You are on page 1of 5

Para darmos início a uma configuração básica do SonicWALL, faremos a liberação de

navegação na sua WAN aos seus clientes, e demonstrarei abaixo os procedimentos (que por
sinal são simples). Vale lembrar, que utilizei um equipamento TZ 100, com a WAN conectado
na porta X1, e a LAN na X0.
Por padrão, o SonicWALL vem com o endereço IP 192.168.168.168, e é este endereço que
utilizaremos para o acesso na console.
Entre então no navegador e digite o IP informado anteriormente (Caso não seja um SonicWALL
novo, consulte o gateway adquirido ou resete o equipamento).
Apresentação da tela inicial:

Para iniciar o processo de configuração de um link WAN, é preciso ir até Networks, e depois
clicar em Interfaces, conforme imagem abaixo:

mas temos a possibilidade de fazer uma conexão com PPPoE.: Caso queira. Obs. SSH. Ping. IP estático. podendo escolher HTTPS. e clique em OK para terminar a configuração. clique no “lápis” referente à porta WAN para efetuar a configuração da conexão. SNMP. poderá marcar as opções de gerenciamento do SonicWALL nesta interface (WAN). utilizei um modem que fornece a WAN via DHCP. Deixe as configurações conforme imagem abaixo. . Neste cenário.Agora em Interface Settings. PPTP e L2TP.

Clique agora no botão Add. Para isso. o SonicWALL recebeu um IP do modem. entre em Network.Note agora.. que logo após termos modificado as configurações da porta WAN. e com isso já temos a conexão de internet chegando em nosso equipamento. Agora será necessário criar uma regra de NAT para podermos fazer a liberação da WAN para os clientes da LAN. . e depois clique em NAT Policies. para efetuar então a criação do NAT de liberação da internet aos clientes da rede LAN.

é necessário criar regras em cima dessa. Para terminar o procedimento. mas fique atento pois a interface de inbound (X0) deve ser os clientes da LAN. Clique agora em Firewall e depois em Access Rules. que deve ser a última da lista. efetuando a liberação do conteúdo desejado. Neste exemplo desabilitarei a regra para que a navegação fique livre (Apenas nesse exemplo). já que a aplicação de regras é efetuada como um efeito cascata. o SonicWALL tem uma regra negando tudo para qualquer lugar. Após configurar clique em Add para adicionar a regra NAT. basta copiar as configurações para o seu equipamento. e a interface outbound (X1) deve ser sua WAN.O objetivo desta regra é liberar o acesso de qualquer porta (Original Source – Any). Filtre as access rules por Matrix. Por default. Na imagem abaixo. . ao IP primário da WAN (Translated Source – Wan Primary IP).

Agora clique no botão indicado na imagem abaixo. É necessário apenas marcar a opção Enable. Note que a regra está desabilitada. e com a ação de permitir o conteúdo para todas as interfaces do SonicWALL. pois a regra que procuramos é de acesso da LAN para nossa WAN. e com isso a navegação estará liberada aos clientes da LAN. .