FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU

CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Dimensões Teórico-Metodológicas das Modalidades Esportivas Individuais 2013.1 (3ª feira
09:10-11:50 e 19:00-21:10)
Professor Ms. André Luis Andrade de Paula - andreluis.nassau@gmail.com

Nome: Bruno Henrique Sales Duarte

Estudo dirigido Prova de Campo: Lançamento do Dardo, do Disco e Martelo e Arremesso do
Peso.

1. Com relação ao arremesso do peso, quais as fases da técnica mais importantes?
Preparatória, deslocamento, lançamento propriamente dito, recuperação e finalização do
lançamento

2. A figura abaixo identifica qual fase da técnica? Descreva.

Empunhadura: Nesta fase o atleta posiciona-se lateralmente para a direção do arremesso.
Nesta posição o peso do corpo deverá estar sobre a perna correspondente ao braço de
arremesso; o outro pé se coloca um pouco atrás em contato com sua parte anterior no solo.
O braço contrário ao de arremesso pode ser elevado na vertical ou projetado à frente,
flexionado ou estendido.

substituindo o martelo por uma bola. etc Realizar lançamentos sem a utilização do implemento. Técnica: “Parry O’Brien” – linear 5. Descreva duas atividades introdutórias para o ensino dos lançamentos com rotação no contexto da iniciação desportiva R: Ensinar os elementos da técnica sem utilizar o implemento. medicine ball. Considerando o lançamento do disco. Qual a técnica identificada. . desenhe a posição e o movimento dos pés no círculo de lançamento nas fases indicadas abaixo: 6. Descreva a posição inicial adotada na figura abaixo. R: Posição inicial estacionária. Na primeira fase da aprendizagem é importante o atleta aprender os elementos da técnica.3.

R: O aluno ficará em um campo com o implemento em mãos irá caminhar média de 5 passos e fincará o dardo no solo. “posição de força”. Posição de Arremesso (Vermelho) e Recuperação (Azul). uma para o lançamento e outra para a reversão). Descreva a posição de lançamento na prova de lançamento do dardo. O aluno irá fazer os 5 passos iniciais e logo depois 3 passos laterais e fincará o dardo no solo.Após o aluno conhecer os elementos da técnica poderá começar a realizar alguns lançamentos. Indique na figura abaixo as etapas relativas às fases da (PI) Posição inicial. (PA) Posição de arremesso. e fazer isso com todas as pegadas. Circule as figuras abaixo relativos às etapas relativas à “corrida frontal”. 7. 8. R: Posição Inicial (Preto). (RE) Recuperação. O aluno executará todo o movimento de corrida de aproximação. “corrida lateral”. a corrida lateral e o lançamento só que no fim do movimento o atleta não poderá ultrapassar a marca feita pelo professor. Proponha três atividades de ensino do lançamento de dardo (duas para a corrida de aproximação. Corrida Lateral (Vermelho) e Posição de Força (Azul) 9. . preferencialmente com medicine ball ou outros objetos. O aluno poderá escolher a empunhadura que lhe traga conforto e lançar o mais longe possível. R: Corrida Frontal (Preto). Estes lançamentos podem ser realizados partindo da posição de costas.

10. Posição dos Molinetes (Vermelho) e Fase de Lançamento (Azul). R: Posição Inicial (Preto). . . (FM) Fase de Lançamento. Indique na figura abaixo as etapas relativas às fases da (PI) Posição inicial. (PM) Posição dos Molinetes.