You are on page 1of 4

1)Assinale a alternativa correta: Sobre o projeto de reconstrução da Europa no pós-guerra: A) Os Estados Unidos não tinham interesse algum

na reconstrução da Europa. B) A Alemanha, derrotada na Segunda Guerra Mundial, foi obrigada a arcar com os custos da reconstrução da Europa. C) Os países europeus fizeram uma grande aliança com a finalidade de se ajudarem na reconstrução.

xD) Os Estados Unidos, com a intenção de conter o avanço comunista, colocaram em prática um plano de ajuda econômica aos europeus denominado de Plano Marshall. 2)Explique o que foi o escândalo Watergate.? Trata-se do escândalo político (espionagem política) que acabou com a renúncia do presidente Richard Nixon. 3) Um dos momentos mais tensos da Guerra Fria, envolveu o Governo dos Estados Unidos e a ilha de Cuba na chamada “crise dos mísseis”. Em que consistiu esta crise? O governo soviético que apoiava a Revolução Cubana, pretendia instalar mísseis atômicos em Cuba. O presidente Kennedy reagiu com a possibilidade de um confronto direto. O governo soviético abandonou o projeto.
4) O texto acima fala de uma bipolarização ocorrida após a Segunda Guerra Mundial com a formação de superpotências com ideologias diferentes. A União Soviética defendia o sistema socialista. Explique o que defendia o sistema ideológico soviético, ou seja, o socialismo? Socialismo Soviético defendia homogeneidade social, controle estatal da economia, partido único, valorização da educação, etc. 5) Com o fim da Segunda Guerra Mundial as nações mais envolvidas no conflito procuraram garantir meios de reconstrução e mecanismos que pudessem impedir novos conflitos. O Plano Marshall e a criação da ONU estão inseridos neste contexto. Descreva sumariamente o que foi o Plano Marshall? Investimento feito pelos Estados Unidos em diversas nações européias objetivando impedir que a crise social facilitasse a ascensão dos comunistas ao poder. 6) O texto acima faz referência a um momento marcante da Guerra Fria denominado de “Corrida Espacial”. Sobre este aspecto, assinale com a letra A para as conquistas dos Estados Unidos e com a letra B para as conquistas da URSS: ( ( ( ( b) b) b) a) Primeiro Primeiro Primeiro Primeiro satélite artificial no espaço; Homem no Espaço; ser vivo (Laika) lançado ao espaço; homem a pisar na Lua;

7) Sobre a Revolução Cubana de 1959, responda quem foi o líder que passou a comandar a ilha após a retirada do poder de Fulgêncio Batista e qual regime político foi sendo implantado? O líder era, e ainda é, Fidel Castro e o regime implantado foi o socialismo leninista, conforme o próprio Fidel anunciou. 8) Relacione as colunas abaixo segundo o critério dos fatos correspondentes aos personagens históricos relacionados à Guerra Fria: a) John Kennedy; b) Bill Clinton; c) Boris Yeltsin; d) Lech Valessa; (b) Presidente do partido democrata dos EUA que obteve êxitos na economia nos anos 90. (d) Líder sindicalista da Polônia que lutou contra o comunismo e chegou à presidência. (a) Presidente dos Estados Unidos assassinado em Dallas no ano de 1963. (c) Presidente da Rússia que não terminou o mandato devido a problemas de saúde e renunciou em 1999. 9)

þÿ

Doutrina Truman Comecom Pacto de Varsóvia

Criado em 1949 pela URSS para auxiliar a reconstrução dos países do bloco socialista.
þÿ

Aliança militar que reuniu os países socialistas da Europa.
þÿ

Movimento de intensa propaganda anticomunista e combate à expansão socialista liderado pelo presidente dos Estados Unidos.

2 guerra mundial 1)Após a leitura deste pequeno texto, explique qual foi a estratégia utilizada pelos russos para vencer o exército nazista e qual a importância do clima nesse contexto?
Explicar a tática utilizada pelo exército vermelho de sucessivos recuos e ataques destruindo plantações, utilizando a seu favor o clima extremamente frio do inverno russo. 2). A adesão dos Estados Unidos na Segunda Grande Guerra foi um dos elementos decisivos para que, na fase final do conflito, a guerra passasse a ser favorável aos aliados. Mencione a qual o motivo concreto que provocou a adesão dos Estados Unidos à guerra, e também a estratégia que este país utilizou para conseguir a rendição do Japão, levando, finalmente, os aliados à vitória? O ataque a Pearl Harbor e o lançamento das bombas atômicas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. 3) A partir de 7 de dezembro de 1941 a Segunda Guerra passa a ser efetivamente mundial, uma vez que envolve todos os continentes pois os Estados Unidos entram definitivamente na guerra. Que fato promoveu a entrada direta dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial? O ataque do Japão à base de Pearl Harbor permitiu ao presidente Roosevelt entrar efetivamente no conflito. 4) O Holocausto e o ataque atômico a Hiroshima e Nagazaqui marcam dois dos muitos horrores da Segunda Guerra Mundial. O que foi o holocausto? Massacre de Judeus em campos de concentração nazista. 5) Uma das operações de guerra mais importantes da Segunda Guerra Mundial ficou conhecida como “Dia D”. O que foi o Dia D e qual seu objetivo? Desembarque

dos Aliados na praia da Normandia. O Objetivo era libertar Paris do controle Nazista.

6) Dentro do contexto do ataque alemão à França e a batalha na Grã-Bretanha na Segunda Guerra Mundial, relacione corretamente as colunas abaixo:

a) Linha Maginot; b) Blitzkrieg; c) Luftwaffe; d) RAF; (c) Força Aérea Nazista; (a) Frente de defesa da França contra a Alemanha; (d) Força Aérea Britânica; (b) Tática de Guerra Relâmpago Alemã.