You are on page 1of 5

A ARTE RENASCENTISTA

Na medida em que o Renascimento resgata a cultura clássica,
greco-romana, as construções foram influenciadas por características antigas,
adaptadas à nova realidade moderna, ou seja, a construção de igrejas cristãs
adotando-se os padrões clássicos e a construção de palácios e mosteiros
seguindo as mesmas bases.

ARQUITETURA

Os arquitetos renascentistas perceberam que a origem de
construção clássica estava na geometria euclidiana, que usava como base de
suas obras o quadrado, aplicando-se a perspectiva, com o intuito de se obter
uma construção harmônica. Apesar de racional e antropocêntrica, a arte
renascentista continuou cristã, porém as novas igrejas adotaram um novo
estilo, caracterizado pela funcionalidade e portanto pela racionalidade,
representada pelo plano centralizado, ou a cruz grega. Os palácios também
foram construídos de forma plana tendo como base o quadrado, um corpo
sólido e normalmente com um pátio central, quadrangular, que tem a função de
fazer chegar a luz às janelas internas.

"Hospital Tavera" Alonso de Covarrubias -- Toledo, Espanha

e as expressões das figuras. o nu volta a ser utilizado refletindo o naturalismo. "Estátua Eqüestre" Donatello -. Encontramos várias obras retratando elementos mitológicos. Utilizando-se da perspectiva e da proporção geométrica. que até então estavam relegadas a segundo plano. assim como o busto ou as tumbas de mecenas. No renascimento a escultura ganha independência e a obra. revelando uma figura humana de músculos levemente torneados e de proporções perfeitas. reis e papas. como o Baco. Pádua . de Michelangelo. destacam-se as figuras humanas.ESCULTURA Pode-se dizer que a escultura é a forma de expressão artística que melhor representa o renascimento. refletindo seus sentimentos. pode ser apreciada de todos os ângulos. Mesmo contrariando a moral cristã da época. no sentido humanista. Dois elementos se destacam: a expressão corporal que garante o equilíbrio. acopladas às paredes ou capitéis. colocada acima de uma base.Piazza do Santo.

paisagens. e a utilização da tinta à óleo. As obras abaixo são de Antonio Allegri (Corregio) e refletem bem o espírito do renascimento. fato que não elimina a produção de caráter religioso. ajudados pelo jogo de cores que permitem destacar na obra os elementos mais importantes e obscurecer os elementos secundários.PINTURA Duas grandes novidades marcam a pintura renascentista: a utilização da perspectiva. caracterizadas por elementos que remontam ao passado clássico. particularmente na Itália. MONALISA "Monalisa" de Leonardo da Vinci. através da qual os artistas conseguem reproduzir em suas obras. que possibilitará a pintura sobre tela com uma qualidade maior. elementos religiosos e por grande sensualidade. junto a presença de anjos. destacando a perfeição das formas e a beleza do corpo. dando a noção de profundidade e de volume. fauna e flora. o que acabou resultando naquilo a que se deu o nome de Janela para a Realidade. a variação de cores frias e quentes e o manejo da luz permitem criar distâncias e volumes que parecem ser copiados da realidade. surgem os retratos ou mesmo cenas de família.Paris Em um período de ascensão da burguesia e de valorização do homem no sentido individualista. Nos Países Baixos destacou-se a reprodução do natural de rostos. dando maior ênfase à realidade e maior durabilidade às obras. . espaços reais sobre uma superfície plana. com um cuidado e uma exatidão assombrosos. Museu do Louvre .

"Danae" Galeria Borghese "Adão de Albrecht Dürer.br/conteudo/default.Londres Referencia Bibliográfica http://www.com. Museu do Prado -.historianet.Madri "Nossa Senhora da Cesta" national "Noli me Tangere" Museu do Prado -Madri Gallery -.aspx?codigo=215 Acesso em 02 de maio de 2014 – .