You are on page 1of 128

P.

e Flaviano Amatulli Valente, fmap

O PÃO DA VIDA
Preparação para a PRIMEIRA CONFISSÃO E PRIMEIRA COMUNHÃO

— Com a Bíblia —
www.padreamatulli.net

Apóstolos da Palavra Portugal, 2008.
1

Imprimatur + Felipe Aguirre Franco

Arzobispo de Acapulco
© Ediciones Apóstoles de la Palabra Melchor Ocampo 20 Col. Jacarandas Iztapalapa 09280 México DF Tel. 01 55 5642 9584 * Fax: 01 55 5693 5013 Nuestra dirección en Internet: http://www.padreamatulli.net Diagramación y edición de interiores: Jorge Luis Zarazúa Campa jorgeluiszarazua@prodigy.net.mx Captura: Hno. Luis Alfredo Gutiérrez Toscano, fmap Pedidos e informes: edicionesapostoles@hotmail.com Impreso y hecho en México. Printed and made in Mexico

Observações Observações
No final de cada capítulo, há um espaço reservado para as observações dos encarregados de acompanhar o processo de formação das crianças que se preparam para a Primeira Confissão e a Primeira Comunhão: catequistas, pai, mãe, padrinho ou madrinha, orientador espiritual, etc. Pode fazer-se uma avaliação das tarefas, como se faz nas escolas ou de uma maneira parecida, utilizando os conceitos "insuficiente", "regular", "bom", "excelente", etc., um elogio ou um convite a ter mais cuidado neste ou naquele aspecto, relacionado com a ortografia, o conteúdo das tarefas, a disciplina, etc. Pode-se aproveitar o mesmo espaço para que a pessoa responsável escreva aí a sua justificação, caso a criança tenha faltado às aulas.

2

Introdução
Meu (minha) querido(a) amigo(a): Parabéns pela grande oportunidade que tens de te preparar para a primeira confissão e a primeira comunhão utilizando a Bíblia. Isso é algo realmente fabuloso. Sabes o que contém a Bíblia? A Palavra de Deus. É como uma carta de amor que Deus te envia a ti, pessoalmente, para que O conheças, O ames e possas estabelecer com Ele um diálogo de amor. Agora... mãos à obra. Pega na Bíblia e procura o índice geral. Como vês, a Bíblia divide-se em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. O Antigo Testamento apresenta os acontecimentos antes de Cristo, e o Novo Testamento fala sobre os acontecimentos a partir de Cristo em diante. Lê: Génesis, Êxodo, Levítico, etc. Pois bem, trata-se de livros. Na realidade, a Bíblia não é um livro, mas muitos livros. Repara nos números que se encontram nas páginas da Bíblia. Os números maiores indicam os capítulos e os números menores, os versículos. Agora lê: Génesis, capítulo 1, versículo 26. Em forma abreviada, escreve-se assim: Gen 1,26. Lê: João, capítulo 3, versículos 1 ao 18. Em forma abreviada, escreve-se assim: Jo 3,1618 e continua a fazer outros exercícios. Quando depois de um versículo se encontra uma letra, quer dizer que se trata somente da primeira parte do versículo; quando se encontra a letra b, quer dizer que se trata da segunda parte. Como poderás perceber, a Bíblia não é tão complicada como pensam alguns. Realiza o teste, fazendo todos os exercícios que te forem apresentados, e verás como, pouco a pouco, vais entrando neste mundo maravilhoso que é a Bíblia. Para a frente com coragem e entusiasmo, pois estás a começar a maior aventura da tua vida. Parabéns. Teu amigo de sempre

P.e Flaviano Amatulli Valente, fmap
Guatemala da Assunção , 4 de Fevereiro de 2004.

3

Orientações Para o(a) catequista
1. Pode-se usar livremente este material, alternando oportunamente a aula normal com a aprendizagem dos trechos bíblicos, das orações mais importantes, os ensinamentos fundamentais e o catecismo (págs. 105 ss). 2. Deve criar entre os alunos um ambiente sadio, de alegria, estudo e oração. 3. Para chegar a isto, é oportuno que: •No meio ou na frente de todos se coloque uma mesa com uma Bíblia em cima, entre duas velas ou castiçais e algumas flores. Ao iniciar a aula cada criança leve uma flor para a colocar no vaso; • Inicie-se e termine-se a aula com uma oração; • Alterne-se as actividades com alguma música religiosa ou outra que esteja dentro do contexto. 4. Se os pais não são praticantes, convém sugerir, desde o princípio, que os alunos escolham uma pessoa que possa ajudá-los a realizar as suas tarefas e a preparar-se da melhor maneira possível para os sacramentos da Reconciliação e da Primeira Comunhão. De vez em quando, deve organizar-se um encontro para que essas pessoas sejam orientadas. 5. É conveniente que além das tarefas deste livro, o(a) catequista utilize outras no quadro ou em outra parte. 6. Conforme o caso, o pároco com o(a) catequista estabelecerão o que é acessório e o que é necessário para uma adequada preparação para a Primeira Confissão e a Primeira Comunhão, tendo em conta a idade e o grau de maturidade dos alunos. 7. Para que haja uma melhor participação da parte de todos, é conveniente que o grupo tenha entre 10 e 20 alunos, no máximo. 8. Enquanto se realiza esta caminhada, é oportuno que os alunos sejam estimulados a viver cristãmente, rezando todos os dias as orações da manhã e da noite, antes e depois das refeições, participando aos domingos e dias santos na Santa Missa ou na Celebração da Palavra, conforme as circunstâncias. 9. Para que haja uma autêntica vida cristã, tem de haver sempre teoria e prática, conhecimento e compromisso.

4

I Parte

A Confissão e a Comunhão. PARA QUÊ?

De uma vez por todas, esclarece porque queres fazer a Primeira Confissão e a Primeira Comunhão. Será por tradição? Ou será por convicção? E depois? O que vais fazer? Vais continuar a confessar-te e a comungar?
5

6

Capítulo 1

A Tradição
Algumas perguntas
1. Porque queres fazer a Primeira Comunhão? * Não sei * Porque *Porque todas as crianças fazem

2. Quem te disse que tens de fazer a Primeira Comunhão? * Ninguém * Mãe * Outra pessoa 3. Entre os teus irmãos e os teus primos, quem já fez a Primeira Comunhão? Quem ainda não fez? 4. Por que razão ainda não fizeram a Primeira Comunhão? * Não sei * Ainda não têm idade * Não querem fazer a Primeira Comunhão Comentário: Os alunos podem pôr em comum algumas respostas ou dúvidas.

7

TAREFA PARA A CASA
1. Porque fazer a Primeira Comunhão? Escreve aqui a resposta de: * Pai: * Mãe: * O padrinho e a madrinha do baptismo:

*Um colega da escola: 2. Qual é a resposta de que mais gostas? Eu gosto mais da resposta que diz: Porquê? 3. E tu, o que pensas? É importante fazer a Primeira Comunhão? * Sim * Não Porquê?

4. Como te deves comportar para fazer a primeira comunhão? * Bem * Igual * Não sei

ORAÇÃO
Pede a Jesus para te ajudar a preparar bem a Primeira Comunhão:

Observações Observações

8

Capítulo 2

BÍBLIA E CATECISMO
BÍBLIA
1. O que contém a Bíblia? A Palavra de Deus. 2. Deus falou directamente para todo o povo? Deus não falou directamente para todo o povo, mas mediante pessoas escolhidas por Ele. Lê Hb 1, 1-2 e completa esta frase: "Muitas vezes e de diversos modos, outrora Deus falou aos nossos pais pelos ; Ultimamente, falou-nos por seu ". 3. Como é a Palavra de Deus? Lê Hb 4, 12 e completa esta frase: "A palavra de Deus é viva, ; mais penetrante do que uma espada de ". 4. Para que serve a Palavra de Deus? Para formar o verdadeiro discípulo de Jesus. Lê II Tim 3, 16-17 e completa esta frase: "Toda a Escritura é e útil para ".

Compromissos
1. Cada dia vou ler uma parte da Bíblia, começando pelo Evangelho. 2. Vou tentar entender o que disse. 3. Vou pôr em prática a sua mensagem.

9

CATECISMO
1. O que contém o catecismo? Um resumo da Palavra de Deus. 2. Há um só catecismo para todos? Não. Há um catecismo para crianças e outro para adultos, catecismo para Primeira Comunhão e catecismo para Primeira Confissão. Alguns catecismos são muito pequenos e outros são muito grandes. Cada catecismo tem em conta a preparação e a mentalidade das pessoas que vão utilizá-lo no estudo. 3. Quem são os autores dos catecismos? Normalmente os sacerdotes, que conhecem os ensinamentos da Bíblia e sabem como apresentá-los ao povo. De qualquer modo, todos os catecismos devem ser aprovados por um bispo. 4. Qual é o catecismo mais completo? O que o próprio Papa mandou elaborar com a colaboração dos bispos e das pessoas mais bem preparadas de todas as partes do mundo. O seu nome é: "Catecismo da Igreja Católica". 5. É necessário estudar o catecismo? Claro que é necessário, só assim o católico pode aprender as orações e os ensinamentos mais importantes tirados da Bíblia.

10

TAREFA PARA A CASA
1. Pergunta aos teus parentes e amigos se sabem manusear a Bíblia. Escreve aqui a sua resposta: * Pai: sim não * Mãe: sim não * Irmão : sim não * Irmã : sim não * Amigo : sim não * Amiga : sim não 2. Fala com os teus pais, irmãos, irmãs, padrinhos e amigos, pede emprestado o catecismo que utilizaram para fazer a Primeira Comunhão. 3. Usaram todos os mesmos catecismos? sim não 4. Se usaram catecismos diferentes, escolhe o que mais te agradou e assinala aqui: * Título do catecismo: * Nome do autor: 5. Que diferença encontras entre esse catecismo e o que estás a usar?

6. De qual gostaste mais? Porquê?

MEMORIZA
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. (II Tim 3,16).

Observações Observações

11

Capítulo 3

AO ENCONTRO DE JESUS
Vida eterna
Como podes perceber, muitos fazem a Primeira Comunhão por tradição e nada mais. Possivelmente entre os teus parentes, vizinhos e conhecidos, alguns não voltaram a comungar depois de fazerem a Primeira Comunhão. E agora, o que queres tu fazer? Queres apenas fazer a Primeira Comunhão? Pensa bem antes de tomares uma decisão, pois trata-se de algo muito importante para a tua felicidade eterna. Lê Jo 6, 54-56 e responde a estas perguntas: * O que acontece a quem come a carne de Jesus e bebe o seu sangue? Terá a . O que é a Vida Eterna? É a mesma vida de Deus que não termina nunca. * E tu? Não te agrada ter a mesma vida de Deus, que não termina nunca? Sim Não

Última Ceia
Perguntarás: Como é possível comer o corpo de Cristo e beber o seu sangue? Lê Lc 22, 19-20 e encontrarás a resposta. Durante a Missa, ao repetir o que realizou Jesus na última Ceia, o pão converte-se no corpo de Cristo e o vinho no seu sangue. Deste modo, também nós podemos comer o corpo de Cristo e beber o seu sangue.

12

O maior presente
Entendeste de que se trata? Simplesmente trata-se do maior presente que Jesus te quer oferecer. Na realidade, mediante a Comunhão, Jesus é quem se entrega a ti totalmente para te alimentar e fortalecer e assim um dia levar-te com Ele, para sempre, para a glória. Então, que pensas fazer? Responde-me com toda a sinceridade: - Queres fazer apenas a Primeira Comunhão e nada mais, como possivelmente estão a fazer muitos dos teus amigos e parentes? - O que queres com a Primeira Comunhão? Começar uma nova vida com a amizade de Jesus, comungando todos os domingos ao participares na Santa Missa? Uma coisa ou outra. Diz claramente o que queres fazer: * Somente quero fazer a Primeira Comunhão. * Quero comungar todos os domingos ao participar na Santa Missa.

Se aceitas a segunda proposta, quer dizer que queres ser um verdadeiro católico. De outra forma, queres ser um católico de meias-tintas, como há tantos.

CATÓLICO VERDADEIRO
É quem quer Jesus e o recebe na comunhão TODOS OS DOMINGOS ao participar na SANTA MISSA

13

E a confissão Para quê?
Precisamente para comungar com a alma limpa. Na realidade, todos sabemos que somos muito fracos e facilmente fazemos coisas que não agradam a Deus: desobedecer, brigar com os amigos, dizer palavrões, etc. O quer fazer então? Arrependermo-nos e pedir perdão a Deus. E Deus, que é muito bom e nos ama muito, perdoarnos-á mediante o poder que entregou a São Pedro e aos Apóstolos no dia da ressurreição e que agora possuem os bispos e os sacerdotes. Nisto consiste a Confissão e a Reconciliação. Lê Jo 20, 21-23 e completa estas frases: - Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a . - Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão .

Cristão adulto
Como estás a perceber, com a Confissão e a Comunhão, deixas de ser um(a) menino(a) na Igreja e começas a ser um cristão(ã) adulto(a), tendo a possibilidade de participar plenamente na assembleia do Povo de Deus, que é a celebração eucarística, a Santa Missa. Não te alegras com isso? Claro que sim. Mas, ao mesmo tempo, exige-se um grande compromisso para te preparares bem a fim de celebrares estes dois grandes acontecimentos que vão mudar toda a tua vida: a Primeira Confissão e a Primeira Comunhão.

Oração
Pede a Jesus que te ajude nesta preparação:

14

TAREFA PARA A CASA
1. ¿Estás contente por teres começado a tua preparação para a Primeira Confissão e a Primeira Comunhão?Sim Não Porquê? 2. Estás contente por usares, ao mesmo tempo, a Bíblia e o Catecismo, que está contido neste mesmo livro? Sim Não Porquê? 3. Agora que já estás próximo da tua Primeira Confissão, é bom que comeces a pensar nos teus pecados. Assim, desde agora podes começar a pedir perdão a Deus dos teus pecados e a lutar para não pecares mais. Pede aos teus pais, padrinhos, irmãos e amigos que te ajudem a lembrá-los. Escreve aqui os mais frequentes:

4. Lê o primeiro capítulo do Evangelho segundo São Marcos e escreve o que mais te chamou a atenção, transcrevendo os versículos: (Mc 1, (Mc 1, (Mc 1, ). ). ).

MEMORIZA
Aqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados (Jo 20,23).

Observações Observações

15

16

II PARTE

UMA HISTÓRIA DE AMOR entre Deus e seu Povo

Israel era ainda criança, e já eu o amava (Os 11,1).

17

18

Capítulo 1

QUE ACONTECEU NO PRINCÍPIO?
A criação
No princípio não havia nada do que vemos agora. Existia somente Deus. Então Deus disse: “Faça-se” e fez-se tudo o que vemos agora: o céu com o Sol, a Lua e as estrelas, e a Terra com os peixes do mar, os animais do campo e as árvores. Quando estava tudo pronto, Deus criou os seres humanos, para que pudessem viver felizes e contentes, gozando de seu amor e amizade. Copia: Gén 1,3: Gén 1,26:

MEMORIZA
Deus contemplou toda a sua obra e viu que tudo era muito bom (Gn 1,31).

19

O pecado
Mas o que aconteceu? Que os nossos primeiros pais, Adão e Eva, deixaram-se enganar pelo demónio, disfarçado de serpente, e desobedeceram a Deus. Lê Gn 3,1-6. Copia: Gn. 3,6

Então Deus expulsou-os do paraíso terrestre, chamado Éden. Lê Gn. 3,23-24 e responde a esta pergunta: Quem colocou Deus diante do jardim do Éden para impedir que Adão e Eva pudessem voltar a entrar para comer o fruto proibido?

Gén 3,

.

20

De mal a pior
Assim foi a vida dos primeiros seres humanos que povoaram a Terra. Cada dia foram afastando-se sempre mais de Deus, fazendo todo o tipo de maldade, até matarem-se os irmãos por inveja. Lê Gn 4,1-16 e copia a frase de que mais gostaste:

Então Deus decidiu acabar com eles para dar início a uma nova humanidade. Lê Gn 6,5-9 e copia o que mais te chamou a atenção:

Se salvó solamente Noé con su familia.

Tudo foi inútil. Novamente os homens voltaram a pecar até desafiar o próprio Deus, fazendo uma torre que chegasse ao céu. Então, Deus confundiu as suas línguas e assim, como não se entenderam mais, dispersaram-se pelo mundo. Lê Gn 11,1-9.

21

TAREFA PARA A CASA
1. O que é bom: obedecer ou desobedecer? Obedecer Desobedecer 2. Como se sente alguém depois de ter desobedecido? Bem Mal 3. Já desobedeceste alguma vez? Sim Não 4. A quem tens desobedecido? Ao pai à mãe aos avós A quem mais tens desobedecido? 5. De hoje em diante, como te vais comportar? Vais continuar a desobedecer como antes? Sim Não Vais fazer um esforço para obedecer sempre aos mais velhos? Sim Não 6. Escreve uma carta aos teus pais, pedindo desculpas por lhes teres desobedecido.

De hoje em diante, vou OBEDECER sempre aos meus pais

Observações Observações

22

Capítulo 2

O POVO DE ISRAEL
Ao ver que a humanidade estava perdida, Deus teve compaixão e decidiu intervir para a salvar.

Abraão
Havia um homem que se chamava Abraão. Tinha uns 75 anos de idade e estava casado com Sara, que nunca teve condições para ter um filho. Deus chamou-o e convidou-o a deixar a sua terra para ir a outro lugar, prometendo-lhe que um dia seria pai de um grande povo. Lê Gn 12,1-2 e completa esta frase: Farei de ti uma (Gn 12,2). Apesar de parecer impossível, Abraão confiou em Deus e obedeceu. E Deus deu-lhe um filho, Isaac. Ao ver isto, Abraão encheu-se de grande alegria, sentindo-se muito agradecido para com Deus. Mas Deus voltou a pô-lo à prova, pedindo-lhe que sacrificasse o seu próprio filho. Abraão sentiu uma grande dor no seu coração. Mas não deixou de obedecer. Quando tudo estava pronto para o sacrifício, Deus deteve-o. Na realidade, Deus provou a obediência de Abraão. Isso aconteceu, aproximadamente, 1800 anos antes de Cristo. Lê Gn 22, 1-18.

23

As 12 tribos de Israel
Isaac teve dois filhos: Esaú e Jacob (Gn 25, 21-34; 27) cujo nome Deus mudou para Israel (Gn 32,29). Israel teve 12 filhos que deram origem às 12 grandes famílias ou tribos. Por causa de uma grande fome que aconteceu na terra de Canaã, Israel com seus 12 filhos foram viver para o Egipto. Aí, os descendentes de Abraão, Isaac e Jacob, multiplicaram-se até se tornarem um grande povo. Aí começaram a chamar-se Hebreus, que quer dizer "estrangeiro".

Moisés e a Antiga Aliança
Durante 400 anos, os israelitas ou hebreus viveram em paz, trabalhando a terra e alimentando-se dos seus frutos. Até que um dia assumiu o trono um faraó, que, sem ter nenhum motivo, começou a perseguir os hebreus. Então Deus chamou Moisés, que tirou do Egipto o povo de Israel e no monte Sinai fez um Pacto ou Aliança entre Deus e o povo. Lê Ex 2, 1-25 e escreve uma frase que te chamou mais a atenção. (Ex 2, ). Deus comprometeu-se a ser como um pai para o seu povo e o povo comprometeu-se a ser como um filho para Deus, obedecendo aos seus mandamentos. Isto aconteceu por volta do ano 1250 antes de Cristo. Lê Ex 20, 1-17 escolhe e escreve uma diferença entre estes mandamentos e os que se encontram na pág. 113

24

Sabes a que se devem estas diferenças?... Ao facto de que os Dez Mandamentos que encontramos no catecismo têm em conta também o ensinamento de Jesus, que é superior ao do Antigo Testamento ou Antiga Aliança que fez Moisés no monte Sinai.

A terra Prometida

Durante quarenta anos, o Povo de Israel viveu no deserto. Por fim, sob o comando de Josué, conseguiu conquistar a terra de Canaã, onde se estabeleceu. Lê Jos 1, 1-7 e copia o versículo 7.

Os Juízes
Durante 200 anos, o Povo de Israel foi governado pelos anciãos, que conheciam a Lei do Senhor e procuravam fazê-la respeitar. Cada tribo tinha os seus anciãos. Quando havia um perigo comum, como no caso de uma guerra, então uniam-se todas as tribos sob o comando de algum homem assinalado por Deus, que se chamava “Juiz”. Este podia ser um grande pecador, contudo, Deus dava-lhe a capacidade para guiar o Povo até à vitória. Lê a história de Sansão (Juiz 13-16) e escreve onde estava o segredo de sua força:

(Juiz 16,

).

25

Os Reis
Por volta do ano 1030 a. C., o Povo de Israel começou a ser governado por reis. Entre eles, os mais importantes foram o rei David (ano 1010 a. C.) e o seu filho, o rei Salomão (ano 970 a. C.), muito respeitado pela sua sabedoria e por ter construído o Templo. Lê I Reis 8, 22-61, que contém a oração que fez o rei Salomão ao inaugurar o Templo, e anota o versículo que mais te chamou a atenção.

(I Reis 8,

).

Os Profetas
Para educar na fé o Povo de Israel, Deus escolheu homens especiais, chamados profetas. Eles falavam em nome de Deus para denunciar o pecado e anunciar a salvação. Como muitas vezes tinham de repreender o povo por causa da sua desobediência à lei de Deus, os profetas nem sempre foram aceites pelas pessoas. Muitos dentre eles chegaram a ser odiados pelo povo e até assassinados. Lê Is 53 e copia o versículo que mais te agradou: (Is. 53, ). Eu quero ser como os verdadeiros profetas. Quero dizer sempre a verdade ainda que não agrade a muitos.

26

Castigo
Onde há desobediência a Deus, há divisão e sofrimento. Foi o que aconteceu com o antigo Povo de Israel e é o que acontece também connosco. - Divisão do Reino. Por causa da má conduta de Roboão, que sucedeu no trono ao rei Salomão, seu pai, no ano 931 a. C., o Reino dividiu-se em dois: o Reino do Norte, com a capital Samaria, e o Reino do Sul, com a capital Jerusalém. - Desaparecimento do Reino do Norte. No ano 722 a. C., o Reino do Norte foi conquistado pela Assíria, cuja capital se chamava Nínive, e desapareceu para sempre. O seu povo misturou-se com os Assírios e surgiu um novo povo com costumes israelitas e pagãos. Por isso, os verdadeiros israelitas desprezavam os samaritanos. - Exílio da Babilónia. No ano 587 a. C., o Reino do Sul foi conquistado pela Babilónia. Muitas pessoas foram deportadas para longe da sua terra, no meio de enormes sofrimentos. Lê Lam 1 e anota aqui o que mais te agradou.

(Lam 1,

).

27

Judaísmo
Este castigo durou cerca de 50 anos. No ano 53 a. C., Ciro, rei da Pérsia, depois de ter conquistado a Babilónia, concedeu aos hebreus a liberdade para regressar à sua terra. Como na sua maioria pertenciam à tribo de Judá, desde então os hebreus ou israelitas começaram a chamar-se judeus. Contudo, os judeus não conseguiram a independência política. O antigo Reino do Sul transformou-se numa província, dirigida por um governante, que dependia de um rei estrangeiro. Então o povo judeu, para proteger a sua fé e a sua cultura organizou-se, a nível interno, sob a direcção do Sumo Sacerdote, acompanhado pelo Sinédrio ou Conselho dos Anciãos, tendo como centro da sua vida religiosa e cultural o templo de Jerusalém. Isso a nível geral; a nível local, cada povo tinha uma sinagoga. Lê Esd 1 e copia o que mais te chama a atenção:

Os Sábios de Israel
Com o regresso da Babilónia, surgiu uma nova categoria de pessoas: os Sábios, que se dedicavam a meditar sobre a lei de Deus e a dar conselhos práticos. Lê Prov 1 e copia o que mais te chama a atenção:

(Pro 1,

).

28

Os Macabeus
No ano de 197 a. C., a província da Judeia ficou sob o governo dos Antíocos da Síria, que queriam impor aos judeus a cultura grega, que era pagã. Os judeus revoltaram-se, liderados pela família dos Macabeus (ano 175-134 a. C.). Finalmente, conseguiram a independência com a ajuda de Roma. Assim se estabeleceu o Reino da Judeia, que durou até o ano 63 a. C., quando passou para o domínio romano. Lê II Mac 7e copia o que mais te chama a atenção:

(II Mac 7,

).

Os Pobres de Javé
Quem são? São os que confiam somente em Deus. Apesar de todo o tipo de infidelidade, sempre houve entre o Povo de Israel pessoas boas que procuravam ser fiéis a Deus, confiando totalmente n’Ele. Copia Sof 2, 11-12: Eu quero ser como os POBRES DE JAVÉ. Quero confiar somente em Deus. Não quero confiar nem na força, nem no orgulho, nem no dinheiro. SENHOR, AJUDA-ME A CONFIAR SOMENTE EM TI

MEMORIZA
O Senhor é meu pastor, nada me faltará. (Sal 22 (23), __ ).

29

TAREFA PARA A CASA
1. Completa estas frases: - Abraão teve fé em Deus e , a ponto de estar disposto a sacrificar o seu próprio , que se chamava . - Jacob ou Israel deu origem às tribos de Israel. - Moisés fez uma aliança entre Deus e o Povo de Israel no monte . - Sob a direcção de , o Povo de Israel entrou na Terra Prometida. - O Rei construiu o Templo de Jerusalém. - Os Pobres de Javé confiavam totalmente em . 2. Escreve o nome de um: - filho de Isaac: ; - filho de Jacob: ; - rei do Povo de Israel: ; - profeta: . 3. Lê o Salmo 50 (51) e copia o versículo que mais te agrada:

[Sl 50 (51), 4. Responde - Quantos anos viveu Abraão antes de Cristo? - Quando se realizou a Antiga Aliança? No ano. - Quando começou a reinar o rei David? No ano. - Quando se dividiu o Reino de Israel? No ano . a. C. - Quando conquistou Babilónia o Reino do Sul? No ano. a. C. 5. Estás a gostar do estudo da Bíblia? Sim Não Porquê?

]. a. C. a. C. a. C.

30

Capítulo 3

A IGREJA DE CRISTO
Jesus, o Filho de Deus feito homem
Durante 1800 anos, Deus procurou formar o seu Povo, servindo-se de homens escolhidos por Ele. Finalmente, enviou o seu próprio Filho. Muitas vezese de Lê Hb 1, 1-2 e completa esta frase: "Nos últimos tempos, diversos modoso Deus falou-nos por meio do seu utrora falou DEUS " (Hb 1,2). aos nossos pais pelos Desde toda a eternidade, profetas. Ultimamente, estava com Deus. Era a sua FALOU-NOS Palavra. Mediante esta Palavra, POR SEU FILHO foram feitas todas as coisas (Hb 1,1-2). (Gen 1,3; Jo 1,3). Esta Palavra era Deus (Jo 1,1). Um dia, esta Palavra fez-se como um de nós, tomando corpo no seio da Virgem Maria. Lê Jo 1,14 e completa esta frase: "A Palavra (Verbo) fez-se . e fez a sua morada (habitou) " (Jo 1, 14).

Jesus, Maria e José
Pareciam uma família normal. Mas não era assim. Na realidade, José não era o verdadeiro pai de Jesus, pois Jesus foi concebido por obra do Espírito Santo. Lê Lc 1, 26-38 e completa esta frase: "O a virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra" (Lc 1,35).

31

O carpinteiro
Assim O chamavam os seus conterrâneos: "Jesus, o carpinteiro" (Mc 6,3). Na realidade, a sua vida pareciase com a de tantos outros jovens do lugar. Nada de especial. Trabalho, oração, família e amizades. Lê Lc 2, 51-52 e completa esta frase: "Jesus crescia em diante dos (Lc 2,52). diante de Deus e "

Baptismo no Espírito Santo
Com o baptismo, mudou toda a vida de Jesus. Sentindo-se como o Filho amado do Pai Celeste e deixando-se guiar pelo Espírito Santo, deu início à sua Vida Pública para cumprir a sua missão. Tinha cerca de 30 anos. Lê Mc 1, 9-11 e completa esta frase: "Tu és meu Filho ; em ti ponho a minha afeição." (Mc 1, 11).

Missão de Jesus
Estando em Nazaré, Jesus leu uma profecia de Isaías (Is 61,1-2) aplicando-a a Si mesmo. Lê Lc 4, 16-22 e completa esta frase: "O Espírito do Senhor , porque me ungiu; e enviou-me - para anunciar a Boa-Nova aos , - para sarar os , - para anunciar aos - para pôr em liberdade os " (Lc 4,18-19).

32

O Reino de Deus
O que é o Reino de Deus? É o grande projecto de Jesus: criar um mundo novo, no qual se viva a lei de Deus, que tem como centro o amor; um mundo em que todos se sintam irmãos e lutem para viver em paz, ajudando-se uns aos outros; um mundo no qual a ninguém falte o necessário para viver honestamente; um mundo em que todos conheçam a Deus e o amem; um mundo onde o ser humano, como rei da criação, cumpra com a sua missão de cuidar do lar que Deus lhe concedeu, isto é, a Terra, com tudo o que contém. Pois bem, isto veio pregar Jesus manifestando uma predilecção especial para com os mais pobres e necessitados, os marginalizados, os fracos e os enfermos. Lê Mt 22, 37-40 e completa esta frase "Amarás o teu próximo como a " (Mt 22, 39). Lê Mc 1, 40-42 e completa esta frase: "Se queres, podes " (Mc 1, 40). Lê Mt 18,23-35 e copia o versículo que mais te agradou: " " (Mt 18, ).

33

As Bem-aventuranças
Representam o máximo dos ensinamentos de Jesus, um ensinamento muito diferente da maneira de pensar que tem a maioria das pessoas. Lê Mt 5, 1-12 e copia a bem-aventurança que mais te agradou: " " (Mt 5, ). Porque te agradou mais?

A Igreja
Como meio para levar por diante o seu projecto "até ao fim do mundo" (Mt 28,20), Jesus fundou a Igreja, o Novo Povo de Deus, guiado pelos Doze Apóstolos. A estes confiou a missão de: * Anunciar o Evangelho: Copia Mc 16,15: * Celebrar o culto: Lê Lc 22, 19-20 e completa esta frase: “Actualmente a renovação da Ceia do Senhor chama-se ". * Guiar o novo Povo de Deus: Copia Mt 18, 18:

Ligar e desligar = declarar o que é permitido e o que não é permitido.

34

Nova Aliança
Mediante o Seu Sangue derramado na cruz, Jesus selou a Nova Aliança entre Deus e o Novo Povo de Deus, o Povo dos que crêem em Cristo. Lê Mc 14,43-15,47 e completa esta frase: negou Jesus três vezes. - Pilatos soltou e entregou Jesus, depois de açoitado, para que fosse crucificado (Mc 15,15). - Gólgota quer dizer . - O Centurião, ao ver que Jesus tinha expirado, disse: " ". pediu a Pilatos o corpo de Jesus.

Pentecostes
Como tinha anunciado, Jesus ressuscitou ao terceiro dia. Quarenta dias depois, subiu ao céu, onde está sentado à direita do Pai. Dez dias depois, enviou o Espírito Santo aos seus discípulos, a 120 pessoas reunidas no cenáculo com Maria, sua Mãe. Uma vez fortalecida pela presença do Espírito Santo, a Igreja de Cristo lançou-se na grande aventura de pregar o Evangelho a todos os homens e tornar presente o Reino de Deus neste mundo. Lê At 2, 1-12 e completa esta frase: - O Espírito Santo desceu sobre os discípulos de Jesus em forma de línguas de (At 2, ). - Cada um escutava a pregação dos apóstolos na sua própria (At 2, ).

MEMORIZA
Descerá sobre vós o Espírito Santo e dar-vos-á força; e sereis minhas testemunhas (At 1,8).

35

TAREFA PARA CASA
1. Escreve o nome dos 12 Apóstolos: 1. 5. 2. 6. 3. 7. 4. 8. 2. Escreve o nome dos 4 Evangelistas: 1. 3. 2. 4. 3. A lei do cristão é a lei do amor. Que pensas fazer para manifestar o teu amor para com as pessoas que estão perto de ti? Completa estas frases: - Eu amo a minha mãe. Por isso vou . - Eu amo o meu pai. Por isso vou . - Eu amo . Por isso vou . 9. 10. 11. 12

Observações Observações

36

III PARTE

VIVENDO COM DEUS Pai, Filho e Espírito Santo

Minha alma tem sede de Deus (Sl 43,3).

37

38

Capítulo I

DEUS é meu Pai
Como me ama, Deus Pai!
Um pai sonha dar o melhor para os seus filhos. Quer que não lhes falte nada e sejam felizes. Busca alimento para eles, proporciona-lhes um lar e dá-lhes muito, muito carinho. Assim fez meu Pai Deus para comigo. Desde toda a eternidade, pensou em mim. Para que eu pudesse ser feliz, fez o céu, a terra, os animais, os rios... Que bonito lar me preparou meu Deus Pai para que eu pudesse viver contente e feliz. Além disso, não me deixou só neste mundo. Para aumentar a minha felicidade, colocou-me no meio de uma grande família, a família humana, onde há pessoas de muitas cores, costumes e capacidades. Cada povo, cada raça e cada homem têm algo especial, que me ajuda a ser mais feliz. E para que não faltasse nada à minha felicidade, colocou-me nos braços do meu pai e da minha mãe. Para que cuidassem de mim e me ensinassem a viver segundo a sua vontade, fazendo o bem e evitando o mal Lê 1 Jo 4,8 e completa esta frase: "Deus é ".

39

Quão grande é meu Pai Deus!
Está em toda parte, tudo sabe, conhece todos os meus pensamentos... e sempre está presente em tudo o que eu faço! Lê o Salmo 138 (139) e anota o versículo de cada uma destas frases: - De longe penetrais os meus pensamentos (V. ). - Estendeis sobre mim a vossa mão (V. ). - Se subir até aos céus, ali estará (V. ). - Deus me formou... no ventre de minha mãe (V. ). - Deus sabe quanto... tempo eu vou viver (V. ).

Quão grande me fez Deus!
Sou inteligente. Posso ler e escrever, manejar os brinquedos... Sou mais importante do que o Sol, a Lua, as estrelas, os animais. Algo realmente incrível. Lê o Salmo 8 e completa estas frases: - Deus coroou o homem de (Sl. 8,6). - Deus fez o homem como dono (Sl. 8,2). Sabias que és mais importante do que as estrelas do céu, o Sol, a Lua, os animais, os planetas e os rios? Sim Não Que te diz tudo isto? Enche-me de alegria Dá-me medo

Sou filho de Deus!
O máximo que Deus fez por mim. Através do Baptismo, fez-me seu filho, dando-me a vida de seu Filho, Jesus. Lê Jo 1,12 e completa esta frase: "Mas a todos aqueles que o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem ". Lê I Jo 3,1 e completa esta frase: e completa este frase: "Vede com que amor nos amou o para que sejamos chamados , E somo-lo de facto".

40

Que vale mais? Porquê?

- Ser milionário - Ser filho de Deus

MEMORIZA
Sed imitadores de Deus, como filhos muito amados (Ef 5,1).

TAREFA PARA A CASA
1. Entre todas as coisas que Deus fez para por ti, o que te agradou mais? Porquê? 2. Já que és filho de Deus, como deves comportar-te? Bem Mal Regular 3. Não gostarias de pedir a Deus um presentinho?Sim Não Que presente vais pedir a Deus? 4. Já sabes que Deus te ama muito. E tu, amas a Deus Pai? Sim Não 5. Durante o dia, lembras-te de Deus Pai? Sim Não Poucas vezes Muitas vezes 6. Quando alguém não ama aquele que lhe está próximo, está a portar-se como verdadeiro filho de Deus? Sim Não Porquê? 7. Escreve uma carta a Deus.

Meu querido paizinho Deus:

Seu filho

Observações Observações

41

Capítulo 2

JESUS
é meu irmão e amigo
Compartilhar
É o que fazem os irmãos verdadeiros. Compartilham tudo: jogos, sonhos, tristezas e alegrias. Querem estar sempre juntos para se apoiarem mutuamente. Além disso, os verdadeiros irmãos lutam por ser verdadeiros amigos. É o que Jesus fez por mim. Sendo Deus, como o Pai do Céu, fez-se homem, para compartilhar comigo a sua própria vida. Lê Fl 2,6-7 e completa esta frase: "Jesus, sendo Deus, fezse , como um de nós". Lembras-te do caso de Lázaro, o irmão de Marta e Maria? Era amigo de Jesus e morreu. E o que aconteceu? Jesus, quando soube, comoveu-se profundamente e chorou. Assim acontece quando se gosta profundamente de uma pessoa. Lê Jo 11, 32-34 e completa estas frases: - "Maria era de Lázaro" (Jo 11, 32). - Com Maria, choravam também os que os acompanhavam (Jo 11, 33). - Os judeus diziam: "Vede como o " (Jo 11, 36). - Tomado, novamente, de profunda emoção . foi ao sepulcro (Jo 11,38). - Jesus exclamou em alta voz: "Lázaro, (Jo 11,43). - Saiu Lázaro tendo os pés e as mãos ligados com faixas e o rosto coberto por um " (Jo 11, 44). O que sentes ao tomar conhecimento deste facto?

42

Amor e poder
Aqui está a grande diferença entre Jesus e qualquer outro tipo de irmão e amigo. Todos os outros podem querer o melhor para mim, mas nem sempre têm o poder para o conseguir. Uma coisa é querer ajudar e outra é poder ajudar. Somente Jesus tem o poder para conseguir tudo o que quer, porque Jesus é Deus e como tal é todo-poderoso. O que disse o leproso a Jesus? "Se queres, podes curar-me." E Jesus respondeulhe: "Quero, sê curado." E imediatamente desapareceu dele a lepra e foi purificado (Mc 1,41-42). Pede a Jesus o que consideras mais importante para a tua felicidade:

Dar a vida
É a maior prova de amor: dar a vida pelos amigos. E Jesus deu esta prova de amor. Deu a vida por mim. Tomou sobre si mesmo os meus pecados e pagou por eles, morrendo numa cruz. Copia Jo 15,13: Lê II Cor 5, 17-21 e completa estas frases: - Todo aquele que está em Cristo, é uma criatura(2 Cor 5, 17). - Deus reconciliou-nos consigo, por (2 Cor. 5, 18). - Em nome de Cristo vos rogamos: " " (2 Cor. 5, 20). O que vale mais? - Ser amigo do governador - Ser amigo de um artista - Ser amigo de Jesus Porquê?

43

MEMORIZA
Progredi na caridade, segundo o exemplo de Cristo (Ef 5,2).

TAREFA PARA A CASA
1. Que mais te agradaria? - ser pobre, mas amigo de Jesus - ser rico, mas não conhecer Jesus 2. Entre estes dois presentes, qual escolherias? - Visitar a Europa - Curar uma criança enferma 3. Quanto tempo te falta para fazer a Primeira Comunhão? 4. O que sentes ao pensar que te falta pouco tempo para receberes Jesusna Comunhão?

5. Escreve uma carta a Jesus

Meu querido irmão e amigo Jesus:

Seu irmão e amigo

Observações Observações

44

Capítulo 3

O ESPÍRITO SANTO é hóspede da minha alma
Sou membro da família de Deus
Desde sempre o Pai pensou em mim. No momento estabelecido enviou seu Filho Único, que pagou pelo meu pecado e me abriu a porta do Paraíso. E para concluir a obra, o Pai e o Filho enviaram o Espírito Santo para me limpar do pecado e me fazer cada dia mais digno de pertencer à família de Deus. Lê Jo 3,16-18 e responde a esta pergunta: "Porque mandou Deus seu Filho a este mundo?" - Para o condenar - para o salvar Lê Ez 36,25-27 e completa estas frases: - Derramarei sobre vós águas puras, que vos purificarão de - Tirar-vos-ei do peito o coração de vos-ei um coração de . - Infundirei em vós o meu e dar.

Até à verdade completa
Não é fácil entender bem as coisas de Deus. É necessária a força do Espírito Santo. Lê Jo 14, 26 e completa as frases: -O Espírito Santo ensinarvos-á . -O Espírito Santo recordar-vos-á tudo o que

45

Fonte de vida
Tenho uma vida material; da mesma maneira tenho uma vida espiritual. Na realidade, sou, ao mesmo tempo, cidadão deste mundo e cidadão do céu. Portanto, tenho de me preocupar em crescer e amadurecer nos dois aspectos, o aspecto material e o aspecto espiritual. No que se refere ao aspecto material, não há problema. Todos vêem a necessidade de cuidar da saúde, superar-se e estabelecer boas relações com os que os rodeiam. O problema começa quando se trata do aspecto espiritual, ou seja, crescer e amadurecer como filhos de Deus. A muitos isso não interessa. Por isso, é importante que eu esteja sempre em contacto com o Espírito Santo, que está sempre em mim para me livrar do que me possa causar dano e aumentar em mim a vida em Deus. Ler 1 Jo 4,4 e responder a esta pergunta: "Quem é o mais forte?". - O que está em nós, ou seja, o Espírito Santo - O que está no mundo, ou seja, o demónio Ler Ez 47,1-12 e responder a esta pergunta: "O que representa o rio que sana tudo e faz brotar a vida onde chegam Todos os que as suas águas?" são conduzidos - O Espírito Santo pelo - O demónio Copia o que mais te chama Espírito de Deus a atenção:

sãoFILHOS DE DEUS (Rom 8,14).

MEMORIZA
O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo (Rom 5,5).

46

TAREFA PARA A CASA
1. Completa estas frases: - Deus Pai enviou o seu filho Jesus para . - O Espírito Santo livrou-nos de toda a mancha e dá-nos a vida de . 2. Responde a estas perguntas. - Quem é mais forte? * O Espírito Santo * O Demónio - Como é melhor viver? * Na graça de Deus * No pecado - Como se vive na graça de Deus? * Comportando-se bem * Comportando-se mal - Quem vive em pecado agrada a Deus? * Sim * Não * Não sei - Preferes viver na graça de Deus, ou seja, como amigo de Deus, ou preferes viver no pecado, ou seja, como inimigo de Deus? * Como amigo de Deus * Como inimigo de Deus 3. Marca verdadeiro (V) ou falso (F): - O Espírito Santo ajuda-me a ser bom ( ). - É melhor não pensar em Deus ( ). 4. Escreve uma carta ao Espírito Santo.

Meu querido Espírito de Amor:

Observações Observações

47

48

IV Parte
OS MEUS GRANDES HERÓIS DE EXEMPLOS
para fazer parte da família de Deus

Se eles conseguiram chegar ao céu e gozar com Deus, PORQUE NÃO VOU EU CONSEGUIR TAMBÉM?
49

50

Capítulo 1

MARIA Mãe de Deus e minha mãe
Depois de Deus, em primeiro lugar
Porquê? Porque é a mãe de Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Somente Maria pôde dizer a Jesus: “Filho”. Lê Lc 2,41-50 e copia o versículo 48:

Santa Isabel, sua prima chamou-a: "Mãe do meu Senhor". Lee Lc 1, 39-45 e copia o versículo 43:

A mesma Maria dava-se conta da sua grandeza. Lê Lc 1, 46-55 e completa as frases: - O meu espírito exulta de alegria em Deus, meu (v.47). - Me proclamarão todas as gerações. (v.48). - Realizou em mim maravilhas aquele que é (v.49). - Derrubou os e exaltou os (v.52). os indigentes. (v.53).

51

Humildade
Ao mesmo tempo, Maria não se sentia orgulhosa. Sentia-se como uma escrava diante de Deus. Copia: Lc1, 38a . Lc1, 48a .


Maria confiava totalmente em Deus. Copia Lc1,45: .

Sofrimento
Seguir o caminho de Deus não é fácil. Requer muita entrega e muito sofrimento. Assim foi para Jesus, para Maria e assim tem de ser também para cada um de nós. Ler Lc 2, 33-35 e copia o versículo 35a .

Serviço
Lembras-te do que aconteceu nas Bodas de Caná? Maria percebeu que já não havia vinho e pediu um milagre a Jesus. Ler Jo 2,1-11 e copia as palavras que mais te chamam a atenção: (v. ). Estando na cruz, Jesus deu-nos Maria como nossa mãe. Por isso, a veneramos tanto. Copia Jo.19,26b:

MEMORIZA
Eis aí a tua mãe (Jo 19,27).

52

TAREFA PARA A CASA
1. Completa estas frases: - Maria é a maior criação de Deus por ser a mãe de . - Jesus é verdadeiro e verdadeiro homem. 2. Queres imitar Maria? Sim Não Se queres imitar Maria, deves ser: Orgulhoso Humilde Serviçal Acomodado 3. Escreve três festas em honra de Maria: a) b) c) 4. Conheces alguma oração em honra de Maria? Sim Não Se conheces, escreve-a aqui:

5. Copia três versículos bíblicos onde se mencionam o nome de Maria, a Mãe de Jesus. a) . b) . c) . Escreve uma carta à Virgem Maria

Santíssima Virgem Maria:

Observações Observações

53

Capítulo 2

OS SANTOS Meus melhores amigos
Os heróis de nossa fé
Estes são os santos. Lutaram para seguir o caminho de Deus e conseguiram-no, mesmo com todas as dificuldades. Alguns foram humilhados, excluídos e até torturados por se comportarem bem. Porém, não desanimaram. Seguiram para diante e agora estão com Deus, na glória. Lê Sab 1,10-20 e assinala a resposta certa: - As pessoas más gostam de quem se porta bem? Sim Não - Porque é que não gostam? * Porque as suas vidas são uma reprovação para eles * Porque não querem compartilhar as suas riquezas - O que queres tu fazer? * Seguir o exemplo dos santos * Entregares-te aos vícios para não ter problemas

Os Profetas

SEDE SANTOS porque EU SOU SANTO (Lv 11,45).

Juntamente com Abraão, Isaac, Jacob, Moisés, o rei David, etc., são os que mais sofreram por seguir o caminho de Deus e ensiná-lo aos demais. Lê Jer 1,4-10 e completa as frases: -Antes do teu nascimento, eu já te havia designado (v. 5). -Irás procurar todos aqueles aos quais te (v. 7). -Não deverás temê-los porque estarei (v 8). Gostarias de ser como os profetas? Sim Não Porquê?

54

Os Apóstolos
São os que mais estiveram com Jesus, aprenderam os Seus ensinamentos e transmitiram-nos aos demais. Lê Mt 10, 1-16 e completa as frases: - Curai os (v. 8). - Não leveis nem ouro, (v. 9). - Se aquela casa for digna, (v. 13). - Eu vos envio com ovelhas (v. 16). Entre os apóstolos, qual é o teu preferido? . Procura na Bíblia algumas palavras que ele disse e escrevaas aqui: " "( ).

Outros Santos
O calendário está cheio de nomes das pessoas que mais seguiram a Jesus e agora estão com Deus na sua glória: São Francisco de Assis, Santo António de Lisboa, São Francisco Xavier, Santa Teresa de Ávila, etc. Cada um tem algo especial que podemos imitar. Por exemplo, em São Francisco de Assis, podemos admirar a sua pobreza. Ele repartiu os seus bens com os pobres e ficou sem nada. Assim pôde entregar-se totalmente à oração e ao anúncio da palavra de Deus. Para comer, pedia esmola às pessoas. Santa Teresa de Ávila dedicou-se completamente ao silêncio e à oração juntamente com outras mulheres consagradas a Deus. Se queres ser santo, é bom que tenhas um santo como modelo para imitar. Para isso, é necessário que conheças a sua vida. Eu, por exemplo, prefiro São Paulo. Sabes porquê? Lê 2 Cor 6,1-10 e verás.

MEMORIZA
Eu vos envio como ovelhas para meio de lobos (Mt 10,16).

55

TAREFA PARA A CASA
1. Copia do calendário os nomes de 15 santos ou santas:

2. Conheces a vida de algum santo? Sim Não Se conheces a vida de algum santo ou santa, aponta aqui os seus nomes e escreve algo sobre as suas vidas. *S. . *S. . 3. Entre os santos e santas que conheces, qual preferes? Porquê? 4. Para que sejas santo, é suficiente que ames a Deus? * Sim * Não * Não sabe É necessário que ames também o teu próximo? * Sim * Não * Não sabe Escreve uma carta ao santo ou santa da tua preferência pedindo a sua intercessão.

Querid

São (Santa)

:

Observações Observações

56

Capítulo 3

O ANJO DA GUARDA meu conselheiro e guia
Os Anjos
Muitas vezes já ouviste falar dos anjos. Pois bem, quem são os anjos? São espíritos que desde o princípio se mantiveram fiéis a Deus e agora são seus servidores e mensageiros. Em distintas partes, a Bíblia fala dos anjos. Lê Lc 1, 11-26 e aponta o nome do anjo que anunciou o nascimento de São João Baptista e de Jesus: . Lê Mt 25,31 e completa esta frase: "Quando o Filho do homem voltar na sua glória e todos os com ele, sentar-se-á no seu trono glorioso." Lê Mt 13,41-42 e completa esta frase: "O Filho do homem enviará seus que retirarão do seu Reino… todos os que fazem o mal e os lançarão na fornalha ardente."

Para nosso bem
Tudo o que os anjos fazem ou aconselham é para nosso bem. Portanto, se os ouvirmos, certamente nos fará bem, como foi com os primeiros cristãos. Lê At. 5,18-20; 8,26-29; 10,3-8; 12,6-11; 27,23-25 e copia o que mais te chama a atenção:

MEMORIZA
Os seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus (Mt 18,10).

57

O Caso de Tobias
Havia um israelita, chamado Tobite, que foi levado a viver longe da sua terra, em Nínive, onde as pessoas tinham outra religião (ver pág. 27). Enquanto a maioria dos seus conterrâneos se esqueceram da lei de Deus, ele permaneceu firme na fé de seus pais. Por isso Deus favoreceuo permitindo que juntasse uma grande fortuna. Ao vir uma grande perseguição contra o seu povo, Tobite dedicouse a enterrar os mortos, algo proibido pela lei. Isso causou a perda de todos os seus bens. Por suma desgraça, uma noite, enquanto dormia cansado no pátio de sua casa, depois de ter enterrado um cadáver, caíram nos seus olhos os excrementos de alguns corvos e ele ficou cego. Então decidiu enviar o seu filho Tobias para buscar o dinheiro que havia deixado, alguns anos antes, com uns parentes distantes. Eles também estavam com problemas por causa de uma filha que estava possuída pelo demónio. Foi quando Deus interveio através do anjo Rafael.

Companheiro de viagem
O anjo Rafael fez-se companheiro de viagem de Tobias e ajudou-o a recuperar o dinheiro de seu pai, libertou do demónio a sua parente distante, que Tobias depois tomou como esposa. Lê Tb 5,21 e completa a frase: "Boa viagem! Que Deus esteja no vosso caminho, e que o seu vos acompanhe." Lê Tb 8,1-3 e completa estas frases: - Tobias, fiel às indicações do anjo, tirou do seu alforge uma parte do pô-lo sobre brasas acesas. E o do peixe. - O anjo Rafael tomou o demónio e prendeu-o no . Lê Tb 11,7-13 e completa esta frase: Tobias curou o seu pai untando os seus olhos com o do peixe. Copia Tb12,15

58

TAREFA PARA A CASA
1. Sabes de cor a oração do anjo da guarda? Sim ? Não ? 2. Escreve-a aqui. Se não a conheces, procura-a na pág. 111:

3. Conheces alguém que costuma rezar ao seu anjo da guarda? Sim ? Não ? Se conheces, escreve o nome aqui: 4. Costumas rezar ao teu anjo da guarda? Sim ? Não ? Às vezes ? 5. Gostas de saber que Deus escolheu um anjo para te proteger? Sim Não 6. De hoje em diante o que vais pedir ao teu anjo da guarda? 7. Quando rezas a oração do anjo da guarda? 8. Comenta a experiência que Tobias teve:

Escreve uma carta ao teu anjo da guarda.

Querido Anjo da Guarda:

Observações Observações

59

60

V Parte

SOU PECADOR Deus espera-me e perdoa-me

MEU PAI, PEQUEI. Já não sou digno de ser chamado TEU FILHO (Lc 15,18-19).

61

62

Capítulo 1

SOU FRACO facilmente desobedeço a Deus
O que acontece?
Quando leio a Bíblia, rezo ou penso em Deus, emociono-me muito e sinto um grande desejo de seguir o exemplo dos profetas, dos apóstolos e dos mártires. Como eu gostaria de pregar a Palavra de Deus, sofrer como eles e até dar a vida por Cristo! Mas o que acontece? Que logo me esqueço de tudo isso e tenho atitudes como se não fosse um discípulo de Cristo, como se não soubesse nada de Deus. Às vezes pergunto-me: "Por acaso sou doido(a)? Digo uma coisa e faço outra; prometo ser bom e comportome mal." Sinceramente, não sei o que acontece comigo. Em algumas ocasiões, vem-me a tentação de deixar tudo pela paz e não voltar a pensar em Deus nem na Bíblia, nem nos santos. “Para quê sonhar com coisas grandes – penso – se na hora não consigo nada?” Lê Rom 7,14-25 e completa estas frases: - Não faço o que quero; (v. 15). – Homem infeliz que sou! (v. 24).

Desequilíbrio
De onde vem tudo isso? A Bíblia dá-me a resposta. Tudo isso vem de um desequilíbrio que existe em mim por causa do pecado original. Desde que os nossos primeiros pais se revoltaram contra Deus, todos os seres humanos estão mais inclinados ao mal que ao bem.

63

Tudo o que é bom nos entusiasma, mas no momento de agir, inclinamo-nos mais para o mal. Parecemo-nos com uma árvore que desde o princípio começou a crescer torta. Copia Sal 50 (51),7: Copia Rom 5,19:

Nem tudo está perdido
O que fazer? Desanimarmos? Não. A Palavra de Deus convidanos a lutar até conseguir a vitória sobre o pecado. Por isso Jesus fez-se como um de nós e pagou pelas nossas culpas. Por esse mesmo motivo, o Pai e o Filho enviaram-nos o Espírito Santo para precisamente nos purificar das manchas do pecado e nos dar a força para resistir ao mal e fazer o bem. Se Deus quer a nossa salvação, porque temos de duvidar? Acaso Deus não é mais forte do que as nossas debilidades? Se Deus está connosco, quem poderá impedir que alcancemos a salvação? Lê Rom 8,31-39 e copia o que mais gostares:

Deus perdoa-me
Foi o grande presente que Jesus nos deu ao ressuscitar, o perdão dos pecados: Lê Jo 20,19-23 e completa estas frases: – Os discípulos ao ver o Senhor (v.20). – A paz esteja (v. 21). – Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a (v. 21). – Recebei o . Aqueles a quem perdoardes os ser-lhes-ão perdoados (v. 23).

MEMORIZA
Se Deus é por nós,quem será contra nós? (Rom 8, 31).

64

TAREFA PARA A CASA
1. Como gostarias de ser na vida? Obediente Mentiroso Briguento Amável com todos Aplicado nos estudos Preguiçoso Invejoso Egoísta Trabalhador Serviçal 2. De facto, na prática, consegues ser como assinalaste acima? Sim Não 3. O que é mais difícil para ti? Para mim é mais difícil ser e . 4. Como te sentes quando cometes alguma falta? Sinto-me alegre Sinto-me triste Envergonhado ou . 5. Alguma vez pediste perdão a Deus por algo ruim que tenhas feito? Sim Não 6. Se pediste perdão, como te sentiste depois? Alegre Triste Aliviado Pior 7. Quem pode ajudar-te a ser melhor na vida? Deus O bruxo O demónio A Virgem Maria O anjo da guarda 8. Escreve três pecados que cometes com mais frequência: a) . b) . c) . 9. Pede perdão a Deus por te teres portado mal:

10. Pede a Deus força para resistir à tentação e para não pecar mais:

Observações Observações

65

Capítulo 2

DEUS PERDOA Ao que se arrepende
O Rei David
Era um apaixonado por Deus. Sendo poeta, escrevia sempre cantos para Deus (os salmos). Mas o que aconteceu? Ele também cometeu grandes pecados: adultério e assassínio. Ao escutar a reprovação de Deus diante do profeta Natã, arrependeu-se, chorou amargamente os seus pecados e pediu perdão a Deus. (2 Sam 11,112.15). Lê Sl 50 (51) e completa as frases: – Tem piedade de mim, Senhor, segundo a (v. 3). – Purificai-me do meu (v. 4). – Só contra vós (v. 6). – Aspergi-me com o hissope e ficarei , Lavai-me e tornar-me-ei mais branco do que a (v. 9). – Criai em mim um coração (v. 12). – Aos maus ensinarei vossos (v. 15).

Nínive
Era uma grande cidade habitada por gente pagã, ou seja, que não pertencia ao povo de Israel. Por causa dos seus pecados, Deus decidiu destruí-la. Mas antes enviou o Profeta Jonas para ver se eles se arrependiam. Jonas pregou, o povo arrependeu-se e Deus perdoou os seus pecados. Lê Jon 3,5-10 e copia o que mais te chamou a atenção:

66

Zaqueu
Era um cobrador de impostos. Segundo o costume daquele tempo, os cobradores aproveitavam-se do cargo para roubar as pessoas exigindo mais que o devido. Um dia, Zaqueu quis conhecer Jesus. Havia muita gente no local e ele era baixinho, subiu a uma árvore para poder vê-lo. Jesus viu-o e disse-lhe: "Zaqueu, desce depressa, porque eu hoje preciso de ficar em tua casa". Sobre o que falaram? Quem sabe. O certo é que Zaqueu mudou completamente a sua maneira de ser. Um grande exemplo para todos nós. Lê Lc 19,1-10 e completa estas frases: – Se defraudei alguém, restituirei o (v. 8). – Hoje entrou a nesta casa (v. 9).

O filho pródigo
Um pai tem dois filhos. O filho mais novo pede a sua herança e vai para longe de sua casa, gastando todo o seu dinheiro numa vida desordenada. Ao ficar sozinho e ao não ter que comer, decide voltar para casa disposto a pedir perdão. Imagina-se que o seu pai vai repreendê-lo severamente. Mas não é assim que acontece. Estando ainda longe, seu pai ao vê-lo corre ao seu encontro, abraça-o, beija-o e organiza uma grande festa para ele. O que achas de tudo isso? Algo incrível. Assim é o nosso Deus Pai. Lê Lc 15,11-32 e copia os seguintes versículos - Lc 15, 18: . - Lc 15, 32: .

MEMORIZA
Levantar-me-ei e irei ter com meu Pai (Lc 15,18).

67

TAREFA PARA A CASA
a) 1. Quais são os dois pecados que o rei David cometeu? . b) 2. Qual é o nome do profeta que repreendeu o rei David? .

3. Escreve aqui o versículo que mais te chamou a atenção no Salmo 50 (51): (Sl 50[51], ). 4. Os ninivitas pertenciam ao povo de Israel ou eram pagãos? Pertenciam ao povo de Israel Eram pagãos 5. A quem Deus ama? - Somente aos cristãos - A todos os homens 6. Quando alguém pede perdão a Deus, como se deve comportar? - Continuar a viver como antes - Procurar comportar-se bem para não pecar mais 7. Se fosses Zaqueu, o que terias dito a Jesus ao recebê-lo em tua casa? 8. Se fosses Jesus, o que terias dito a Zaqueu ao entrares em sua casa? 9. Se fosses o filho mais velho, que terias dito a teu irmão (o filho pródigo) ao vê-lo regressar a casa?

10. O que pensas ao ver tanta gente que vive longe de Deus? Não penso nada. Tenho pena. Desejo fazer algo para que se aproximem de Deus. 11. Escreve uma oração pedindo a Deus pelos que vivem longe d’Ele: .

Observações Observações

68

Capítulo 3

EXAME DE CONSCIÊNCIA Em que ofendi a Deus?
Tenta lembrar-te
Nada de: "Não me lembro"; "Não sei o que fiz"; "Eu comporteime muito mal", etc. Se verdadeiramente queres ficar perto de Deus, antes de tudo, deves recordar todos os pecados que cometeste, escrevê-los num papel para não te esqueceres no momento de fazeres a tua confissão. Podes ir recordando os Dez Mandamentos para ver onde falhaste, as obras de misericórdia corporais e espirituais, etc. O sacerdote ou a pessoa encarregada de te preparar para a Primeira Confissão e Primeira Comunhão ajudar-te-á em tudo. De outro modo, para que perder tempo se não desejas fazer uma boa confissão e uma boa comunhão?

Um problema sério
Não se trata de um jogo. Deverás empenhar-te em aprender e levar a sério as orientações do teu (ou tua) catequista. Por isso, não tens de te preocupar com certos colegas que ficam escarnecendo ou rindo de ti. Aqui não há nada para rir. É algo muito sério. Até à data determinada, deves ver onde falhaste e o que podes fazer para ir mudando pouco a pouco. Responde a estas frases: – Queres fazer uma boa confissão e uma boa comunhão? Sim Não – Vais tentar lembrar e escrever todos os teus pecados? Sim Não

69

Relação com

DEUS

Como é o teu relacionamento com Deus? – Ao levantares-te de manhã ou ao deitares-te à noite, lembras-te de Deus? Fazes as orações da manhã e da noite? – Rezas antes e depois das refeições? – Quando sais de casa para ir para a escola ou para fazeres alguma coisa, pedes a protecção de Deus? – Acreditas em bruxos ou noutras coisas que estão contra a fé? – Vais à Missa todos os domingos e festas de guarda? Se não existe sacerdote, participas nas celebrações da Palavra na tua comunidade? Se não existe nada na tua comunidade, dedicas algum tempo à oração pessoal? – Se tens algum santo de devoção, tentas imitar o seu exemplo?
.

.

Vida de FAMÍLIA
Como é a tua relação com os teus pais, irmãos, avós e primos? – Obedeces aos teus pais? – Em alguma ocasião os deixaste mal diante das pessoas por causa do teu comportamento? – Fazes o que te pedem sempre de boa vontade e com prontidão? – Respeitas os teus avós e tios? Ou não queres saber deles e trata-los como estranhos? – Como te relacionas com os teus irmãos e primos? – A sua presença cria problemas em tua casa? Porquê? – Tentas fazer tudo o que é possível para que a vida em tua casa seja agradável?

70

Vida em

SOCIEDADE

Como te comportas fora de casa? – Como te portas na escola? – Fazes os trabalhos de casa? – Alguma vez bateste em alguém? – Como te dás com amigos e colegas? – Gostas de andar à luta com eles ou causar-lhe algum dano? – És egoísta, bisbilhoteiro ou mentiroso? – Alguma vez tiraste alguma coisa a alguém? A quem? Quanto? Devolveste o que tiraste à pessoa? – Tens ressentimento contra alguém? Não falas com essa pessoa? – Há alguma ofensa que não queres perdoar? – Chamaste “nomes” a alguém? – Deste algum mau testemunho? – Falaste mal de alguém? - ¿Has golpeado a gente más débil que tú? - ¿Has contado chistes ofensivos o provocativos?

Cuidando de

MIM

Preocupas-te com teu bem-estar material e espiritual? – Cuidas da saúde, praticando a higiene e evitando tudo o que te possa prejudicar? – Vais ao médico e tomas os medicamentos quando estás doente? – Tentas superar-te praticando algum desporto, aprendendo a tocar algum instrumento, lendo livros instrutivos ou seguindo as sugestões das pessoas que te querem ajudar? – Ou perdes muito tempo diante da televisão a ver programas inúteis ou que te podem causar algum dano? – Vês filmes ou revistas pornográficas? – Preocupas-te com tua superação no campo espiritual, lendo livros e revistas que te ajudem a viver como bom cristão?

71

– Evitas os maus pensamentos e os maus desejos? – Fazes coisas de que depois sentes vergonha?

Dizer a verdade
Disse Jesus: “A verdade vos libertará” (Jo 8,32). Pois bem, agora é o momento de te aproximares de Jesus com toda a confiança e lhe abrires completamente o coração. Tenta recordar todas as coisas más que fizeste e escreve-as com a maior precisão possível. Podes começar com duas folhas. Na primeira, escreve em cima DEUS e atrás FAMÍLIA. Na segunda folha, escreve em cima SOCIEDADE e atrás A MINHA PESSOA. Se não forem suficientes, podes utilizar mais folhas. O importante é que consigas expressar tudo o que sentes sem ocultar nada, pedindo perdão a Deus.

O tempo
Antes de mais nada, deves escrever desde quando não te confessas: há uma semana, um mês, um ano, etc. Nesse caso, deves escrever: “É a primeira vez que me confesso”.

Quantas vezes e porquê
Deve esclarecer quantas vezes fizeste algo e porque o fizeste. Por exemplo: “Não fui à Missa três vezes por preguiça” ou “por ter de sair com minha família”; “Faltei à Missa uma ou duas vezes durante o mês”, etc. OS MEUS PECADOS -1É a primeira vez que me confesso. DEUS 1. Esqueço-me de rezar ao levantar e ao deitar. 2. Não rezo antes das refeições. 3. Vou à Missa somente três ou quatro vezes durante o ano. Perdão Senhor. Tenho sido ingrato Contigo. 4. 5. 6. 7. MEUS PECADOS -2FAMÍLIA 1. Desobedeço muito a meus pais. 2. Bato, brigo com os meus irmãos. 3. Muitas vezes escondo os brinquedos dos outros para implicar com eles. 4. Sou preguiçoso em ajudar os meus pais e os outros. 5. Peço perdão a Deus por fazer caretas (mostrar a língua) ao meu tio Alfredo. 6. 7. 8.

72

Casos especiais
Às vezes acontecem coisas que ficam gravadas na nossa mente, nos fazem sofrer e que gostaríamos que se apagassem para sempre. Pois bem, chegou o momento de resolver o problema, deixandoo nas mãos do Senhor. Ele saberá como ajeitar as coisas. Escreve numa folha especial, sem medo, com plena confiança de que Deus, mediante o sacerdote, vai apagar tudo e vai dar-te a paz. Conta tudo: “Um dia, enquanto ia para a escola, um senhor convidou-me para tomar um gelado. Eu não o conhecia mas, mesmo assim, aceitei o seu convite, sem dar importância às advertências dos meus pais...”

Oração
Não basta recordar e escrever os pecados como se se tratasse de qualquer coisa. Deves orar ao mesmo tempo e pedir perdão a Deus pelo mal que fizeste. Também deves pedir a ajuda do Senhor para não voltar a cair no mesmo pecado. Exemplo: – Senhor, peço-te perdão por aquela vez em que fiz chorar a minha mãe. Ajuda-me a ser mais obediente. – Senhor, peço-te perdão por não ter ajudado meu irmãozinho a levantar-se quando caiu da bicicleta. – Senhor, ajuda-me a ser mais generoso com os meus companheiros compartilhando tudo que tenho com eles. MEUS PECADOS -3SOCIEDADE 1. Sou egoísta, não gosto de compartilhar com os outros. 2. Às vezes, quando erro, ponho a culpa nos colegas da sala de aula. 3. Fui agressivo, joguei uma pedra contra o meu amigo Pedrinho, deixando-o ferido e a sangrar. 4. 5. 6. MEUS PECADOS -4Minha Pessoa 1. Senhor, perdão por não cuidar da minha saúde, não tomando os remédios recomendados pelo médico. Quase morri. 2. Não vou mais a casa de Anita, porque lá dizem-se muitos palavrões. 3. Tenho muita curiosidade em ver filmes, novelas não recomendadas para crianças. Depois sinto-me muito mal. 4. 5.

Capítulo 4
73

PREPARAÇÃO Para uma boa confissão
Tomar consciência
Se queres verdadeiramente aproximar-te de Deus e começar uma nova etapa na tua vida cristã, tens de tomar consciência da situação em que te encontras. Para isso existe o exame de consciência. Não basta um exame de consciência superficial, feito em alguns minutos. Necessitas de tempo, desejo de fazer bem as coisas e humildade para pedir conselho aos que sabem mais e te podem ajudar. Fala com as pessoas que te inspiram mais confiança: algum catequista, os padrinhos, os teus familiares, etc. Eles poderão fazer que notes coisas que talvez nem imagines: que és orgulhoso, presunçoso, descuidado; que algumas vezes menosprezas as orientações dos teus avós; que te meteste em certas confusões que te poderiam ter custado a vida; etc. Enfim, como diz o ditado: "Quatro olhos vêem melhor que dois." Quanto mais pessoas ajudarem na tua formação cristã, tanto mais crescerás e aprenderás a tomar atitudes correctas na maneira de ver as coisas e agir melhor. Pois bem, trata de reflectir sobre o que te dizem os outros sem te esqueceres de escrever na tua lista de pecados, os que consideras que fazem mal.

74

Aqui está o mais importante: se verdadeiramente queres fazer uma boa confissão e uma boa comunhão, tens de estar decidido a mudar certas coisas na tua vida. Deves ver o que mais atrapalha na tua vida. Tens de ver o que fazer para melhorares. Fala com os teus pais e com quem te inspira mais confiança e pede ajuda. Eles saberão como aconselhar-te. Copia Mc 1, 15: O que quer dizer "converter-se"? Quer dizer: mudar de atitude, deixar de pensar e de agir mal e começar a pensar e agir bem, segundo os ensinamentos de Jesus. E agora, o que queres fazer? Queres seguir como antes ou queres mudar? Tens que tomar uma decisão. Responde: * Quero seguir como antes * Quero mudar Se queres seguir como antes, é melhor que não faças a Primeira Confissão e a Primeira Comunhão. Tudo seria inútil. Se, ao contrário, queres mudar em alguma coisa, segue em frente. Completa as frases: – Até agora, tenho sido: , e . – De hoje em diante, quero ser: , e .

75

Arrepender-se
Concentra-te no dano que causaste a ti mesmo de cada vez que te portaste mal. Lembras-te do caso do filho pródigo? Quis viver à sua maneira e fracassou, ficando sozinho, sem amigos, sem dinheiro e com fome. Além disso, deves reflectir que ao pecar ofendes a Deus, que é puro amor, como podes comprovar estudando a Bíblia e pensando no que Ele fez por ti. Lembras-te de como o pai recebeu o filho pródigo quando ele regressou a casa? Com abraços, beijos e carinhos. Assim é Deus. E pensar que nós somos tão maus que facilmente nos esquecemos Dele, vivemos como se Deus não existisse, sem levar em consideração a Sua Palavra e os Seus ensinamentos. Somos realmente uns filhos ingratos! De qualquer forma, o que passou, passou. Agora manifesta ao Senhor a tua dor e vergonha pela maneira como te comportaste com Ele e o dano que causaste a ti mesmo quando não seguiste o Seu caminho. De uma maneira especial, deves pedir perdão a Deus porque os teus pecados são causa de sofrimento para Jesus. Assinala o que está correcto: – Quando peco, * não acontece nada * causo danos a mim mesmo * ofendo a Deus – Aquele que se arrepende do seu pecado, * é valente * é covarde * busca a sua felicidade * causa danos a si mesmo

-1ORAÇÃO Senhor Jesus, sabes que sou muito fraco e facilmente faço o que não agrada ao Senhor. Perdoai-me, porque, mesmo sabendo que me comporto mal, prejudico-me a mim mesmo e ofendo ao Senhor, que é tão Bom. Me siento muy apenado y avergonzado. Dame la fuerza para no volver a pecar. Maria Santíssima, Mãe de Jesus e minha mãe...

76

Perdoar
Não podes pedir perdão a Deus se não estás disposto a perdoar. Lembras-te da oração do Pai Nosso? “Perdoai nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.” Lê Mt 6,14-15 e completa estas frases: – Se aos homens as suas ofensas, vosso Pai celeste também vos (v. 14). – Se não aos homens, também o vosso Pai vos (v.15) Lê Mt 18,23-35 e copia o versículo 35:

Responde a estas perguntas: 1. Alguma vez alguém te ofendeu? Sim ? Não? 2. Vai perdoar-lhe? Sim? Não? Lembra-te: Se não lhe perdoares, Deus também não te perdoará.

Oração
Escreve numa folha uma oração em que peças perdão a Deus por tê-lO ofendido. Ao mesmo tempo, pede a Maria, ao teu santo padroeiro e ao teu anjo da guarda que te ajudem a portares-te bem no futuro.

Propósitos
Ao terminar a oração, deves escrever os propósitos que vais fazer para mudar pouco a pouco a tua vida. Pergunta aos teus pais, ao catequista, ao padrinho e à madrinha quais os propósitos que te podem ajudar a melhorar a tua vida espiritual. Esta será a tua tarefa nestes dias de preparação para a Confissão.

-2PROPÓSITOS 1. De hoje em diante irei à Missa todos os domingos. 2. Confessar-me-ei pelo menos uma vez por mês. 3. Serei mais obediente aos meus pais. 4. Participarei do grupo de perseverança. 5. 6.

77

Capítulo 5

CELEBRAÇÃO DO SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO
I – Comunitária
Introdução
Dirigente: Hoje é dia de festa. O Pai, o Filho e o Espírito Santo estão aqui presentes entre nós para nos limpar de toda a mancha do pecado e nos encher do Seu Amor. Também estão presentes Maria Santíssima, nossa mãe, os santos que são nossos irmãos maiores que já estão na glória e o anjo da guarda. Todos estão a interceder por nós com suas orações a Deus. Canto. Livre escolha

Saudação
Sacerdote: Queridos filhos e filhas: É com muita alegria que estou hoje convosco para vos ajudar a vos encontrardes com Deus. Sei que há algum tempo vos preparais para este grande acontecimento. Pouco a pouco, mediante a Palavra de Deus, cada um de vós foi descobrindo o grande amor de Deus Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ao mesmo tempo, fostesvos dando conta das vossas próprias fraquezas. Pois bem, chegou o momento de apagar todo o passado e começar uma vida nova, de maior entrega e amor a Deus e ao próximo. Agora fechai os olhos, ponde as mãos juntas e acompanhai mentalmente a

78

oração que vou fazer em favor de vós.

Oração
Sacerdote: Ó Pai celestial, dou-Te graças por estas crianças que hoje se aproximam de Ti, pedindo o Teu perdão. Elas reconhecem que Te ofenderam e por isso estão arrependidas com o firme propósito de mudar de vida. Perdoai seus pecados e enchei-as do Vosso amor. Senhor Jesus, Tu que amas tanto as crianças, abençoai todas as que estão presentes aqui. Que o Teu Sangue Precioso limpe completamente seus corações e os encha de paz. Espírito Santo consolador, vem iluminar a mente destas crianças para que se dêem conta de todo o mal que fizeram e tenham a coragem de o manifestar e de pedir perdão. Ó Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, acompanhai-nos neste momento tão importante e intercedei por nós. (Momento de silêncio. Faz-se a conclusão rezando, todos juntos, o pai-nosso, a ave-maria e o Glória a Pai). Canto: Livre escolha

Palavra de Deus
Com.: Escutemos atentamente a Palavra de Deus. Lc 15,4-7. Sacerdote: (Proclama o Evangelho e continua:) Como ouvimos, no céu fazse grande festa quando alguém deixa o pecado e se aproxima de Deus. É exactamente o que estamos a fazer agora nesta celebração.

79

Exame de Consciência
Sacerdote: Neste momento, uma vez mais, vamos lembrar os nossos pecados para renovar o nosso arrependimento. Vou mencionar alguns pecados e os que os cometeram levantam a mão. Alguém pode ir à frente, reconhecendo o seu erro e pedindo perdão a Deus. Todos vão responder: Perdão, Senhor, perdão! Comecemos (exemplo) Rezo as orações à noite, ao deitar e de manhã, ao levantar-me? Os que não rezam levantem a mão. (Os interessados levantem a mão.) Quem quiser, dê um passo e diga porque agiu desta maneira. Criança: Eu muitas vezes não respeito as orientações de meus pais de rezar sempre ao deitar-me à noite ou ao levantar-me de manhã. Prefiro ver televisão, depois tenho sono e deito-me como fazem os animaizinhos. Por isso, peço perdão a Deus. Todos: Perdão, Senhor, perdão! Sacerdote: Vou à Missa todos os domingos? Os que não Têm ido à Missa todos os domingos levantem a mão. (Aqueles que cometeram este pecado, levante a mão). Quem quiser, pede perdão publicamente a Deus por esse pecado.

80

Criança: Peço perdão a Deus porque vou à Missa somente quando os meus pais me obrigam. De outra forma, não vou. De hoje em diante, prometo ir à Missa todos os domingos e festas de guarda. Senhor, peço-Te perdão por me ter comportado mal. Todos: Perdão, Senhor, perdão! (Continuará, na mesma ordem). Canto.

Acusação dos pecados
Com.: Agora, cada um de vós vai apresentar-se ao sacerdote e entregar-lhe a lista dos pecados que ele vai ler e queimar. Vai entregar-lhe também a folha com a oração e os propósitos que ele vai ler e devolver-vos. Tudo se fará com ordem, sem ficar a olhar para os lados, sem rir de nada. Cada um continua a pedir perdão a Deus ou a pensar nas palavras que cantamos.

Absolvição dos pecados
Sacerdote: Pai celestial, em nome de Jesus Te peço que perdoes todos os pecados que estas crianças aqui presentes cometeram. Tu conheces os seus corações. Tu sabes que estão muito arrependidas

81

pelo que fizeram e que, de hoje em diante, vão lutar para se comportarem melhor. Senhor Jesus, ponho em Tuas mãos estas crianças que Te buscam com coração sincero. Cuida sempre delas como Bom Pastor e não permitas que o inimigo lhes cause algum dano. Vem, Espírito Santo, limpa completamente os corações destas crianças para as tornar verdadeiramente em Tua Santa morada para que um dia possam receber dignamente o Corpo e Sangue de Cristo. Com.: Cada um de vós leia a oração que já escreveu. Todos juntos... (leia-se a oração). Fechai os olhos, ponde as mãos juntas e orai em silêncio enquanto o sacerdote, como representante de Deus, vai dar-vos a absolvição dos pecados. Sacerdote: Deus, Pai misericordioso, que reconciliou o mundo consigo pela morte e ressurreição de seu Filho e enviou o Espírito Santo para o perdão dos pecados, vos conceda, pelo ministério da Igreja, o perdão e a paz. Eu vos absolvo dos vossos pecados, + em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos: Amém! Com.: Os pecados já estão perdoados. Vamos dar uma salva de palmas a Deus Pai, Filho e

82

Espírito Santo. (palmas). Uma salva de palmas para Maria Santíssima, nossa mãe (palmas). Um aplauso aos anjos e santos que, com Deus, estão a fazer festa no céu (palmas). Uma salva de palmas para o anjo da guarda (palmas).

Penitência
Com.: Agora escutemos o sacerdote que vai dizer a penitência que teremos de fazer o mais breve possível, antes da próxima confissão. (O sacerdote impõe a penitência.)

Acção de Graças
Com.: Crianças, demos graças a Deus pelo grande presente que nos deu, ao perdoar os nossos pecados e ao fazer-nos seus amigos. Cantemos juntos: Canto (livre escolha).

Bênção Final
Sacerdote: O Senhor esteja convosco. ao Senhor, Todos: porque Ele está no meio de nós. Sacerdote: O Senhor nos guarde ele é bom, sempre no seu amor e na sua paz. Todos: porque Ámen. a Sua misericórdia Sacerdote: é eterna. Que vós sejais testemunhas do amor de Deus no mundo. (Sl 135 [136]). Todos: Ámen. Sacerdote: Que Deus Todo-Poderoso Pai, Filho e Espírito Santo, vos abençoe e vos guarde. Todos: Ámen. (Canto final).

Louvai

83

II – INDIVIDUAL
A celebração comunitária representa, sem dúvida, uma grande ajuda para tirar o máximo proveito do sacramento da Reconciliação. Mas nem sempre ela será possível. Muitas vezes, terás de te aproximar sozinho deste sacramento. De qualquer maneira, não te esqueças destas cinco condições necessárias para que o possa receber bem: exame de consciência, arrependimento dos pecados, propósito de não pecar mais, confissão e penitência. Para que no momento da confissão não te esqueças de algo importante, é oportuno que prepares com tempo a lista dos pecados e te acostumes a ser mais directo na tua confissão. Lembra-te também que não podes pedir perdão a Deus se não perdoares primeiro àqueles que te ofenderam. Como vês, o sacramento da Reconciliação não é um jogo, é algo muito sério e necessário e prepara-te para receberes Jesus no Sacramento da Eucaristia.

Acto de contrição
Meu Jesus, meu bom Jesus, que por mim morreste na cruz, perdoa os meus pecados. Já não quero pecar mais. Ámen.

84

Como fazer a confissão
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Padre, faz____________ que me confessei e cumpri a penitência. Estes são meus pecados________________ Acuso-me, também de todos os pecados que tenha esquecido e que tenho de confessar. Quando o padre te der os conselhos, deves responder: – Sim, padre. O mesmo dirás quando o padre disser a penitência. Rezarás o acto de contrição quando o padre te disser. No final, o padre dirá: – Podes ir em paz. Tu agradecerás: – Obrigado(a), Padre. E retirarás para cumprires a penitência.

Acção de Graças
Dá graças ao Senhor pelo perdão que te concedeu.

85

É oportuno que, entre a Primeira Confissão e a Primeira Comunhão, passe algum tempo para que a criança se vá acostumando a receber esse sacramento sozinha ou em grupo sob a vigilância do(a) catequista, padrinho, madrinha e seus pais. Ao mesmo tempo, faça-se a aprendizagem das orações mais importantes, dos ensinamentos fundamentais e do catecismo (págs. 105 ss). Também se pode aproveitar para ir memorizando as citações bíblicas assinaladas nos capítulos anteriores e para se ir inteirando dos jogos bíblicos.

86

VI Parte
O CORPO E O SANGUE DE CRISTO Alimentam-me e fortalecem-me

Quem come a MINHA CARNE e bebe o MEU SANGUE tem a VIDA ETERNA (Jo 6,54).
87

88

Capítulo 1

O PÃO DO CÉU Deus dá de comer ao seu povo
O maná
O povo de Israel encontrava-se no deserto onde não havia nada para comer. Então Deus interveio e mandou o maná do céu. Lê Ex 16,14-16 e completa estas frases: – Vendo isso, disseram os filhos de Israel uns aos outros: "_______________" (màn ha = maná). – Cada um juntava quanto lhe fosse necessário para comer; para aqueles que ________.

Multiplicação dos pães
O mesmo aconteceu numa ocasião em que muita gente seguia a Jesus e não havia que comer. Pois bem, Jesus multiplicou os cinco pães e dois peixes e deu de comer a todos. Lê Jo 6,4-13 e completa estas frases:

89

– Jesus disse a Felipe: "______________________________ __________________________" (v.5). – André era irmão de _________________________ (v.8). – Um menino tinha ________ pães e ________ peixes (v.9). – Só homens eram uns __________ mil (v.10). – Encheram ____________ cestos com os pedaços de pães que sobraram (v.13).

Jesus O verdadeiro pão do céu
Mesmo o maná vindo do céu, de todos os modos, era algo material. Alimentava somente o corpo e não a alma. Igualmente os pães que resultaram da multiplicação. Foram produzidos milagrosamente, mas eram algo puramente material, que alimentavam somente o corpo. Pois bem, Jesus prometeu dar ao seu povo um pão especial, que alimentaria não somente o corpo mas também a alma. Porque não entenderam isto, muitos abandonaram-n’O (Jo 6,66) Lê Jo 6,31-33 e completa estas frases: – O meu Pai é quem vos dá o verdadeiro (v. 32). – O Pão de Deus é o pão que desce do céu e (v. 33). Copia Jo 6,51:

MEMORIZA
A Minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue é verdadeiramente uma bebida (Jo 6,55).

90

TAREFA PARA A CASA
1. Copia Jo 6,60: __________________________________ _________________________________________________ _______________________________________________ _________________________________________________ 2.- Completa estas frases: – Ao escutar Jesus, muitos de seus discípulos não acreditaram e o _______________________ (v. 66). – São Pedro disse a Jesus: “Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de Vida _______________ (v. 68). 3. Acreditas que Jesus tem palavras de Vida Eterna? Sim Não 4. Conheces alguém que não acredita em Jesus?Sim Não 5. Gostarias de comer o Corpo de Cristo e beber seu Sangue? Sim Não 6. Gostarias de ressuscitar algum dia e viver para sempre com Jesus? Sim Não 7. Se a resposta for afirmativa, escreve uma carta a Jesus pedindo isto:

Senhor Jesus:

Observações Observações

91

Capítulo 2

A CEIA DO SENHOR
Comendo o corpo e bebendo o sangue de Cristo
A Última Ceia
Um dia antes de morrer, Jesus cumpriu a promessa que havia feito de dar a comer o seu corpo e dar a beber o seu sangue. Lê Lc 22,19-20 e completa estas frases: – Isto é o meu corpo, que é dado por _________________ (v. 19). – Este cálice é a Nova ________________ no meu sangue, que é derramado por ________________ (v. 20). – Fazei isto em memória de ________________ (v. 19). Ao dizer isto, Jesus deu aos doze apóstolos o poder de repetir a Sua Última Ceia, transformando o pão no Seu Corpo e o vinho no Seu Sangue. Algo realmente maravilhoso! Que pensas de tudo isso? Não te enche de alegria? Pois bem, escreve umas palavras a Jesus, agradecendo-Lhe por este grande presente que deu à sua Igreja. __________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________

92

Primeiros Cristãos
Obedecendo à ordem de Jesus, os primeiros cristãos começaram a reunir-se para celebrar a Ceia do Senhor. Lê 1 Cor 11,23-26 e completa estas frases: – Eu recebi do Senhor o que vos ___________ (v. 23). – Todas as vezes que comeis deste_______e bebeis deste cálice, lembrais a morte do Senhor, até que __________(v. 26). Leia 1 Cor 11,27-29 e responde a estas perguntas: – O que deves fazer antes de comungar? Nada Exame de consciência – O que acontece quando se comunga indignamente? Nada peca Por isso, deves pensar bem antes de fazer a Primeira Comunhão. Deves aprender a orar e pedir perdão a Deus. Na realidade, receber o Corpo e o Sangue de Cristo não é uma coisa qualquer. Deves estar bem preparado.

Santa Missa
Como se chama agora a Ceia do Senhor? A Santa Missa. Na Missa revivemos a morte e a ressurreição de Jesus (Nova e Eterna Aliança) e sua entrega a nós como alimento (Última Ceia). Por isso a Santa Missa é o centro da vida cristã. Se alguém falta à Santa Missa, não pode ser um verdadeiro crente. Assim... pensa bem: se queres ser um verdadeiro católico, tens de participar sempre na Santa Missa e comungar. Na realidade, para que serve participar de um banquete e não comer?

MEMORIZA
Todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será réu do corpo e do sangue do Senhor (1 Cor 11,27).

93

TAREFA PARA A CASA
1. Ao derramar o Seu sangue no monte Calvário, Jesus estabeleceu a Nova e Eterna Aliança. Pois bem: – Quem estabeleceu a Antiga Aliança? __________________. – Em que monte? _______________________ (Ver pág. 24). 2.- 2. É certo que na Santa Missa se revive a morte e ressurreição de Jesus e também sua Última Ceia, Como se deve participar dela? Com atenção Distraído Rindo 3.- Escreve o número dos teus familiares e parentes, contando com os teus pais, irmãos (as), primos (as)e tios , y tíos (as):__________. Entre eles, quantos têm o costume de comungar sempre? ___________________________. 4.- Logo que faças a Primeira Comunhão, de quanto em quanto tempo irás à Santa Missa? * De vez em quando Todos os domingos e festas de guarda Quando sentir vontade * Procurarás comungar de cada vez que participas na Santa Missa? Sim ? Não ? Porquê? _________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 5. Perguntou uma pessoa de confiaza o que sentiu ao fazer a Primeira Comunhão. Escreve aqui a sua resposta: __________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________

Observações Observações

94

Capítulo 3

PREPARAÇÃO para a Primeira Comunhão
Uma boa confissão
É a primeira coisa a fazer. Já sabes como se faz. O melhor é escrever tudo. Assim não te esquecerás de nada. Podes fazê-lo num acto comunitário ou num encontro pessoal com o sacerdote, segundo as indicações de teu (ou tua) catequista. Não te esqueças de orar muito e pedir ao Senhor que te purifique de todas as manchas de pecado e te conceda um desejo ardente de recebê-lo.

Obras de amor
Ao mesmo tempo, deves manifestar ao Senhor o teu desejo de mudança, fazendo algo em favor do próximo. Pede aos que te estão a ajudar (catequista, etc.) conselhos e orientações para colocar em prática as obras de amor. Possivelmente aconselhar-te-ão a partilhares os teus brinquedos com algumas crianças mais pobres, varrer a rua e o pátio da paróquia, limpar a casa de alguma pessoa enferma, ensinar a manusear a Bíblia, etc. Como podes ver, trata-se de coisas muito simples que, com certeza, servem para que te vás acostumando a preocupares-te com os demais, tornando-te assim um verdadeiro discípulo de Cristo. Escolhe e escreve alguma obra boa que vais pôr em prática nesses dias: 1. ______________________ 2. ______________________ 3. ______________________ 4. ______________________ 5. ______________________

95

Jejum
Decerto que já ouviste dizer que é necessário estar em jejum ou não comer alimentos durante um certo tempo antes de comungar. Antigamente o jejum começava à meia-noite. Agora não é assim. Basta uma hora antes de comungar. Durante essa hora, pode-se tomar água sem açúcar, chá, café, sumo ou refrigerante. Também se pode tomar qualquer medicamento. Se alguém está doente, não está obrigado à lei do jejum. Porque existe esta lei? Para expressar o respeito que se tem pelo corpo e sangue de Cristo.

Oração
O que vais dizer a Jesus quando fores comungar? Lembra-te que se trata de um momento muito importante. Não é possível que, depois de esperar tanto tempo, Jesus venha na Comunhão e tu fiques distraído, olhando para cá e para lá. Se queres que isso não aconteça, desde já deves escrever uma oração que irás rezar depois de receber Jesus na Comunhão. Nessa oração tens de: 1. Dar graças a Deus por tudo que Ele te deu, a tua vida, família, fé, etc.

Oração a Jesus
depois da comunhão
Senhor Jesus,

obrigado por teres vindo a mim. Obrigado pelos pais que me deste, por 2. Pedir por ti mesmo, por meus avós e irmãos. teus pais, irmãos, Obrigado por me teres padrinhos, amigos, etc. feito nascer numa família católica e pelos ensinamentos que recebi em casa. Obrigado pela saúde e pelos alimentos que me dás MEMORIZA cada dia. Peço-te, Senhor, que me Já não sou eu que vivo; é Cristo ajudes a seguir sempre que vive em mim (Gl 2,20). neste caminho.

96

TAREFA PARA A CASA
1. Escreve numa folha o que vais rezar depois da comunhão. 2. Pede às pessoas da tua confiança que te ajudem a preparareste para a Primeira Comunhão dando-te alguns conselhos: Pai: ______________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ Mãe: _____________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ Padrinho: ___________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ Madrinha: __________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ Catequista: _________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ Conselheiro espiritual: _________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ Outras pessoas: _____________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________

Observações Observações

97

Capítulo 4

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA o banquete dos filhos de Deus
INTRODUÇÃO
Filhos e filhas, enfim, chegou o grande dia. Hoje, todos podereis participar plenamente da Celebração Eucarística, que é o banquete dos filhos(as) de Deus, já que pela primeira vez ireis comungar.

Acção de graças
Muitas vezes ouvistes a palavra “Eucaristia” ou “Celebração Eucarística”. Que quer dizer esta palavra? Quer dizer “Acção de Graças”. Assim é o mesmo dizer “Missa”, “Ceia do Senhor”, “Eucaristia” ou “Sacrifício Eucarístico”. Trata-se de reviver a entrega que Jesus fez ao Pai na SextaFeira Santa, na cruz, quando nos conseguiu o perdão dos pecados e a vida em Deus. Tudo isso foi antecipado na Última Ceia. Portanto, ao celebrar a Santa Missa, estamos a reviver a mesma ceia de Jesus e o Seu sacrifício na Cruz.

98

A festa dos cristãos
A Santa Missa ou Eucaristia é o centro da vida cristã, a festa do Novo Povo de Deus, que é a Igreja de Cristo. Cada vez que celebramos a Santa Missa, estamos a reviver a Nova e Eterna Aliança entre Deus e seu Povo, que, com a morte e ressurreição de Jesus, passou da escravidão do pecado à liberdade de Filhos de Deus. Por eso, tenemos que estar alegres cada vez que participamos en la Santa Misa, puesto que estamos celebrando la victoria de Jesús sobre el pecado y la muerte.

RITOS INICIAIS e conselhos
Servem para nos preparar para celebrarmos dignamente a Eucaristia. Para conseguir isto, é necessário que, depois que o celebrante nos convide ao arrependimento, alguém que tenha participado na formação dos que vão fazer a Primeira Comunhão (catequista, padrinhos, pais, conselheiro espiritual, etc.) dê às crianças algum conselho prático que as ajude a reflectir sobre a importância do que estão a fazer. É o momento de renovar o próprio arrependimento pelas faltas cometidas no passado e manifestar uma vez mais a Jesus o desejo de recebê-l’O na comunhão.

99

LITURGIA DA PALAVRA
É Deus que nos fala através das Escrituras

I Leitura
O Povo de Israel encontrava-se no deserto sem ter que comer. Então Deus interveio, dando-lhes o maná. Ex 16, 14-15.

II Leitura
Também o Novo Povo de Deus necessita de se alimentar para resistir ao mal e fazer o bem. Como o conseguir? Participando da Ceia do Senhor. 1Cor 11, 23-29.

III Lectura (Evangelho)
Jesus Cristo é o Verdadeiro Pão do Céu. O que se alimenta deste Pão terá a vida eterna. Jo 6,49-56 Homilia Profissão de Fé Oração Universal

100

LITURGIA EUCARÍSTICA
Depois de ouvirmos a Palavra de Deus, temos de dar uma resposta.

Ofertório
Vamos unir-nos ao sacerdote que oferece a Deus o pão e o vinho que representam cada um de nós com tudo o que somos e temos.

Consagração
O sacerdote, representante de Jesus, repete a Última Ceia e o milagre renova-se: o pão transforma-se em Corpo de Cristo e o vinho em Sangue de Cristo.

Comunhão
Chegou o momento tão desejado. Aproxima-te do altar com o máximo de recolhimento, sem ficares a olhar à tua volta. Recebe Jesus e volta para o teu lugar. Fecha os olhos e reza. Jesus escutate. Diz-Lhe tudo o que sentes no teu coração e que guardaste durante tanto tempo. No momento indicado, uma criança ofereça-se para ler a sua oração a Jesus. Depois fazem-na todos juntos.

Conselhos
Antes de terminar a Santa Missa, algumas pessoas (escolhidas antecipadamente) que tomaram parte na formação das crianças podem dar alguns conselhos.

101

CONCLUSÃO
O que vai acontecer?
Meus queridos filhos e filhas: Por favor não digais: “Já acabou.” Dizei melhor: “O que vai acontecer?” Na realidade, estamos apenas no começo. Agora vem a parte boa. Uma vez fortalecidos com o Corpo e Sangue de Cristo, deveis continuar a crescer. Como? Aprofundando cada dia mais a Palavra de Deus e comungando sempre, ou seja, todos os domingos e festas de guarda quando fordes à Santa Missa ou durante a semana. Para ir aprofundando os conhecimentos sobre a Bíblia, aconselho-vos um panfleto importante intitulado: “Aprender a Bíblia brincando”. Lá verão como é possível aprender a Bíblia divertindose. Na verdade, trata-se de representar cenas bíblicas, preencher palavras cruzadas, responder a adivinhas, etc. Algo realmente novo e interessante; algo que nem imaginam.

102

Também há jogos de mesa, que servem para treinar a procura das citações bíblicas e para competir para ver quem as encontra primeiro.

E para completar, que ninguém fique sem os panfletos: “Curso bíblico para crianças” e “Sou católico”. São muito importantes para sermos verdadeiros católicos, cada vez mais convencidos da nossa fé e bem fundamentados na Bíblia. Assim, não nos despedimos. Quero voltar a vê-los a continuar nesta grande aventura que apenas começaste. Até breve. Seu amigo de sempre P.e Flaviano Amatulli Valente, fmap.

103

AVALIAÇÃO
1. O que achaste deste folheto de preparação para a Primeira Confissão e Primeira Comunhão? Aluno: Bom Regular Não gostei Pai: Bom Regular Não gostei Mãe: Bom Regular Não gostei Padrinho ou madrinha: Bom Regular Não gostei 2. De que é que mais gostaste? _________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ 3. Quem te ajudou mais a preparares-te para fazer a Primeira Confissão e Primeira Comunhão? ____________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ 4. Expressa o teu agradecimento a essas pessoas. __________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________

Observações Observações

104

Apêndice 1

ORAÇÕES MAIS IMPORTANTES
O SINAL DA SANTA CRUZ
Pelo sinal da santa cruz, livre-nos, Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen

PAI-NOSSO
Pai nosso, que estais no céu, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra, como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Ámen.

105

AVE-MARIA
Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto de vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Ámen.

GLÓRIA AO PAI
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

OFERECER AOS VIRGEM
Bendito seja o teu pureza E o que é eterna; Porque tudo é um Deus recria Nesses uma graciosa beleza. Para você, Princesa celeste, Santíssima Virgem Maria, Eu garanto que você neste dia Alma, coração e vida.

Olha para mim com compaixão; Não deixe-me, a minha mãe. Ámen.

106

CONSAGRAÇÃO A MARIA SANTÍSSIMA
Ó Senhora minha, ó minha mãe! Eu me ofereço todo a vós e, em prova de minha devoção para convosco, vos consagro neste dia os meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Lembrai-Vos que Vos pertenço, terna Mãe e Senhora nossa Ah! Guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa. Ámen.

SALVE-RAINHA
Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ámen.

107

CREDO
Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor. Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo. Nasceu da Virgem Maria. Padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos. Ressuscitou ao terceiro dia. Subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há-de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Ámen.

108

ANGELUS
— O anjo do Senhor anunciou a Maria... — e ela concebeu pelo poder do Espírito Santo. Ave, Maria... — Eis aqui a serva do Senhor... — faça-se em mim segundo a vossa palavra. Ave, Maria... — E o Verbo se fez carne... — e habitou entre nós. Ave, Maria... — Rogai por nós, Santa Mãe de Deus... — para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ámen. OREMOS: Infundi, Senhor, a Vossa graça em nossas almas para que conhecendo pela Anunciação do Anjo a Encarnação de Vosso Bem-Amado Filho, cheguemos por sua paixão e Cruz à glória da Ressurreição, por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho na unidade do Espírito Santo. Ámen.

109

CONFISSÃO
ANTES DE CONFISSÃO

Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, actos e omissões (batendo no peito) Por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor. Ámen.

DEPOIS CONFISSÃO ACTO DE CONTRIÇÃO Meu Deus, porque sois infinitamente bom e vos amo de todo o meu coração, pesa-me de vos ter ofendido, e, com o auxílio da vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais vos tornar a ofender; peço e espero o perdão das minas culpas, pela vossa infinita misericórdia. Ámen.

110

ORAÇÃO DA MANHÃ E NOITE
Para chegar até + Sinal da cruz + Oferecimento das obras: Senhor Deus Omnipotente, que me concedes começar este novo dia, fortalece-me com a tua graça, para que não cometa pecado algum e cumpra a Tua Santa vontade em todas minhas palavras, pensamentos e obras. Ámen. + Pai-nosso. + Ave-maria. + Oferecimento à Virgem. (Pág. 106). ORAÇÃO DO ANJO DA GUARDA + Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Ámen. Ao deitar + La señal de la Santa Cruz. + Oración: Senhor, obrigado por mais este dia.
Obrigado pelos pequenos e grandes dons que a Tua bondade colocou no nosso caminho a cada instante desta jornada. Obrigado pela luz, pelo alimento, pela água, pelo trabalho, por este tecto. Obrigado pela beleza das Tuas criaturas, pelo milagre da vida, pela inocência das crianças, pelo gesto amigo, pelo amor. Obrigado pela surpresa da Tua presença em cada ser. Obrigada pelo Teu amor que nos sustenta e protege, pelo Teu perdão que nos faz crescer. Obrigado pela alegria de termos sido úteis, ter servido a humanidade, os que nos cercam. Que amanhã sejamos melhores. Queremos, antes de adormecer, per¬doar e abençoar a quem nos magoou neste dia. Abençoa, senhor, o nosso descanso, os nossos corpos, os nossos familiares e amigos. Abençoa, desde já, o nosso amanhã. Obrigado! Boa noite, Senhor! . Amén.

+ Pai-nosso. + Ave-maria. +Acto de CONTRIÇÃO.

111

ORAÇÕES ANTES E DEPOIS DAS REFEIÇÕES.
ANTES Senhor, que nos dás a alegria de estar à volta desta mesa; reúne-nos todos, um dia, no banquete do céu. Abençoa, Senhor, esta mesa e todos aqueles que a prepararam; e ajuda-nos também a repartir o nosso pão com aqueles que não o têm. Ámen. DEPOIS Nós Vos agradecemos, ó Deus omnipotente, o alimento que nos destes, dádiva de vossa bondade, bem como todos os outros benefícios que nos haveis dispensado, Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Ámen.

ORAÇÃO PARA DEPOIS DA COMUNHÃO Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me. Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me. Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me. Dentro de vossas Chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de vós. Do inimigo maligno, defendei-me. Na hora de minha morte, chamai-me. E mandai-me ir para vós, Para que eu, com vossos Santos, vos louve por todos os séculos dos séculos. Ámen.

112

Apêndice 2

ENSINAMENTOS FUNDAMENTAIS
Os dez mandamentos
1. Amar a Deus sobre todas as coisas. 2. Não invocar o Seu santo nome em vão. 3. Guardar os domingos e festas. 4. Honrar pai e mãe. 5. Não matar. 6. Não pecar contra a castidade. 7. Não furtar. 8. Não levantar falso testemunho. 9. Não desejar a mulher do próximo. 10. Não cobiçar as coisas alheias.

Os mandamentos da igreja
1. Participar na Missa aos domingos e festas de guarda. 2. Confessar-se ao menos uma vez cada ano. 3. Comungar ao menos pela Páscoa da Ressurreição. 4. Jejuar e abster-se de carne, quando manda a Santa Mãe Igreja. 5. Pagar o dízimo, segundo o costume.

113

Bienaventuranzas
— Bienaventurados los pobres de espíritu, porque de ellos es el reino de los cielos. — Bienaventurados los que sufren, porque ellos heredarán la tierra. — Bienaventurados los que lloran, porque ellos serán consolados. — Bienaventurados los que tienen hambre y sed de justicia, porque ellos serán saciados. — Bienaventurados los misericordiosos, porque ellos alcanzarán misericordia. — Bienaventurados los limpios de corazón, porque ellos verán a Dios. — Bienaventurados los que trabajan por la paz, porque ellos serán llamados «hijos de Dios». — Bienaventurados los perseguidos por causa de la justicia, porque de ellos es el reino de los cielos. (Mt 5, 3-10)

As obras de misericórdia Espirituais
1. Dar bom conselho 2. Ensinar os ignorantes 3. Corrigir os que erram 4. Consolar os tristes 5. Perdoar as injúrias 6. Suportar com paciência as fraquezas de nosso próximo 7. Rogar a Deus por vivos e defuntos

Corporais
1. Dar de comer a quem tem fome 2. Dar de beber a quem tem sede 3. Vestir os nus 4. Dar pousada aos peregrinos 5. Auxiliar os enfermos 6. Visitar os presos 7. Sepultar os mortos.

114

Os sacramentos
1. Baptismo 2. Confirmação 3. Confissão ou Reconciliação 4. Eucaristia 5. Unção dos Enfermos 6. Ordem Sacerdotal 7. Matrimónio

Os dons do Espírito Santo
1. Sabedoria 2. Inteligência 3. Conselho 4. Fortaleza 5. Ciência 6. Piedade 7. Temor de Deus

Virtudes teologais
1. Fé 2. Esperança 3. Caridade

Virtudes cardeais
1. Prudência 2. Justiça 3. Fortaleza 4. Temperança

Os novíssimos
1. A morte 2. O juízo 3. O Inferno 4. O Paraíso

115

Os pecados capitais
1. Soberba 2. Avareza 3. Luxúria 4. Ira 5. Gula 6. Inveja 7. Preguiça

Virtudes para resistir a estes pecados
1. Contra a soberba, humildade. 2. Contra a avareza, generosidade. 3. Contra a luxúria, castidade. 4. Contra a ira, paciência. 5. Contra a gula, temperança. 6. Contra a inveja, caridade. 7. Contra a preguiça, disciplina.

Pecados contra o Espírito Santo
1. Desespero de salvação, quando a pessoa, como Judas, não pede perdão porque considera que Deus é incapaz de perdoar. E não pedindo perdão, não é perdoado. 2. Presunção de salvação sem merecimentos, quando a pessoa se julga já salva, e, por isso, se recusa a pedir perdão a Deus. 3. Negar a verdade conhecida como tal, quando o pecador de tal modo se entrega conscientemente à mentira a ponto de acabar acreditando na mentira como verdade, e, por isso, recusa até a evidência da verdade. Era o pecado dos fariseus que viam Cristo fazer milagres e os negavam, apesar de vêlos. Não havia então modo de convertê-los. 4. Ter inveja das mercês que Deus fez a outrem. Isto é, ter raiva de que Deus, por amor, tenha dado alguma graça a outros, e não a nós. Desse modo se odeia a bondade de Deus, que é o Espírito Santo. 5. Impenitência final. Quando a pessoa recusa o perdão de Deus na hora da morte, recusando os sacramentos impiamente.

116

Apêndice 3

CATECISMO
Capítulo 1

DEUS
1. Quem é Deus? Deus é nosso Criador e Redentor, que nos ama e quer que sejamos felizes. Todas as coisas existem por Ele, Nele e para Ele. 2. Quantas pessoas há em Deus? Em Deus há três pessoas que são: O Pai, o Filho e o Espírito Santo. 3. O Pai é Deus? Sim. O Pai é Deus. 44. O Filho é Deus? Sim. O Filho é Deus. 5. O Espírito Santo é Deus? Sim. O Espírito Santo é Deus. 6. Há, então, três deuses? Não há três; há um só Deus em três pessoas distintas. 7. Podemos compreender como é que existe um só Deus em três pessoas iguais e distintas? Não podemos compreender como existe um só Deus em três pessoas iguais e distintas porque isso é um mistério. 8. O que é um mistério? Mistério é uma verdade que se refere a Deus e portanto não pode ser compreendida perfeitamente por nenhuma criatura.

117

9. Como se chama o mistério de Deus em três pessoas iguais e distintas? O mistério de Deus em três pessoas iguais e distintas chamase: O mistério da Santíssima Trindade. 10. As imagens de santos são deuses? Não. As imagens de santos não são deuses. São simplesmente retratos ou fotografias. 11. Para que servem as imagens e estátuas dos santos? As imagens e estátuas dos santos servem para nos recordar Deus, a Virgem e os santos e assim tratar de seguir os seus ensinamentos e imitar os seus exemplos. 12. Temos de respeitar as imagens e estátuas dos santos? Sim, temos de respeitar as imagens e estátuas dos santos porque representam Deus Nosso Senhor, a Virgem, Mãe de Jesus e nossa Mãe, e os santos, nossos irmãos e intercessores. 13. Para que servem as festas religiosas? As festas religiosas servem para que os cristãos possam conviver em sã alegria, adorando a Deus, meditando sobre a vida de Cristo, da Virgem e dos santos, tratando de imitar os seus exemplos.

118

Capítulo 2

A CRIAÇÃO
1. Quem fez o céu, a terra e todas as coisas? Deus fez o céu, a terra e todas as coisas. 2. Como fez Deus o céu, a terra e todas as coisas? Deus fez o céu, a terra e todas as coisas mediante o poder de sua Palavra, ou seja, não utilizando nenhuma coisa material. 3. Entre todos os seres que Deus criou, quais são os mais importantes? Entre todos os seres que Deus criou, os seres humanos são os mais importantes porque têm espírito (ou alma) que os fazem semelhantes a Deus. 4. Qual foi o maior presente que Deus deu aos nossos primeiros pais? O maior presente que Deus deu aos nossos primeiros pais foi sua amizade e sua própria vida que lhes dava o direito de vê-Lo e gozar com Ele no Paraíso. 5. Este presente foi só para eles? Não. Esse presente deveria passar a toda a humanidade como herança, se Adão e Eva tivessem obedecido a Deus. 6. Para é que Deus nos fez? Deus fez-nos para que O conheçamos, O amemos e O sirvamos neste mundo; para depois sermos felizes com Ele no Paraíso.

119

Capítulo 3

O PECADO a desobediência a Deus
1. O que é pecado? O pecado é a desobediência à vontade de Deus. 2. Quantas classes de pecado existem? Há duas classes de pecado: o original e o actual. 3. Qual é o pecado original? O pecado original é aquele com o que nascemos por culpa de Adão e Eva, nossos primeiros pais. 4. Qual é o pecado actual? O pecado actual é aquele que nós cometemos ao desobedecer à vontade de Deus. 5. Como pode ser o pecado actual? O pecado actual pode ser mortal e venial. 6. Quando é mortal um pecado? Um pecado é mortal quando se trata de algo grave e que é cometido em plena consciência e deliberada aceitação. 7. Quando é venial um pecado? Um pecado é venial quando se trata de algo pequeno ou se se comete sem plena consciência e deliberada aceitação. 8. O que acontece com a pessoa quando comete um pecado mortal? Quando alguém comete um pecado mortal, perde a Vida em Deus e faz-se amigo do demónio. 9. O que acontece com a pessoa quando comete um pecado venial? Quando alguém comete um pecado venial, a sua alma fica manchada e a sua Vida em Deus diminui. 10. O que acontece com a pessoa que morre em pecado mortal? Se alguém morre em pecado mortal, vai para o Inferno, ou seja, é condenado a viver para sempre sem o amor de Deus e sem nenhuma esperança de salvação.

120

Capítulo 4

A IGREJA
1. Os que crêem em Cristo vivem a sua fé isoladamente, ou seja, cada um por sua conta? Não. Os que crêem em Cristo não vivem sua fé isoladamente mas sim como membros de uma grande família que é a Igreja. 2. Quem fundou a Igreja? Jesus Cristo fundou a Igreja. 3. Para que é que Jesus Cristo fundou a Sua Igreja? Jesus Cristo fundou a Sua Igreja para que a Sua obra salvadora continuasse no mundo, vivendo a Sua mensagem, anunciando a Sua Palavra e comunicando a Vida de Deus. 4. A quem é que Jesus Cristo encarregou como pastores de sua Igreja? Jesus Cristo encarregou os Apóstolos como pastores da Sua Igreja, que tinha como guia São Pedro. 5. Qual a diferença entre os discípulos de Cristo? Não há diferença entre os discípulos a não ser no serviço. 6. Quem desenvolve o serviço de maior responsabilidade na Igreja? O Papa e os bispos desenvolvem o serviço de maior responsabilidade na Igreja porque têm a missão de governar o Povo de Deus. 7. Quem é o Papa? O Papa é o Sumo Pontífice da Igreja. 8. Porque é que o Papa é o Sumo Pontífice da Igreja? O Papa é o Supremo Pastor da Igreja porque ele é o sucessor de São Pedro, possui na Igreja poder pleno, supremo e universal.

121

9. Quem são os bispos? Os bispos são os pastores da Igreja, unidos ao Papa. 10. Porque é que os bispos são os pastores da Igreja? Os bispos são os pastores da Igreja porque são os sucessores dos Apóstolos. 11. Quem são os sacerdotes? Os sacerdotes são colaboradores dos bispos, para pregar a Palavra de Deus, guiar as comunidades cristãs e comunicar-lhes a Vida de Deus. 12. Quem faz parte da Igreja plenamente? Fazem parte plenamente da Igreja todos os baptizados que aceitam os ensinamentos de Jesus e reconhecem a autoridade do Papa e dos bispos. 13. Como se chamam os cristãos que não aceitam todos os ensinamentos de Jesus ou não reconhecem a autoridade do Papa e dos bispos? Os cristãos que não aceitam todos os ensinamentos de Jesus ou não reconhecem a autoridade do Papa e dos bispos chamam-se “irmãos separados”. 14. Os “irmãos separados” podem salvar-se? Sim. Podem salvar-se todos os irmãos separados que tenham boa-fé, ou seja, que busquem sinceramente a Cristo e tratam de viver segundo os Seus ensinamentos, mesmo que não tenham chegado à plenitude da Verdade e à comunhão completa com os representantes de Cristo, que são o Papa e os bispos. 15. Os que não conhecem a Cristo podem salvar-se? Também os que não conhecem a Cristo podem salvar-se se tratarem de viver segundo a sua consciência, buscando a Deus e fazendo o bem.

122

Capítulo 5

OS SACRAMENTOS
1. Quais são os principais meios que Jesus Cristo deixou à sua Igreja para nos comunicar a Vida de Deus? Os principais meios que Jesus Cristo deixou à sua Igreja para nos comunicar a Vida de Deus são os Sacramentos. 2. O que é um Sacramento? Um Sacramento é um rito sagrado no qual se realiza um encontro com Cristo, mediante sinais externos que expressam a Vida em Deus e a comunicam. 3. Quantos são os Sacramentos? Os Sacramentos são sete. Baptismo: Limpa-nos do pecado original ou qualquer outra mancha de pecado; dá-nos a Vida em Deus e faz-nos membros da Igreja. Confirmação: Dá-nos a força do Espírito Santo para afastar os ataques do demónio e viver como filhos de Deus e testemunhas de Cristo. Reconciliação: Apaga os pecados cometidos depois do Baptismo. Eucaristia: Revive-se o sacrifício de Jesus na cruz com a sua Última Ceia e recebe-se o Corpo e o Sangue de Cristo como alimento de Vida Eterna. Unção dos Enfermos: Ajuda o enfermo a recuperar a saúde se isso corresponde à vontade de Deus ou a morrer como bom cristão. Ordem Sacerdotal: Faz dos homens que o recebem pastores da Igreja e verdadeiros representantes de Cristo. Matrimónio: Faz dos esposos um sinal do grande amor que existe entre Cristo e a Igreja e os ajuda a cumprir bem seus deveres de casados.

123

Capítulo 6

A GLÓRIA Nosso destino final
1. Qual é o destino final que Deus tem preparado para aqueles que O amam? O destino final que Deus tem preparado para aqueles que O amam é a Glória Eterna do Paraíso. 2. Em que consiste a Glória Eterna do Paraíso? A Glória Eterna do Paraíso consiste em unir-se intimamente a Deus e gozar d´Ele para sempre. 3. O que é preciso para entrar na Glória Eterna do Paraíso? Para entrar na Glória Eterna do Paraíso é necessário estar em paz com Deus e não ter nenhuma mancha de pecado. 4. Quando estamos em paz com Deus? Estamos em paz com Deus quando não temos nenhum pecado mortal. 5. Quando estamos livres de toda mancha do pecado? Estamos livres de toda a mancha do pecado quando, mediante os nossos sacrifícios, orações e boas obras, conseguimos pagar completamente o que corresponde aos castigos que merecemos como consequência dos nossos pecados. 6. Os sofrimentos de Jesus na cruz foram suficientes para pagar completamente o que corresponde aos castigos que merecemos como consequência dos nossos pecados? Sim. Os sofrimentos de Jesus na cruz foram suficientes para pagar completamente o que corresponde aos castigos que merecemos como consequência dos nossos pecados. No entanto, é vontade de Deus que nós também cooperemos com a obra de nossa salvação, unindo-nos a Cristo com os nossos sofrimentos, orações e boas obras.

124

7. O que acontece quando alguém morre com alguma mancha de pecado? Quando alguém morre com alguma mancha de pecado, terá de sofrer até se purificar completamente. Nisso consiste o purgatório. 8. O purgatório é um lugar material? Não. O purgatório não é um lugar material. É uma situação de sofrimento até conseguir a completa purificação da alma e assim chegar à glória. 9. Quanto tempo fica uma alma no purgatório? Ninguém sabe quanto tempo uma alma fica no purgatório. Sabemos somente que a purificação é proporcional ao pecado. Tudo depende da intensidade do sofrimento. Uma pessoa pode em pouco tempo sofrer muito. O purgatório pode durar poucos instantes ou também longo tempo. 10. Podemos ajudar os nossos irmãos e irmãs que estão no purgatório? Sim, podemos ajudar os nossos irmãos e irmãs que estão no purgatório, oferecendo a Deus, em seu favor, nossos sofrimentos, orações e boa obras. 11. As almas do purgatório podem interceder por nós? Sim, as almas do purgatório podem interceder por nós já que estão em paz com Deus. 12. Quando alguém morre em pecado mortal, para onde vai? Quando alguém morre em pecado mortal, vai para o Inferno. 13. O Inferno é um lugar material? Não. O Inferno não é um lugar material. 14. O que quer dizer, então, ir para o Inferno? Ir para o Inferno quer dizer afastar-se para sempre de Deus e, por isso, viver na tristeza maior.

125

15. O que acontece com as crianças que morrem sem receber o baptismo? Não sabemos o que acontece com as crianças que morrem sem receber o baptismo. Só sabemos que Deus quer a salvação de todos os homens e, portanto, confiamos que também a elas seja dada alguma oportunidade de se salvar. O mesmo se pode dizer em relação aos adultos que morrem sem receber o baptismo e sem terem o uso da razão.

CONCURSO
Para estimular o compromisso e a iniciativa dos alunos, é oportuno organizar a seguinte gincana: + Aprendizagem das citações bíblicas, assinaladas neste livro; + Aprendizagem de orações, ensinamentos fundamentais e o catecismo; + Jogos de mesa para ver quem encontra primeiro as citações bíblicas. Para isso, contamos com material apropriado, por exemplo: “Aprender a Bíblia brincando”. + Ver quem faz melhor as tarefas assinaladas neste livro.

126

Índice Geral
Observações .................................................................................. 2 Introdução ..................................................................................... 3 Orientações Para o(a) catequista .................................................. 4

I Parte A Confissão e a Comunhão. PARA QUÊ? Capítulo 1 A Tradição ...................................................................................... 7 Capítulo 2 BÍBLIA E CATECISMO ...................................................................... 9 Capítulo 3 AO ENCONTRO DE JESUS ................................................................. 12
II Parte UMA HISTÓRIA DE AMOR entre Deus e seu Povo .......................... 17 Capítulo 1 QUE ACONTECEU NO PRINCÍPIO? .................................................... 19 Capítulo 2 O POVO DE ISRAEL ......................................................................... 23 Capítulo 3 A IGREJA DE CRISTO ...................................................................... 31 III Parte VIVENDO COM DEUS Pai, Filho e Espírito Santo Capítulo 1 DEUS é meu Pai ............................................................................. 39 Capítulo 2 JESUS é meu irmão e amigo .......................................................... 42 Capítulo 3 O ESPÍRITO SANTO é hóspede da minha alma ...............................45 IV Parte OS MEUS GRANDES HERÓIS DE EXEMPLOS para fazer parte da família de Deus Capítulo 1 MARIA Mãe de Deus e minha mãe ................................................ 51 Capítulo 2 OS SANTOS Meus melhores amigos ............................................... 54 Capítulo 3 O ANJO DA GUARDA meu conselheiro e guia ................................. 57 V Parte SOU PECADOR Deus espera-me e perdoa-me ...............................61 Capítulo 1 SOU FRACO facilmente desobedeço a Deus .................................. 63

127

Capítulo 2 DEUS PERDOA Ao que se arrepende .............................................. 66 Capítulo 3 EXAME DE CONSCIÊNCIA Em que ofendi a Deus? ............................ 69 Capítulo 4 PREPARAÇÃO Para uma boa confissão .......................................... 74 Capítulo 5 CELEBRAÇÃO DO SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO ...................... 78 VI Parte O CORPO E O SANGUE DE CRISTO Alimentam-me e fortalecem-me Capítulo 1 O PÃO DO CÉU Deus dá de comer ao seu povo .............................. 89 Capítulo 2 A CEIA DO SENHOR ......................................................................... 92 Comendo o corpo e bebendo o sangue de Cristo .......................... 92 Capítulo 3 PREPARAÇÃO para a Primeira Comunhão ..................................... 95 Capítulo 4 CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA. o banquete dos filhos de Deus ...................................................... 98 Apéndice 1 ORAÇÕES MAIS IMPORTANTES .................................................... 105 Apéndice 2 ENSINAMENTOS FUNDAMENTAIS .................................................. 113 Apéndice 3 CATECISMO ................................................................................. 117 Capítulo 1 DEUS ............................................................................................ 117 Capítulo 2 A CRIAÇÃO .................................................................................. 119 Capítulo 3 O PECADO, a desobediência a Deus ............................................. 120 Capítulo 4 A IGREJA ..................................................................................... 121 Capítulo 5 OS SACRAMENTOS ....................................................................... 123 Capítulo 6 A GLÓRIA. Nosso destino finall .................................................... 124 Concursosl ................................................................................... 124

128