You are on page 1of 22

FONSECA, A. F.

, SAMPAIO,
J. R., MILANI, M. (Org.). O
Espiristismo, as Ciências e a
Filosofia, São Paulo:
CCDPE-ECM, LIHPE, 2014.

Co-autor:
Adilson J. de Assis
Belo Horizonte,
06 dezembro de 2014

O QUE É A LIHPE?
A LIHPE é uma comunidade virtual que reúne historiadores
e pesquisadores, sejam espíritas ou não, sejam acadêmicos
ou não, mas que se interessem como tema de suas
pesquisas o Espiritismo ou o Movimento Espírita.

Objetivo: ajuda mútua para o desenvolvimento de pesquisas,
oferecendo aos integrantes, uma gama de informações,
através da troca de informações entre os integrantes.

Contribuímos, também, no atendimento as solicitações de
pesquisadores que não fazem parte do grupo.

Fonte: http://www.lihpe.net/wordpress/?page_id=10

net Fonte: http://www. encontros nacionais denominados ENLIHPE. basta solicitar seu cadastramento. É importante. esclarer que a LIHPE não é uma lista de discussões.lihpe. mas sim um espaço de fomento a pesquisa.lihpe. entretanto. Endereço virtual: www. Em se lhe interessando juntar-se a nós. entre outros).net/wordpress/?page_id=10 . Série Pesquisas Brasileiras sobre o Espiritismo. Coleção Espiritismo na Universidade. etc.O QUE É A LIHPE? O resultado deste trabalho é a publicação de obras (Anuário Histórico Espírita.

www.net .lihpe.

.

fazem parcerias e se ajudam no desenvolvimento de trabalhos. Estatutos. Por isso a LIHPE não possui Diretoria.” “Buscamos resgatar aspectos históricos de nosso movimento contribuindo desta forma com a discussão científica. Sede. nem um grupo de debates. A LIGA é um cadastro de espíritas dedicados à historiografia e pesquisas em diversas áreas e que se relacionam entre si.. Quadro de Sócios.LIHPE: o que queremos. qualquer espécie de comando e nem recolhe contribuições. trocam experiências.” . Buscamos criar um ambiente de pesquisa científica em várias áreas. “O caráter com que foi concebida a LIGA não é de torna-la uma Instituição formal..

LIHPE: organização de Ciclos de Conferências (ENLIHPEs) Edição Título dos Anais [Tema Central] Ano 1º ENLIHPE1 Goiânia – GO 1999 2º ENLIHPE1 Campinas – SP 2003 3º ENLIHPE1 O Espiritismo nas Ciências Contemporâneas (3º e 7º ENLIHPE) Belo Horizonte – MG 2004 4º ENLIHPE1 Pesquisas sobre o Espiritismo no Brasil: Textos Selecionados São Paulo – SP (CCDPE-ECM) 2008 5º ENLIHPE1 A Temática Espírita na Pesquisa Contemporânea: Textos Selecionados São Paulo – SP (CCDPE-ECM) 2009 6º ENLIHPE2 O Espiritismo Visto Pelas Áreas de Conhecimento Atuais: Textos Selecionados São Paulo – SP (CCDPE-ECM) 2010 Encontro Nacional da Liga dos Historiadores e Pesquisadores Espíritas 2Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo 1 .

as Ciências e a Filosofia (9º e 10º ENLIHPE) [Pesquisa Espírita: Passado. as Ciências e a Filosofia (9º e 10º ENLIHPE) [Espiritismo e Ciência] 10º ENLIHPE2 O Espiristismo. Presente e Futuro] .LIHPE: organização de Ciclos de Conferências (ENLIHPEs) 7º ENLIHPE2 O Espiritismo nas Ciências Contemporâneas (3º e 7º ENLIHPE) São Paulo – SP (CCDPE-ECM) 2011 São Paulo – SP (CCDPE-ECM) 2012 São Paulo – SP (CCDPE-ECM) 2013 São Paulo – SP (CCDPE-ECM) 2014 [Espiritismo e ciência: objetos. fronteiras e métodos de investigação] 8º ENLIHPE2 O Espiritismo na Atualidade [Espiritismo na atualidade: das práticas cotidianas ao meio acadêmico] 9º ENLIHPE2 O Espiristismo.

LIHPE: organização de Ciclos de Conferências (ENLIHPEs) 4º ENLIHPE (2008) 5º ENLIHPE (2009) 6º ENLIHPE (2010) .

LIHPE: organização de Ciclos de Conferências (ENLIHPEs) 3º e 7º ENLIHPEs (2004 e 2011) 8º ENLIHPE (2012) 9º e 10º ENLIHPES (2013 e 2014) .

PRINCIPAIS TEMÁTICAS PRESENTES ● História do Movimento Espírita ● Ensaios biográficos ● A ciência espírita ● Discussão de teorias científicas ● Filosofia espírita ● Ciências humanas e Espiritismo ● Ciências sociais e Espiritismo ● Recenseamento da produção acadêmica no Brasil com temática espírita .

(breve) APRESENTAÇÃO ● ● ● ● 11 autores (encarnados)! Parte 1: Filosofia – 6 trabalhos Parte 2: Ciências Humanas e Naturais – 6 trabalhos Diversidade de temas: fenomenologia – hermenêutica – reencarnação e mediunidade na Grécia clássica – o platonismo na Doutrina Espírita – Herculano Pires – a geografia do mundo espiritual – Anália Franco – Machado de Assis e o Espiritismo – A casa espírita no contexto do terceiro setor – crítica de obras tidas como científicas no Movimento Espírita .

Documentação e Pesquisa do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro Dedicatória: .(breve) APRESENTAÇÃO CCDPE – Centro de Cultura.

(breve) APRESENTAÇÃO .

● Atuando no meio acadêmico. ● Senso de necessidade de valorizar as obras espíritas que trazem uma grande contribuição ao ser humano no sentido de entendê-lo na sua plenitude biológico-psíquico-espiritual [o conhecimento acadêmico hoje é muito fragmentado/especializado e não prioriza as sínteses que ampliam a consciência]. .Grupo de pesquisa na UFU (Universidade Federal de Uberlândia) Projeto: A CIÊNCIA DO INVISÍVEL – da antiguidade à contemporaneidade Como surgiu: A partir de interesses comuns: ● Espíritas.

e vem através das Idades Média e Moderna. Percebemos que havia uma linha de continuidade em termos de um despertar da maturidade da consciência humana. XIX e XX. pelo menos em termos do Ocidente. Continuamos com o estudo das pesquisas psíquicas que foram feitas nos séc. com Sócrates e Platão. do Destino e da Dor” de Léon Denis. até o advento do Espiritismo no séc. que se inicia na Grécia clássica.Grupo de pesquisa na UFU (Universidade Federal de Uberlândia) Projeto: A CIÊNCIA DO INVISÍVEL – da antiguidade à contemporaneidade Como surgiu: ● ● ● Começamos estudando “O Problema do Ser. XIX. .

Os pitagóricos 3.Grupo de pesquisa na UFU (Universidade Federal de Uberlândia) Projeto: A CIÊNCIA DO INVISÍVEL – da antiguidade à contemporaneidade Temas/teses de interesse: 1. Sócrates e Platão como precursores do Cristianismo e do Espiritismo 4. A influência da alquimia e da Metafísica na ciência contemporânea . O neo-platonismo Tema abordado no 10º ENLIHPE 5. O xamanismo grego e as relações entre os mundos visível e invisível 2.

O invisível investigado empiricamente (sec. XIX e XX) 8. Allan Kardec e seu método de investigação do invisível 7. As contribuições de Emmanuel/Chico Xavier Tema abordado no 10º ENLIHPE 10. Léon Denis e a ciência/filosofia/religião do invisível 9.Grupo de pesquisa na UFU Projeto: A CIÊNCIA DO INVISÍVEL – da antiguidade à contemporaneidade Temas/teses de interesse (continuação): 6. A ciência do invisível da Índia e sua influência sobre o Ocidente .

Traduções 5. Listar autores/livros/artigos-chave em cada tema 2. artigo etc) 4. Orientação de monografias/dissertações/teses acadêmicas. Construção coletiva de uma bibliografia disponível nas formas digital e física 3. blogue. projetos de pesquisa e registro do grupo no CNPq . Divulgação (palestras. Comentários 6.Grupo de pesquisa na UFU Projeto: A CIÊNCIA DO INVISÍVEL – da antiguidade à contemporaneidade Tarefas: 1.

2.Grupo de pesquisa na UFU Projeto: A CIÊNCIA DO INVISÍVEL – da antiguidade à contemporaneidade Focos: 1. . Manter sempre uma visão do conjunto. 3. Balancear o rigor acadêmico necessário com o livre pensamento e a intuição. propondo hipóteses livremente e testando suas consequências. do todo. Evitar os caminhos tortuosos do academicismo escolástico vigente.

Grupo de pesquisa na UFU Projeto: A CIÊNCIA DO INVISÍVEL – da antiguidade à contemporaneidade Participantes ativos: Adilson José de Assis – professor (Eng.ª Química – UFU) Rubens Garcia Nunes Sobrinho – professor (Filosofia – UFU) Luiz Fernando Bandeira de Melo – mestrando (Filosofia – UFU) .

MILANI. L.. In: FONSECA. 8 – Léon Denis e a SOBRINHO. A. LIHPE. São Paulo: CCDPE-ECM. 3 – Sócrates e Platão como precursores do Cristianismo e do Espiritismo MELO. J. 2014. (Org. Religião e mediunidade de Sócrates em Platão. R. . R.. F. SAMPAIO. A. MILANI. J. In: FONSECA. R. São Paulo: CCDPE-ECM. SAMPAIO. In: FONSECA. as Ciências e a Filosofia. O Espiristismo. (Org. São Paulo: CCDPE-ECM.).. as Ciências e a Filosofia. M. LIHPE. M. J. Uma leitura espírita do diálogo “Íon” de Platão. M. 2014... Cosmo e finalidade: O ciência/filosofia/religião platonismo de Léon Denis em O Grande do invisível Enigma. F. (Org. MILANI.Grupo de pesquisa na UFU (A CIÊNCIA DO INVISÍVEL) Tema Produção 3 – Sócrates e Platão como precursores do Cristianismo e do Espiritismo ASSIS. O Espiristismo. J.. F. R. B. 2014. SAMPAIO. F. G. A. as Ciências e a Filosofia.). O Espiristismo.). A. LIHPE. N.