prática de crime contra o patrimônio de Yolanda. o fato é revelado sem a necessidade de qualquer processo construtivo. d) A prova indiciária não admite contra-indícios. A prova indiciária pode ser invalidada por contra-indícios. 422 do CPP). Você acertou Parabéns! A resposta certa é a letra B.Gabarito . a representação do fato a provar se faz através da construção lógica.br/testes/exibir/21/resultados Você acertou Parabéns! A resposta certa é a letra D. b) Indício é a circunstância conhecida e provada que. perante o juiz de Direito. Indícios isolados não são suficientes para fundamentar uma decisão condenatória. 16 Silvana confessa. Na prova indireta. 15 Assinale a alternativa CORRETA. Indícios possuem o mesmo valor probatório das provas diretas. Pode o Magistrado condenar Silvana apenas com base em sua confissão judicial? 14/10/2014 12:18 .direitonet. Na prova direta. até cinco testemunhas (art. (Você acertou) c) Indícios não possuem o mesmo valor probatório das provas diretas. No Tribunal do Júri. pois não há hierarquia entre as provas. sendo sempre suficiente para condenação. Indício é a circunstância conhecida e provada que. autoriza a conclusão da existência de outra ou outras circunstâncias.DireitoNet 7 de 11 http://www. cada uma. a) Na prova direta. tendo relação com o fato.com.Testes . a representação do fato a provar se faz através da construção lógica. o que é desmentido pelas testemunhas do fato. a acusação e a defesa podem arrolar.

Você acertou Parabéns! A resposta certa é a letra B. desde que Silvana confesse o crime espontaneamente. (Você acertou) c) Não. pois considerando-se que o depoimento das testemunhas tem maior valor probante que a confissão. O ônus da prova é da acusação. A confissão deve ser corroborada com o restante da prova. Você acertou Parabéns! A resposta certa é a letra B. d) Sim. não se reveste de valor pleno. 17 A recusa do acusado em se manifestar quando de seu interrogatório judicial pode ser recebida pelo juiz como prova capaz de gerar o reconhecimento do crime a ele imputado ou: a) o direito ao silêncio só é admitido na fase policial. não constitui prova absoluta. (Você acertou) c) o juiz deve consignar as perguntas a ele destinadas. tendo em vista que a confissão. pois. motivo pelo qual a confissão deverá ser apreciada segundo o critério da persuasão racional do juiz.Gabarito . tendo que ser corroborada por outros elementos de prova. no âmbito do Processo Penal.br/testes/exibir/21/resultados a) Sim. O direito de permanecer calado é assegurado pela Constituição e não pode acarretar qualquer agravo ao réu. fato que será utilizado contra ele. b) o direito ao silêncio é prerrogativa constitucional e jamais poderá ser utilizado contra o réu. possuindo valor pleno. no âmbito do Processo Penal.direitonet. aplicando-lhe a pena de confissão tácita. pois a confissão.Testes .com. b) Não. apesar de seu significativo valor. d) o réu pode se calar diante do juiz. 14/10/2014 12:18 .Provas (Processo Penal) I .DireitoNet 8 de 11 http://www. constitui a rainha das provas.

escolhidas. o exame será realizado por 2 (duas) pessoas idôneas. Na hipótese: a) desde que a testemunha assine embaixo do subscrito por ela. declarando solenemente em audiência que aquilo corresponde à verdade.Provas (Processo Penal) I . é aceitável tal depoimento. instituição esta que exerce a Corregedoria Permanente. dentre as que tiverem habilitação técnica relacionada com a natureza do exame". b) Não havendo peritos oficiais. traz seu depoimento por escrito e entrega ao juiz no momento de sua oitiva. Dispõe o art.DireitoNet 9 de 11 18 http://www.Testes . diante do compromisso de bem e fielmente desempenhar o encargo. do CPP: "Na falta de perito oficial. (Você acertou) c) Os peritos oficiais devem desempenhar seus cargos sob a supervisão do Ministério Público. d) A prova produzida por eles não pode ser contestada em hipótese alguma. 159. de preferência.br/testes/exibir/21/resultados Assinale a alternativa CORRETA. por ser tímido e envergonhado.Gabarito .com. portadoras de diploma de curso superior. 19 João. 14/10/2014 12:18 .direitonet. entre as que tiverem habilitação técnica relacionada à natureza do exame. testemunha de crime contra a dignidade sexual. Você acertou Parabéns! A resposta certa é a letra B. § 1°. portadoras de diploma de curso superior preferencialmente na área específica. o exame será realizado por duas pessoas idôneas. a) Os peritos devem ser sempre assistidos por profissionais técnicos escolhidos pelas partes (assistentes técnicos).

com. Não será vedada à testemunha. entretanto. não sendo permitido à testemunha trazê-lo por escrito. b) Só o maior de 18 anos pode servir de testemunha.direitonet. não sendo permitido à testemunha trazê-lo por escrito. (Você acertou) d) Só poderá ser aceito o testemunho do maior de 16 anos e menor de 18 anos.DireitoNet 10 de 11 http://www.Testes . (Você acertou) c) o juiz somente poderá aceitar tal depoimento se notar realmente ser impossível deduzi-lo verbalmente. d) levando-se em consideração o princípio da celeridade processual. c) O juramento de dizer a verdade não será realizado pelos menores de 14 anos e aos deficientes mentais. 208 do CPP: "Não se deferirá o 14/10/2014 12:18 .Gabarito . Determina o art. Estabelece o art. é possível tal procedimento sempre que o juiz autorizar. 20 Assinale a alternativa CORRETA. Parágrafo único. não sendo vedada a breve consulta a apontamentos. breve consulta a apontamentos".Provas (Processo Penal) I . Você acertou Parabéns! A resposta certa é a letra C. a) Menor de 18 anos deve estar acompanhado de seus genitores quando de sua oitiva no processo penal.br/testes/exibir/21/resultados b) o depoimento deverá ser prestado oralmente. 204 do CPP: "O depoimento será prestado oralmente. Você acertou Parabéns! A resposta certa é a letra B.

br/testes/exibir/21/resultados compromisso a que se alude o art. 206".DireitoNet 11 de 11 http://www.Gabarito . 23/jan/2007 Publicado no DireitoNet. nem às pessoas a que se refere o art. confissão e oitiva do ofe Penal) Provas ilícitas (Processo Penal) Prova testemunhal (Processo Civil) Responder novamente Histórico de atualizações deste conteúdo 25/nov/2010 Revisão geral.Testes . Responda ta Interrogatório. 14/10/2014 12:18 .com.direitonet. 203 aos doentes e deficientes mentais e aos menores de 14 (quatorze) anos. Você acertou das questões (20 de 20) Parabéns! Você foi muito bem neste teste.Provas (Processo Penal) I .