You are on page 1of 4

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus Francisco Beltrão
Diretoria de Graduação e Educação Profissional
Depto/setor COLIN

Curso: Licenciatura em Informática
Disciplina: Psicologia da Educação
Professora: Priscila Meier de Andrade Tribeck (pmtribeck@utfpr.edu.br)
Nome: MARCELO CEZAR GRANDO

Sobre o desenvolvimento humano, responda:
1. Qual a relação entre o materialismo histórico dialético e a teoria de Vygotsky. De que
maneira ela influencia sua teoria do desenvolvimento humano?
Resposta: Psicologia e a Educação consiste na forma original com que
compreendeu a relação desenvolvimento/aprendizagem e a criação do conceito de
Zona de Desenvolvimento Proximal. Sua matriz epistemológica básica, o
materialismo histórico e dialético, considera que, ao produzir o meio em que vive, o
homem se produz; ou seja, o homem é determinado historicamente mas é,
simultaneamente, determinante da história. Neste sentido, Vygotsky considera que
o desenvolvimento e a aprendizagem interrrelacionam desde o nascimento da
criança, isto é, a constituição do sujeito é um movimento dialético entre
aprendizagem e desenvolvimento.

2. Explique cada um dos aspectos:
Aspecto físico - Está relacionado ao crescimento orgânico, maturação,
neurofisiológica, capacidade de manipulação de objetos e de se exercitar, dando como
exemplo a criança leva a chupeta à boca.
Intelectual - Onde a criança começa a ter pensamento, raciocínio desenvolvendo
habilidades de pegar uma vassoura e buscar o brinquedo embaixo do sofá.
Afetivo-emocional – Maneira de cada indivíduo integrar as suas experiências

de sentir onde a sexualidade faz parte de sua vida. Exemplo: a vergonha que
sentimos em algumas situações.
Social – Maneira como se reage diante das situações que envolvem outras

pessoas. Exemplo criança na escola ou parte algumas procuram logo interagir com
outras crianças enquanto muitas ficam isoladas.

sociais. Vygotsky incluem alguns conceitos que se tornaram incontornáveis na área do desenvolvimento da aprendizagem. e egocentrismo intelectual e social. • 4º período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante) – Passagem do pensamento concreto para o formal. Vygotsky Resposta: para Vygotsky os signos. embora não consiga realizar sozinha. tudo o que a criança pode adquirir em termos intelectuais quando lhe é dado o suporte educacional devido. Portanto. capaz de lidar com conceitos de liberdade. porém o início e o término de cada uma delas dependem das características biológicas do indivíduo e de fatores educacionais. afetivo e social. criança mais velha ou com maior facilidade de aprendizado. Vygotsky denominava os signos de instrumentos simbólicos. que para ele configurava-se um sistema simbólico fundamental em todos os grupos humanos e elaborado no curso da evolução da espécie e história social. por sua vez. Cada um destes períodos é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias. Os quais estão citados como • 1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos) – Período de conquistas onde a criança tem através de movimentos a percepção do universo. têm um papel similar ao dos instrumentos: tanto os instrumentos de trabalho quanto os signos são construções da mente humana. ira acarretar modificações no seu intelectual.). Caracterize a teoria de Lev V. etc. o que. a linguagem simbólica desenvolvida pela espécie humana. • 2° período: Pré-operatório (2 a 7 anos) – O que e de mais importante aparece a linguagem. abstrato. interfere no desenvolvimento global. a divisão nessas faixas etárias é uma referência. nessa sequência. Por esta similaridade. portanto. e não uma norma rígida. Um dos conceitos mais importantes é o de Zona de desenvolvimento proximal. e superado neste período. que estabelecem uma relação de mediação entre o homem e a realidade. o adolescente realiza as operações nos plano das ideias. 4. justiça. Todos os indivíduos passam por todas essas fases ou períodos. é capaz de aprender e fazer com a ajuda de uma pessoa mais experiente (adulto.Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Francisco Beltrão Diretoria de Graduação e Educação Profissional Depto/setor COLIN 3. Este conceito será. etc. que se relaciona com a diferença entre o que a criança consegue realizar sozinha e aquilo que. sendo hoje vulgarmente designado por etapa de desenvolvimento. • 3º período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos) – Seu desenvolvimento mental caracterizado pelo período anterior. posteriormente desenvolvido por Jerome Bruner. . Caracterize a teoria de Jean Piaget Resposta: Piaget divide os períodos acordo com o aparecimento de qualidades do pensamento. com especial atenção à linguagem. A Zona de Desenvolvimento Proximal é.

6. da ação (atividade) para o desenvolvimento do indivíduo? Resposta: O desenvolvimento do indivíduo no contexto atual. caracterizando uma abordagem materialista de psique que entende o cérebro como base material da consciência.é determinado pelas habilidades que o indivíduo já construiu. bem como ao seu desenvolvimento através da ação. Apresente e explique as zonas de desenvolvimento descritas por Vygotsky. dos instrumentos. São as relações sociais que dão ao individuo instrumentos para ativar os processos internos que favorecem o desenvolvimento e constituem a psicologia da criança desde o começo. 8. linguagem. 7. depende de conhecimento. instrumentos. As relações sociais são secundarias a natureza biológica. e se manifesta pela linguagem. gerou também habilidades que . Qual a importância da linguagem. uma atividade humana. e pouco enfatizado por Piaget. Piaget ao contrario defende que e o desenvolvimento progressivo da estruturas intelectuais que nos torna capazes de aprender. Resposta: Potencial . incentiva a conquista antes da maturação. porém encontram-se em processo. ligados a interação. formulada em palavras chaves. Vygotsky a aprendizagem acontece antes do desenvolvimento mental. e a diferença central entre 2 teóricos: aprendizagem e desenvolvimento mental. Isto significa que a dialética da aprendizagem que gerou o desenvolvimento real. habilidade de avaliação e compreensão dos valores.Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Francisco Beltrão Diretoria de Graduação e Educação Profissional Depto/setor COLIN 5. os sinais como conexões extra-cerebrais de origem cultural. o funcionamento cerebral através de sistemas funcionais em oposição a visão. Ela e construída pelo fato de que quando uma pessoa fala algo sem conexão. O que é consciência? Defina a partir dos conceitos de "qualidade histórica da consciência" e "experiência subjetiva" Resposta: A constituição da consciência vem a partir da internalização da experiência social. Qual é a grande diferença entre as teorias Sócio-histórica (Vygotsky) e Psicogenética (Piaget)? Resposta: O Fator cultural básico para Vygotsky. a apropriação do conhecimento ocorrem de forma acelerada e eficiente em consequência dos grandes avanços nos setores científico e tecnológico e ação do indivíduo.

Real . aumenta dialeticamente com os movimentos do processo de aprendizagem. O nível de desenvolvimento real é dinâmico. . pode ser inferido com base no que o indivíduo consegue resolver com ajuda. 9. já que não foi ainda atingido. de forma a torná-lo capaz de resolver situações utilizando seu conhecimento de forma autônoma. Dentre os conceitos estudados. Proximal .trata-se precisamente do campo intermediário do processo.O desenvolvimento real é aquele que já foi consolidado pelo indivíduo.Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Francisco Beltrão Diretoria de Graduação e Educação Profissional Depto/setor COLIN se encontram em um nível menos elaborado que o já consolidado. Desta forma. Sendo o desenvolvimento potencial uma incógnita. o desenvolvimento potencial é aquele que o sujeito poderá construir. fazendo com cada vez mais você consiga organizar suas ideias de forma que você consiga cada vez mais sistetizar suas ideias e propriamente a fala. 10. Onde ela desconstrói e constrói a fala. o que mais lhe chamou atenção? Por que? Resposta: O que mais me deixa extremamente descritos e a consciência pois ela diz tudo e emprega a relação que o individuo deve ter ao construir a fala desde seu início e que ela sempre esta em aperfeiçoamento na forma de organizar-se nos momentos de explicação. Qual o papel da fala enquanto organizador do pensamento consciente? Resposta: Se de forma em que o indivíduo consiga construir o seu aparato de necessidades.