You are on page 1of 13

Casa 1- Ascendente

O Ascendente define o corpo físico, o temperamento básico, como o indivíduo
inicia suas ações, o que faz para conquistar o que quer, como se vê. Demarca
também o projeto inicial de vida, a aspiração, aquilo com o quê a pessoa se
identifica quando é chamada a se descrever, como ela enfrenta a vida.

Alguns astrólogos descrevem o signo ascendente como um instrumento
psicológico capaz de nos manter a salvo quando inseguros. Nesses momentos
ele aflora e domina a situação. Numa festa ou num ambiente com várias
pessoas desconhecidas é comum vestirmos a máscara do nosso ascendente,
seja para brilhar ou para ficarmos na reserva.
Mas o signo ascendente pode se manifestar também de outras formas, se
alguém precisa escrever uma carta, a forma de pensar nos assuntos abordados
é influenciada pelo signo solar, mas a maneira de colocar os mesmos assuntos
no papel será orientada pelo signo ascendente. Por isso é que muitas pessoas
acham que o pensamento ficou diferente no papel.
Mas afinal, por que chamar esse signo de ascendente? Porque ele é o signo
que estava ascendendo ao céu no exato momento em que se deu o nascimento
da pessoa. Por isso as suas influências podem ser sentidas durante a vida toda,
alterando até mesmo as características básicas do signo solar.

Casa 2- Posses
A casa 2 determina que tipo de valores possuímos, nosso senso de autoestima, como ganhamos dinheiro, riquezas materiais e não-materiais, quais os
nossos talentos e como se comporta o nosso "banco de dados genético". É uma
casa forte entre os artistas, músicos, cantores, mas também entre os
banqueiros. Simboliza o gado, os minérios e a agricultura e também todas as
riquezas produzidas no subsolo de uma região.

Casa 3- Comunicação
Simboliza a mente prática, o ambiente imediato, os estudos, viagens curtas, a
comunicação do indivíduo com o meio e sua relação com parentes e vizinhos.
Repercute também na expressão dos pensamentos, nos aspectos práticos da
mente e na atenção tipo piloto automático. Antigamente chamada de casa da
Deusa, em oposição à Casa de Deus, a nona casa é a casa das crenças,
religiões e crenças não-oficiais.

Casa 4- Passado

A casa simboliza a capacidade executiva: o líder. sexo para diversão e das festas. arquitetura. o tesouro escondido no subsolo. também mostra como encaramos os estrangeiros. Casa 7 . pois é a posição do por-do-sol. do trabalhador da fábrica e da roupa de trabalho. como cirurgias e morte . mas também rivalidades entre sócios e a clientela de alguém. o mestre. a busca de um sentido maior para a existência. Repercute na saúde. as transformações . Todas as relações contratuais e suas quebras passam por essa casa: casamentos. que mostra a aurora. É a casa do romance como conquista amorosa. do trabalho diário e da relação com os colegas e subalternos. à educação transmitida aos outros. Em um outro nível. Promove a operacionalização dos recursos naturais da casa 2. lazer. do namoro. ao exemplo pessoal e aos desafios que se encara durante a vida.Recursos compartilhados e crises Governa a maneira pela qual abordamos as crises e mudanças na vida. dos segredos. Casa 5. cirurgiões. sedimentados na casa 4 e explorados na casa 5. psicanalistas.Esta é a casa da vida privada. psicologia.Aprimoramento É a casa do cotidiano. o inconsciente pessoal).físicas também. sociedades de negócios. qual nossa filosofia de vida. da origem da vida. é relacionada aos filhos. forte entre os que se dedicam à hotelaria. xamãs são por isso sua personificações mais comuns.e também informa como encaramos a sociedade com nossos parceiros. nosso rumo final. É a casa das grandes propriedades de terr. da primeira infância e das propriedades imóveis de herança paterna (o pai aqui simbolizando o final da vida. É o espaço do oculto e secreto de nossa vida. hábitos de higiene e capacidade de troca e digestão de informações.Contratos A casa 7 é o setor da vida que explica o que queremos que o outro nos dê e como ele será complementar ao que somos. o campeão esportista e o inventor. do ocaso da luz. Casa 6 . dos sonhos do passado. Casa 8 . Detetives. A casa 6 é a casa do médico clínico. doenças agudas.Criatividade Designa a conquista de um lugar ao sol. Influencia também os esportes em grupo sendo que os esportes de competições individuais são indicados pelas casa 5 e .Espiritualidade Esse é o setor da vida que informa a respeito da nossa capacidade de enxergar verdades espirituais no que sonhamos. do analista de sistemas. e às profissões ligadas ao cuidado e amparo da infância e da mulher grávida. Casa 9 . simboliza a despedida da vida. em oposição ao Ascendente. às obras criadas.

casa 5 encaramos a criatividade da história passada. esta casa era associada também a feitiçaria . o Sol a pino. prisões e conventos ou escolas tipo internatos também estão relacionadas a casa 12.7. .Preocupações e marginalização A solidão de estar no mundo. a participação social e nos grupos de luta por causas coletivas. Além destes. "endemoniadas" . senadores.hoje em dia consideradas provavelmente portadoras de doenças ou distúrbios psíquicos e emocionais sérios. Tudo o que gostaríamos de manter em segredo e o que nos comove. empresas e empresários. profissão É o zênite. Muitos seres trabalham em instituições de ajuda e caridade . o que nos dá compaixão e o que nos faz trabalhar em prol dos necessitados.nutrimos certas esperanças. hospitalização.casa 4 . e traições de modo geral. por exemplo. degredo. de ter nascido só e morrer só é uma lição desta casa. Em contraposição à nossa criatividade .ou o que aspiramos. o monge e todos os que estudam os grupos marginalizados da sociedade. altas patentes. Diz respeito à mãe à administração. prestigio.Meio-Céu . possuídas.pessoas "enfeitiçadas". Antigamente. temos certos desejos em relação ao que queremos de nossa sociedade. das coletividades. Nossas ambições. dívidas contraídas por outras pessoas que temos de pagar. às relações internacionais. exílio. As amizades.são pessoas que têm muito forte esse setor da carta astrológica. Casa 11 . O que surge. Casa 10 . Reputação.esta representa nossa imagem pública.da casa oposta. inventores e revolucionários. Outros: freira. tecnologias e descobertas a serviço da humanidade. Casa 12 . Suas imagens relacionam-se ao Direito. Esta é a casa das ONGs. Esse é o setor da vida que é acionado quando temos de abandonar as glórias deste mundo e enfrentamos com humildade a solidão. Assuntos aparentemente tão diversos entre si como insônia. Esse é o setor da vida que simboliza tudo o que precisamos realizar . o que abala ou melhora nossas reputação profissional. internação em mosteiros.Esperanças Como resultado do que fazemos no mundo . e as maneiras pelas quais enfrentamos esse sofrimento é indicada pelo signo que inicia essa casa. A casa 10 também indica qual é nossa abordagem a respeito do uso social ou não das invenções. dos deputados. Os filhos dos amigos. É uma casa astral relacionada a marginalização e isolamento . Contraposta à casa do passado .o que se vê em profissões como a de um pesquisador solitário. as escolas de pensamento que criamos. colocação e status. o que está a público. as ideologias. também.Presente. profissão que temos com base em nossa herança familiar . prisão.casa 10 . línguas ao turismo e so guru. à Antropologia.

5. Nossa capacidade de trocar informações com o meio ambiente. que tem impacto.eu sou. 8 e 12 . que são as mais importantes porque destacam signos e planetas nos quatro ângulos. diminuindo a força da ação iniciada pelas casas cardinais. Descendente (casa 7) e Meio-Céu (casa 10). mas também disseminando e transformando. a nossa intuição é ligada às casas 1. As casas sucedentes estabilizam e enraizam as mudanças provocadas pelo movimento de ação das casas cardinais. Em seguida. Assim.eu tenho. . eu troco o que sei com meu parceiro e eu ensino grandes grupos de pessoas o que aprendi a fazer.e por isso assumo até o risco de ficar só. as que caem a partir dos ângulos. isto é. As emoções dizem respeito às casas 4. temos as casa 2. para verificar se o que queremos é possível e e como o será. 9 e 12. eu crio e eu inspiro. existem as casas cadentes. até mesmo destruindo o que foi iniciado na casa cardinal e consolidado na casa sucedente.Outras características das casas Há as casas angulares. eu trabalho e me aprimoro nisso e eu sou um mestre reconhecido e patrão de mim mesmo. 6 e 10 . São as chamadas casas cardinais. pois sucedem as cardinais. Fundo do Céu (casa 4). Exemplo: a saúde física. 7 e 11 eu aprendo. Outra divisão das casas é a que se refere aos tipos de vivência que podemos ter. Assim. adquirida com os cuidados na primeira infância (casa 4) é materializado nas conquistas da casa 5.eu sinto o sonho de um passado que me movimenta. anunciam algo rápido. que desgastam o organismo na casa 6. é assunto das casas 3. Nossa capacidade de materializar o que somos e queremos é simbolizada pelas casa 2. 6. São elas: 3. que movimentam. ou melhor. eu transformo com emoção o que compartilhei por meio da crise e faço a doação de minha existência em prol de algo maior e mais importante do que eu mesmo . 5 e 9 . São elas: Ascendente (casa 1). 8 e 11 como sucedentes.

O signo regente da Casa 2. Ela guarda as experiências da nossa vida privada. personalidade. das coisas da vida que nós valorizamos. seu meio e suas coisas. irmãs. vizinhos. devemos formar nossos valores na Casa 2. nossa identidade básica e nossa visão de mundo. A Casa 3 delimita nossa forma de interação com o mundo ao nosso redor. nossa auto-imagem e nossa imagem exterior. Abrange as características emocionais mais profundas e diz respeito à atitude em relação à família. bens. conforto pessoal. amigos. trocar. segurança pessoal ligada às finanças. Ela guarda as experiências da projeção da nossa personalidade. A Casa 4 delimita nossa intimidade. A Casa 1 delimita nossa identidade básica. Ela guarda as experiências da geração dos nossos próprios recursos. temperamento. o fundo de nossa alma e os alicerces de nossa psique. como você lida com o dinheiro. . Depois de definir nossa identidade básica na Casa 1. primos. Ela guarda as experiências do nosso aprendizado básico. de como ganhamos dinheiro. delineia a primeira abordagem dessas experiências de valorização e aquisição. onde vivemos a experiência do aprovisionamento. é hora de trocar e intercambiar na Casa 3. a forma e aparência do nosso corpo. determina como você se relaciona com as pessoas mais chegadas. comunicar. carinho do casal. de comunicar e interagir com o espaço próximo. habilidades naturais. onde vivemos a experiência de fundamentar nossa existência. orientando as realizações econômicas. de comercializar. e também da nossa interação primária: com irmãos. é o ascendente. mãe. Raízes raciais e culturais. onde vivemos a experiência de interagir. delineia a primeira abordagem dessas experiências de interatuação e intercâmbio básico. ir ali e aqui na Casa 3. propriedades. trocar e comunicar. O signo do Ascendente rege a nossa Casa 1. e é ele que delineia nossa auto-imagem. da nossa forma de fazer trocas. O signo regente da Casa 3. a forma que se conduz nos primeiros estudos e primeiros conhecimentos. de como lidamos com nossos valores e nossas aquisições. à pátria e às raízes. Casa IV – RAÍZES E VIDA PRIVADA: Lar. A Casa 2 define nossos valores pessoais. é hora de plantar nossas raízes na Casa 4. Casa III – INTERAÇÃO E INTERCÂMBIOS: Comunicações. ao lar. Depois de interagir. irmãos. O Ascendente é a cúspide da Casa 1. telefonemas. capacidade de ganhos. saúde geral. pequenas viagens. é ele que define a conformação da nossa incorporação. papo. flertes. colegas e outros. vizinhos. da nossa busca de autonomia. cartas. reputação. indica as características externas de comportamento. da nossa abordagem inicial à vida e da nossa visão de mundo. Depois de formar nossos valores e nos provermos de recursos na Casa 2. estrutura familiar. sejam estes palpáveis ou não. Casa II – VALORES PESSOAIS: Dinheiro.CASAS ZODIACAIS Casa I – IDENTIDADE BÁSICA: Eu.

noivo. amante fixo. mas aqui não estamos sós. É nesse setor que nos deparamos com o ponto de vista e com a vontade das outras pessoas. de tudo que podemos realizar de maneira prática. dos nossos filhos. da nossa vida doméstica. namorado. onde temos que confrontar nossa identidade com a das outras pessoas. onde vivemos a experiência de operar e sistematizar nossa vida. dos nossos “hobbies”. dos nossos hábitos. é hora de enaltecer a vida na Casa 5. Casa V – EXALTAÇÃO E CRIATIVIDADE: Prazeres e diversões. ligações sérias que podem se dar tanto no plano espiritual. onde no começo da nossa história nós nos posicionamos como pessoa. dos nossos empregados. do cuidado diário com a higiene e com a saúde. saúde. esportes. talento. empregados. do nosso lar. podemos viver as experiências dos relacionamentos na Casa 7. Comportamento sexual. Ela guarda as experiências da nossa organização do dia a dia. delineia a primeira abordagem dessas experiências de criatividade e exaltação da vida. inteligência. A Casa 6 delimita a vivência diária de nossas rotinas de vida. delineia a primeira abordagem dessas experiências de organização do nosso dia a dia. animais. Rege a organização e o esforço. do nosso ambiente de trabalho. trabalho. por meio de um grande afeto. Casa VI – ORGANIZAÇÃO E DIA A DIA: Rotina. A Casa 5 delimita a exaltação de nossa identidade. artes. estudo. associações. Ela guarda as experiências da nossa criatividade. O signo regente da Casa 5. Depois de construir nossa rotina diária e por ordem em nossa vida na Casa 6. sociedades. ela está oposta a Casa 1. jogos de azar. delineia a primeira abordagem dessas experiências de construção da base de nossa alma. casos amorosos. casamento. tios. namorados. dos nossos casamentos e sociedades que compomos em nossa vida. suas obrigações e dedicações. estamos compondo relacionamentos. dos nossos namoros. passeios. A saúde que tantas vezes é prejudicada por um excesso de sacrifício na profissão. onde somos obrigados a reconhecer . das coisas que fazemos rotineiramente.das coisas que não são facilmente reveladas. é hora de mostrar nossa capacidade de fazer algo prático na Casa 6. memória. Casa VII – RELACIONAMENTOS E PARCERIAS: Tu/o Outro. Por isso a Casa 7 guarda as experiências das nossas parcerias. de tudo que a alma humana pode criar para se enaltecer. dos nossos animais de estimação. A Casa 7 é a primeira Casa do hemisfério coletivo. da nossa expressão artística. gravidez. das coisas que fazemos para divertir. divórcios. do nosso convívio familiar e também da herança psicológica de nossa infância. Depois de fundamentar e construir as raízes de nossa alma na Casa 4. sistemática e rotineira. parceiro. O signo regente da Casa 4. onde vivemos a experiência de expressar nossa identidade com criatividade. filhos e relacionamento com estes. Depois de exaltar com criatividade nossa identidade e divertirmos bastante na Casa 5. inimigos declarados. O momento de criação é aquele em que nos soltamos e mostramos a criança que há dentro de nós. como no plano profissional ou financeiro. O signo regente da Casa 6. marido.

astral. que nada mais é o desprendimento de tudo que acumulamos na vida. O signo regente da Casa 8. aspirações filosóficas. A Casa 8 está oposta a Casa 2. que normalmente chamamos de sabedoria. encontros importantes. o momento que temos de destruir. A Casa 9 está oposta a casa 3. O signo regente da Casa 7. ganhos possíveis de heranças ou testamento. o sentimento religioso. na Casa 9 está o saber coletivo. abandonar ou matar algo dentro de nós para que o novo possa brotar. onde vivemos a experiência da transformação e regeneração. dos estudos filosóficos. está a sexualidade. portanto ela guarda os valores coletivos. Ela guarda as vivências de tudo que eleva e enaltece a humanidade. como as universidades. chegamos à Casa 9. aprendizado através do auto-conhecimento. delineia a primeira abordagem dessas experiências de transformação através da liberação dos nossos excessos. os créditos. É a casa dos conhecimentos profundos. doenças. os recursos e os valores que nos são concedidos por outros. regenerados e prontos para viver a experiência do sublime. magia. Depois de passar pelos dramas da Casa 8. séria angústia mental. Nesta Casa estão o mercado financeiro. As qualidades e vibrações deste signo nos são trazidas por outras pessoas quando nos relacionamos. Aqui estão também as crises que nos levam a transformação e a regeneração. as experiências do nosso aprendizado superior. Casa VIII – RECICLAGEM E INVESTIMENTOS: Sexo. Casa IX – FILOSOFIA E METAS DE VIDA: Espiritualidade. Nós não possuímos as qualidades do signo regente dessa Casa.que as pessoas com quem nos relacionamos possuem uma identidade diferente da nossa. das viagens ao estrangeiro e às novas fronteiras. da sabedoria humana que é impressa nos livros. religião. éticos e metafísicos. grandes transformação. delineia a primeira abordagem dessas experiências de relacionamentos com comprometimento. viagem longa – ao exterior. delineia a primeira abordagem dessas experiências de interação com o espaço distante e de elevação da alma. as heranças. O signo regente da Casa 9. que congrega nosso espaço próximo. portanto ela delimita nossa forma de interação com o espaço distante. metamorfose. é nela que nós confrontamos e juntamos nossos valores com os dos outros. Ela guarda as experiências da liberação dos nossos excessos e de como compartilhamos com os outros tudo que nos sobra. ideias. oculto. Depois de fazermos as parcerias na Casa 7. Se na Casa 3 está nosso conhecimento pessoal. convicções religiosas. além das fronteiras conhecidas e do mundo que nos rodeia. está também a morte. dos nossos valores e de nossas angústias. e por isso mesma é a mais profunda transformação. assuntos legais. dos torneios esportivos e das metas de vida mais elevadas. que insere nossos valores pessoais. podemos compartilhar nossos valores e nossos excessos na Casa 8. parentes não sanguíneos (cunhados e sogros). que nada mais é do que a liberação dos nossos excessos de desejo libidinoso. dos assuntos filosóficos e acadêmicos. cuja cúspide é oposta ao Ascendente e por isso chamamos de Descendente. da moral e da religião. magia. . morte física.

ao chefe. auto-anulação. O comportamento em relação ao pai. as tribos. sucesso. O signo regente da Casa 10. realização pessoal e profissional. estamos exaltando um grupo. procurando redesenhar o futuro e tornar as pessoas mais livres. esperanças. A Casa 10 é a Casa mais alta do zodíaco. o inconsciente. Ela guarda as vivências de tudo que afirma a identidade da coletividade. impedimentos à satisfação sexual. as autoridades. metas e objetivos de vida. e com algum novo conhecimento que nos permite estabelecer nossa posição na sociedade. carreiras. amigos no geral. organizações de caridade e sindicatos. os amores ocultos. chegamos à Casa 10. portanto na Casa 10 está nossa vida pública e nossa carreira profissional. com uma sensação de liberdade e com uma sensação de dever cumprido. que pensamos em conquistar ao longo da vida. sonhos e desejos íntimos. Depois de estabelecer as metas elevadas de vida na Casa 9. como as associações de classe. prisões reais e psíquicas. Ela guarda as vivências de tudo que está em evidência. as organizações não governamentais e qualquer grupamento de pessoas que se reúnem por afinidade. Depois . As nossas avaliações mais profundas. A Casa 10 está oposta a casa 4. a mais difícil de se alcançar. inimigos e situações ocultas. portanto ela insere nossa exaltação social e coletiva. os clubes e os nossos amigos. como as experiências que nos projetam na sociedade. Casa XII – SISTEMA DE FÉ: Área de sacrifício. Aqui não estamos exaltando o indivíduo. Associações. com uma nova moral. A Casa 11 está oposta a casa 5. aspirações. delineia a primeira abordagem dessas experiências de estruturação e afirmação da nossa posição social e da nossa profissão. fama. que delimita a nossa vida privada e familiar. nossos sucessos e as conquistas que obtemos em nossa carreira social e profissional. regimes. nossa reputação.Casa X – STATUS E PROFISSÃO: Social. aglomeração de classes. consciência política. e. lucros e perdas. ela representa o sucesso social. patrimônio. delineia a primeira abordagem dessas experiências de formação de grupos. consequentemente. uma classe ou uma congregação de pessoas. Depois de estruturar nossa vida e estabelecer nossa posição social na Casa 10. seu lugar na sociedade. por isso ela é estruturada como uma meta de longo prazo. ao governante. Ela também orienta a nossa capacidade de adaptarmos as exigências de cada grupo em favor do bem comum. O signo regente da Casa 11. A Casa 11 contém as associações. como se é visto socialmente. Casa XI – AMIGOS E TRIBOS: Projetos futuros. é o lado adulto e nebuloso de nós mesmos. fraternas e humanitárias. clubes. que delimita a nossa exaltação pessoal. pai. A Casa 11 guarda as experiências em que os indivíduos contribuem para o progresso e a evolução da sociedade. chegamos à Casa 11. a administração das corporações e das estruturas sociais. atuação revolucionária. hospitais. nosso status. Determina a maneira como reagimos diante de uma autoridade ou qualquer pessoa que esteja em uma posição superior à nossa. tristezas. projetos de evolução social e exaltação da coletividade. A Casa 10 insere a hierarquia.

motivada pela fé de que às vezes é nos deixando levar pela ordem natural da vida que chegamos a algum lugar. e que dificilmente conseguimos mudar. a experiência de se deixar levar pela ordem natural e imutável dos fatos ocorridos. asilos. mas somos levados pela força dos acontecimentos para esses lugares como hospitais. por ela conter tudo que o Ser da nova era faz desaguar. prisões. Aqui temos nossa entrega espiritual. O signo regente da Casa 12. Por isso a Casa 12 guarda a experiência da fé. . motivada pelo inconsciente coletivo e pela força dos acontecimentos. significando que como tudo tende a correr para os oceanos. Ela é a última Casa do zodíaco e traz um sentido de dimensão oceânica. que insere a ordem do nosso dia a dia. sanatórios e outros. e que aqui só podemos ser abraçados. delineia a primeira abordagem dessas experiências de fé e abnegação. A Internet tem sido colocada nessa área de experiência da vida por causa de sua dimensão oceânica. A Casa 12 guarda as experiências dos lugares onde não vamos por vontade própria. A Casa 12 está oposta a casa 6. É por isso que aqui também vivemos nossos medos das forças e dos inimigos ocultos. chegamos à Casa 12. com uma sensação de que já não podemos abraçar mais nada. aquilo que chamamos de ordem natural das coisas. tudo que fazemos na vida tende a levar inevitavelmente a algum lugar.de abraçar a humanidade na Casa 11. portanto ela insere uma ordem coletiva.

Dependendo infância do signo e o solar da primeiro pessoa o ascendente pode tornar-se mais proeminente ou menos. mesmo o ascendente aproximado fala bastante. sua atitude diante da vida e como as pessoas irão perceber sua “primeira imagem”. e como você quer que os outros o vejam. parentes próximos e dos amantes. é através de seu planeta regente que saberemos qual é o nosso Deus protetor. Esta casa lida com a capacidade sinestésica do indivíduo. Planetas aqui podem nos esclarecer sobre talentos e expectativas com relação ao ganho de dinheiro. tanto o regente do mapa como o regente do signo solar irão influenciar na fisionomia do indivíduo.Mas devo lembrar que o Ascendente correto é a melhor forma de se conseguir uma leitura eficaz. do cheiro. . através do sabor. Ângulos são energias em movimento que vão ajudar a fluir ou não a natureza de cada um. estabilidade e valores morais e materiais. fala tanto dos estudos até o ensino médio. aqui “tudo” que é “seu” também é representado por sensações e sentimentos. dos irmãos. como ela se veste. quanto dinheiro você poder ganhar por si mesmo. como se auto-afirma. mas podem surgir ou desaparecer ângulos dependendo do tamanho da diferença para a hora certa. Representa como aprendemos e nos relacionamos com o mundo nos primeiros anos de vidas. Nesta casa aprendemos sobre a aparência física da pessoa. do toque.  2ª Casa: Representa as posses.  3ª Casa: É a casa da comunicação. apreende-se partes da realidade a sua volta. Mostra como as pessoas o vêem. como de habilidades que podem ser estimuladas através do estudo teórico. Das viagens curtas e dos primeiros estudos.  1ª Casa: Representada pelo Ascendente. o potencial financeiro. mas também representa aquilo que lhe traz segurança.Revela sobre a desenvolvimento.

Esta casa fala de tudo que é feito de forma cotidiana. representa a família. Planetas nesta casa podem tanto falar sobre o(s) tipo(s) de pessoa(s) que o indivíduo tende a se relacionar e denotam características fortes no parceiro.  6ª Casa: Representa o trabalho. aquelas coisas que devem ser literalmente cuidadas.  7ª Casa: Representa o outro.  5ª Casa: Representa o prazer. Também dá uma idéia de como será o fim da vida da pessoa e como será o lar que irá construir. mas também falam de energias que estarão sempre presentes no relacionamento de uma forma ou de outra. como plantas. o casamento. a rotina. a maternidade. como ele se sente no centro das atenções. Se o Ascendente é uma primeira imagem e o Descendente é como o indivíduo é na intimidade. mas certos tipos de relacionamentos nos dão uma pista né…). Nesta casa os planetas representam as pessoas da sua familia que tem/tiveram uma grande influência em seus primeiros anos de vida. Planetas nesta casa podem indicar muita seriedade no trabalho. os funcionários ou a maneira de ser no ambiente de trabalho. questões judiciais e os inimigos declarados(porque a casamento e inimigos declarados estão na mesma casa ainda estou buscando entender melhor. relacionamento com os pais e os próprios. a saúde física. as sociedades legais. animais. pode-se deduzir sobre fertilidade e potencial número de filhos. a saúde e higiene do corpo. 4ª Casa: Ou IC. nossas raízes. os primeiros filhos. Fala de nossas bases emocionais. a arte. a casa VI é a imagem da pessoa no trabalho. Fala de talentos artísticos em potencial dentro do indivíduo. nossa ancestralidade. Que tipos de estímulos são inspiradores para este indivíduo? Dependendo da natureza dos planetas presentes. . Como seu Eu se expressa no mundo. o teatro. relacionamentos profissionais.

a responsabilidade.etc. aquilo que o senso comum não encara de forma aberta ( as vezes nem nós) assuntos deixados na tangente da sociedade.  11ª Casa: Representa os amigos. sol aqui representa fama. por trabalho ou diversão. se expressam de forma diferente. a meditação. tais como morte. mas também de que forças podemos nos valer quando estamos longe de casa. dos cunhados e dos sogros (algum carioca diria que a casa da sogra fica mais lá para a casa 8 ou 12…rs). e o resultado dessa ação.É aqui no fundo que se encontra aquilo que foi chamado de ” Lapis philosophorum”. depois de encarar muita coisa tenebrosa.  10ª Casa: Ou MC representa o status social. É como se essa casa fosse mais uma caverna. Não somente como você deixa sua marca para posteridade. a astrologia. a sabedoria. Aqui na casa XI é como cada um se relaciona no meio da multidão. bruxaria. não somente com as pessoas rotativas mas também . Aqui no Meio-do-céu. as viagens longas. onde bem lá no fundo. magia. o reconhecimento público.A cúspide da casa não contém obrigatoriamente planetas no mesmo signo da casa e isso muitas vezes pode falar que a vontade ser reconhecido. sexualidade. é onde a tradição e a opinião pública se juntam para falar do indivíduo que conseguiu angariar para si prestígio e notoriedade.os estudos acadêmicos. o Ego cristalizado. a vanguarda. 8ª Casa: Representa o nosso lado oculto. mas também como você busca deixar esta marca. o profissionalismo. os relacionamentos não emocionais ou superficiais. os ideais.  9ª Casa: Representa a filosofia. espiritismo. cada um pudesse acessar seu tesouro pessoal. Na astrologia antiga. a religião. Planetas aqui falam do relacionamento com alguns parentes distantes ( parente que não é parente. um potencial de regeneração e transformação. sacas?). se as viagens serão fortuitas ou desafiadoras.

Esta casa pode ser olhada como o grande oceano da alma do indivíduo.em grupos muito grandes. por exemplo. . ali estará coisas que foram esquecidas nas brumas das emoções passadas. de diversas naturezas.  12ª Casa: Representa os inimigos ocultos. já um marte ou urano podem falar de amizades nem sempre confiáveis. a espiritualidade e as formas de fuga ou de iluminação de cada um. Na casa XII os planetas também significam representações de forças interiores. Vênus na casa XI pode levar a muitos amigos que viram “algo a mais”. como podem descrever possíveis doenças mentais ou espirituais. Os planetas aqui podem nos dar uma idéia de como são os amigos que cada um magnetiza para si e qual é o potencial de crescimento destes relacionamentos. os desafios da vida. Planetas aqui podem tanto falar de talentos para trabalhos de caridade e filantropia. como em grandes shows.