Proposta de jogo educacional à escola Educa Ação.

A faixa etária escolhida foi a do período operatório-concreto (8 a 12 anos) e o tema Preservação do meio ambiente. 1- Sobre a violência nos jogos O ser humano é suscetível a imitar modelos, sendo que esta imitação ocorre quando o observador deseja ser igual ao modelo ou o admira e as mídias trabalham com fantasias com as quais as pessoas possam se identificar, e não só isso, mas também podem servir de veiculadoras dos valores da sociedade. Porém não é de hoje que as crianças brincam com temas violentos, como soldadinho de chumbo, polícia/bandido e brincadeiras com armas, estas presentes em civilizações milenares. A hipermídia dos jogos digitais pode ser tratada em certos casos como um substituto destas brincadeiras e assim como elas nunca foi um agravante para os índices de criminalidade e violência. As crianças sabem diferenciar a violência dos jogos da violência de verdade, assim como o faz com a violência assistida em desenhos animados ou pela violência de contos de fadas, essa capacidade de diferenciação é fundamental para a assimilação dos modelos que as mídias depositam. Essa assimilação pode ser auxiliada pelos pais, que podem só permitir que a criança tenha acesso a jogos que estejam de acordo com sua faixa etária, esta classificação existe desde 2001 e é baseada nos critérios de uso de imagens pornográficas, uso de drogas e violência. Outro fator que não pode se deixar de lado é a estetização que a mídia criou da violência sobre os jogos, ela chega a manipular as informações, colocando a responsabilidade por acontecimentos em jogos sem considerar fatores como privações severas e situações traumáticas na infância do causador ou distúrbios psiquiátricos ou psicológicos. 2- Pesquisa sobre a Preservação do meio-ambiente. Preservação Ambiental É o ato de preservar o meio ambiente como um todo, não apenas parte dele. Com os problemas ambientais provocados pelo homem nos últimos tempos, a questão da preservação ambiental tem sido muito discutida, ou seja, o homem tem dado mais importância à preservação do meio ambiente. Muitas pessoas pensam que não jogar lixo nas ruas, separar o lixo reciclável do nãoreciclável é o suficiente para resolver o problema. Não é bem assim que funciona, pois o meio ambiente não se restringe à vegetação, aos rios ou córregos que encontramos na cidade, é algo bem mais abrangente como, por exemplo, a preservação das florestas, nascentes, entre outros. A preservação é um conjunto de medidas que devem ser adotadas por todos, de forma a garantir o futuro do nosso planeta para as novas gerações. Atualmente, a preservação ambiental se torna praticamente obrigatória em todo o mundo, devido às graves conseqüências originadas pela degradação do meio ambiente, sendo a preservação a única maneira de amenizar ou até mesmo acabar com tais conseqüências.

3- A respeito do jogo a) Gênero: Aventura b) Tipo de jogo segundo as teorias de Roger Caillois. Agon e Mimicry. O jogo mistura os dois tipos, apresentando desafios mentais e relações de rivalidade entre o jogador e os fantasmas controlados pelo jogo conectando o jogador através da interpretação de um personagem destemido que defendo o meio-ambiente. c) Objetivo do jogo que enfoque educativo. O objetivo do jogo é derrotar todos os fantasmas que estão devastando o meioambiente utilizando os objetos contrários ao ato desempenhado pelo fantasma. Por exemplo: O fantasma que está tentando capturar o tucano só poderá ser detido usando o apito do guarda florestal encontrado em outra parte da fase. O jogo tem o intuito de ensinar as crianças a superar desafios, a como respeitar o meio ambiente e agir de forma correta contra quem o desrespeita.

d) Descrição do ambiente, personagens e objetos de interatividade. O jogo será totalmente em terceira dimensão, suas fases serão labirintos coloridos, cada uma abordando um tema ambiental, o personagem principal é o Garoto Ambiente (também nome do jogo), um super-herói de aproximadamente nove anos de idade muito corajoso que defende o meio-ambiente. Ele usa itens recebidos de seus amigos, que só serão entregues depois da resolução de um quebra-cabeça (“puzzle”). Estes quebra-cabeças envolvem uma interação com o cenário e terão o tema de como evitar a degradação do meio ambiente abordada naquela fase. Todos os personagens serão no estilo “cartoon”. 4- Capacidades cognitivas utilizadas pelas crianças As crianças usarão as capacidades de pensamento reversível, classificação de números, cores e formas, conservação de movimento, quantidade, tempo e cumprimento. 5- Atrativos do jogo para a criança Crianças nessa faixa etária têm por preferência jogos que envolvam resoluções de quebra-cabeças, superação de fases e jogos que envolvam regras. O jogo proposto aliará todos estes elementos com um personagem carismático, que a criança se identificará com ele, um cenário interativo e curioso e de forma sutil ensinará a como respeitar o meio-ambiente. Resumindo, o jogo enfoca-se a diversão para que o aprendizado seja mais leve e flua suavemente.

Referências Bibliográficas ALVES, Lynn GAME OVER: Jogos Eletrônicos e Violência. Editora Futura, 2005. Autor Desconhecido, Preservação Ambiental. Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/preservacao-ambiental.htm. Acessado em: 22 de abril de 2009. FORTIM, Ivelise, COMO FAZER JOGOS PARA CRIANÇAS?: QUAIS AS PREFERENCIAS DE JOGOS POR IDADE? Acervo particular. Acessado em: 22 de abril de 2009. FORTIM,Ivelise, Jogos Eletrônicos e Violência. Acervo Particular. Acessado em 22 de abril de 2009.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful